quinta-feira, setembro 06, 2007

filmes preferidos

ontem, ao escrever sobre o filme "the fisher king", dei conta de que já possuía em dvd muitos dos meus filmes preferidos. com esse pensamento em mente e como sou grande adepto de listas de preferências, sejam elas quais forem, decidi criar uma para os classificar. mas na lista só constam filmes que tenho em dvd. por isso não entram filmes que tenho em vhs, que poderiam perfeitamente constar desta tabela, dada a sua qualidade (estão certamente na minha lista de compras, tenho é dificuldade em encontrá-los). são os casos de "o fabuloso destino de amélie", de jean-pierre jeunet, "a vida é bela", de roberto benigni, "cinema paraíso", de giuseppe tornatore, "out of sight", de steven soderbergh, "play it again sam", de woody allen, "clube dos poetas mortos", de peter weir, "os condenados de shawshank", de frank darabont, "rushmore", de wes anderson, "princess bride", de rob reiner, ou os "suspeitos do costume", de bryan singer.
o problema foi escolher um número de filmes preferidos. dez? cinquenta? cento e quarenta e três? decidi-me pelo 35 (quem lê este blog percebe perfeitamente porquê?). e saiu isto:

1. cyrano de bergerac, de jean-paul rappeneau
2. when harry met sally, de rob reiner
3. anniel hall, de woody allen
4. manhattan, de woody allen
5. a vida de brian, de terry jones
6. sideways, de alexander payne
7. the fisher king, de terry gilliam
8. os fabulosos irmãos baker, de steve kloves
9. quatro casamentos e um funeral, de mike newell
10. monty python e o cálice sagrado, de terry gilliam e terry jones
11. pulp fiction, de quentin tarantino
12. seven, de david fincher
13. the commitments, de alan parker
14. a residência espanhola, de cédric klapisch
15. quase famosos, de cameron crowe
16. alta fidelidade, de stephen frears
17. top secret, de jim abrahams e david zucker
18. naked gun, de david zucker
19. the bourne identity, de doug liman
20. the bourne supremacy, de paul greengrass
21. os intocáveis, de brian de palma
22. die hard, de john mc tiernan
23. sin city, de frank miller e robert rodriguez
24. match point, de woody allen
25. about a boy, de chris e paul weitz
26. lost in translation, de sofia coppola
27. ocean's eleven, de steven soderbergh
28. venus, de roger michell
29. a idade do gelo, de chris wedge e carlos saldanha
30. salteadores da arca perdida, de steven spielberg
31. notting hill, de roger michell
32. monstros e companhia, de pete docter
33. a mulher falcão, de richard donner
34. indiana jones e a grande cruzada, de steven spielberg
35. lucky number slevin, de paul mc guigan

2 comentários:

Anónimo disse...

meu deus, isaac! onde está TODO O CINEMA DO MUNDO? onde está resnais? renoir? lang? murnau? wenders? preminger? cukor? rosselini? powell? kurosawa? ozu? ford? hawks? wilder? hitch?...

não digo isto para te ensinar nada: apenas para te tentar convencer a veres alguns dos melhores filmes de sempre. dos quais, muito provavelmente, virão alguns dos que gostas.

e quando tens filmes tão bons aqui na tua lista, é natural que se procure ir mais longe e ver cinema em toda a sua dimensão. e apenas digo isto porque percebo que levas isto a sério e porque não encontro filmes... enfim... antiguinhos nesta lista.

abraços,
luis cruz

josé alberto lopes disse...

caro luis, tens toda a razão do mundo. reconheço que não sou um cinéfilo com conhecimentos muito vastos, nomeadamente em termos de filmes feitos antes das décadas de 70 ou 80. por falar nisso, lembrei-me que me esqueci de inserir na lista o filme "duck soup", dos irmãos marx (e este era bem antigo mesmo). o propósito da lista era enunciar as minhas preferências em termos de filmes que possuo em dvd. como deves saber, resido em viseu, onde não há FNAC nem locais de venda de dvds que saiam um pouco da corrente comercial vigente. aqui existem a worten, a electric co. e o jumbo. encontrar aqui um filme dos realizadores que enumeraste é... impossível. em termos de aluguer, passa-se rigorosamente o mesmo. o acesso a filmes antigos é inexistente. não quero com isto desculpar-me ou branquear essa minha lacuna em termos cinematográficos, simplesmente estou a apresentar os factos. devo ir à FNAC uma vez por ano e quando vou costumo preferir gastar dinheiro em séries de tv (ultimamente tenho preferido as séries aos filmes: entourage, nip tuck, seinfeld, friends, lost). de qualquer forma, agradeço o teu comentário. já vi alguns filmes de billy wilder (quanto mais quente melhor), do hitchcock (adorei o vertigo e a janela indiscreta), mas não tenho esses filmes em dvd. como tal, não os poderia listar. os que listei são os que tenho e os que tive a possibilidade de comprar, dentro das minhas reduzidas opções. obrigado pela atenção que dispensaste à minha lista.