terça-feira, junho 13, 2006

nick drake


Nicholas Rodney Drake nasceu no dia 19 de Junho de 1948. faleceu com 26 anos, em 25 de Novembro de 1974. estreou-se com 21 anos, com o disco "Five leaves left". um ano mais tarde lançou "Bryter layter". em 1972 foi editado o seu último trabalho, "Pink moon".
Nick Drake foi uma espécie de Van Gogh da música. o seu trabalho só veio a ter o merecido reconhecimento depois da sua morte. mergulhado em constantes crises depressivas, em parte provocadas pelo pouco impacto dos seus discos, o músico pereceu sem glória, numa década dominada por outras correntes musicais. mas músicas como "northern sky", "at the chime of a city clock", "fruit tree" ou "magic" perpetuarão o seu nome e imagem para sempre. a imagem de um "trovador" introvertido e sensível, com uma capacidade inata para tecer pequenas maravilhas musicais, tão simples como intrincadas, alicerçadas em ambientes bucólicos, com recurso a uma panóplia de instrumentos musicais, como flauta, violino, trompete, saxofone.
hoje, o nome nick drake é habitualmente citado como referência e inspiração musical em várias revistas e sites da especialidade. descobri-o por isso mesmo! quando ia procurar informação sobre as minhas bandas preferidas, o seu nome aparecia sempre, como "similar artist" ou "influenced by". quando ouço damien jurado, ed harcourt, mark kozelek, mark eitzel, damien rice, andrew bird, marjorie fair, entre outros, é fácil chegar à conclusão que nick drake foi, efectivamente, uma influência.
na próxima segunda feira nick drake faria 58 anos... quantas músicas perdemos nestes 32 anos de "silêncio"!... fica para a posteridade a letra de "Northern sky", a música que o New Musical Express considerou "the greatest english love song of modern times":

I never felt magic crazy as this
I never saw moons knew the meaning of the sea
I never held emotion in the palm of my hand
Or felt sweet breezes in the top of a tree
But now you're here
Brighten my northern sky.
I've been a long time that I'm waiting
Been a long that I'm blown
I've been a long time that I've wandered
Through the people I have known
Oh, if you would and you could
Straighten my new mind's eye.
Would you love me for my money
Would you love me for my head
Would you love me through the winter
Would you love me 'til I'm dead
Oh, if you would and you could
Come blow your horn on high.
I never felt magic crazy as this
I never saw moons knew the meaning of the sea
I never held emotion in the palm of my hand
Or felt sweet breezes in the top of a tree
But now you're here
Brighten my northern sky.

1 comentário:

Abssinto disse...

Obrigado pelo post, Isaac. Rejubilo sempre que me deparo com palavras de apreço ao Nick Drake. A sua voz suave e música de uma beleza hipnótica operam milagres (na minha pessoa pelo menos)