quarta-feira, novembro 18, 2009

o chupa chups de carlos queiroz


quando acabou o bósnia - portugal, lembrei-me de... maradona. depois de tantas vezes criticado pela imprensa do seu país, e não só, maradona, no final do jogo uruguai - argentina, que carimbou o passaporte argentino para o mundial 2010, "atirou-se" aos jornalistas, num desabafo que lhe custou 2 meses de castigo e uma multa pecuniária. carlos queiroz foi igualmente muito maltratado pela imprensa nacional, pelos comentadores, pela crítica especializada (se é que ela existe). a dada altura da fase de qualificação, o apuramente parecia impossível. portugal chegou a estar na quinta posição, atrás da... albânia. fez resultados medíocres, como empatar em casa com a albânia e suécia, perder em casa com a dinamarca, mas ainda despertou a tempo. o empate na dinamarca, apesar de se exigir uma vitória, foi o ponto de partida, aqui se registando o último golo sofrido por portugal. depois, seguiram-se... cinco vitórias. duas frente à hungria, uma com a malta e mais duas frente à bósnia, sempre sem sofrer golos. eduardo já vai em mais de 500 minutos sem sofrer um golo pela selecção nacional. é certo que também houve uma ajudinha da dinamarca, ao vencer a suécia, mas portugal soube merecer a sorte e o acesso ao play-off. como cabeça de série no sorteio, evitou selecções como a frança, a rússia e a grécia. entre eslovénia, ucrânia, república da irlanda e bósnia, saiu-nos esta última. nos dois jogos do play-off, portugal foi sempre superior. em lisboa, com um bom relvado e perfeitas condições para se praticar a modalidade, portugal podia ter construído um resultado mais confortável, mas o 1-0 foi suficiente, como se comprovou hoje. isto porque, se portugal marcasse na bósnia, obrigaria o adversário a marcar três golos para passar para a frente na eliminatória.
o ambiente intimidatório antes do jogo, as péssimas condições do estádio e do relvado não auguravam nada de bom para a selecção nacional. mas, como se costuma dizer, é nas situações mais difíceis que vamos buscar o melhor de nós e, no jogo de hoje, todos os jogadores da nossa selecção foram inexcedíveis em sacrifício, raça, entrega e querer. souberam defender, sem receio de atirar bolas para a bancada, jogando feio quando foi necessário, sempre com o cuidado de não fazer faltas perto da grande área. os bósnios, com a pressão do seu lado, de vencer o jogo e lograr a qualificação, pela primeira vez, para um mundial, foram quase inofensivos na primeira parte, onde não criaram nenhuma situação de golo iminente. pelo contrário, mesmo defendendo a maior parte do tempo, portugal criou a melhor oportunidade da primeira parte, por raúl meireles, daquelas que é quase impossível falhar (como aquele lance de liedson na primeira mão). na segunda parte, blazevic "partiu" a equipa, ao apostar cegamente no ataque. a luta a meio campo, que tinha sido dividida na primeira parte, pendeu claramente para portugal nos segundos 45 minutos, com pepe, raúl meireles e tiago em bom plano, com estes dois últimos a apoiarem constantemente o trio da frente. o golo de raúl meireles acabou por ser a consequência natural do maior domínio de portugal. com simão, nani e liedson na frente, portugal criou desequilíbrios com as entradas de raúl meireles e de tiago na zona do ponta de lança. o meio campo da bósnia, muito diferente do que alinhou na luz, em virtude dos jogadores castigados, quebrava fisicamente com o passar dos minutos, depois de uma primeira parte de grande desgaste, devido ao forte pressing juntos dos jogadores portugueses. com o golo de meireles, portugal "refastelou-se" e soube jogar com cabeça, perante uma bósnia destroçada animicamente. assistiu-se então a um autêntico festival de oportunidades de golo perdidas, sobretudo por liedson, meireles e edinho.
esta é uma qualificação mais do que justa para uma selecção que parecia "perdida", mas que soube colar os cacos a tempo e assumir a sua condição de favorito, primeiro no grupo de qualificação e depois no play-off. carlos queiroz está de parabéns, o seu feito está muito próximo do "deixem-me sonhar" de josé torres, de 1983, porque, no início de setembro, poucos acreditariam que hoje portugal inteiro estivesse a festejar a qualificação para o mundial 2010. portugal faz o pleno nas grandes competições, de 2000 a 2010. veremos como se comportará no mundial, quando estiverem disponíveis bosingwa, pedro mendes, cristiano ronaldo, quaresma (se voltar a jogar com regularidade)... queiroz tem pela frente vários meses de observação para tentar encontrar uma boa solução para defesa esquerdo. a meu ver, com bosingwa a titular indiscutível na direita, paulo ferreira ainda é a melhor opção. pepe, que fez um jogão hoje, tem lugar assegurado como trinco, mas pedro mendes também esteve brilhante nos dois jogos que fez nessa posição. ricardo carvalho e bruno alves parecem-me indiscutíveis como centrais, deco é preponderante, tal como liedson e cristiano ronaldo (que acabou por não fazer falta nenhuma). resta uma vaga na frente, para simão, nani ou hugo almeida, e um lugar no meio-campo, que em princípio será para raúl meireles. mas também há tiago, joão moutinho, miguel veloso e pedro mendes. para além de nuno assis, hugo viana, quaresma e manuel fernandes, dependentes do que o resto da época lhes vai trazer. mas maio de 2010 ainda está muito longe. por agora, é tempo de festejar.

Sem comentários: