quinta-feira, abril 09, 2009

os indispensáveis filmes da páscoa

ah, o que seria de nós sem os habituais filmes, nesta altura, sobre a vida de jesus cristo. durante anos, levamos com o "jesus de nazaré"; este ano estrearam algo parecido, mas com outro título. a questão é que eu já me tinha esquecido de como tinha sido a vida de jesus cristo, por isso ainda bem que, nesta época pascal, a rtp faz questão de, para os mais distraídos ou esquecidos, como eu, colocar novamente no ar a história do senhor (não é do senhor, com "s" maiúsculo, mas do senhor, tipo cidadão, pessoa singular). já não me lembrava se, no final, jesus cristo era crucificado ou obrigado a ficar fechado durante duas semanas numa cave com um mediador de seguros. acontece-me o mesmo todos os anos...
a verdade é que também toda a gente sabia como acabava o "titanic" e esse facto não impediu que o filme se tornasse um dos mais rentáveis de todos os tempos. como estação televisiva estatal, a rtp nunca se esquece dos filmes natalícios e pascais, dos filmes alusivos ao 25 de abril, ao milagre dos pastorinhos de fátima e, em agosto, do eterno ciclo dedicado a marilyn monroe. não pode evitar, a grelha tem mesmo que incluir estes momentos televisivos. nem as privadas fogem a esta regra. basta atentar no número de vezes que o filme "sozinho em casa" passou, durante a época natalícia, na sic.
voltando aos filmes sobre a vida de jesus cristo, com que somos bombardeados na páscoa, sempre queria viver o tempo suficiente para assistir, num canal português, ao filme "a vida de brian", dos monty python. isso sim, seria algo diferente. mas quem é que teria coragem para o fazer?

Sem comentários: