quinta-feira, novembro 13, 2008

a colecção "bond"


aproveitando a estreia do 22º filme da saga james bond, "quantum of solace", aqui fica uma rápida recapitulação de todos os filmes deste rentável franchise. até agora, foram seis os actores a interpretar o agente secreto 007: sean connery, george lazenby, roger moore, timothy dalton, pierce brosnan e daniel craig. oficialmente, "quantum of solace" é o 22º filme da série, embora exista um 23º, que nunca foi reconhecido como um filme 007 oficial: "never say never again", com sean connery, que marcou igualmente o regresso do actor escocês ao papel de james bond, "entalado" entre vários filmes em que roger moore encarnou, igualmente na perfeição, a personagem. aqui fica a lista completa dos filmes james bond:

1. Dr. No (1962), 110 minutos

james bond (sean connery) persegue o dr. no (joseph wiseman), um dos vilões mais famosos da série. a primeira bond girl foi ursula andress, como honey ryder.

2. From Russia With Love (1963), 115 minutos

sean connery volta a dar corpo à personagem, enfrentando a organização spectre, que pretende vingar o desaparecimento do dr. no. daniela bianchi interpreta a segunda bond girl, chamada tatiana romanova.

3. Goldfinger (1964), 110 minutos

de novo connery no papel principal, no filme que marca a estreia da personagem "q", bem como dos famosos "gadgets" 007. auric goldfinger (gert frobe) é o vilão. honor blackman é a bond girl de serviço, interpretando pussy galore, uma das mais famosas personagens femininas da série. trivia: a cena em que goldfinger usa um raio laser para torturar james bond marcou a primeira vez em que um raio laser foi utilizado num filme.

4. Thunderball (1965), 130 minutos

regressa connery, bem como a organização spectre, que agora ameaça o mundo inteiro com duas ogivas nucleares. claudine auger é a bond girl, interpretando domino.

5. You Only Live Twice (1967), 117 minutos

ainda com sean connery ao leme, james bond tenta evitar uma terceira grande guerra mundial, mediando um eminente conflito entre os estados unidos da américa e a rússia, em plena "guerra fria". donald pleasance é o vilão (ernst blofeld) e mie hama, actriz japonesa, dá corpo à primeira bond girl asiática, como kissy suzuki. trivia: este é o único filme em que o agente secreto não se apresenta como "bond. james bond".

6. On Her Majesty’s Secret Service (1969), 142 minutos

este filme marca a estreia de george lazenby como james bond, naquele que viria a ser o único filme da série que protagonizou. foi igualmente o único filme 007 a ser gravado parcialmente em lisboa e, também, o único em que james bond... se casa. mais uma vez, bond persegue o vilão ernst blofeld (desta vez interpretado por telly savalas), que ameaça o mundo com um vírus letal. diana rigg, da popular série "the avengers", é a bond girl deste filme, como tracy de vicenzo, a única mulher que levou james bond ao altar.

7. diamonds are forever (1971), 120 minutos

sean connery regressa ao papel de james bond (pela primeira vez, mais tarde regressaria em "never say never again", o tal filme não oficial da série), para investigar uma rede internacional de comércio de diamantes. regressa igualmente o vilão ernst blofeld, desta vez interpretado por charles gray. jill st. john é a bond girl tiffany case.

8. Live and Let Die (1973), 121 minutos

roger moore estreia-se como james bond, num filme considerado pelos admiradores da série como a "ovelha negra" dos filmes 007, criticando a falta de cenas de acção, o argumento pouco interessante e o facto de o filme se assemelhar mais com uma novela do que com um filme de acção. mr. big (não é o mesmo de "sex and the city") é o vilão, interpretado por yaphet kotto. jane seymour é a bond girl de serviço, com o curioso nome de "solitaire", especialista em cartas de tarot.

9. the man with the golden gun (1974), 125 minutos

segundo filme de roger moore, que marcou o aparecimento do vilão scaramanga, interpretado por christopher lee. maud adams e britt ekland são as bond girls, como andrea anders e mary goodnight, respectivamente. aqui, james bond é o alvo de um assassino contratado (scaramanga), que cobra um milhão de dólares por cada "serviço", cuja imagem de marca é a sua pistola com balas douradas.

10. The Spy Who Loved Me (1977), 125 minutos

este filme marca o aparecimento da personagem "jaws", um dos vilões mais imediatamente reconhecíveis de toda a série, interpretado pelo actor richard kiel. neste filme, james bond tem que encontrar o paradeiro de um submarino nuclear, com dezasseis ogivas a bordo, antes que o mesmo caia nas mãos erradas. karl stromber (interpretado por curt jurgens) é o vilão do filme, que pretende criar uma guerra entre a rússia e a inglaterra. barbara bach é anya amasova, uma agente secreta russa que vai ajudar bond nesta aventura.

11. Moonraker (1979), 126 minutos

james bond no espaço. para muitos considerado um dos melhores filmes da série, "moonraker" volta a contar com "jaws", agora ao serviço do vilão hugo drax (michael lonsdale). 007 investiga o desaparecimento de uma nave espacial e descobre uma enorme estação espacial, não detectável pelos radares soviéticos e americanos, dirigida por drax. a belíssima lois chiles interpreta o papel de drª. holly goodhead (mais um nome sugestivo, tal como pussy galore e honey ryder).

