quarta-feira, abril 16, 2008

onde estava "este" sporting?

que jogo inesquecível, caramba! passei por variadíssimos estados de alma durante os 95 minutos de jogo. ao intervalo estava completamente destroçado, recordando outros jogos importantes em que o sporting tinha falhado em casa, como foram os casos do cska moscovo, roma, glasgow rangers, etc.. ainda por cima a equipa raramente tinha conseguido virar um resultado esta época. mas a segunda parte foi de louvar, especialmente a partir da saída de romagnoli, que esteve francamente mal. paulo bento "sacrificou" mais uma vez miguel veloso, colocando-o a central, apostando mal em adrien silva (voltou-se a verificar que o jogador ainda está "verde" demais). izmailov ainda entrou na primeira parte e, para mim, foi o homem do jogo, canalizando o caudal ofensivo do sporting pelo lado direito, colocando léo sempre em sobressalto e impedindo as suas investidas atacantes. o benfica esteve quase toda a segunda parte no seu meio campo, impotente perante a avalanche ofensiva do sporting. petit pareceu muito desgastado, tem feito uma época de fraco rendimento, especialmente a nível físico, e foi dos primeiros a "quebrar" no meio campo encarnado, seguindo-se rui costa (excelente primeira parte, no entanto) e maxi pereira. quando saiu romagnoli, entrando derlei, paulo bento conseguiu colocar sistematicamente a equipa no meio campo encarnado. miguel veloso subiu no terreno, para a posição de trinco; grimi subiu bastante, tal como abel, pelos flancos; joão moutinho ao meio, vukcevic à esquerda, izmailov à direita e yannick no meio; na frente, derlei e liedson. com esta disposição no terreno, o sporting "sufocou" o benfica, confundindo os encarnados com constante rotatividade dos jogadores. os primeiros três golos surgiram pelo lado direito, com léo desamparado perante abel, izmailov e joão moutinho. mas até foi vukcevic (na tal rotatividade) que centrou para o primeiro golo, com o seu pior pé, o direito, para yannick marcar. no segundo golo, a assistência foi de joão moutinho, para liedson marcar. no terceiro golo, foi izmailov a assistir derlei. até o quinto golo do sporting surgiu do lado direito, com miguel veloso, também com o seu pior pé, o direito, a centrar para vukcevic marcar o golo da noite. apenas o quarto golo do sporting surgiu no miolo do terreno, com yannick a marcar. para quem se queixava, como eu, das fracas opções ofensivas do sporting há uns poucos meses atrás, hoje os golos foram todos apontados por avançados.
foi notória a grande raça dos jogadores e a férrea vontade de chegar à final da taça. isso foi bem evidente quando o sporting partiu novamente para cima do benfica quando sofreu o "injusto" 3-3, apontado por rodriguez. lançou-se sem receios à procura de novo golo e foi feliz, teve a tal estrelinha que lhe tem faltado sistematicamente em jogos importantes (neste caso, foi o precioso ressalto da bola em luisão no remate fora da área de yannick, que fez a bola passar por cima de quim). o benfica estava completamente perdido no terreno, sendo por demais evidente que não tem no banco um treinador minimamente capacitado para "ler" o jogo e orientar devidamente os seus jogadores. entrou sepsi e saiu di maria, rodriguez não sabia que posição ocupar, rui costa foi falar com chalana para lhe perguntar qual era a posição de sepsi no terreno, cardozo estava para entrar quando surgiu o 3-3 e só entrou quando o sporting fez o 4-3. petit estava "a pedir" a saída de terreno desde o meio da segunda parte (binya estava fresco no banco), claramente esgotado, e, acima de tudo, chalana nunca entendeu que léo precisava de apoio para fechar o lado esquerdo da defesa, sendo sempre ultrapassado pelos dianteiros leoninos, que facilmente chegaram à conclusão de que seria por ali que poderiam chegar mais rapidamente à baliza encarnada. chalana, na conferência de imprensa, voltou a refugiar-se no estafado argumento da arbitragem, que parece ser o único tema que consegue explanar com facilidade. esqueceu-se de referir, também, e para ser verdadeiramente honesto, que di maria devia ter sido expulso ainda na primeira parte. esqueceu-se ainda de explicar como é que o benfica, com mais dois dias de descanso e de preparação do jogo (jogou na sexta e o sporting no domingo para a liga), parecia infinitamente pior em termos físicos na segunda parte do que os leões. enfim, nunca o benfica teve um treinador que fosse, efectivamente, a "cara" do presidente do clube. este pensa como ele e fala como ele, o que é espantoso.
efeitos desta vitória? galvanização e confiança para encarar os últimos quatro jogos do campeonato, que até são relativamente fáceis (leiria, fora; marítimo, casa; paços de ferreira, fora; e boavista, casa), para tentar chegar ao segundo lugar. creio que se o benfica perder no dragão no domingo e o sporting ganhar em leiria, a luta pelo segundo lugar vai ser apenas entre vitória de guimarães e sporting (e o sporting tem vantagem no confronto directo sobre os vimarenenses). o fc porto tem uma palavra importante nesta luta pela vice-liderança: recebe o benfica e vai a guimarães na jornada seguinte. espero sinceramente que mantenham, nestes dois jogos, os níveis exibicionais patenteados ao longo da época. lembrem-se que foi paulo bento o primeiro treinador a reconhecer o mérito da vitória do fc porto na liga. eu sei que é pouco, mas tem que valer alguma coisa...

Sem comentários: