quarta-feira, dezembro 19, 2007

às páginas tantas...

detesto quando me perguntam o que faço profissionalmente, porque as pessoas, a seguir à minha resposta, começam imediatamente a franzir o sobrolho, questionando logo de seguida: "o que é isso?", seguindo-se vários minutos de explicação. já perdi a conta aos olhares de incredulidade que me são dirigidos quando respondo que sou paginador, do género "mas isso existe como profissão?". nas finanças, no banco, na segurança social, sempre que encontro um antigo colega de liceu ou um familiar afastado, voltamos ao mesmo "drama".

- paginador? o que é isso?
- bem, estás a ver um jornal? eu sou o tipo que coloca aquilo tudo em ordem, os títulos, as colunas de texto, as imagens, etc.
- mas como?
- as fotos são tratadas no programa "y", vou buscar o texto ao programa "w" e depois organizo tudo no programa "x", página a página.
- então és jornalista?
- não, eu não escrevo os textos.
- mas então quem escreve?
- os jornalistas.
- mas trabalhas num jornal?
- sim.
- então se trabalhas num jornal és jornalista...
- não. o tipo que trabalha na tipografia também trabalha no jornal e não é jornalista. nem a tipa que dobra os jornais para enviar para os assinantes.
- e tiraste algum curso superior para fazeres isso? (esta é a parte que lhes interessa, saber se tenho ou não mais qualificações do que eles).
- frequentei cursos do cenjor de informática na redacção.
- ah, está bem então.
- e tu? o que fazes?
- sou contabilista.

não seria tudo muito mais simples se eu fosse contabilista? mas nem todos podem ter esse emprego de sonho...

1 comentário:

tulipa_negra disse...

lol
o que me ri com este teu post... acredito no que escreves, também costumam perguntar-me cenas do género... no Expresso? No DN? No JN? enfim... há que ter paciência

beijocas e feliz 2008