quarta-feira, fevereiro 04, 2009

sapunaru, o melhor defesa direito do sporting


é oficial: hélder postiga é o pior jogador de futebol de todos os tempos. pior que o purovic, pior que o missé missé, pior que o krpan. o que nos valeu neste jogo foi a presença em campo, para compensar, do sapunaru. postiga teve três flagrantes oportunidades para marcar. mas flagrantes mesmo, incluindo aquele lance do golo anulado, em que o avançado tinha a baliza à mercê, só lhe bastando empurrar a bola para o fundo da baliza, e acaba por se enrolar de tal forma que só conseguiu meter a bola dentro da baliza de nuno com o braço. em contrapartida, em 40 minutos apenas, o fc porto rematou uma única vez à baliza do sporting e... marcou golo, com o devido beneplácito de tiago. ou seja, contra o fc porto b, o sporting só conseguiu chegar ao golo, depois de 24 ataques contra 4 do fc porto, 10 remates contra 2, 4 cantos contra zero, através de um penalty. sinceramente, não me pareceu que tivesse sido lance para penalty, mas o árbitro lá entendeu que devia compensar o sporting pelo golo (bem!) anulado de postiga. eu, se fosse árbitro, anularia todos os golos do postiga, porque para ele conseguir esse desiderato teria, certamente, de fazer algo ilegal (postiga tem dois golos na liga e um deles foi em fora de jogo, contra o belenenses, em alvalade; no outro, marcado em braga, tinha o guarda-redes fora da baliza e um defesa do braga em cima da linha, ao centro da baliza, e, mesmo assim, quase conseguiu falhar o golo. rematou contra o defesa mas a bola lá entrou na mesma).
em resumo, numa primeira parte em que o sporting dominou claramente o jogo, contra o fc porto b (volto a frisar), o resultado ao intervalo era um empate, conseguido através de linhas tortas. mesmo assim, para mim o resultado era claramente injusto. estivesse liedson no lugar de postiga e o resultado ao intervalo seria de 3-1.
na segunda parte quem desequilibrou foi... sapunaru. no lance do segundo penalty era mais do que óbvio que postiga se posicionou à frente do romeno para lhe "arrancar" a falta dentro da área. sapunaru não se fez rogado e, por três vezes (3), tentou derrubar postiga. à terceira, postiga caiu. carlos xistra tinha duas hipóteses: mostrava o segundo cartão amarelo a postiga, por simulação (já que tinha visto amarelo no lance do golo anulado, na primeira parte), ou marcava penalty, como sapunaru parecia desejar, tal a ânsia em derrubar o dianteiro leonino. o romeno, que foi igualmente preponderante na vitória do sporting na supertaça, em agosto, é um dos mais sérios candidatos aos prémios stromp deste ano. é caso para dizer "ainda bem que o fucile forçou a expulsão no jogo contra o belenenses". com a entrada de pereirinha e de derlei, mas sobretudo com a saída de postiga, o sporting foi encostando cada vez mais o fc porto às cordas. o terceiro golo surgiu num daqueles lances que é habitual anularem ao sporting (em caso de dúvida, é norma assinalar-se fora de jogo ao ataque leonino). vukcevic continua a provar a toda a gente, menos a paulo bento, pelos vistos, que é muito mais útil a jogar atrás do ponta de lança, como no ano passado, quando marcou oito golos, do que encostado a uma das linhas. o montenegrino serviu na perfeição derlei, que teve calma suficiente para contornar nuno e marcar o golo. se fosse postiga enrolava-se com a bola, caía, reclamava penalty e ainda levava amarelo pelos protestos... que grande barrete que o fc porto nos enfiou com este postiga... preferia o adriano. ou até o farías. depois do 3-1, jesualdo meteu os "miúdos", que já tinham tido a sorte de andar de comboio nesse dia e de visitar a capital. a partir desse momento, o jogo passou a ser entre o sporting e o fc porto c. derlei voltou a marcar, por sinal um bonito golo, fazendo em oito minutos o que postiga não fez em 65. izmailov e rochemback ainda poderiam ter dilatado o marcador, porque, nos últimos dez minutos, o fc porto parecia já nem estar em alvalade. jesualdo ferreira já se tinha "borrifado" completamente para o jogo quando anunciou a convocatória, deixando dez titulares de fora já a pensar no jogo contra a benfica, mas a partir do 3-1, que aconteceu aos 66 minutos (ainda com cerca de meia hora para jogar), considerou o jogo perdido e decidiu dar uma oportunidade aos juniores que tinha levado a lisboa. era óbvio para todos que a equipa do fc porto era muito curta, os melhores jogadores da convocatória alinharam de início, no banco não havia, certamente, "milagres". por isso, a meu ver, jesualdo não se pode queixar muito (a não ser que considere que as duas grandes penalidades foram mal assinaladas. ninguém o pode censurar por isso). foi ele que traçou o destino da sua equipa nesta edição da taça da liga, que sempre pareceu ser um enorme "frete" para os portistas (até na edição do ano passado). veremos, no domingo, se valeu a pena fazer o "sacrifício" de hoje...
para o sporting será a segunda presença em duas edições da taça da liga. espero que este ano corra melhor, seja contra o benfica, seja contra o vitória de guimarães. a 22 de março já vai haver liedson. e, até lá, ainda vão haver muitos jogos para hélder postiga se poder lesionar...

