domingo, fevereiro 28, 2010

onde estava este sporting? e este grimi?

que dizer de um jogo em que até grimi jogou bem? e que dizer de uma equipa que, de repente, desata a evidenciar uma eficácia tremenda na finalização? contra o everton marcou três golos em meia dúzia de oportunidades de golo; hoje aconteceu o mesmo.
era inegável que, com a contratação de pedro mendes, o meio campo do sporting iria tornar-se mais consistente e mais pressionante. atingidos os níveis físicos ideais, pedro mendes tem-se revelado com o pêndulo da equipa, ajudando os centrais, dobrando os laterais, compensando o balanceamento ofensivo dos colegas, aparecendo também ele na zona de finalização, já marcou um golo, fazendo jogar a equipa com os seus passes. por isso foi tão festejada por aqui a sua contratação. adrien, que fazia a sua posição, não era de forma alguma jogador para desempenhar tão fulcral posição no terreno. das três contratações de "inverno", a de pedro mendes foi, para além da mais barata, a mais acertada. mesmo assim, carlos carvalhal tardou a encontrar um meio campo ideal, não sabendo, por exemplo, onde colocar miguel veloso no terreno. contra o everton e hoje frente ao fc porto, o treinador apostou, correctamente, numa dupla à frente dos centrais, com pedro mendes e miguel veloso a dar consistência defensiva e a permitir aos restantes colegas de meio campo uma maior dinâmica ofensiva. assim, joão moutinho, izmailov e djaló, em constantes trocas de posição, confundiram os adversários e "rasgaram" muitas brechas na defesa do fc porto, onde apenas aparecia liedson para marcar. no lance do primeiro golo, foi moutinho a aparecer no lado esquerdo do ataque leonino e djaló a surgir na cabeça da área para finalizar. no segundo golo, estava izmailov a ocupar a zona central, atrás de liedson. a grande mobilidade deste trio foi uma das armas do sporting para vencer este jogo, contando com a total disponibilidade de liedson, para pressionar, desmarcar e tabelar com os colegas, arrastando sempre atrás de si os centrais portistas, permitindo as entradas de moutinho, izmailov, djaló e... miguel veloso, que marcou o terceiro golo.
o fc porto, com três unidades no meio campo, tomás costa, raúl meireles e ruben micael (depois com beluschi e guarin no lugar destes dois últimos), raramente conseguiu, durante todo o jogo, servir da melhor forma o trio atacante. mariano e varela não criaram desequilíbrios no um-para-um com os laterais leoninos (varela não ganhou um lance a grimi - até parece mentira, depois daquilo que varela fez ao argentino no jogo da taça de portugal) e falcao não teve assistências que lhe permitissem marcar (contabilizei apenas uma, na primeira parte, num cruzamento de álvaro pereira). jesualdo ferreira, com poucos recursos ofensivos (sem hulk, farias, orlando sá e com rodriguez a regressar de lesão), bem se pode queixar da falta de soluções no banco de suplentes. mas também é certo que, com esta equipa, apenas trocando fernando por tomás costa, "esmagou" o sporting no "dragão" no início do mês (5-2), para a taça de portugal. hoje, porém, as principais figuras desse encontro estiveram em noite não, sobretudo varela, mariano e ruben micael. é claro que, tenho que o dizer, houve muito mérito do sporting, com todos os jogadores em concentração máxima, a pressionarem, a não deixaram o fc porto construir jogo. daí que, aos 25 minutos, o árbitro já tivesse mostrado três cartões amarelos a jogadores leoninos. a equipa não foi passiva, como o foi em casa frente ao benfica para a taça da liga ou no "dragão" para a taça de portugal, fez por merecer a sorte que teve, foi incansável na sua determinação, acabando o jogo à procura do quarto golo, que pareceu sempre mais perto do que o 3-1 do fc porto. apesar do jogo a meio da semana, com os portistas a descansar, o sporting revelou excelentes níveis físicos, em que até izmailov (ainda bem que decidiu ficar, é um elemento chave no sporting, pelo que joga, faz jogar e pelo remate fácil) surgiu com enorme disponibilidade, nada ficando a dever a joão moutinho (que esteve sempre em movimento) e liedson (outro que tal). perde é claramente para djaló, que aos 90 minutos ainda fazia sprints pelo lado esquerdo, "infernizando" a vida a fucile.
uma última palavra para a coerência de carlos carvalhal (quando merece ser criticado, é criticado; mas quando merece um elogio não me importo de lho dar). preferiu apostar na mesma equipa que venceu o everton, apesar de já ter joão pereira disponível. vamos ver como vai ser no futuro, se é para manter este sistema táctico e este "onze". acho que já chega de "invenções"...

1 comentário:

tadeu disse...

tomara que continue assim até o final da temporada.
vamos ver quanto tempo dura esta boa e inesperada fase.