segunda-feira, abril 06, 2009

"a bola" viu, finalmente, a luz


finalmente o jornal "a bola" conseguiu ver o que todo e qualquer adepto de futebol já vê desde o início da época. o benfica, apesar do maior investimento de sempre na equipa de futebol, com contratações sonantes, como as de aimar, reyes, balboa e suazo, tem apresentado um futebol desarticulado e constrangedor, custando mesmo a acreditar que ainda há duas jornadas estavam apenas a dois pontos do líder fc porto. com a vitória de ontem, na amadora, o benfica atingiu a 13ª vitória nesta liga. dessas 13 vitórias, dez foram pela margem mínima, acabando os encarnados esses jogos com "o credo na boca", como são exemplo os jogos em casa com o naval (2-1), estrela da amadora (1-0), sp. braga (1-0, com o golo da vitória a ser apontado em fora do jogo), rio ave (1-0), com o paços de ferreira (3-2, tendo os pacenses duas hipóteses flagrantes para empatar no último minuto), leixões (2-1, um resultado altamente injusto), e as vitórias fora em paços de ferreira (3-4), na naval (1-2, ficando um penalty claríssimo a favor da naval por assinalar) e na amadora (1-2, com dois penalties em 12 minutos a favor do benfica e uma segunda parte em que os encarnados voltaram a ser vulgarizados, tal como tinham sido na trofa, em alvalade e em matosinhos). só sporting (2-0), académica (0-2) e marítimo (0-6) destoam nas vitórias do benfica esta época, até ao momento, alcançando os encarnados nestas partidas vitórias sem discussão.
o jornal "a bola", um bastião encarnado, como toda a gente sabe, mostra finalmente, com esta primeira página de hoje, alguns sinais de irritação, ao fim de oito meses de competição, por continuar a ver a "sua" equipa de futebol a jogar como uma formação do meio da tabela, que marca um golo e recua no terreno, que dá a iniciativa ao adversário, que se amedronta de cada vez que o adversário ganha confiança (como ontem ficou bem expresso, na tal "exibição miserável"). quique flores conquistou toda a gente pela simpatia, eloquência e afabilidade, mas sejamos francos, oito meses depois ainda não conseguiu definir claramente um fio de jogo, um sistema táctico e, acima de tudo, cristalizar um "onze". ontem, senão fossem os penalties, o benfica nunca ganharia o jogo. nunca!
por mim, como sportinguista, e como já referi aquando da vitória encarnada na taça da liga, ficarei muito satisfeito se quique flores se mantiver pelo benfica muito tempo. ele, rui costa e, especialmente, luís filipe vieira. e que voltem a fazer na pré-época o que têm vindo a fazer sistematicamente: mandarem 10 jogadores embora e contratarem mais 10. a julgar pelas edições do jornal "a bola", aquando do interregno da liga, o benfica já tem em carteira seis ou sete jogadores para a próxima época. isto, meus amigos, a dois meses de terminar o campeonato, ou seja, numa altura em que tudo se decide. para os actuais jogadores do plantel deve ser bastante "gratificante" saberem que o clube está a pensar contratar jogadores para as suas posições, deve dar um ânimo fantástico e uma motivação extra. foi precisamente o que se viu ontem na amadora...

Sem comentários: