terça-feira, abril 15, 2008

vertiginosamente rápido


esta foi a única foto de jeito que consegui tirar na inauguração do palácio do gelo, que contou com a presença de catarina furtado. sempre imensamente rodeada de fotógrafos, câmaras de filmar e de várias entidades (presidente da câmara e da visabeira, governador civil, bispo de viseu, etc.), tornava-se complicado vislumbrar fosse o que fosse da apresentadora. de vestido preto, pelos joelhos, e mais alta do que eu esperava, catarina exibiu toda a sua classe e simpatia, respondendo sempre de forma afável a qualquer solicitação. na sua primeira intervenção, às 17h00, como "host" das cerimónias de inauguração, tentou espicaçar os presentes, pedindo palmas e entusiasmo (neste aspecto, foi uma cópia do que costuma ser aquando da apresentação do "dança comigo"). não foi arrogante, não foi "estrela", não quis ser a vedeta do evento. ali a vedeta era indiscutivelmente o palácio do gelo, uma autêntica monstruosidade comercial, desportiva e cultural.
enquanto a visita às instalações decorreu pelos pisos -1, 0 e 1 as coisas correram bem. mas eu estava a guardar-me para a cerimónia da bênção das instalações, dos discursos da praxe, etc., porque seria a melhor altura para tirar fotos ou simplesmente ficar embasbacado a contemplar demoradamente a bela apresentadora. entre o piso -1 e o piso 0 tirei a foto que encima este post. foi a única oportunidade que tive para a fotografar sem que o batalhão de fotógrafos se colocasse à minha frente. isto porque a catarina e o presidente da visabeira (o sortudo que está ao lado dela na foto) estavam nas escadas rolantes. pensei que seria uma boa foto de arranque para o que eu esperava ser uma tarde em cheio. mas... não. a partir do momento em que a comitiva começou a subir para os pisos cimeiros nunca mais a vi. isto porque, vá-se lá saber porquê, a organização resolveu fazer a tal cerimónia oficial (discursos e tal) no último piso. no sacana do último piso. eu, como tenho vertigens na exacta medida em que o tony ramos tem pelos no corpo, não fui sequer capaz de passar do piso da fnac, o piso 1, e mesmo assim já me estava a fazer alguma confusão. digamos que foi uma espécie de "remake" do filme "vertigo", de alfred hitchcock, em que eu fui o james stewart e a catarina a kim novak. ainda esperei pela abertura da fnac, às 20h30, para ver se voltava a ter uma "abébia". mas... também não. presidente da câmara, sim. governador civil, sim. catarina furtado, nem vê-la. dessa forma, e como também não gosto muito de estar no meio de multidões, que começava a ficar impaciente para entrar na fnac, empurrando constantemente, porque cada centímetro é significante e aproxima-nos da desejada meta (para quê estar a dez metros quando podemos estar a nove metros e meio? é burrice...), resolvi desistir. com a minha sorte, às tantas a catarina ainda apareceu por lá, já não tão maquilhada e produzida, como eu gostaria de a ver (preferia mil vezes vê-la de calças de ganga e t'shirt). assim fiquei com a sensação de que a vi "in character", vestindo a mesma personagem como se estivesse a apresentar mais uma edição do "dança comigo". isso vejo eu na televisão, todos os sábados. mas enfim, já foi muito bom assim, depois de tantos anos de desencontros. só foi pena aquela estapafúrdia decisão de mandar toda a gente para o último piso, sem pensarem em todos aqueles que sofrem de vertigens (por acaso, acho que fui só eu que não subi...). se nem a catarina furtado me faz vencer o meu medo das alturas, então sou mesmo um caso perdido.

1 comentário:

Jerri Dias disse...

Eu já sentei ao lado da Ana Paula Arósio no talk show do Jô. Conversei com ela e entreguei a ela uma cópia de um filme trash que fiz... Ela também é mais alta do que aparenta.

So pra provocar...