16 comentários:

Nuno disse...

I rest my case (em relação ao Sapunaru e a tudo o resto que se passou. Isto está bonito este ano, está).

josé alberto lopes disse...

com a equipa que o teu treinador apresentou o que é que querias mais? benitez, sapunaru, stepanov (que também tinha jogado a central em londres, quando o fc porto levou quatro do arsenal), pedro emanuel, que se fosse cronometrado a correr os 100 metros nunca faria menos do que 40 segundos, tarik, que parece jogar sempre contrariado, madrid, que chegou ao porto esta semana e ainda nem conhece os colegas, farías, o "postiga" do fc porto, guarin, que só sabe marcar golos ao cinfães, tomás costa, que tem sempre muito boa vontade mas é mediano, tal como o mariano gonzalez, que faz sempre tudo bem até ao momento em que tem que decidir alguma coisa, ou um passe ou um remate, mas ambos saem invariavelmente mal. e depois, com aquele banco de suplentes... caramba, parecia que estavam a fazer um valente "frete", desrespeitando a competição, o sporting e os espectadores (tanto no estádio como os milhares que seguiram o jogo pela televisão). enfim, espero que no domingo ganhem ao benfica e que tenha valido a pena toda esta "farsa" (e aqui incluo a cena do fucile).

Nuno disse...

Queria que da próxima vez que assinalarem 2 penalties contra o Porto não fizesses um post a elogiar a coragem de um árbitro por o ter feito, como se fosse algo raro. De resto, estes penalties nos jogos contra o Sporting são como a gripe: um gajo já sabe que tem de contar com eles pelo menos uma vez por ano...

josé alberto lopes disse...

lá está, tens toda a razão: "uma vez por ano". é apenas uma vez por ano que o sporting tem direito a estas benesses... mas vocês nem queriam muito ir à final da taça da liga, não sei por que te chateias tanto. este jogo fez-me lembrar os jogos de ping pong com o tó, em que ele, quando via que já estava a perder por muitos, começava a perder pontos de propósito para dar e entender que as minhas vitórias eram apenas e só fruto do demérito dele.

Nuno disse...

Uma vez por ano quando não nos defrontamos nas Taças... Esta época, por exemplo, já apanhei 2 gripes, e cheira-me que ainda vou apanhar mais... O vosso - sportinguistas - problema é terem uma memória irritantemente selectiva: daqui a 20 anos ainda vão andar a falar da mão do jogador do Paços de Ferreira que vos impediu de serem Campeões (yeah, right, como se esse tivesse sido o ÚNICO erro de arbitragem no Campeonato), mas, se for, preciso, ao próximo gamanço contra o Porto voltarão a dizer que foi "uma excepção".

No ténis-de-mesa não há penalties que dão a volta ao resultado, pelo que o exemplo que tu deste é, apesar de tudo, ligeiramente diferente dos jogos Sporting-Porto.

Anónimo disse...

Vamos la ver!O que interessa é que a vitória foi nossa, por isso liberte a sua garra leonina.
Não temos a equipa perfeita mas...não existe perfeição!

Mas não está mau para um colega de trabalho, que pelos vistos domina as papaias do Mundo Desportivo.