12. For Your Eyes Only (1981), 127 minutos

bond entra na década de 80, desta vez para tentar encontrar primeiro que os russos um poderoso dispositivo tecnológico que permite controlar os submarinos nucleares polaris. para tal vai contar com a ajuda de mais uma belíssima bond girl, carole bouquet, que interpreta o papel de melina havelock. o vilão do filme é milos columbo, interpretado pelo actor topol.

13. octopussy (1983), 131 minutos

um falso ovo fabergé e a morte de um agente próximo de bond levam-no a investigar uma rede internacional de contrabando de jóias, comandada pela misteriosa octopussy, interpretada por maud adams, que curiosamente já tinha aparecido como bond girl no filme "the man with the golden gun". kamal kahn, interpretado por louis jordan, é, no entanto, o vilão a ter em conta neste filme.

14. never say never again (1983), 134 minutos

lançado apenas quatro meses depois de "octopussy", este filme, embora não faça oficialmente parte da série bond) recebeu uma forte campanha de marketing, assinalando o regresso de sean connery ao papel que o tinha tornado famoso. mesmo assim, foi menos rentável que "octopussy". quem regressa igualmente é o vilão ernst blofeld (desta vez é max von sidow que interpreta o papel), bem como a organização spectre, que rouba dois mísseis tomahawk e planeia chantagear a nato. klaus maria brandauer, como maximilian largo, é outro agente da spectre que bond tem que enfrentar. barbara carrera e uma kim basinger em início de carreira são as duas bond girls de serviço, como fatima blush e domino petachi, respectivamente. trivia: rowan atkinson, o famoso mr. bean, tem neste filme uma hilariante participação; steven seagal (sim, esse mesmo) participou na rodagem deste filme, como treinador de artes marciais de sean connery, chegando inclusivamente a partir o pulso do actor escocês.

15. A View To A Kill (1985), 131 minutos

dois vilões de peso, christopher walken (como max zorin) e grace jones (como may day), cenas de acção na torre eiffel e música dos duran duran, com um teledisco apropriado, marcam a despedida de roger moore. max zorin quer controlar a produção e o mercado dos computadores, através da sua empresa, a zorin industries, ameaçando o mundo com uma explosão nuclear. tanya roberts é a bond girl, interpretando stacy sutton. trivia: no dvd do filme, roger moore revelou que este foi o filme que menos gostou dos sete que protagonizou como 007, porque achou que o filme era violento demais e... que já era velho demais para o papel.

16. The Living Daylights (1987), 130 minutos

timothy dalton foi o actor escolhido para substituir roger moore, num filme em que ficou bem patente a escalada de violência nos filmes 007. neste filme, bond tem como missão deter um esquema global de contrabando de armas envolvendo os russos, os americanos e a resistência afegã. jeroen krabbé (interpretando georgi koskov) é o vilão, enquanto maryam d'abo é a bond girl, como kara milovy. os noruegueses a-ha interpretaram o tema do filme, sucedendo aos duran duran.

17. license to kill (1989), 133 minutos

desta vez timothy dalton, no seu segundo e último filme como james bond, enfrenta um barão da droga, franz sanchez, interpretado por robert davi, que torturou e deixou às portas da morte o seu melhor amigo, felix leiter (david hedison), matando-lhe inclusivamente a mulher. para se vingar, james bond tem que revogar o seu estatuto de agente secreto, actuando por conta própria, sem licença para matar. este filme foi considerado, na altura, o mais violento de sempre da série. carey lowell e a bela talisa soto, como pam bouvier e lupe lamora, são as bond girls. gladys knight cantou o tema "license to kill". trivia: benicio del toro tem uma curta participação no filme, como um dos capangas de sanchez; inicialmente, o filme tinha como título "license revoked", mas foi alterado depois de, numa pesquisa de mercado realizada na altura nos estados unidos, menos de 50% das pessoas inquiridas reconhecerem que não sabiam o que significava a palavra "revoked".

18. goldeneye (1995), 130 minutos

depois de uma ausência de seis anos (a mais longa de toda a série), james bond regressa na pele de pierce brosnan, que finalmente iria assumir o papel, ele que tinha sido a primeira escolha para protagonizar "the living daylights", depois de resolvidas as obrigações contratuais com a série televisiva "remington steele". a missão de bond é encontrar a chave de acesso do satélite goldeneye antes que o vilão o utilize para destruir londres. 007 descobre que um antigo agente "00", que todos julgavam morto, está por trás de toda a operação: alec trevelyan (sean bean). famke janssen e izabella scorupco são as bond girls, como xenia onatopp e natalya simonova. este foi o primeiro filme em que judi dench interpretou o papel de "m.". "goldeneye" foi também o filme mais rentável da série, até aquela altura: 350 milhões de dólares em todo o mundo. o tema principal do filme foi interpretado por tina turner.

