quarta-feira, dezembro 17, 2008

"top secreto"


um dos meus hábitos no final da década de 80 era fazer um top (lá está, sempre gostei de listas). esse top, que apelidei de "top secreto" (vejam bem a parvoíce que era...), era actualizado semanalmente e dele constavam as minhas preferências musicais na altura. quis o destino, ou o facto de me ter decidido finalmente a arrumar o meu armário, que eu encontrasse um dos cadernos desse tal top, referente ao ano de 1988. se bem me lembro, devo ter começado a fazer estes cadernos em 85 ou 86, portanto este deve ter sido um dos últimos cadernos com o tal "top secreto". tenho-me fartado de rir com algumas das minhas escolhas e com nomes como bros (ainda alguém se lembra dos bros? "when will i be famous?"), scritti polliti, fairground attraction, wet wet wet, matt bianco, erasure, inxs, johnny hates jazz, all about eve, tanita tikaram, transvision vamp, proclaimers, level 42, t'pau, black, enya, kim wilde, deacon blue, tracy chapman, new order, sigue sigue sputnik, then jerico, bananarama, fine young cannibals, etc.. como poderão ver pela foto anexa a este post, eram 25 músicas todas as semanas e havia entradas directas, reentradas, subidas e descidas na tabela, como um top normal. enfim, podia ter-me dado para bem pior, mas como na altura, há 20 anos, já era um fanático pela música até chega a ser compreensível a existência deste "fabuloso" top. incompreensível é o facto de nunca ter encontrado outra pessoa que tenha feito o mesmo que eu...
na foto anexa, poderão ver que a tabela era liderada pelos new order, com "round and round", que a mais alta subida da semana foi das bangles, com "eternal flame", do 14º para o 7º lugar da tabela. as duas entradas directas pertenceram aos then jerico, com "sugar bites", e aos gnr, com "morte ao sol". há por lá algumas músicas que já nem me lembro, como a da dusty springfield, do matt bianco e do julian lennon. obviamente, no top teria que estar a tanita tikaram, umas das minhas "paixões" da altura.
foi há 20 anos... é um pedaço da minha história que hoje partilho convosco.

2 comentários:

Nuno disse...

Clássico!

M. disse...

oh. querido isto. lembrei-me do meu diário de quando era miuda que também econtrei no outro dia. mais noveleiro, prosaico, e com menos bom gosto musical.