quinta-feira, agosto 23, 2007

alerta vermelho

perguntas que me ocorrem sobre a "crise" no benfica:
- se fernando santos já era mau no ano passado, e bastante criticado, porque raio é que iniciou esta época?
- porque motivo fernando santos, que havia dispensado o jogador quando era treinador do sporting, concordou com a contratação de luís filipe?
- e porque razão o colocou a jogar, contra o leixões, na posição de médio ala direito, se foi precisamente nessa posição que não rendeu nunca o suficiente para ficar no plantel do sporting?
- com a saída de josé veiga, não passou a ser luís filipe vieira o responsável pela área do futebol e, sobretudo, pelas contratações? quem contratou andrés diaz, freddy adu, di maria, luís filipe?
- quando vendeu simão, luís filipe vieira não prometeu que vinha a caminho um jogador ainda melhor que ele? quem seria? freddy adu? di maria? luís filipe? eusébio? coluna? simões?
- o que venceu josé antónio camacho no benfica no ano e meio em que lá esteve?
- ninguém no clube consegue ver que nuno gomes e mantorras, nos largos anos que já vestem de encarnado, não marcaram mais do que 20 golos juntos?
- terá luís filipe vieira ido buscar camacho, prevendo uma mais do que provável eliminação na pré-eliminatória da liga dos campeões, para depois ter mais uma desculpa esfarrapada para dar aos adeptos e assim ficar protegido de qualquer crítica dos adeptos?
- será que luís filipe vieira não acerta uma contratação? moretto, manduca, marco ferreira, manu, paulo jorge, marcel, karadas, karyaka, nelson, luís filipe?
- manuel fernandes era titular indiscutível no esquema de fernando santos na pré-época. porquê vendê-lo no dia anterior ao primeiro jogo oficial da época?
- porquê repreender publicamente nuno gomes pelos comentários proferidos no final do jogo com o leixões, se poderia resolver a questão calmamente no seio do clube?
- como pode um clube com a dimensão e os objectivos do benfica não ter nenhum central disponível para a segunda jornada do campeonato e para a segunda mão da pré-eliminatória da liga dos campeões?
- porque não foi inscrito stretanovic?
- porque raio contrataram cardozo, ponta de lança alto, forte e poderoso, se foram vender o jogador que melhor o poderia servir em termos de cruzamentos (simão)?
- se a época está apenas a começar, porque é que há jogadores no benfica com péssimos índices físicos (petit, nelson, katsouranis, nuno assis, nuno gomes)?
- porque raio é que os adeptos do benfica não "caem em cima" do presidente? foi ele que comprou os jogadores; foi ele que ainda na semana passada disse que este era o melhor plantel do benfica dos últimos 10 anos e que qualquer treinador se deveria sentir orgulhoso de treinar aqueles atletas... depois empatam com o leixões e muda tudo: o discurso, o treinador, vão-se comprar mais meia dúzia de jogadores (não sei onde há tanto dinheiro naquele clube!... berardo?), etc.. acharão os adeptos que luís filipe vieira é intocável apenas porque ele se insurge contra pinto da costa e não mostra medo dele? mas vale e azevedo também já fazia isso no tempo dele...
- porque motivo os jornalistas nunca questionam luís filipe vieira sobre aquela famosa conversa telefónica com valentim loureiro, em que o presidente encarnado "escolhe" o árbitro para um jogo da sua equipa com o belenenses, para a taça de portugal? e porque é que luís filipe vieira faz tanto barulho sobre as conversas telefónicas do caso apito dourado, se ele próprio também fez o mesmo? desconhece a expressão "quem tem telhados de vidro não atira pedras"?

enfim, veremos que jogadores virão incluídos no próximo autocarro de aquisições do benfica. para já, com o que temos visto das contratações, apenas cardozo parece merecer a aposta. se di maria for mais um flop, como parece ser freddy adu, lá vai o benfica chegar ao natal em terceiro ou quarto lugar... como sportinguista, nada disto me preocupa verdadeiramente. o que me chateia mesmo são os falsos ídolos...

1 comentário:

Anónimo disse...

excelente.
MESMO.
tudo perguntas pertinentes, e quase todas irão ficar por responder. malta do futebol tem fraca memória, realmente. coitado do meu clube. às vezes é melhor ver isto tudo de fora, como fazes aqui.

(já que perguntas tantos porquês... cuidado com eles, zé. muitos deveriam ser "por que".)