domingo, setembro 21, 2008

adeus vuk

tenho a impressão de que ainda vamos ouvir falar muito de simon vukcevic nos próximos tempos. nessa altura, quando ele brilhar numa qualquer grande equipa europeia, vamos recordar que o tivemos no sporting e que não lhe soubemos dar o devido valor. é de lamentar que nem direcção nem equipa técnica do sporting tenham conseguido lidar com esta situação. um treinador não pode simplesmente incompatibilizar-se com um jogador, colocá-lo de lado e forçar a sua saída do clube. é inadmissível que isso aconteça com qualquer jogador, mas o caso é ainda pior quando se trata de um jogador como vukcevic, que tem qualidade mais do que suficiente para ser titular deste sporting. que avaliação poderemos então fazer das qualidades de paulo bento para gerir correctamente o plantel do sporting? há um problema disciplinar com um jogador. solução de paulo bento: mandá-lo embora. pereirinha e joão moutinho afirmaram à imprensa que queriam sair para jogarem em campeonatos mais competitivos. solução de paulo bento: contrato melhorado até 2013 a pereirinha e joão moutinho mantém a titularidade e a braçadeira de capitão.
o sporting deve a simon vukcevic o segundo lugar na liga do ano passado, bem como a boa campanha europeia (já para não falar naquele grande golo que marcou no célebre 5-3 ao benfica, na meia final da taça de portugal). numa altura em que uma onda de lesões invadiu o sector atacante leonino, foi vukcevic a solução encontrada para jogar na frente. cumpriu com distinção essa missão, marcando muitos golos nos encontros em que jogou mais na frente (7), muitos deles decisivos. era um dos poucos que conseguia desequilíbrios no "um para um" e um dos poucos que rematava bem de longe. com apenas 22 anos, tem uma enorme margem de progressão e acredito que vai ser devidamente estimado e apreciado no próximo clube que representar. problemas entre jogadores e treinadores devem existir aos milhares por esse mundo fora. um bom treinador consegue resolve-los. um bom treinador aconselha e aponta os melhores caminhos aos seus jogadores. um bom treinador consegue moldar e controlar a natural rebeldia e sinais de vedetismo dos seus jogadores. mas paulo bento não é um bom treinador. quando muito, é sofrível. a ter que escolher entre ele e vukcevic, escolhia o montenegrino. com tudo isto, só espero que o destino de vukcevic não seja o mesmo de cristián rodriguez...
adeus vuk, vamos sentir a tua falta...

1 comentário:

Anónimo disse...

não concordo. acho que o que é lamentável é ele ainda andar por lá. se é ou não um óptimo jogador, nem discuto. mas pelo modo como se tem comportado, com o que tem dito, acho que é um daqueles jogadores complicados e pouco solidários. o que disse em vésperas do jogo do sporting em barcelona não se faz. por mim, fora.

abraços.
pedro