19. Tomorrow Never Dies (1997), 119 minutos

segundo filme de pierce brosnan, em que 007 tenta travar as intenções de um poderoso empresário do mundo da comunicação, elliot carver (interpretado por jonhatan pryce), de provocar uma guerra entre a china e a inglaterra, de modo a causar o caos internacional. bond chega até carver pela sua mulher, uma ex-amante de 007 (teri hatcher, que interpreta o papel de paris carver). para o ajudar na missão, bond conta com a ajuda de wai lin, uma agente chinesa interpretada por michelle yeoh. trivia: teri hatcher estava grávida durante a rodagem do filme. sheryl crow cantou o tema principal do filme.

20. The World Is Not Enough (1999), 128 minutos

sophie marceau (elektra king), denise richards (drª. christmas jones) e maria grazia cucinotta (cigar girl)! creio que não será necessário dizer escrever mais alguma coisa. nunca um filme 007 esteve tão bem servido de bond girls. neste filme o vilão é brilhantemente interpretado por robert carlyle, um homem incapaz de sentir qualquer tipo de dor, por ter uma bala alojada no cérebro. trivia: este foi o último filme de desmond llewelyn ("q."), que morreu um mês depois da estreia do filme. foi também o primeiro filme de john clesse, que iria substituir precisamente llewelyn. o tema principal do filme foi interpretado pelos garbage.

21. Die Another Day (2002), 133 minutos

neste filme, o último de brosnan, vemos james bond como prisioneiro, na coreia do norte, depois de ter sido traído. a sua liberdade, depois de constante tortura, só é possível através de uma troca com zao, um poderoso terrorista coreano que sabe a identidade da pessoa que traiu james bond na coreia. a sua investigação leva-o a um misterioso bilionário, gustav graves, interpretado por toby stephens, que está envolvido em obscuros negócios de diamantes. a sua intenção é consturir um satélite com diamantes encrustrados, uma espécie de espelho solar com o poder de concentrar a energia do sol, criando um poderoso canhão laser capaz de destruir qualquer coisa no seu caminho. halle berry, como jinx, é a bond girl de serviço, a primeira actriz vencedora de um óscar de melhor actriz a interpretar o papel de uma bond girl. trivia: a produção deste filme foi atrasada propositadamente de forma a estrear em 2002, coincidindo com o 40º aniversário de lançamento do primeiro filme da série ("dr. no" - 1962). para os verdadeiros fanáticos, este filme contém referências a todos os anteriores filmes da série. madonna interpretou o tema principal do filme e ainda arranjou um papel como instrutora de esgrima.

22. Casino Royale (2006), 144 minutos

daniel craig foi o actor escolhido para protagonizar esta prequela dos filmes bond. aqui bond é ainda um jovem aspirante a agente secreto, menos experiente, mais descuidado e imprevisível, cometendo mais erros de percepção e de juízo, permitindo que as suas emoções o controlem, mostrando-nos igualmente alguns dos passos formativos que o transformaram no james bond que todos conhecemos. este filme relata-nos a primeira missão de james bond depois de lhe ter sido atribuído o estatuto de "00". mads mikkelsen é o vilão de serviço, como le chiffre. eva green, como vesper lynd, quase "rouba" o filme, interpretando uma das mais inesquecíveis bond girls. este filme contém algumas das mais espectaculares cenas de acção dos filmes bond. trivia: apenas em dois filmes james bond profere a frase "i love you": em "on her majesty's secret service" e em "casino royale"; daniel craig é o primeiro actor louro a interpretar james bond e o primeiro actor mais novo do que a própria série a encarnar james bond; "casino royale" foi o mais rentável filme de sempre da série bond, o que acabou por "compensar" os excessos de produção, porque durante a rodagem do filme foram destruídos três aston martin's, avaliados em 300 mil dólares cada um, durante a rodagem de uma cena de acção; o tema principal, "you know my name", foi interpretado por chris cornell. a célebre frase de james bond, "i'll have a martini, shaken not stirred" foi igualmente retratada em "casino royale". na altura, bond dava os primeiros passos como agente secreto e ainda não tinha o carisma e a fleuma que nos habituamos a ver na personagem. assim, à pergunta de um barman sobre se queria o martini "shaken or stirred", bond responde imediatamente: "do i look like i give a damn?".

23. Quantum of Solace (2008), 106 minutos

o último filme da série começa precisamente no ponto onde ficou o anterior, com james bond a interrogar mr. white, que ele capturou no final de "casino royale", sobre os eventos que levaram à morte de vesper lynd (eva green) no final desse filme. procurando vingar-se da morte da sua amada, bond toma conhecimento, através da bela camille (olga kurylenko), de uma organização chamada quantum, liderada por um empresário chamado dominic greene (interpretado por mathieu amalric), que quer tomar o controlo do abastecimento de água na américa do sul. enquanto tenta deter o maquiavélico plano de greene, 007 continua a procurar a pessoa responsável pela traição de vesper lynd no final de "casino royale".

1 comentário:

tulipa_negra disse...

não sei porquê, mas nunca tive muita paciência para os filmes do bond... obviamente que os vi, mas... não sei...

bjs