domingo, março 15, 2009

"body of lies"


cá está um filme pelo qual eu não dava duas bananas. aluguei-o porque a "oferta" não era muito grande. por norma, não gosto muito deste tipo de filmes, se bem que já tinha ficado bastante impressionado com "syriana", por exemplo. para além disso, nunca fui grande fã nem de russell crowe nem de leonardo di caprio. tudo somado, não faço ideia por que raio fui alugar o filme. ainda por cima, coloquei o filme no dvd às duas da manhã, sabendo que, mais tarde ou mais cedo, iria adormecer. portanto, o que se passou a seguir não deixou de constituir uma grande surpresa para mim. fiquei de tal forma "agarrado" ao filme que nem uma hora depois de ele ter acabado eu consegui adormecer, tal era a adrenalina e a agitação provocado por "body of lies" (por sinal, um título bastante "comercial" e "catchy" para um filme tão inteligente e sofisticado. di caprio e crowe são, efectivamente, grandes actores e neste filme estão soberbos, ajudando a criar um ambiente de tensão permanente na tentativa de captura de um líder terrorista "à la osama bin laden", que está por trás de vários atentados na europa. o enredo, assim descrito, parece não trazer nada de novo e soa demasiado a familiar, mas a complexidade da história, os recuos e os avanços na investigação, a forma como ed hoffman (crowe), um agente veterano da cia, "conduz" o seu agente no terreno, roger ferris (di caprio), a milhares de quilómetros de distância, e, sobretudo, tal como se escreve no cartaz do filme ("trust no one. deceive everyone"), a questão da confiança, de saber em quem confiar ou não, num mundo de mentiras, interesses políticos e financeiros. a realização de ridley scott é competente e virtuosa, dirigindo duas grandes estrelas de hollywood de forma exemplar, num filme maioritariamente rodado em marrocos e em riade, capital da arábia saudita.
no final do filme, pelos bons momentos proporcionados (e não foi para isso que o cinema foi inventado?) e pelo conjunto de sensações provocadas, lembrei-me de um outro filme de acção pelo qual também me "encheu as medidas": "heat", de michael mann, com um elenco notável: robert de niro, al pacino, val kilmer, jon voight, tom sizemore, ashley judd, amy brenneman e natalie portman. estive várias vezes para me levantar, naquela hora a seguir a "body of lies" em que não consegui adormecer, para ir à sala buscar o "heat". de vez em quando, especialmente porque não é costume, sabe bem ver um bom filme de acção!

Sem comentários: