domingo, novembro 23, 2008

insónias

ah, a bela da insónia, sempre ao domingo à noite. tudo porque de sábado para domingo uso e abuso do belo do sono. assim sendo, toca a rentabilizar o tempo. como? debitando meia dúzia de baboseiras neste espaço, coisas que me assolam o pensamento. por exemplo, hoje à noite, enquanto me deleitava, mais uma vez, com a visão das belas pernas da catarina furtado, surgiu como primeiro convidado do programa o carlos do carmo. quando ele cantou, de forma magistral, como sempre, o tema "no teu poema", senti um enorme arrepio na espinha outra vez, tal como senti há tempos quando ele cantou "estrela da tarde" num programa do herman. o homem é dono da mais bela voz que este país deu a conhecer e todas as homenagens ou tributos que lhe possam dedicar nunca serão demais.
depois, passei pelos "gatos". os sketches estão a melhorar, é verdade, mas continuo a embirrar com aqueles espaços de conversa informal entre cada um deles. primeiro, se contabilizarmos bem, o programa, que tem uns 40 minutos de duração, deve ter uns 2 minutos só de público a bater palmas. depois, para quem lê as crónicas de ricardo araújo pereira na "bola" e na "visão", não é lá muito gratificante vê-lo no programa a repetir as mesmas piadas que escreveu naquelas publicações.
voltando um bocadinho atrás, a reportagem que a tvi transmitiu sobre o processo casa pia, precisamente um dia antes de o processo voltar à barra do tribunal, com as alegações finais, pareceu encomendada e foi tudo menos imparcial. quem viu a reportagem certamente que não deixou imediatamente de condenar os arguidos, porque toda a gente que nela prestou declarações acusou deliberadamente e sem pejo algum as pessoas envolvidas, com bastantes pormenores sórdidos e escabrosos que deveriam estar em segredo de justiça. considerei tudo aquilo um péssimo trabalho jornalístico, que optou por ver apenas um lado da questão, tomando partido claramente sobre um dos lados e, ainda por cima, com uma calinada incrível a meio de uma entrevista a uma das vítimas, quando a jornalista pergunta "o que é que tu vistes?", exactamente assim, com o "s" no final. obviamente, carlos cruz foi o alvo a abater. a tvi determinou há muito tempo que o ex-apresentador seria o seu "cavalo de batalha", facto a que não será alheia a animosidade entre este e manuela moura guedes. para a tvi, carlos cruz tem de ser condenado e a reportagem serviu claramente para mostrar aos espectadores que o ex-apresentador de televisão é um monstro, sujeitando-o a este verdadeiro julgamento popular. em vésperas de um julgamento nunca tinha visto tal coisa, um produto televisivo tão parcial, tão bem orientado na sua função de aniquilar alguém. é claro que não estou a assumir nenhuma preferência ou a escolher também eu um dos lados, só acho que os arguidos devem ser considerados, todos eles, inocentes até serem condenados ou se provar a sua culpa em tribunal. se isso acontecer, se for provada a culpa de todos os arguidos, então sim, que lancem foguetes, que façam uma gala com todos os actores das novelas tvi, com a júlia pinheiro e o manuel luís goucha a apresentar, que ponham o moniz a fazer de pirata e a moura guedes a cantar marilyn monroe. mas prometam-me que, antes disso, ensinam a jornalista ana leal a falar. combinado? "vistes" é muito mau, mesmo para os padrões da tvi.

1 comentário:

Gabriela disse...

Obrigada pelas boas vindas.
As saudades apertavam sim...
Beijos.