Catarina Claudia

josé alberto lopes disse...

o fc porto lutou enquanto pensou que podia ganhar o jogo; quando viu que tal era impossível (e caramba, será que foram só mesmo os penaltys? não foi o domínio absoluto durante o jogo inteiro, a superioridade em termos de posse de bola, número de ataques, remates, cantos, o facto de o resultado poder ter sido mais dilatado ainda) "baixou os braços" e refugiou-se nessa dos penaltys mal assinalados. o que fez o fc porto em 90 minutos para merecer a final da taça da liga? até o golo do tarik é um valente frango do tiago, num daqueles lances que só acontecem contra o sporting (a tradicional marcação rápida de uma falta, quando os jogadores estão distraídos. curiosamente, quando é ao contrário, os árbitros páram o jogo e mandam repetir o livre).
ó ricardo, tu vês futebol há tanto tempo como eu. achas que o fc porto merecia ganhar? se fosse o abel e o lisandro, no dragão, no lance do postiga com a sapunaru, não acharias também que era penalty? em relação ao primeiro, a meu ver, não há falta sobre polga. mas houve falta, por exemplo, do abel sobre o nené na madeira? o penalty, na primeira jornada, contra o trofense, em alvalade, também foi mal assinalado (polga fez falta fora da área). calha a vez a todos...
em relação ao tó, ele de quando em vez também "inventava" umas regras, sempre em benefício dele, como é óbvio. mas acredito que, naquelas alturas em que começava a ver que já não ia ganhar o jogo, lhe apetecia meter, também, os juniores.

Nuno disse...

Mas que raio interessa se merecemos ou deixámos de merecer? Vocês quando são gamados por acaso também só protestam se tiverem jogado bem? Olha quem... Até podiam ter mandado 50 bolas à barra, pá. A verdade é que foram empurrados pelo árbitro. E não foi no 3-1 ou no 4-1 - foi nos folos que interessam... Ou o árbitro pode ajudar uma equipa quando esta está a jogar melhor que o adversário? Essa é boa...

Catarina Cláudia: não existe perfeição o tanas.

josé alberto lopes disse...

cara catarina claudia (nome interessante!):
"papaias do mundo desportivo"? será o futebol um desporto assim tão exótico? ou é verde por fora, laranja por dentro e com um enorme caroço castanho no meio?
em relação à equipa perfeita, que claramente a deste ano não é, a minha seria esta:
1- schmeichel; 2- andré cruz; 3- luisinho; 4- stan valckx; 5- douglas; 6- duscher; 7- figo; 8- balakov; 9- liedson; 10- cristiano ronaldo; 11- joão pinto
agora, obviamente, desafio-te a fazeres tu também a tua equipa perfeita do sporting, de todos os tempos.

tulipa_negra disse...

parabéns caro Isaac pelo resultado de ontem... :-)
cá para mim for por termos vindo de comboio (ainda estou para perceber porquê) que ontem metemos água... mas não me interessa... estou mais preocupada com domingo

agora espero bem que vocês ganhem a final!!!! está nas vossas mãos...

bjs

Anónimo disse...

Adoro as conversas "o meu penalty é melhor do que o teu"!!!!

Mas tens razão, Ricardo, a perfeição existe: http://godsavethekings.files.wordpress.com/2007/10/gandy93rc2.jpg

Anónimo disse...

...(existe, mas parece que não cabe aqui)...

Anónimo disse...

(Nova tentativa: clicar no link)

josé alberto lopes disse...

vais-me desculpar mulher perfeita, mas desta vez estou mais inclinado a aceitar a sugestão de perfeição do ricardo. para variar, até sabe bem concordar com ele de vez em quando. se bem que vou aproveitar para lançar mais duas candidatas:
http://evanicedream.blogs.sapo.pt/682505.html

e

http://evanicedream.blogs.sapo.pt/681233.html

Anónimo disse...

Para não entrar na discussão "a minha perfeição é melhor do que a tua", I rest my case.

josé alberto lopes disse...

é melhor, até porque no máximo iríamos ter uma discussão "a minha perfeição é geneticamente diferente, na medida em que não aparenta um cromossoma igual à tua, nem a monica bellucci fica assim tão bem de barba".