quarta-feira, novembro 05, 2008

barack to the future



barack obama presidente?! será que vai ser mesmo possível?! em janeiro de 2007 coloquei isto num post, longe de imaginar que poderia mesmo vir a tornar-se realidade tal desiderato. para já, são duas horas da manhã e o site da cnn, ainda apenas com 17% dos votos contabilizados, dá vantagem a obama (51 - 48). a estação prevê que obama vença em connecticut, delaware, illinois, maine, maryland, massachusetts, michigan, minnesota, new hampshire, new jersey, new york, pennsylvania, rhode island, vermont, washington e wisconsin, prevendo que mc cain vença em alabama, kentucky, north dakota, oklahoma, south carolina, tennessee, wyoming, wets virginia e georgia. nesta altura, obama lidera a corrida na florida e mc cain no texas, dois dos estados mais importantes. entretanto, a cbs news foi a primeira estação da noite a dar como garantida a vitória de obama, às 2h40 da manhã, anunciando uma declaração de mc cain depois das primeiras projecções: "at this point, we need a miracle".
até simpatizo com o bonacheirão do mc cain, sobretudo tendo em conta a sucessão de azares que teve ao longo da vida, mas se a sua candidatura ganhar e os estados unidos passarem a ter como vice-presidente uma saloia do nível de sarah palin, totalmente fútil e vazia de conteúdo, que apenas foi escolhida para atrair os apoiantes de hillary clinton, confundindo zapatero com um presidente de um país da américa latina e gozada recentemente com um falso telefonema do presidente francês sarkozy, já para não falar das célebres imitações de tina fey no saturday night live, que "desmascararam" totalmente a mulher, ainda por cima, tendo em conta o fragilizado estado de saúde de mc cain, com possibilidades de chegar à presidência, então meus amigos, este mundo está perdido. ao pé disto, até george w. bush parece um excelente presidente.
fico a torcer por obama, porque me parece uma pessoa sensata, inteligente, perspicaz e um genuíno homem de família, sem vedetismos ou tiques de grandeza. tem orgulho das suas raízes e não as esconde, mesmo sabendo que poderiam ser prejudiciais numa campanha eleitoral que se prolongou por 21 meses (a mais longa de sempre nos eua), em que se esmiuçam todos os detalhes do passado dos candidatos e se procuram avidamente "podres" que possam virar a tendência das sondagens. obama fez uma campanha limpa, sem ofensas aos seus adversários, transmitindo ideias e soluções em vez de, como fez mc cain, tentar denegrir a outra candidatura. e até tinha vários motivos para isso. bastava falar de sarah palin. com a sua provável eleição, agora acredito que será mesmo isso que vai acontecer, os estados unidos entram numa nova fase, com um presidente conciliador e justo. acredito que, se o deixarem trabalhar (e aqui entra o pavor de um qualquer atentado sobre obama, à imagem de jfk e martin luther king), os estados unidos vão conseguir limpar a má imagem que o resto do mundo lhe atribuiu nos últimos anos.

fotos: © Callie Shell / Aurora for Time

1 comentário:

tulipa_negra disse...

e fez-se história... vamos lá ver daqui para a frente...

bjs