sexta-feira, fevereiro 23, 2007

a banda


Red House Painters
banda de rock alternativo formada em 1989, em san francisco, pelo cantor/compositor mark kozelek. fazem igualmente parte do grupo anthony koutsos (baterista), gorden mack (guitarrista) e jerry vessel (baixista). são considerados, juntamente com outros ícones de san francisco, os american music club, como precursores do estilo musical "slowcore" (ou sadcore) na música alternativa. na sua discografia têm sete albuns, lançados entre 1992 e 2001: "down colorful hill" (1992); "red house painters (rollercoaster)" (1993); "red house painters (bridge)" (1993); "ocean beach" (1995); "songs for a blue guitar" (1996); "retrospective" (1999); e "old ramon" (2001). lançaram ainda um ep, "shock me", em 1994.
em 1992 assinaram contrato com a conceituada editora independente inglesa 4AD Records, devido à preciosa ajuda de mark eitzel, vocalista dos american music club, que na altura afirmava que os red house painters eram a sua banda preferida. eitzel fez seguir para os escritórios da editora em londres uma demo com o trabalho da banda entre 1989 e 1991. essa mesma demo transformar-se-ia um ano mais tarde no primeiro disco da banda, "down colorful hill", uma colecção de canções com rara intensidade emocional, com letras introspectivas e melancólicas. seguir-se-ia o duplo "red house painters" (lançados no mesmo ano, 1993, em datas diferentes), que ficariam conhecidos (e distinguidos) pela imagem da capa do disco (rollercoaster e bridge). neste trabalho encontram-se muitas das melhores músicas dos rhp, como "rollercoaster", "katy song", "funhouse", "grace cathedral park", "dragonflies", "mother", "helicopter", etc.. depois de "ocean beach", a 4AD deixou cair os red house painters, colocando fim a um longo período de tensão entre editora e banda, em virtude de divergências artísticas irreconciliáveis. kozelek queria lançar um disco a solo, com outra orientação musical, mais "rockeiro", e a 4AD recusou. esse disco, "songs for a blue guitar", seria lançado em 1996 pela editora supreme, contendo três versões: "long distance runaround", dos yes; "all mixed up", dos the cars; e "silly love songs", de paul mc cartney.
no final dos anos 90, a fusão das editoras island e supreme deixou os red house painters sem contrato, e com um disco pronto, "old ramon". nessa altura, a 4AD aproveitou para lançar um "best of" da banda, "retrospective", que incluiu alguns temas inéditos, versões demo e ao vivo. com "old ramon" encalhado, mark kozelek conseguiria, em 2001, voltar a comprar os direitos do disco, tendo a editora sub pop, em 2001, lançado o album, quase quatro anos depois de o disco ter sido concluído. e também neste disco surgem temas épicos e pungentes, como "smokey", "river" e "void". este foi o último disco dos red house painters.
mark kozelek teve uma breve incursão, como actor, pela sétima arte, actuando no filme de cameron crowe "almost famous". em 2003, juntamente com anthony koutsos, formou os sun kil moon, grupo do qual também fazem parte tim mooney e geoff stanfield. "ghosts of the great highway" (2003) e "tiny cities" (2005) são os dois trabalhos da banda até agora.
finalmente, no ano passado, mark kozelek lançou um disco ao vivo, de edição limitada, "little drummer boy live", que engloba músicas dos rhp, dos sun kil moon e do seu trabalho a solo.
mark kozelek é um dos meus grandes ídolos musicais, juntamente com mark eitzel. os red house painters e os american music club já fazem parte das minhas bandas preferidas há muito tempo. já vi ambas as bandas ao vivo (rhp em paredes de coura e no ccb; e amc no santiago alquimista), no que constitui um verdadeiro sonho tornado realidade. são duas formas distintas de cantar a tristeza, de sentir as palavras, de exprimir amor, solidão e amargura. é essa tristeza palpável que emoldura cada música, aliada a letras introspectivas e melancólicas, a arranjos musicais delicados e minimalistas, ao arrastamento depressivo da guitarra, que faz com que o trabalho dos red house painters mereça ser enaltecido e apreciado.
coloquei há pouco tempo neste blog uma lista com 200 músicas, o que me deu bastante trabalho em termos de selecção, mas valeu a pena. quando fui contabilizar o número de músicas por grupo/cantor(a), um nome emergiu com a maior quantidade de canções: red house painters.
daí eles serem "a banda". para sempre...

Sem comentários: