terça-feira, novembro 13, 2007

"roxanne"



no mesmo dia em que comprei "the princess bride", comprei "roxanne", igualmente datado de 1987. esta versão moderna da célebre peça "cyrano de bergerac", datada de 1950, de edmond rostand, foi realizada por fred schepisi, com argumento de steve martin, sendo que desta vez a acção se desenrola numa pacata cidade americana, onde c.d. bales (steve martin) é o comandante dos bombeiros (note-se que a personagem "c.d. bales" tem as mesmas iniciais que "cyrano de bergerac"). respeitado e admirado por toda a gente, c.d. tem, no entanto, uma particularidade física que as outras pessoas não conseguem deixar de reparar: o seu enorme nariz. quando roxanne kowalski (daryl hannah) chega à cidade, o comandante não resiste e apaixona-se, sem nunca lhe revelar o que sente, por se sentir obviamente constrangido pelo seu aspecto. por sua vez, roxanne sonha com um homem romântico, belo e inteligente. quando troca tímidos olhares com o belo chris (rick rossovich) começa a pensar que ele pode ser isso tudo. o problema é que, para além da beleza, rick não tem nenhum dos outros dois atributos, exibindo tanto romantismo e inteligência como uma máquina de lavar. quando c.d. bales toma conhecimento da paixão de roxanne por chris, bombeiro na sua corporação, resolve ajudar o pobre rapaz a cortejar a bela roxanne, escrevendo-lhe as cartas românticas em seu nome. ela apaixona-se pelo físico de rick e pela personalidade de c.d. (que ela pensa que pertence a rick).
com "roxanne", steve martin foi nomeado para o globo de ouro de melhor actor em comédia ou musical, venceu o prémio de melhor actor da los angeles film critics association e da national society of film critics awards, vencendo ainda o prémio de melhor argumento adaptado da writers guild of america.
mais um daqueles filmes para guardar muito bem lá em casa, ao lado desse portento cinematográfico chamado "cyrano de bergerac".

1 comentário:

tulipa_negra disse...

bem, isso é que é comprar filmes! ;-)

beijocas