quinta-feira, agosto 20, 2009

puro deleite televisivo


como todos sabemos, a oferta televisiva não tem primado verdadeiramente pela qualidade, tirando algumas séries exibidas na rtp 2 e nos canais por cabo. no ano passado, a rtp 2 teve a feliz ideia de colocar as séries "weeds" e "californication" juntas na mesma noite. agora, "californication", já na sua segunda série, passou para a rtp, com todas as desvantagens que isso acarreta: deixou de passar à hora certa, como passava na rtp 2; há dias em que nem sequer é transmitida, como na sexta-feira da semana passada e na última terça-feira, em que deu tourada (tourada, meu deus!!!), e o horário de transmissão pode variar entre a meia-noite e a uma da manhã. não é, certamente, a melhor forma de tratar uma série de qualidade como "californication". de qualquer forma, é sempre bom termos a oportunidade de assistir a boas séries, a horas decentes. só de pensar que a tvi, por exemplo, coloca no ar a série "the office", versão americana", às 3 da manhã... ou a sic, que passava a série "entourage" por volta da mesma hora... enfim, um completo desperdício.
serve tudo isto para registar a minha satisfação, em termos televisivos, nas últimas semanas. isto porque, desde os finais das últimas temporadas de "lost", "24" e "house", a programação vinha andando pelas ruas da amargura. no final de julho, no entanto, apareceu uma primeira luz ao fundo do túnel: "30 rock", todos os dias da semana, às 23h30, na rtp 2. bom demais para ser verdade. a seguir, um bom espaço de descontracção e boa disposição, com o talk show "cinco para a meia noite" (só me custa um pouco a "digerir" filomena cautela (que me irrita solenemente) e o nilton, que me parece que tem cada vez menos piada, estando por estes dias ao nível de um ramalho eanes). é certo que, se não existisse este talk show, talvez "californication" fosse uma excelente opção para colocar a seguir a "30 rock", e, dessa forma, a série já teria, então, um horário certo e não estaria sujeita aos condicionalismos da grelha da rtp 1 (touradas, meu deus, ainda?! pensei que isso já só passava na tvi...). na sexta-feira, às 22h40, a rtp 2 tem uma outra excelente série em exibição, intitulada "mad men", vencedora de três globos de ouro, de que fiquei fã durante as férias.
ontem, quarta-feira, aconteceu o tal "deleite" que o título deste post ostenta. ao fim do jantar, sentei-me no sofá a seguir... três jogos de futebol: o panathinaikos - atlético de madrid, o lyon - anderlecht e o burnley - manchester united. cansado como estava, esta semana de regresso ao trabalho tem sido terrível, adormeci no sofá. às 23h30, a minha mulher acordou-me porque ia começar o "30 rock". aquela sonecazinha fez-me muito bem, fiquei fresquinho como se tivesse acabado de acordar depois de oito horas de sono. como costuma acontecer, sempre que durmo fora de horas, já sabia que, então, o sono só chegaria lá para as 4/5 da manhã. tudo bem, "bring it on", pensei eu para os meus botões (que nem sequer tinha). vi o "30 rock", sempre com um enorme sorriso estampado na cara. no final, mudei para o primeiro, onde ainda apanhei alguns sketches dos "contemporâneos". na rtp 2, estava o cabotino do nilton a tentar entrevistar nicolau breyner, portanto não liguei cavaco ao "cinco para a meia noite". no final dos "contemporâneos", surgiu logo mais um episódio de "californication", série sobre a qual já esgotei todos os adjectivos laudatórios mas que, no entanto, não pára de me surpreender (hank moody rules!). o sorriso estampado na cara prolongou-se no programa que se seguiu, este já no fox: "family guy", um verdadeiro hino ao nonsense, que este ano recebeu uma nomeação, mais do que merecida, para os emmy's.
depois de tudo isto, o sono nem sequer estava perto de se instalar novamente no meu organismo. fui então à cozinha, preparar um pequeno snack, peguei no dvd da primeira temporada da série "24" (que ainda não tinha visto) e consumi avidamente os primeiros quatro episódios. eu até estava a guardar o dvd para um qualquer dia de folga, em que pudesse ver, pelo menos, metade da série, porque o raio da série, embora com constantes repetições de cenários, sobretudo ao nível da chantagem familiar, é tremendamente viciante. a prova disso é que, às quatro da manhã, ainda me apetecia ver mais episódios, mas achei que seria melhor dormir, pelo menos, umas três horitas. mas hoje, o disco 2, com mais quatro episódios, não me escapa...

Sem comentários: