quarta-feira, outubro 24, 2007

conclusões "a quente"

dia 23 de outubro, dia em que perdi totalmente o respeito e a consideração que tinha por Paulo Bento como treinador de futebol. miguel Veloso tem sido, sem dúvida alguma, o melhor jogador da liga nacional na sua posição, trinco. pela sua consistência, tanto a defender como a atacar, pelo forte pendor ofensivo, pelos passes longos milimétricos, etc.. perante a impossibilidade de utilizar polga, paulo bento decidiu colocar miguel veloso a central… gladstone estava disponível, mas paulo bento decidiu sacrificar o seu meio campo e o seu melhor jogador para a posição de trinco. mais: conseguiu, com esta opção, "anular" joão moutinho, encarregue apenas de missões defensivas.
tiago falhou incrivelmente em ambos os golos (compensou com a grande penalidade defendida); stojkovic tinha sido o melhor jogador do sporting em kiev. por pirraça, paulo bento deixou-o de fora dos convocados. fez bem, como se viu…
depois, aquela "fatídica" substituição. o resultado era 1-1, sem dúvida que muito positivo para o Sporting, e paredes preparava-se para entrar. estava já junto à linha, quando a roma fez o 2-1. muito bem, pensei eu, a substituição vai ser cancelada e vai entrar outro jogador (um outro qualquer, dos "pernetas" que tínhamos no banco). mas não. enganei-me. entrou paredes na mesma. para quê? defender o resultado? adiantar joão moutinho? o que é certo é que miguel veloso continuou na defesa, ao lado do atrapalhado tonel (que ficou pessimamente na fotografia no segundo golo romano, tal como abel e tiago). saiu vukcevic. no banco não havia nenhuma solução válida, os melhores jogadores estavam em campo. para quê meter jogadores que são infinitamente mais fracos do que aqueles que estavam em campo? depois entraram celsinho e purovic, dois dos mais fracos jogadores da história da liga dos campeões. e yannick? fez alguma coisa de jeito no jogo inteiro? nada, simplesmente nada. porque saiu então vukcevic e não yannick? coitados de liedson, joão moutinho, romagnoli, izmailov e miguel veloso. com "colegas" destes… não precisam de adversários.
a tentativa de paulo bento, nos últimos 15 minutos, de chegar ao empate foi ridícula. meteu toda a gente lá na frente, para não o acusarem de não meter avançados e de não procurar o empate. mas, ao fazer isso, fragmentou a equipa. o tosco do purovic foi atrapalhar o liedson; celsinho foi para o lado esquerdo do ataque mostrar toda a sua magnífica e contundente inconsequência (izmailov, que saiu para entrar o brasileiro, faria sempre, mesmo esgotado fisicamente, melhor do que este ronaldinho "look a like"; yannick fez o mesmo que celsinho no lado direito, ou seja, nada; romagnoli e moutinho tentavam fazer algo no meio campo, mas não tinham ninguém para dar continuidade às suas jogadas. enfim, ficou bem explicito que o sporting não tem equipa, nem treinador, para estas andanças.
para mim, a solução passaria sempre pelo adiantamento de miguel veloso, entrando, ainda com o resultado em 1-1, gladstone para central. saía yannick, moutinho passava para a direita, vukcevic na esquerda, romagnoli no meio e izmailov mais perto de liedson. isto porque o sporting não tem, como se viu ontem, banco de suplentes à altura de uma prova deste calibre. até parece que são escolhidos a dedo: celsinho, purovic, farnerud, had, gladstone. caramba, quem é que compra estes tipos? é por catálogo? com uma "espinha dorsal" cheia de qualidade (stojkovic, polga, moutinho, veloso, romagnoli e liedson), não acertam nos restantes jogadores para construir uma equipa que dê luta a nível nacional e europeu? pelos vistos, ainda não será este ano. os dirigentes leoninos conseguiram esse feito notável que foi construir um plantel com opções atacantes ainda mais fracas do que nos últimos anos. ontem até deu para sentir saudades de bueno e de alessandro. já para não falar no deivid, que brilha agora na liga dos campeões pelos turcos do fenerbache.
espero, pelo menos, que não deixem fugir o terceiro lugar, como no ano passado...

Sem comentários: