sexta-feira, maio 02, 2008

10 melhores sitcoms de sempre

o site "gone hollywood" elaborou uma lista com aquelas que considera serem as 10 melhores sitcoms de sempre da televisão norte-americana. da lista, apenas nunca vi as séries "i love lucy" e "the mary tyler moore show". da "roseanne" nunca gostei muito, apesar de admirar bastante o john goodman. do "cheers" e do "m.a.s.h." foi adepto incondicional durante uns tempos. via religiosamente o "cheers" quando começou a ser transmitida na rtp; por sua vez, "descobri" a série "m.a.s.h." na saudosa sic comédia, há uns anos, e fiquei rendido à dupla alan alda / wayne rogers. "simpsons", "friends" e "seinfeld", obviamente, também constariam da minha lista das 10 melhores sitcoms de sempre. assim, de repente, lembro-me de algumas séries que poderiam igualmente constar dessa minha suposta lista: "mad about you", "spin city", "everybody loves raymond", "frasier", "curb your enthusiasm", "arrested development", "the office", etc..
esta é a lista do site "gone hollywood":

10. friends (de 1994 a 2004)
9. i love lucy (de 1951 a 1957)
8. roseanne (de 1988 a 1997)
7. the cosby show (de 1984 a 1992)
6. m.a.s.h. (de 1972 a 1983)
5. cheers (de 1982 a 1993)
4. the mary tyler moore show (de 1970 a 1977)
3. all in the family (de 1971 a 1979)
2. seinfeld (de 1990 a 1998)
1. the simpsons (desde 1989) - "the longest-running comedy on tv holds that record for a reason — it is, quite simply, the best sitcom in history. the animated classic has spent 19 seasons mocking and celebrating pop culture, and giving us tv’s most beloved family and most delightfully ornery 10-year-old, bartholomew j. simpson".

11 comentários:

Anónimo disse...

SPIN CITY?????????

MEU DEUS!



abc

josé alberto lopes disse...

sim, eu estava mesmo a pedi-las com este post...
obrigado por mais esta "tareia", caríssimo(a) abc. já vi que está sempre bastante atento(a) e pronto(a) a disparar.
quanto ao "spin city", sou bastante suspeito porque sempre gostei muito do michael j. fox. e ainda pensei colocar o "family ties" também. então é que você ia mesmo aos arames... "spin city" + "family ties" era caso para mais uns trinta pontos de interrogação.

josé alberto lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
paddy disse...

Afinal há quem concorda comigo que Friends é mesmo a melhor série de sempre =D

josé alberto lopes disse...

paddy: a ter que escolher A MELHOR DE SEMPRE, confesso que ficaria muito dividido entre "friends" e "seinfeld". da mesma forma que ficaria indeciso quanto à melhor personagem de sempre de sitcoms: chandler bing ou george costanza.

paddy disse...

Também gosto de Seinfeld, mas nunca me apeguei tanto aos personagens como com Friends. E aquela não é exactamente a minha citação preferida do Chandler, até porque ele tem tantas muito boas, escolhi aquela porque achei que o caracterizava bem. Acho Friends mesmo a melhor série por causa da maneira como as personagens encaixam bem, se faltar uma já não é o mesmo!

josé alberto lopes disse...

é isso exactamente. eu comprei e vi a série "joey", com o matt le blanc a manter a personagem de "friends", e nota-se claramente que o "acompanhamento" não é tão rico. a personagem dele não muda muito, mantém aquela ingenuidade tão característica e a aptidão para conquistar qualquer mulher que lhe apareça à frente, com o seu famoso "how are you doing?", mas a interacção com as personagens de "joey" está a anos luz de ser tão credível, cómica e envolvente como em "friends". o mesmo sucederia com outra qualquer personagem que "transitasse" para outra sitcom, até com chandler bing. é claro que compraria na mesma a série, matthew perry consegue ser brilhante na sua composição, mas iria sempre sentir a falta dos outros cinco.

Anónimo disse...

chandler tem muita piada, naquele contexto. mas nunca seria a melhor personagem de sempre. ele ganha porque não há ninguém naquele registo. ross é pouco elástico, joey é burlesco limitado, elas sao gajas (phoebe é a palhaça e consegue ter piada nos momentos histéricos), e chandler é o único Normal e por isso utilizável para mandar piadas mais elaboradas e criativas.
gosto dele, mas ganha pela concorrência, sobretudo.

pedro

josé alberto lopes disse...

mais para o fim da série a personagem do ross começou a ter muito mais piada. aquele episódio com a denise richards (prima dele e da monica) é inesquecível. a cena em que ele se "atira" à prima, no sofá, é hilariante. o chandler, de todos, é o mais inadaptado, o que tem menos namoradas (ross e especialmente joey têm o triplo) e o que tem o emprego mais aborrecido (aliás, os outros nem sequer sabem o que ele faz). o seu forte são os comentários sarcásticos, mas admito que quando ele assume a relação com a monica a personagem perde um pouco de brilho, vestindo um registo mais "certinho". curiosamente, ou talvez não, foi aí que a personagem do ross, em sentido inverso, ficou mais engraçada, chegando a raiar o nonsense por vezes.
em relação à melhor personagem de sitcoms, reconheço que a de george costanza tem mais substrato, é psicologicamente mais bem trabalhada e, acima de tudo, mais coerente, mantendo o mesmo registo do princípio ao fim da série. mas costanza também "beneficia" da interacção com alguém ponderado e calmo com jerry seinfeld e com o desvairado do kramer.
quanto ao comentário do pedro, não concordo que chandler seja o único "normal". a rachel e a monica são mais "normais" do que ele, que tem um background estranho: pai gay, mais tarde transformista, mãe escritora de romances pseudo-eróticos, no início da série são recorrentes as alusões à sua suposta homossexualidade, total falta de jeito para abordar o sexo oposto, etc.. a relação de amizade com joey, colocando lado a lado um garanhão e um "envergonhado", é um dos pilares da série (da primeira metade, porque o pilar da segunda metade da série, tendo o chandler como referência, é a sua relação com a monica).

Anónimo disse...

Já vi a grande maioria das comentadas até agora. Por acaso tenho que admitir que gosto bastante de Spin City. Mas para mim a melhor de todos os tempos é uma que acho que ainda ninguém mencionou: Coupling, da BBC!!!

delarocha disse...

Talvez venha já um pouco tarde (lol), mas quero expressar a minha indignação pelo facto de Seinfeld não se encontrar na primeira posição: é sem dúvida a melhor de sempre, só ombreada pela mítica "Cheers" talvez. Quanto às personagens, talvez Kramer no seu papel secundário mereça mais o prémio do que Constanza, mas vá...Aceita-se. :)
Talvez a personagem de John Goodman em Roseanne também merecesse figurar, mas não entremos por aí.

Noto aí, a propósito do comentário sobre a não-presença de Coupling, que não existe na lista uma única britcom. Ora, talvez não seja imperial, mas para mim algumas teria lugar no top10, para não dizer que ocupariam quase todos os lugares, e acho completamente injusto que não figurem na lista séries (além de Coupling), como Fawlty Towers, do magnífico John Cleese, Yes Minister, Allo Allo, etc etc. Imperdoável :)

Fora deste contexto, quero convidar o actor a ver "How I met Your Mother", série que teria lugar neste post fosse ele escrito daqui a 10 anos, pois é realmente fabulosa. Ao nível de Seinfeld, diria.

Bons posts ;)