domingo, janeiro 17, 2010

sporting - nacional III

se paulo bento tinha, no seu tempo, os seus "meninos bonitos", carlos carvalhal parece querer ir pelo mesmo caminho. só assim se entende por que raio jogadores medianos como adrien e saleiro são titulares indiscutíveis neste sporting. aos 10 minutos da segunda parte, com o resultado ainda em 1-1, carvalhal decidiu tirar postiga para meter liedson. troca por troca. aposta zero em termos de risco. apesar de ser um "pé frio", um jogador que até tem alguma técnica mas a quem falta sempre algo nos momentos decisivos, sobretudo sorte e engenho, postiga estava muito mais em jogo do que saleiro. mais: liedson e postiga já jogaram juntos muito mais vezes na frente de ataque do que o levezinho com saleiro. mesmo assim, saiu postiga. saleiro continuou em campo até ao final do jogo, sem apresentar algum argumento que o justificasse. pior, teve uma atitude que eu considero imperdoável a um jogador de futebol, sobretudo quando se tratava de um lance capital no jogo de hoje, o terceiro golo do sporting. vê-se nas imagens que saleiro nem sequer festejou o golo, golo esse que colocava o sporting a vencer por 3-1, depois de ter estado a perder. acho grave que, do ponto de vista anímico, um jogador não festeje um golo da sua equipa. compreenderia, ou melhor, toleraria se o marcador registasse já uns 7-0 e esse tivesse sido o oitavo golo. desta forma, não entendo. será que ele só vai festejar os golos que marca? se for assim, não vai ter muitas mais oportunidades de o fazer, porque confio bastante, tal como o resto dos adeptos leoninos, numa dupla liedson / sinama pongolle.
voltando a carvalhal e à sua postura de treinador receoso de equipas do meio da tabela, ele nem saberá como venceu o jogo de hoje. a sua salvação foi liedson, sempre ele, que tem a inteligência necessária para se saber desmarcar, para aparecer sempre nos espaços vazios e para, ao contrário da dupla atacante que iniciou o jogo, aliar a frieza à técnica no momento de rematar à baliza. considero que o segundo golo de liedson no jogo de hoje, e ele já marcou excelentes golos pelo sporting, foi dos mais bonitos apontados pelo "levezinho". fenomenal regresso aos relvados de um jogador indispensável. não me canso de o dizer, e já o digo há alguns anos, liedson é um dos melhores jogadores que alguma vez passaram por alvalade. ao nível dele, e desde que me lembro de ver futebol, só figo e balakov, curiosamente dois jogadores que deixaram o clube sem terem sido campeões nacionais. espero que não aconteça o mesmo com liedson.
retomando o comentário ao jogo, com o terceiro golo do sporting seria de esperar que o tempo que restava jogar fosse de alguma tranquilidade, tendo em conta os dois golos de vantagem. mas um adepto do sporting sabe que nunca é bem assim, é preciso sofrer até ao fim, suar quase tanto como os jogadores... quando o nacional marcou o segundo golo, um lance anedótico, daquele tipo de situações que só acontece ao sporting, imaginei logo o que iria acontecer até ao final do jogo. tremideira, seguida de tremideira e, para finalizar, mais tremideira. então de cada vez que havia um livre ou um canto, que permitisse uma bola "em chuveirinho" para a área leonina, era um sufoco. toda a gente sabe que a defesa do sporting nunca ganha um lance pelo ar, nunca! para além disso, rui patrício, talvez um dos elementos mais altos em campo, também nunca se sai a um cruzamento, fica sempre pregado em cima do risco de baliza.
por sorte, o nacional não empatou, sobretudo num lance em que um central madeirense cabeceou à vontade na área do sporting, tendo rui patrício defendido quase por milagre. ainda houve outro lance em que, displicentemente, como é seu apanágio, adrien deixou edgar silva solto nas suas costas, em mais um livre bombeado para a grande área leonina, mas o avançado brasileiro não conseguiu desviar a bola para a baliza. ou seja, de um jogo aparentemente controlado e dominado pelo sporting, com 3-1 no marcador à entrada dos últimos quinze minutos, passamos para um sufoco quase insustentável. tudo isto por quê?
