quarta-feira, abril 02, 2008

catarina furtado em viseu. será desta?


será desta? há cerca de 15 anos que falho sistematicamente, muitas vezes não por minha culpa, o "encontro" com catarina furtado. quem lê habitualmente este blogue, conhece sobejamente a minha "pancada" por ela, tal como os benfiquistas têm por rui costa, os gays por liza minelli ou barbra streisand, ou os habitantes de felgueiras por fátima felgueiras. até a minha mulher já entendeu perfeitamente essa minha faceta e não se importa que eu passe a noite de sábado a salivar em frente do televisor, quando começa o "dança comigo". ela transpira classe, tem um postura sóbria muito particular, não faz tudo, como as outras, para aparecer, para ser vista. ela é uma mulher madura, consciente, que definiu perfeitamente quais eram os passos a dar e quando os devia dar. quando achou que estava a tornar-se excessivamente popular, "fugiu" para londres, para regressar a um anonimato desejável. voltou com mais experiência, mais saber. as pessoas do signo virgem são assim, metódicas, apaixonadas, organizadas, dão tudo o que têm quando iniciam um novo projecto, entregam-se de corpo e alma. na sua infinita classe e beleza, catarina furtado entrega-se de corpo e alma às suas causas, acredita que pode efectivamente fazer a diferença e aproveitar o facto de ser conhecida para algo útil e proveitoso, como o demonstra a sua acção como embaixadora da boa vontade das nações unidas. conhecem alguém assim, em portugal, com apenas 35 anos?
catarina furtado "caiu-me no goto" logo nos seus primeiros passos na televisão, no "top mais", na rtp. seguiu-se, já na sic, o programa "mtv portugal", "chuva de estrelas", "caça ao tesouro", "uma noite de sonho" e "pequenos e terríveis". segui a sua carreira no cinema, em filmes como "pesadelo cor de rosa", "longe da vista" e "maria e as outras"; e nos telefilmes "fátima", "o lampião da estrela" e "a noiva". já na rtp, em 2003, era "obrigado" a ver a "operação triunfo" semanalmente, apenas por ser ela a apresentadora, porque embirro solenemente com este tipo de programas, seguindo-se-lhe o "dança comigo". segui sempre os seus programas com muita atenção (como um verdadeiro admirador faz), assistindo ao seu desenvolvimento profissional e um cada vez maior à vontade em frente das câmaras de televisão, tanto na condução de programas, como em directos ou entrevistas. actualmente, no "dança comigo", catarina atingiu a sua plenitude profissional, num género de programa que lhe assenta como uma luva. a prova disso é o facto de sílvia alberto, a sua "substituta" neste programa e na "operação triunfo", nunca ter conseguido criar uma empatia tão evidente com o público, com os convidados e com o próprio júri. o programa é o "rosto" de catarina, ela brinca com os convidados, manda piadas, dança, mete-se com o júri (especialmente com rita blanco), puxa pelo público, que parece estar sempre "embeiçado" por ela, seguindo todas as suas indicações (algo que com sílvia alberto nunca acontecia. lá está, carisma não tem quem quer...).
por várias vezes, como referi no início deste post, estive perto de ver catarina furtado ao vivo. a primeira aconteceu em 1994, quando apresentava o "caça ao tesouro". viseu foi um dos distritos visitados pelo programa. na altura, trabalhava num jornal regional de s. pedro do sul, a "gazeta da beira", como paginador e jornalista. naturalmente, seria eu a "cobrir" jornalisticamente o evento. mas, no dia exacto, não pude deslocar-me a viseu, porque tive que ficar em s. pedro do sul para dar boleia à minha mulher, então namorada, que estava a trabalhar no hotel das termas por essa altura (e só lá ficou uma semana e meia, porque depois surgiu, finalmente, a hipótese de ir trabalhar para faro, na sua área profissional). mais tarde, quando o programa "chuva de estrelas" fez uma digressão pelo país, eu já estava mais do que preparado para ir ver. no dia marcado deparei-me, no local do concerto, com uma placa a dizer "adiado". e para quando foi agendado o concerto? precisamente para um dia em que eu estava de férias, fora de viseu. é galo! anos mais tarde, já eu estava a trabalhar em viseu, a catarina furtado, na qualidade de embaixadora da boa vontade das nações unidas, esteve em... s. pedro do sul, a dar uma palestra numa das escolas da vila. por isto tudo, começo a duvidar que no próximo dia 15, como aqui se refere, seja finalmente capaz de a ver. é que as nossas vidas andam sempre desencontradas, caramba. mas ainda há mais: ela nasceu a 25 de agosto de 1972; eu nasci a 30 de agosto de 1972! um desencontro de cinco dias apenas!
com tudo isto, no dia 15 de abril, quando a vir, vou provavelmente ter uma apoplexia, com a minha sorte...

3 comentários:

Gabriela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
josé alberto lopes disse...

não tens nada que agradecer. gosto de conhecer novos blogues e admirei a escolha literária e adaptação dos textos ao teu quotidiano. também há muito mérito em saber enquadrar devidamente um texto em determinado contexto ou facto. há todo um trabalho de pesquisa e investigação inerente que não pode ser menosprezado. aliás, seria para mim uma honra enorme que um dia transcrevesses algo escrito por mim no teu blogue...
obrigado pelo desejo de boa sorte para o meu "encontro" com a divinal catarina furtado. aí no brasil é natural que não a conheçam. mas vocês já têm tantas mulheres lindas por aí que não precisam de as "importar"...
já reparei, através do extreme tracking, que o meu texto "comodismo" tem servido muitas vezes de "entrada" para o meu blogue, nomeadamente de visitantes do brasil. ainda bem que gostaste.
por último, sou português, mas o meu nome verdadeiro não é isaac davis. adoptei-o por ser o nome da personagem de woody allen num dos meus filmes preferidos, "manhattan". a minha ideia inicial era usar um nome diferente todos os meses, com personagens marcantes dos meus filmes preferidos, mas fui-me habituando ao isaac e ficou.
saudações cordiais do outro lado do atlântico e um grande obrigado pelas visitas e comentários.

Anónimo disse...

Im looking in to getting one, who has got one of these:

http://travelsystemforbaby.vox.com/