quinta-feira, julho 26, 2007

pré-época futebolística

que grande salto de felicidade dei eu esta manhã, na minha cozinha, quando ouvi na televisão que a transferência do simão para o atlético de madrid estava consumada. melhor do que esta notícia só o anúncio da contratação, pelo sporting, de frank lampard, wayne rooney e john terry. é inegável o peso e a importância que simão tinha na equipa do benfica. a sua saída é uma "prenda" para o sporting e o fc porto. agora que o benfica parece ter acertado, finalmente, num ponta de lança, cardozo, vende o seu principal municiador. excelente! ainda por cima, como perdeu micolli e derlei, as alternativas para o lugar de ponta de lança são uma miséria: nuno gomes e mantorras. no meio campo, vai ser uma luta para "encaixar" manuel fernandes, com petit, katsouranis, rui costa, nuno assis e fábio coentrão (que parece, para já, a solução para substituir simão). jogando na frente com cardozo e bergessio, o quarteto do meio campo tem seis pretendentes válidos. resta saber se fernando santos vai conseguir gerir a saída de simão, que para ele era um "3 em 1". e ainda quem será o "jogador de grande qualidade", como disse luís filipe vieira, que foi contratado para substituir simão.

o fc porto ficou sem pepe, ricardo costa, anderson, postiga e, provavelmente, lucho gonzalez. infelizmente, o quaresma parece que não vai sair. entraram cerca de uma dezena de jogadores, a maioria de valor ainda desconhecido. na frente de ataque parece residir o problema. adriano terá a concorrência de farías (que é uma incógnita para mim) e edgar, depois das saídas de postiga, renteria e bruno moraes. na defesa, com a saída de pepe, restam pedro emanuel, bruno alves, joão paulo e stepanov. dos três grandes, o fc porto será o único a ter que criar uma nova dupla de centrais, posição nevrálgica numa equipa de futebol. no ano passado conseguiu-o, com bruno alves e pepe. veremos como vai ser este ano. a época do porto vai depender, e muito, também, da rentabilidade de jogadores recém-chegados ao clube, como mariano gonzalez, stepanov, farías, leandro lima, bolatti e luís aguiar. seis jogadores novos a que se juntam mais três vindos de clubes nacionais: lino, kazmierczak e edgar. quase uma equipa nova. e com a saída de postiga e renteria, para além do mais do que esperado afastamento de bruno moraes, esperam-se ainda mais novidades para o ataque portista (fala-se em roque santa cruz, do bayern)...

para não destoar, o sporting, à imagem dos outros dois grandes (ricardo costa e simão), também vendeu o capitão (aliás, dois, com custódio). ricardo foi para o bétis e veio stojkovic. para já, parece que o clube não ficou a perder com a troca de guarda redes. dos jogadores novos, derlei é um velho conhecido. dele se espera que rectifique a má imagem deixada na época passada ao serviço do benfica. dos outros, gladstone parece opção válida para disputar com tonel o lugar ao lado de anderson polga; vukcevic já mostrou que pode ser o ambicionado "nº 10" do meio campo leonino, ocupando o lugar do intermitente romagnoli; izmailov parece ser a grande contratação do sporting deste ano, com lugar garantido no meio campo, seja na esquerda, na direita ou mesmo no meio; purovic é opção para aqueles jogos em que é difícil entrar na área adversária, ideal para o jogo directo de centros para a área, dada a sua estatura. para não variar, depois de nani, joão moutinho, yannick e miguel veloso no ano passado, o sporting tem mais um jovem com imenso potencial para lançar este ano: adrien silva. até ver tem o lugar tapado por miguel veloso e paredes, mas creio que teremos oportunidade de o ver várias vezes em acção este ano na liga nacional. de resto, foram embora custódio, carlos martins, joão alves e tello (só este último fazia falta a este novo sporting), mas creio que ainda há mais jogadores no plantel que não têm potencial para vestir de verde e branco, casos de pereirinha (não atino mesmo nada com o tipo), farnerud (outro que tal) e ronny (caramba, se ele é a única opção, até agora, para o lado esquerdo da defesa, estamos mesmo tramados!).

3 comentários:

Filipe disse...

entao.. e o meu braga.. nao entre nas tuas analises? ai ai ai.. vá!

tulipa_negra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tulipa_negra disse...

ainda n consegui decorar os nomes dos jogadores do meu clube... pelo menos tem mantido o pessoal entretido... ;-)

beijocas