domingo, junho 01, 2008

sábado

um sábado começa necessariamente mal quando perante o regresso de catarina furtado a viseu, depois da inauguração do palácio do gelo, um tipo é forçado, por motivos familiares, a sair da cidade. esse "tipo", infelizmente, fui eu. mas, na minha família, quando se marca com antecedência um almoço ou um jantar (e hoje foram os dois), é mesmo para cumprir e nunca se pode voltar atrás com a palavra. portanto, lá fomos nós para norte (escrito desta forma até parece que fomos para o minho, mas não, foram só três dezenas de quilómetros para norte). lá pude acompanhar, via televisão, já que nesse local pouco há para fazer para além disso, os directos a partir de viseu. foi o dança comigo (e raios me partam se a bela catarina não está cada vez mais gira...), o jogo particular da selecção nacional com a georgia e, novamente, o dança comigo (não sei se já disse que a catarina furtado está cada vez mais... ah? já disse? pronto então, avancemos). do jogo da selecção tenho algumas questões que julgo serem pertinentes: 1º - nuno gomes chegou a tocar na bola nos 60 minutos que esteve em campo? 2º - o público no fontelo estava a dormir ou apenas terrivelmente aborrecido com a qualidade do jogo? 3º - é mesmo este o fio de jogo e o esquema táctico que vamos apresentar no europeu? 4º - a única jogada que a selecção ensaiou durante o estágio foi aquela em que os jogadores chegam à entrada da área adversário e começam a passar a bola para o lado, uns para os outros, do lado direito para o esquerdo e vice-versa, tentando entediar a equipa contrária até à morte? - esta é uma das maiores perguntas feitas até hoje num blog; eu próprio adormeci a meio. 5º - como é que um jogador sofrível como o hélder postiga se transforma automaticamente num van basten quando comparado com o nuno gomes? 6º - não havia hipóteses de convidar para este último jogo de preparação uma equipa que soubesse realmente jogar futebol? se a intenção era escolher a mais fraquinha de todas para podermos golear, então convidavam o vouzelenses ou os dragões sandinenses, não era preciso irem tão longe. assim, foi constrangedora a exibição, a falta de vontade de jogar futebol da maior parte dos jogadores portugueses e, acima de tudo, a gritante ausência de ideias, de liderança, de fio de jogo, de identidade, de querer, de raça, de empenho, de dizer ao país que somos, efectivamente, fortes candidatos ao título europeu. desta forma, e depois de uma qualificação em cima da meta e das derrotas com a itália e a grécia, cada vez mais portugueses estão convencidos de que nem um jogo vamos ganhar no euro 2008. eu sou um deles.
quando acabou o jogo, esse insuportável jogo, fui fazer algumas compras para o jantar. na rádio ouvi que manuela ferreira leite tinha ganho as eleições para a liderança do psd. ainda bem, assim já todos ficamos a saber quais serão os resultados da próximas eleições legislativas em portugal: mais uma maioria absoluta para o ps. deve-se respirar de alívio no largo do rato.
no regresso a casa da minha irmã, uma notícia desagradável, também na rádio: a morte de carlos alhinho, de 59 anos, em benguela, angola, em virtude de uma queda acidental num fosso de um elevador de um hotel. foi jogador do sporting, do benfica, do fc porto e da selecção nacional. foi o último treinador a levar o académico de viseu à 1ª divisão. espero que a cidade lhe preste a homenagem devida...
venha agora o domingo...

1 comentário:

Gabriela disse...

saudades de falar contigo zé.
só vim dizer isso.

ótima semana!