quinta-feira, outubro 11, 2007

nuvens in rainbows

desculpem a insistência de hoje em relação ao novo disco dos radiohead, mas é um daquelas sensações de que não se consegue fugir. apetece ouvir, ouvir... até à exaustão (que ainda não aconteceu, diga-se). como detentor de toda a discografia oficial dos radiohead, grupo que constará sempre da lista das minhas 10 bandas preferidas, é normal que reaja efusivamente sempre que é lançado um novo trabalho. "descobri-os", como toda a gente, com "creep"; exultei com "the bends", ouvi "fake plastic trees", "street spirit (fade out)" (que será a música do meu funeral), "high and dry", "bullet proof... i wish i was", "sulk" e "nice dream" centenas de vezes; depois veio a consagração universal com "ok computer". comprei o disco, gravei-o para uma cassete e esta andou no meu opel corsa comercial vários meses, sempre a rodar. corria o ano de 1997 e eu instalava-me de "armas e bagagens" em viseu e todas as músicas do disco me transportam imediatamente para esses dias. "no surprises", "exit music (for a film)", "lucky", "let down", "paranoid android", "karma police", "airbag", "the tourist"... deve ter sido um dos discos que mais vezes ouvi na vida. em 2000 chegou "kid a", muito elogiado pela crítica mas que nunca me convenceu. apesar disso, continha uma verdadeira pérola chamada "how to disappear completely". no ano seguinte lançaram "amnesiac", quase um prolongamente de "kid a", dado que foi gravado na mesma altura. mesmo assim, destacam-se boas músicas como "knives out", "pyramid song", "i might be wrong" e "you and whose army?". em 2003, os radiohead regressam a uma orientação musical mais próxima de "ok computer", com o disco "hail to the thief". em termos de preferências, este era o meu terceiro album preferido da banda, antes do lançamento de "in rainbows". a música "sail to the moon", que hoje me esqueci de colocar no post sobre o novo disco, quando disse que o tema "nude" surgia na mesma linha de "how to disappear completely" e "exit music (for a film)" (lá está, faltava incluir também a "sail to the moon"), é uma das melhores de sempre da banda. depois ainda há "wolf at the door", outra magnífica música, "where i end and you begin", "we suck young blood", "there there", "scatterbrain", "go to sleep" e "i will". agora, com a chegada de "in rainbows" e pelo número de vezes que já o ouvi hoje, duvido que "hail to the thief" mantenha o lugar no pódio. hoje, para colocar "nas nuvens", decidi-me por três músicas: "nude", "weird fishes/arpeggi" e "house of cards". mas foi difícil a escolha, porque dos dez temas do disco só ainda não absorvi completamente a "15 step". em termos de avaliação, se tivesse que lhe dar uma pontuação de 1 a 10 hoje, seria um claro 9. veremos como "amadurece" o disco com mais umas dezenas de audições em cima...

Sem comentários: