quarta-feira, setembro 12, 2007

o último beijo




"the last kiss"


michael, 29 anos, tem tudo o que sempre quis na vida: excelentes amigos, uma namorada espectacular, um bom emprego, carro e casa própria. a sua vida, pré-delineada, como ele admite, correu sempre como ele quis. renitente quanto ao casamento ("para que é que eu preciso de vestir um smoking, convidar uma centena de pessoas e tirar grandes quantidades de fotos para provar a uma pessoa que a amo?"), partilha a casa com a namorada, sem ser pressionado pela companheira para assumir um compromisso mais sério. a sua vida perfeita é abalada, no entanto, pela inesperada gravidez da namorada, o que vai despoletar uma crise existencial numa pessoa pouco preparada para ser responsável por uma família. à beira dos 30 anos, michael sente que está à beira da idade adulta, sem que tenha aproveitado verdadeiramente a sua juventude, tão preocupado que estava em seguir o seu rumo pré-delineado, e por isso sente-se enclausurado no meio das suas dúvidas, porque sente que se casar com jenna (a namorada) a sua vida vai deixar de ter surpresas: "tenho pensado na minha vida ultimamente e tudo parece estar já planeado. é como se eu soubesse já o que me vai acontecer. já não há surpresas". mas, no casamento de um amigo, michael é precisamente confrontado com uma dessas "surpresas", ao conhecer kim (rachel bilson, na foto), estudante universitária de mente aberta, muito mais nova do que ele e extremamente insinuante, com quem ele desabafa as suas crises emocionais. sentindo que michael está prestes a deixar a namorada, pelo teor da sua conversa (ele não lhe conta que jenna está grávida), kim enceta um descarado flirt com ele, a que michael não sucumbe imediatamente. inevitavelmente, desejoso de um escape para todos os seus problemas existenciais, ele acaba por ceder e começa a encontrar-se com ela. para alguém que está com um enorme receio de entrar na casa dos "30" e de assumir a paternidade e o casamento, o aparecimento de kim e o efeito que ela provoca ("fazes com que eu me sinta 10 anos mais novo") acaba por ser um bálsamo rejuvenescedor. todavia, quando a tentação e o prazer acabam, começa geralmente o sentimento de culpa e michael vê-se no dilema de ter que optar entre os seus dois futuros possíveis: estabilidade com jenna ou aventura com kim.
até ao final do filme, michael consegue colocar as suas prioridades em ordem. o problema é que a pessoa que ele escolhe pode já não estar lá à espera dele...
com argumento de paul haggis ("million dollar baby" e "crash"), "the last kiss" é uma adaptação do filme italiano, de 2001, "l'ultimo bacio", de gabriele muccino. esta versão, dirigida por tony goldwin, é um drama ligeiro que fala sobre compromissos, infidelidade, o fim da juventude e entrada na vida adulta. para além dos dilemas de michael, o filme interliga ainda várias histórias de relações periclitantes, de casamentos falhados e de novos começos, mas com um toque de humor subtil sempre presente.
o elenco é soberbo: zach braff, da série "scrubs" (sic radical), jacinda barret (magnífica interpretação), rachel bilson, da série "o.c." (fox), casey affleck, michael weston, eric christian olsen, tom wilkinson e blythe danner.
recomendo vivamente!

2 comentários:

tulipa_negra disse...

perdi esse no cinema, mas está na minha lista de dvds para ver!

beijocas

P.s. ja tenho o autógrafo, depois manda-me a morada para onde enviá-lo!

She was anouk disse...

muito bom blog. boas críticas, boas fotos, bom espírito artistico! concerteza voltarei a vir ler as tuas coisas! parabéns! :)