sexta-feira, janeiro 18, 2008

ritual de passagem


lembro-me perfeitamente que a primeira paixão do meu filho por um filme, então com 4 anos, foi por "monstros e companhia". o padrinho enviou, pelo correio, o filme em vhs, como prenda de natal. seguiram-se largos meses em que ele não queria outra coisa. víamos o filme, juntos, e quando acabava lá vinha, inevitavelmente, a frase: "quero ver outra vez". às tantas já ele tinha decorado os diálogos todos do filme, tal como eu e a minha mulher. mas eram momentos bem passados aqueles, porque o filme, de facto, é muito bom. tem os elementos todos na dose certa: humor, acção, fantasia, aventura, amizade, com personagens apelativos. de todos estes, a booh era a preferida. conseguia contagiar-nos aos três, pela sua doçura. fartava-me de carregar no comando no rewind para revermos as suas cenas, especialmente aquelas em que ela aparece pela primeira vez e os monstros fogem dela a sete pés.
seguiram-se vários filmes de animação, já em dvd, e o pedro foi substituindo o "monstros e companhia" na sua tabela de preferências por filmes como "toy story", "fuga das galinhas", "vida de insecto", "a idade do gelo", "à procura de nemo", "shrek", "madagascar", "cars", "artur e os minimeus", "por água abaixo", etc..
a mariana, quase a fazer três anos, começou, em termos audiovisuais, por coisas como little people, noddy e ruca. mais tarde, já nos filmes, "apaixonou-se" pelo shrek (farta-se de rir com o burro no primeiro filme). seguiram-se outras "perdições", como "stuart little 2" e "toy story". mais recentemente ganhou uma especial predilecção pelos "robinsons". até que, no natal, depois de muito procurar pelo filme em dvd, decidi comprar o "monstros e companhia". algo me dizia, até pela experiência com o irmão, que ela ia adorar o filme. e não me enganei. agora, quando lhe pergunto se quer ver um filme ela escolhe sempre o "monstros". desenvolveu uma imediata paixão pela booh, chegando a imitar frequentes vezes o riso dela. tal como o irmão, está sempre a pedir-me para puxar para trás em muitas cenas em que a ternurenta menina aparece. curiosamente, quando estou com a mariana a ver o filme e o pedro dá conta, vem sentar-se ao pé de nós e fica lá a vê-lo até ao fim, com alguma nostalgia estampada no rosto. afinal, este é, sem dúvida alguma, o filme que marca o ritual de passagem entre os dois.
por esta altura, e somando tudo, acho que já vi o "monstros e companhia" umas duzentas vezes, sem exagero da minha parte. conheço o filme de trás para a frente, os diálogos todos, as cenas todas, etc., e por incrível que pareça, não me consigo fartar do filme. e acho que os meus filhos também não...

Sem comentários: