quarta-feira, janeiro 07, 2009

"nada"

o primeiro grande sinal que 2009 me está a dar é uma estranha apatia e relativa preguiça para escrever seja o que for. pelo que tenho visto em outros blogues, o problema não é só meu. quando digo "relativa preguiça" tem a ver com o facto de eu ter vontade de escrever alguma coisa mas, quando finalmente decido enfrentar o teclado... não sai nada. portanto, este é um post sobre nada. se jerry seinfeld foi capaz de criar uma série televisiva, com 9 temporadas, sobre "nada", eu também consigo fazer um post sobre "nada". deixa cá ver por onde hei-de começar...
depois de tantos milhões investidos na equipa de futebol e na equipa técnica, da subida do menino querido da nação encarnada ao lugar de director desportivo, o benfica é eliminado da taça uefa, da taça de portugal e perdeu o primeiro lugar para o fc porto. em janeiro de 2009, luís filipe vieira chega finalmente à conclusão que a equipa, afinal, não vale "nada".
por falar em benfica, será que faz sentido que a sagres, a patrocinadora do campeonato nacional e que dá nome ao mesmo, seja, simultaneamente, o principal parceiro comercial de um dos clubes que disputa essa competição? será que tínhamos vencedor antecipado já em agosto? terá a sagres comprado o campeonato ao benfica? hum... se calhar não tem "nada" a ver...
maradona cancelou a sua viagem a portugal, onde iria observar alguns jogadores argentinos a actuar no nosso país, como lisandro, lucho e di maria. a meu ver, fez muito bem. o astro argentino não vinha cá fazer "nada".
apesar da forte contestação, josé sócrates pediu maioria absoluta aos portugueses nas próximas eleições legislativas. poder-se-ia acusar o primeiro-ministro de presunção e alguma arrogância, mas ele sabe perfeitamente que, em termos de alternativa política, não existe "nada".
a ministra da educação e a fenprof continuam a esmiuçar argumentos em relação ao dossier da avaliação dos professores, ao ponto de já toda a gente neste país saber quem é mário nogueira. como a ministra não quer dar o braço a torcer e mário nogueira não quer perder a cobertura mediática que tem tido nos últimos tempos, não se resolve "nada".
muito se tem falado também do "magalhães", a ferramenta escolar indispensável para o futuro dos nossos filhos, segundo o governo. estamos em janeiro e, apesar de ter sido requisitado o dito "magalhães" em outubro, até agora "nada".
em termos televisivos, apesar de não conhecer uma única pessoa que goste da programação daquela estação, a tvi continua a liderar nas audiências. pelos vistos ninguém consegue fazer frente à imaginativa e variada grelha do canal, que apresenta o seguinte modelo vencedor a partir das 18h00: novela; novela; notícias; novela; novela; novela. imbatível, sem dúvida! portanto, a nível televisivo, não mudou "nada".
há um mês, manuel alegre mereceu honras de abertura de telejornais, teve um grandioso tempo de antena, fez praticamente campanha eleitoral em todos os canais e foi reconhecido pela generalidade dos comentadores políticos como a única alternativa ao governo. o que se passou desde então? isso mesmo, "nada".
casa pia? apito dourado? sacos azuis? está alguém preso já? "nada" disso.
o fc porto já está no primeiro lugar da liga sagres. não mudou "nada".
portanto, meus amigos, 2009 começa sob o signo do "nada". nada mudou nem se prevê que mude alguma coisa tão cedo. a conjuntura actual, incluindo o frio que se faz sentir por estes dias, não augura nada de significativamente bom para este ano, nem para este inverno (caramba, como eu detesto o frio, o gelo, a geada, essas porras todas...), por isso limitemo-nos a esperar por melhores dias, pela primavera, pelo calor, pelo subsídio de férias... hum... subsídio de férias... caipirinhas, gelados na esplanada, piscina, praia... é precisamente nestas alturas que dava jeito ter o controlo remoto que adam sandler tem no filme "click", para poder puxar para a frente os próximos meses, que incluem a época mais imbecil do ano, o carnaval. só a título de exemplo, a organização do carnaval de estarreja contratou sónia araújo para ser a rainha do carnaval local. sim, essa mesma, a sónia araújo, que em fevereiro há-de ter uma barriga jeitosa, limitando-se a sentar-se numa poltrona a acenar para a população (e claro, a ganhar o dela, que estas coisas de ser rainha de um carnaval quando se está grávida de gémeos, não é coisa para ser barata). caramba, isto sim é carnaval. mas voltando ao inverno, eu sei que depois, no verão, vai acontecer exactamente o contrário. quando já estiver farto do calor, da roupa constantemente suada, vou andar a ansiar pelo frio, pelos cachecóis, lareiras e camisolas de gola alta, é o meu "estigma antónio variações" a funcionar.
ah, lembrei-me agora que ainda tinha uma coisa para vos dizer. bolas, o que era?... pronto, deixem lá, esqueçam. também não devia ser "nada"...

4 comentários:

saltarica2002 disse...

Se conseguires que esse tal Adam Sandler te empreste o comando remoto dele, dá para passares tudo para Julho?! Que tal dia 10, comemora-se logo o aniversário da garota e já deve estar tudo muito maaaaiiiss quentinho!!

saltarica2002 disse...

Ah, forgot it...
Em relação à "estranha apatia e relativa preguiça para escrever seja o que for", we are a very big club, old pal!!

Still waiting for the winds of change...

tulipa_negra disse...

ora aqui está um belo post sobre nada de nada... ehehehe

bjs

Anónimo disse...

pois é... o ano começa e não apetece fazer nada, nem escrever nada... Pois é só mais um Ano sem fazer nada...