sábado, janeiro 24, 2009

teremos líder na choupana?

se o sporting vencer hoje na choupana, o estádio mais irritante da primeira liga, não só pela má qualidade das imagens (com a câmara muito baixa), mas também pelos adeptos da casa, que teimam em fazer tocar uma buzina igual às das ambulâncias antigas durante o jogo inteiro, chega ao primeiro lugar da tabela classificativa. isto no final da primeira volta. e vamos lá ser sinceros: o verdadeiro "campeão de inverno" deveria ser o clube que acabasse a primeira volta em primeiro lugar e não a equipa que ocupa essa posição antes da paragem natalícia. porque, lá está, a primeira volta do campeonato também costuma terminar... no inverno. mas pronto, a febre jornalística para "arranjar" títulos para o benfica a qualquer preço é tão forte que lá ficaram com essa distinção. e mais: dizem que, em 80% dos casos, o tal "campeão de inverno" costuma ser o campeão nacional. portanto, meus amigos, a liga está entregue, já temos campeão. se fosse o jornal "a bola" a mandar no futebol, o benfica era campeão todos os anos, o aimar, o reyes e o suazo tinham sempre nota "10", mesmo que entrassem a cinco minutos do final das partidas, e o luís filipe vieira era "levado ao colo" até à presidência da república.
mas, meus amigos, a realidade é muito diferente. o benfica continua a demonstrar uma confrangedora inépcia nos jogos "a doer", continua a evidenciar uma gritante falta de fio de jogo, ainda não tem um "onze" definido, as "vedetas" não decidem os jogos (sendo aimar a grande decepção do ano): suazo tem vindo a perder gás (há dois meses era um dos melhores jogador do mundo para "a bola", isto apesar de ter sido dispensado por uma das equipas mais fortes do mundo, o inter de milão); reyes só joga nos chamados "jogos grandes" (para ver se alguém repara nele e o leva de novo para campeonatos mediáticos); carlos martins continua a revelar a mesma irregularidade que exibia no sporting; e yebda, binya, ruben amorim e, especialmente, balboa, são jogadores para terem a titularidade garantida... no desportivo de chaves. no meio disto tudo, ainda há a questão dos guarda-redes. quique flores, ele próprio limitado como treinador, anda a distribuir convites para a baliza do benfica, para ver quem comete menos erros. já todos eles cometeram, o que indicia que nenhum deles tem maturidade suficiente para enfrentar uma "roleta russa" deste calibre. e moretto até teve muita sorte no jogo da taça da liga contra o belenenses: cometeu um penalty do tamanho do cristo rei, que o árbitro transformou em falta contra o belenenses, e nos últimos minutos cometeu um lapso incrível, que daria o empate aos azuis do restelo (e o consequente apuramento para as meias finais da taça da liga), que o árbitro transformou, novamente, em falta contra o belenenses. ou seja, por muito que a imprensa desportiva queira, este benfica nunca há-de ser campeão pelas vias normais, não tem estaleca nem estofo para isso. naquele plantel salvam-se katsouranis e, talvez, sidnei, com quem o treinador espanhol se incompatibilizou agora, pelos vistos.
mas voltando ao sporting... o jogo de hoje, daqui a minutos, não vai ser, de forma alguma, fácil, por vários motivos: pelo historial entre as duas equipas, pelo estádio, pelo previsto nevoeiro e más condições climatéricas, pela reduzida dimensão do relvado, pelo barulho infernal que vem do público, etc.. mas caramba, se a perspectiva de ser líder a meio do campeonato não motivar os leões, não sei que raio os há-de motivar! ainda por cima, o fc porto vai a braga hoje, num jogo que não se adivinha nada fácil para os "dragões". o sporting pode, nesta jornada, em caso de vitória, ganhar pontos a benfica e fc porto. a questão é se o sporting terá, também, a tal estaleca e o tal estofo para conseguir chegar à liderança isolada na liga, que só depende da equipa de paulo bento... ou se, no final desta jornada, não será novamente o fc porto a ocupar o primeiro lugar, em virtude de uma vitória em braga e das "escorregadelas" dos clubes de lisboa. logo veremos...

1 comentário:

tulipa_negra disse...

não vale a pena estar com grandes debates
este ano está decidido que o clube da luz tem que ganhar dê por onde der....
(ou será que fui só eu que reparei nisso?)