quarta-feira, maio 06, 2009

a final desejada

injusto? sim, talvez, se levarmos em linha de conta que o barcelona, em 14 remates, apenas por uma vez acertou na baliza de cech... e foi golo. polémico? sim, o chelsea tem meia dúzia de lances em que reclama penalty, sendo pelo menos um deles flagrante (mão de piqué na bola). porém, também é certo que abidal foi mal expulso. depois, foi evidente que o chelsea teve mais oportunidades de golo e esteve muito perto de "matar" a eliminatória, tal como no ano passado esteve perto de vencer a liga dos campeões, senão fosse a escorregadela de terry na marcação da sua decisiva grande penalidade. mas, mesmo a jogar com mais um jogador, o chelsea de hiddink continuou a ser super defensivo, recuando cada vez mais as suas linhas para a entrada da sua grande área. o barcelona, mesmo sem puyol, marquez e henry, e com messi a meio gás, nunca desistiu de tentar furar a defesa do chelsea (é preciso assinalar que a equipa de guardiola, que já apontou 100 golos no campeonato espanhol em 34 jogos, somente conseguiu marcar um golo ao chelsea ao fim de 190 minutos, mais minuto menos minuto). tanto porfiou que, aproveitando um falhanço incrível de essien (logo ele, que havia marcado aquele excelente golo), ao aliviar mal uma bola na sua grande área, deixando-a nos pés de messi, o barcelona acabou por chegar mesmo ao golo, quando já ninguém acreditava, por intermédio de iniesta. depois, foi ver guardiola correr metade do campo, fazendo lembrar josé mourinho em manchester em 2004.
custou, no final, ver a angústia estampada nas faces de lampard e de essien, contrastando com a alegria exuberante dos espanhóis. no cômputo geral, o chelsea demonstrou em ambos os jogos que estudou muito bem este barcelona, foi das poucas equipas que este ano conseguiu travar a avalanche ofensiva da equipa de guardiola. o barcelona mostrou-se impotente, tanto em camp nou como em stanford bridge, para conseguir tornear o sistema defensivo de hiddink; no entanto o golo de iniesta (e, sejamos francos, a má arbitragem do árbitro norueguês) fez toda a diferença. por este jogo, o barcelona não merecia ir à final com o manchester united, mas convenhamos que já mostrou esta época uma qualidade futebolística a que o chelsea nunca chegou, nomeadamente nessa extraordinária exibição no santiago bernabéu no passado sábado.
na final da liga dos campeões, o manchester united não vai poder contar com fletcher; o barcelona, mais castigado, não poderá fazer alinhar daniel alves e abidal, mas já contará com puyol (o pulmão da equipa) e henry, que hoje fez tanta falta.
era a final de sonho. o sonho concretizou-se...

Sem comentários: