segunda-feira, abril 14, 2008

"martian child"


vi este filme ontem. sou bastante suspeito, desde já, por gostar quase sempre dos filmes em que entra john cusack (tirando o inenarrável "con air"). a lista desses filmes está perto da dezena e meia e contém títulos como "class", "say anything", "shadows and fog", "the grifters", "bob roberts", "bullets over broadway", "city hall", "grosse pointe blank", "pushing tin", "being john malkovich", "high fidelity", "america's sweethearts", "serendipity" e "identity". e john cusack ainda só tem 41 anos... a sua única nomeação sonante em termos de prémios de interpretação foi com o filme "high fidelity", em 2001, nos globos de ouro, que perdeu para george clooney, com o filme "o brother, where art thou?". para além de um magnífico actor, cusack também já demonstrou excelentes capacidades para a escrita, como ficou bem patente nos argumentos de "grosse pointe blank" e "high fidelity" (embora este última seja um argumento adaptado do livro de nick hornby"). john cusack é um daqueles actores a quem fica mal um papel de vilão (nesse aspecto faz lembrar michael j. fox), construiu uma sólida carreira a conquistar esse estatuto de "nice guy", de "jovem inadaptado fechado num corpo de adulto". por isso o seu papel mais marcante seja o de rob gordon, em "high fidelity", o dono de uma loja de discos de vinil. é exactamente assim que "vejo" john cusack e em todos os seus filmes ele exibe resquícios de rob gordon. "martian child" é um desses filmes. aqui é ele david, um bem sucedido escritor de livros de ficção científica, viúvo há dois anos, que decide adoptar dennis, um órfão de oito anos de idade que afirma ser do planeta marte. os comportamentos de dennis, que se fecha durante o dia numa caixa, tem medo do sol e usa um cinto com pilhas para fazer peso porque tem medo de flutuar, transportam david para a sua própria infância, igualmente inadaptada e com os mesmos problemas de entrosamento social. a relação que se estabelece entre os dois é o fulcro deste filme, em que ambos se tentam converter em pai e filho, percorrendo david uma ténue linha entre a responsabilidade de educar uma criança e a vontade de se tornar o seu melhor amigo. apesar das ajudas da irmã (joan cusack, igualmente irmã na vida real) e da amiga (amanda peet, sempre linda), ele cedo percebe que aquela relação só poderá funcionar com muito empenho da sua parte, na medida em que dennis vive absorvido no seu mundo, na sua missão (dizendo repetidamente que foi colocado no planeta terra para executar uma missão). lentamente e com muita paciência, david consegue entrar no seu mundo e ganhar a sua confiança. sinceramente, acho que o filme não funcionaria se o papel de dennis não fosse interpretado de forma credível e ao mesmo tempo enternecedora. mas bobby coleman, de 10 anos, cumpre rigorosamente e com distinção todos os requisitos. será interessante assistir ao seu desenvolvimento como actor nos próximos anos.
"martian child" é baseado num conto, com o mesmo nome, do premiado escritor david gerrold. a realização pertence a menno meyjes. do elenco fazem ainda parte oliver platt, sophie okonedo e anjelica huston.

2 comentários:

Jerri Dias disse...

Valeu a dica. Também sou admirador de Cusack, mas não costumo ver filmes "baba" dele. Mas a sinopse parece interessante.
Já Con Air eu achei bem divertido, um blockbuster sem pretensões e com personagens divertidos.

Jerri Dias disse...

Opa, fico um tempo sem aparecer e já tem horrores de posts.
Bom, passei aqui pra te dizer que fui com a Xanda, minha esposa, assistir o filme. Achei a premissa bem bacana, como já esperava e o filme é bonito e sensível, embora um tanto simplório na maneira como resolve tudo numa cena de "ação" desnecessária naquele ponto do filme. Cusack está ótimo, como sempre.