quinta-feira, janeiro 22, 2009

foi há um ano...


precisamente um ano depois da sua morte, o actor faleceu no dia 22 de janeiro de 2008, heath ledger é nomeado para o óscar de melhor actor em papel secundário pelo seu "joker" em "the dark knight". recordo que ledger já venceu, a título póstumo, o globo de ouro para a mesma categoria há duas semanas. nos óscares, os outros candidatos ao galardão são josh brolin, robert downey jr., philip seymour hoffman e michael shannon. não tenho qualquer dúvida que heath ledger vai vencer o óscar. a questão é: será que o actor seria aclamado da mesma forma se ainda fosse vivo? sinceramente, vi "the dark knight", até gostei do filme, mas acho que a interpretação de ledger, embora digna de realce, está a anos luz do "joker" de jack nicholson no primeiro filme do "franchise". vou ver hoje "tropic thunder" para avaliar a prestação de robert downey jr., também muito aclamada pelos críticos (tal como a de tom cruise no mesmo filme).
em jeito de rodapé, o primeiro actor a "receber" um óscar de interpretação a título póstumo foi peter finch, em 1977, pelo filme "network". o actor faleceu dois meses e meio antes da cerimónia dos óscares, de ataque cardíaco, aos 60 anos de idade, tendo sido a sua viúva, eletha finch, a receber a estatueta. mais três actores foram nomeados a título póstumo, mas nenhum deles venceu: james dean, spencer tracy e o italiano massimo troisi.

1 comentário:

tulipa_negra disse...

se calhar, se estivesse vivo não teria sido nomeado... mas gostei muito da interpretação dele em Dark Knight, acho que há ali um conflito interno muito mais violento e intenso no seu personagem do que no de Nicholson... na minha opinião obviamente
Inclusivamente, Ledger chegou a estar com Nicholson antes de morrer para falarem do personagem

bjs