sexta-feira, janeiro 29, 2010

a inevitável despedida

assisti hoje à derrota do sporting frente ao sp. braga da mesma forma como assisto ao sorteio do euromilhões. eu sei que será muito difícil ganhar alguma coisa mas, no início, tenho sempre essa esperança. o jogo, apesar do bom início leonino, foi exactamente aquilo que eu esperava, ou seja, foi evidente que o sp. braga é uma equipa, na verdadeira acepção da palavra, muito superior ao sporting. chegou a ser cansativo ver como os jogadores do sp. braga corriam para compensar os colegas, a entreajuda defensiva, a disponibilidade para integrar as acções ofensivas e a facilidade como, em qualquer lance de ataque bracarense, apareciam vários jogadores na área sportinguista. tudo isto para além da forte coesão defensiva, com dois centrais poderosos, um guarda redes que apenas sofreu seis golos em 17 jogos da liga, um defesa esquerdo notável e um trinco que, apesar da idade, é exemplar em termos de rigor táctico, posicionamento e marcação. ora, se entrarmos em comparação directa com os jogadores que o sporting utilizou nestas mesmas posições temos o seguinte "placard": 4-1 para o sp. braga. isto porque daniel carriço, apesar de tudo, esteve em melhor plano do que moisés (que pouco trabalho teve). de resto, eduardo é muito melhor que rui patrício, rodriguez é muito mais incisivo e mais forte na marcação directa ("secou" completamente liedson) do que tonel, evaldo é infinitamente superior a grimi (começo a pensar que até ronny, que está emprestado ao união de leiria, seria melhor), e vandinho tem experiência, know-how e maturidade suficiente para saber desempenhar com mestria o lugar de trinco, características que adrien, apesar de bem mais novo, não evidencia, isto apesar de ser titular indiscutível na "era carvalhal".
o sp. braga, mesmo perdendo joão pereira, continua uma equipa forte, coesa, disciplinada e solidária. reforçou-se muito bem, com jogadores que fizeram no clube as suas melhores temporadas, como luis aguiar e renteria, e tem um "onze" praticamente cristalizado, com um sistema táctico idêntico ao do início da época. dessa forma, os jogadores já interiorizaram perfeitamente as ideias de domingos, sabem como se posicionar no terreno, conhecem os automatismos defensivos e ofensivos, as transições defesa/ataque. nada disso se passa (ou passou) no sporting 2009/2010. enquanto toda a gente sabe que o sp. braga, da defesa para a frente, joga com vandinho a trinco, hugo viana e mossoró (o novo deco! grande jogador!) mais adiantados, com alan na direita, paulo césar na esquerda e meyong a ponta de lança, no sporting reina a confusão desde o início da época. moutinho já foi trinco, médio direito, médio esquerdo e médio ofensivo; veloso já foi trinco, já jogou a médio esquerdo, hoje jogou a médio direito, também já jogou a defesa esquerdo; matias fernandez, que deveria ser SEMPRE o médio mais ofensivo e criativo da equipa, raramente joga; vukcevic e izmailov vão alternando entre esquerda e direita, não criando rotinas com os laterais. enfim, uma grande confusão! depois, tem-se tornado evidente que algumas apostas de carvalhal são um rotundo fracasso. adrien, saleiro e grimi. o argentino é mesmo o campeão de bolas aliviadas para a frente sem nexo, para além de ser um jogador extremamente faltoso (hoje, das 31 faltas que o sporting cometeu, grimi deve ter cometido umas dez, e acabou o jogo sem um cartão amarelo). é tempo de carlos carvalhal começar a idealizar o seu "onze", já lá vão três meses e os resultados, em termos de equipa, sistema táctico e rotinas de jogo, tardam em aparecer. é preciso dotar esta equipa de experiência e maturidade, com jogadores como pedro mendes, sinama-pongolle e matias fernandez de início. a questão do defesa-esquerdo é mais problemática, porque além de grimi só há caneira e pedro silva e, sinceramente, nenhuma das outras opções me agradam. resolveu-se em janeiro a questão do defesa-direito, mas a defesa continua "manca" sem um bom lateral esquerdo.
as vitórias frente a mafra, trofense, leixões, nacional, sp. braga, união de leiria e naval, todas pela margem mínima, não poderão camuflar o problema de fundo desta equipa. o treinador bem tentou passar essa imagem de confiança, fartando-se de dizer que a equipa estava a crescer. pois bem, é certo que não está. isso foi bem evidente hoje em braga. se estivesse a crescer, o sporting teria discutido hoje o resultado, teria lutado pela vitória e o que se passou não foi isso. em vários momentos do jogo, o sp. braga vulgarizou o sporting, jogando com a altivez própria de quem tinha 12 pontos de vantagem sobre o seu opositor. agora, a 15 pontos do sp. braga, com a questão da candidatura ao título bem arrumadinha na gaveta, há que começar, desde já, a preparar a equipa para as outras frentes: taça da liga, taça de portugal e liga europa. na taça da liga, apesar de termos sido a única equipa a vencer os três jogos e de merecermos o direito de jogar a meia-final em casa, calhou-nos em "sorte" o pior dos três adversários: o benfica. a "sorte grande" saiu ao fc porto, que receberá a académica. como todos sabem, o fc porto nunca ligou "patavina" à taça da liga, no ano passado até foi a alvalade, de comboio, jogar com os juniores, saindo derrotado por 4-1. portanto, não seria mau receber o fc porto. melhor ainda seria receber a académica. mas não, o sporting não tem dessas sortes. calhou o benfica, o mais forte dos três. mas na taça de portugal o sorteio ainda caprichou mais. em sete adversários possíveis, apenas dois seriam de evitar: fc porto e sp. braga. apesar disso, jogando em casa com qualquer um deles nem seria muito mau. mas a sorte voltou a ser madrasta. com equipas como naval, rio ave, pinhalnovense, desp. chaves e paços de ferreira, saiu-nos o fc porto... no dragão. fantástico! já no início da época tinha acontecido o mesmo, no sorteio da pré-eliminatória da liga dos campeões. entre vários adversários possíveis, saiu-nos precisamente o mais forte: a fiorentina. enfim, este ano é mesmo para esquecer. já não bastavam os erros na contratação de jogadores (angulo, caicedo), as parvoíces do presidente (que ultimamente tem andado muito calado, felizmente), as cenas de pugilato no balneário, a chicotada psicológica, a contratação de um treinador medíocre, a eterna novela do "vai-não-vai" de miguel veloso (que, como seria de esperar, porque ainda não foi desta que deu o "salto", não jogou a ponta de um corno), os falhanços negociais com andré villas boas, ruben micael, rodriguez, andré santos (que até é jogador do sporting!) e manuel fernandes (mas este ainda bem que não veio), ainda temos que "levar" com estes malfadados sorteios.
já agora, vejam lá se até junho conseguem arranjar um treinador de jeito, para o sporting poder iniciar a próxima época em pé de igualdade com os outros "grandes", incluindo o sp. braga, que passa a ser, a partir de hoje, o clube que vou apoiar na luta pelo título.

Sem comentários: