segunda-feira, julho 06, 2009

cristiano ronaldo superstar

este é, certamente, o directo televisivo mais ridículo da história da televisão portuguesa. a sic está em madrid, no estádio santiago bernabéu, a cobrir a apresentação (!), e apenas a apresentação, de cristiano ronaldo como jogador do real madrid. será que este procedimento será para continuar? se miguel veloso for para o bolton ou para o manchester city, a sic também vai fazer o mesmo? se joão moutinho vier a ser contratado pelo everton ou pelo liverpool iremos ter também os repórteres da sic a tentar falar com toda a gente que passam por eles? espero que sim. há pouco, na rádio, falava o embaixador português em espanha, desejando ao jogador que tudo lhe corra bem em madrid. mas estará tudo maluco ou quê??? anda toda a gente com as prioridades trocadas? mas o jogador vai embarcar para o iraque ou para o afeganistão? vai ser submetido a uma operação cirúrgica de risco elevado? vai tentar descobrir a cura para a sida? não, nada disso. vai jogar no real madrid. por amor de deus, até secretário jogou no real madrid e, na altura em que ele foi apresentado, não me lembro de lá ver algum repórter em directo. desejar boa sorte a um tipo que vai fazer o que gosta de fazer, jogar futebol, vai ser pago a peso de ouro, vai ganhar rios de dinheiro, vai ter todos os luxos e tratamento especial em todo o lado... sim, vamos lá desejar boa sorte ao rapaz, coitado...
as redacções dos jornais e das estações televisivas andam todas doidas só para saber que número vai ostentar cristiano ronaldo nas costas... mas que importância isso tem? quando for revelado o número, então sim, caramba, já toda a gente pode ir de férias descansada.
agora estão a comparar a recepção ao cristiano ronaldo com a de maradona em nápoles. a expressão "encher chouriços" nunca atingiu tamanha proporção em termos televisivos. na rua, os repórteres da sic, coitados, tentam a todo o custo entrevistar alguém. a maior parte não liga aos apelos dos jornalistas, porque querem entrar o mais rapidamente possível no estádio. os jornalistas lá se desculpam com a pressa dos adeptos. um deles, depois de mais uma tentativa falhada de falar com um espanhol, avistou ao longe alguém com a camisola da selecção portuguesa vestida. ficou eufórico, suspirou fundo e deve ter pensado "bem, é agora que eu vou falar finalmente com alguém". nada disso, era um adepto espanhol, que por acaso envergava a camisola da nossa selecção, e também não quis falar. mas, mesmo assim, o repórter conseguiu descobrir algo de positivo nessa sua abordagem, dizendo que se viam muitos espanhóis com a camisola de portugal vestida. uau, que grande motivo de orgulho. só por isso ja valeu a pena ir a madrid, levar meia dúzia de jornalistas e "encher chouriços" durante duas horas.
também na rádio, a dada altura, disseram esta preciosidade: "nunca um português teve tanto destaque e atenção na capital espanhola". sim, devemos estar todos orgulhosos. e para o ano ainda vamos estar mais, quando portugal não estiver no mundial 2010, mesmo com o melhor e o mais caro jogador do mundo a jogar por nós.
sinceramente, e agora mais a sério, este estilo de jornalismo, esta atitude de enaltecer até ao limite a mais ínfima atenção que o nosso país ou algum português tenha lá fora, ainda nos faz mais pequeninos do que realmente somos. parecemos um país de terceiro mundo a tentar colocar-se em bicos de pés, à procura de algum protagonismo, a "reboque" de um produto de marketing que, embora possuidor de inegáveis qualidades futebolísticas, não tem, nem nunca terá, o carisma, a postura e a discrição de um figo, rui costa ou josé mourinho, só para citar alguns. estes, ao menos, nunca partiram vidros de carros...

adenda: apenas para reforçar a minha "teoria", acho que vale a pena ler isto.

2 comentários:

Anónimo disse...

caro isac.
não percebo a irritação. os noticiários só agora é que fazem estas porcarias? e depois? não gosta de futebol? se eles vibram com as suas coisas, por que raio não hao de apresentar o ronaldo. afinal, nao foram lá milahres e milhars de pessoas? o isac tem é inveja que o sporting nem nos derbis consiga metade da assistência. veja o jogo da parede na sic, que a diana chaves também tem pernas bonitas.
aquele abraços.
antónio

josé alberto lopes disse...

você fala-me em noticiários. eu falei, no meu post, no directo da sic, que começou às 18h00, sensivelmente. não é a mesma coisa. também é verdade que, depois, às 20h00, estavam rtp, sic e tvi todos em directo do santiago bernabéu. a questão que eu critiquei teve essencialmente a ver com o "encher chouriços" até às 20h00, a hora em que o jogador seria apresentado. o que eu critiquei foi precisamente esse "chover no molhado" de 4 ou 5 repórteres (entre eles o canastrão do nuno luz), durante duas horas, em que, basicamente, passavam a emissão uns para os outros, à espera que alguém tivesse algo para dizer, para além das banalidades que se têm ouvido ao longo das últimas semanas (quanto custou, qual o número da camisola, onde passou férias, etc.).
portanto, ponto 1, não critiquei os noticiários. ponto 2: gosto de futebol, gosto de bons futebolistas, mas detesto, e isso sim assumo, jogadores que se transformam em máquinas de marketing e colocam de lado aquilo que melhor sabem fazer. basta ver o exemplo de david beckham. e basta comparar cristiano ronaldo com messi, por exemplo. será que messi era capaz de ir para los angeles "meter-se" com a paris hilton para ter protagonismo do outro lado do atlântico. duvido...
ponto 3: não tenho inveja nenhuma, nem das assistências, nem do cristiano ronaldo. ponto 4: isaac leva dois "a". ponto 5: a diana chaves tem, efectivamente, umas pernas bonitas.
abraços.