terça-feira, dezembro 04, 2007

último episódio de "sopranos"

será que ninguém na rtp2 sabia que ontem passava o último episódio dos "sopranos"? fartam-se de promover e anunciar outras coisas, de menor qualidade, e ontem, aquando da emissão do último episódio de uma das mais importantes séries televisivas de sempre, nem sequer anunciam? saberiam que era o derradeiro episódio? ou ficaram completamente confusos pela forma como acaba o último episódio? devem ter pensado: "isto não pode acabar assim, este não pode ser o último episódio!". enfim... de qualquer forma, eu já sabia que ontem me ia despedir da família soprano, porque tenho acesso às sinopses dos episódios. mas certamente que muita boa gente assistiu ontem ao episódio desconhecendo que era o último.
deixando isso de lado, custa ver sair do ar uma série como "sopranos", tal como custaram as despedidas de "seinfeld" e "friends". e, em jeito de confissão apaixonada, ainda bem que a série não acabou com a morte de tony soprano. no final, ficaram no ar muitas questões, muitas dúvidas sobre o que se passaria a seguir, antes de o ecrã ficar totalmente negro e começarem a passar os créditos finais. assim, acabou num saudável ambiente familiar, algo que não acontecia há muito na série, com os quatro elementos da família em comunhão e claramente a sorrirem para o futuro. ficamos sem saber se o tipo que estava no balcão, a olhar constantemente para a mesa de tony, e que depois foi à casa de banho, era ou não um assassino contratado para "despachar" tony soprano, tal como sucedera com phil leotardo (numa das mortes mais mórbidas de sempre da televisão). este avolumar de tensão sempre foi uma das imagens de marca da série, normalmente para não dar em nada. sinceramente, para mim, depois da mencionada morte de phil leotardo, o grau de violência já tinha atingido a sua expressão máxima, era desnecessário ver verter mais sangue. quem seguiu a série sabe que era mais do que natural que tony soprano tivesse a "cabeça a prémio", por isso... acho que foi melhor assim. o desfecho fica a cargo da nossa imaginação, que se encarregará de absolver ou condenar os actos de uma das personagens mais bem elaboradas de sempre da história da televisão.

3 comentários:

Anónimo disse...

a rtp2 andou a anunciar o último episódio como último episódio nos dias anteriores à emissão.

josé alberto lopes disse...

tudo bem, acredito que sim, não o posso comprovar porque não vejo rtp2 durante as 24 horas do dia. de qualquer forma, é prática comum da rtp2, sempre que exibe um último episódio de uma série qualquer, colocar a palavrinha "último" por baixo do seu símbolo. fez isso com o 24, o six feet under, o what about brian, o the L word, etc. não o fizeram na segunda-feira. foi só por isso. confundiu um pouco as pessoas, e na terça feira ainda foram algumas as pessoas que comentaram isso comigo, que não assistiram às promoções do canal nos dias anteriores. de qualquer forma, obrigado pelo comentário e pela rectificação.

Anónimo disse...

ora eu a preparar-m esta 2f p + um episodio d mh serie d eleiçao e...nd!! d facto acabou num ambiente demasiado trankuilo, na imagem d fundo tds reunidos, a ouvir-s a campainha d porta d restaurante quando a filhota ia p entrar e...fim!
enfim, uma ds melhores series d smp! #