primeiro: é fácil chegar à conclusão de que, apesar da contratação de joão pereira, o sporting precisa de se reforçar defensivamente, sobretudo com jogadores altos, que garantam alguma segurança em termos de jogo aéreo. carriço pode ser muito bom em termos de marcação e rigor táctico, mas perde todos os lances pelo ar. o sporting precisa de um "armário", como o benfica e o fc porto têm, com luisão e bruno alves. nesse aspecto, a contratação de diego ângelo à naval seria uma boa opção, porque tanto pode jogar a central como a defesa esquerdo, mas rodriguez, do sp. braga, também não seria uma má escolha.
segundo: a questão do trinco. adrien não é fernando, nem javi garcia. não tem experiência suficiente para assumir um lugar nevrálgico como o que ocupa. miguel veloso, que se destacou e fez uma grande época a jogar naquela posição, em 2007/2008, continua a ser uma opção muito mais válida do que adrien para o lugar de trinco, com a vantagem de libertar uma vaga no meio campo leonino, para vukcevic ou matias fernandez.
terceiro: a experiência e maturidade da equipa. o capitão tem 23 anos, não é capaz de liderar no campo os seus colegas, incutindo respeito e voz de liderança. aqui voltamos a luisão e bruno alves, comparando-os com joão moutinho. até em termos físicos as diferenças são assustadoras. os jogadores mais experientes em campo costumam ser tonel e liedson, dois jogadores num universo de onze. de resto, rui patrício, carriço, grimi, adrien, veloso, moutinho, saleiro; tudo jogadores que, à mínima contrariedade, se deixa abater e os primeiros a sentir a tal tremideira de que falava há pouco. por isso era tão importante a vinda de pedro mendes para alvalade, pelo rigor táctico, experiência e maturidade. nas duas últimas vezes que o sporting se sagrou campeão tinha, nos seus onzes titulares, jogadores maduros e experientes como schmeichel, andré cruz, phil babb, vidigal, acosta, paulo bento, rui bento, sá pinto, joão pinto, jardel... a aposta na formação é, e sempre será, uma excelente opção, desde que acompanhada por alguma maturidade e pela experiência e sabedoria de jogadores mais velhos. nos outros campeonatos, ninguém tem receio de apostar em jogadores acima dos 31/32 anos. vejam-se os casos de sol campbell, que regressou ao arsenal, ou de david beckham no milão. em portugal, um jogador que faça 30 anos já é considerado veterano. no nosso campeonato, nunca seria possível a jogadores como fernando couto, rui costa e figo terem terminado a carreira com a idade que tinham quando o fizeram em itália. ou um caso como o de teddy sheringham, que aos 39 anos jogava no west ham united, da premier league. portanto, a meu ver, e concluindo este longo raciocínio sobre a inexperiência vs. maturidade, pedro mendes, caso viesse para o sporting, e eu espero sinceramente que venha, ainda faria quatro ou cinco anos de grande nível no clube.
em conclusão: vitória justa do sporting, embora fosse de todo evitável aquele sofrimento no final. uma equipa mais experiente e com maior maturidade não passaria por aquele tormento nos últimos minutos. mas o que interessa é que são cinco vitórias seguidas, com grandes hipóteses de chegar às sete, tendo em conta que os jogos seguintes do sporting são contra o trofense e o mafra. depois... segue-se a deslocação a braga. esse sim, será um grande teste. esperemos que sinama-pongolle já esteja disponível nessa altura, para não termos que levar com postigas e saleiros...

p.s. - hoje tive a oportunidade de o observar com muita atenção e ruben micael é mesmo um grande jogador! haja dinheiro para o contratar...

Sem comentários: