segunda-feira, março 30, 2009

conversas com banda sonora


confesso que já tinha perdido a esperança de ouvir boa música nas raras vezes em que saio à noite. era já uma resignação ter que "levar" com música de discoteca em pubs ou selecções musicais de duvidosa qualidade, que englobam quase sempre canções que passam a toda a hora nas rádios nacionais (a propósito, é obrigatório passarem aquela música dos the scripts - the man who can't be moved - a toda a hora? é que já chateia). outra coisa que me irrita solenemente é colocarem sempre a música demasiado alta, como se se tratasse de uma discoteca. ora, se o cliente quer ir a uma discoteca, vai a uma. querendo ir a um pub, uma pessoa dá a entender que não quer passar o tempo todo a gritar aos ouvidos do companheiro do lado para se fazer entender e que quer apenas um local aprazível, com música de fundo, para conversar enquanto se bebem umas bebidas.
por isto tudo, pela lufada de ar fresco que representou, destaco a minha mais recente saída nocturna. o bar escolhido foi, como costuma ser quase sempre, o grão mestre, em viseu, um espaço acanhado, com poucas mesas, mas que me "caiu no goto" logo nas primeiras vezes que lá fui. na passada sexta-feira, ou, melhor dizendo, sábado, passou a constar definitivamente no topo da minha lista dos lugares de eleição da noite viseense. e porquê? porque eu e o meu amigo pudemos conversar calmamente, sem ser aos berros, e, principalmente, porque do cardápio musical apenas constou... radiohead. em duas horas e meia, sensivelmente, ouvimos uma "playlist" de vários discos da banda, como "pablo honey", "the bends", "ok computer", "kid a", "amnesiac" e "hail to the thief". só do último disco, "in rainbows", não tivemos direito a ouvir alguma música. obviamente, não nos esquecemos de elogiar a escolha musical, tão habituados que estamos a ouvir má música em locais do mesmo género. a conversa, embalada por tão agradável banda sonora, desenrolou-se de tal forma que nem demos pela passagem do tempo. só quando nos avisaram que o estabelecimento ia fechar é que demos conta das horas (4 horas). saímos de lá de "barriga cheia", não pelo que bebemos, mas por tudo o que conversamos (afinal, são 30 anos de amizade!) e por tudo o que ouvimos.
como há uns dias fiz uma lista das minhas músicas preferidas dos U2, numa altura em que a rádio comercial dedicava um fim-de-semana inteiro à banda de bono vox, vou aproveitar agora também para fazer o mesmo com uma das minhas bandas de eleição, por sinal uma das que ainda me falta ver ao vivo: os radiohead. aqui fica o meu "top 15" da banda de thom yorke (e teve mesmo que ser "top 15"; era impossível escolher apenas 10 músicas):

1. street spirit (fade out) - (the bends)
2. exit music (for a film) - (ok computer)
3. fake plastic trees - (the bends)
4. sail to the moon - (hail to the thief)
5. nice dream - (the bends)
6. knives out - (amnesiac)
7. nude - (in rainbows)
8. how to disappear completely - (kid a)
9. where i end and you begin - (hail to the thief)
10. let down - (ok computer)
11. wolf at the door - (hail to the thief)
12. no surprises - (ok computer)
13. creep - (pablo honey)
14. we suck young blood - (hail to the thief)
15. thinking about you - (pablo honey)

é claro que ainda faltam aqui muitas músicas fantásticas, como "prove yourself" (pablo honey), "black star" (the bends), "high and dry" (the bends), "sulk" (the bends), "paranoid android" (ok computer), "airbag" (ok computer), "lucky" (ok computer), "the tourist" (ok computer), "pyramid song" (amnesiac), "there there" (hail to the thief), "weird fishes/arpeggi" (in rainbows) e "videotape" (in rainbows). mas não cabiam cá todas, obviamente.

Sem comentários: