quinta-feira, março 29, 2007

a chain of flowers

tal como aconteceu na semana passada, com a música dos the durutti column, "at first sight", esta semana voltei a encontrar uma outra pérola do meu passado. a banda sempre foi uma das minhas preferidas, embora prefira os seus registos mais depressivos e melancólicos, bem patentes em músicas como "trust", "to wish impossible things", "the funeral party", "a thousand hours", "the same deep water as you", "breathe", "one more time", "la-ment" e "all cats are grey", entre tantas outras de uma brilhante carreira de 30 anos. estou a falar dos the cure, banda que no final dos anos 80 e início dos anos 90 era idolatrada por toda a gente, sendo quase obrigatória a sua referência em todas as listas de preferências musicais. foi também por esta altura que conheci a música de que vou falar hoje, através de uma amiga/colega de turma. lembro-me que a ouvi umas três vezes, em casa dessa amiga, e foi amor à primeira... audição. imediatamente a gravei numa cassete e, durante uns meses, fartei-me de a ouvir, sem nunca saber o nome da música, porque essa minha amiga, a quem gravaram a música inicialmente, também não sabia. a dada altura, porém, a cassete desapareceu, como é normal. mudanças de casa, mudanças de carro, etc, etc, e a cassete evaporou-se. perdi o rasto à música, embora, de tantas vezes a ouvir, guardasse na memória os acordes e a letra da mesma. pois bem, hoje finalmente consegui encontrar a música, depois de muita pesquisa, e veio-me tudo à memória. regressei, depois de tantos anos, ao meu passado, aos meus primeiros passos fora de casa, o meu quarto alugado no centro histórico de viseu, as constantes viagens de autocarro, o contar meticuloso do dinheiro para a semana. enfim, muita coisa de que tenho saudades. os meus tempos de liceu, os amigos de então, o marco, o miguel, o filipe (hoje meu colega de trabalho), a carla, a sofia, a teresa, o paulo, a vanda, a margarida, etc., os lanches na pastelaria bocage, as horas livres passadas no parque aquilino ribeiro, as noitadas, as directas a estudar para os testes do dia seguinte... de uma certa forma, a música marcou uma despedida, porque tinhamos acabado todos o 12º ano e cada um de nós ia seguir o seu caminho, uns por coimbra, outros pelo porto e lisboa, o que colocava um derradeiro ponto final naquela fase das nossas vidas. por isso, quando a ouvia, sentia-me invadir por uma gigante onda de nostalgia e saudade. foram bons tempos!...

a música pertence ao disco duplo "join the dots 1978-2001", disco 2, uma colectânea de lados b e raridades dos the cure, editado em 2004. chama-se, e só hoje é que soube isto, "a chain of flowers". tenho pena de não a ter encontrado no radio.blog.club, porque queria partilhá-la com toda a gente. dessa forma, apenas posso partilhar a letra.

a chain of flowers - the cure

Please wake up
It's so dark and cold
Please wake up
I feel so alone
And I feel so scared
That you're going away
And I feel so scared...

All I want is summer
Stories from before
Just like the day you tried to hide
Behind the churchyard wall
And fell asleep before I came
I found you
In a chain of flowers
Sleeping like a marble girl
Sleeping in another world...

Please wake up
It's so dark and cold
Please wake up
I feel so alone
And I feel so scared
That you're going away
And I feel so scared...

I'll never tell you
Of all the different ways
You make me so afraid...

Sem comentários: