terça-feira, junho 27, 2006

miserável televisão

vivemos um tempo de um mau gosto intragável, em que, desgraçadamente, se enterram princípios e deuses. é a hora de todos os facilitismos e mediatizações. a estes se imolam os exibicionismos e audições apressadas, vale mais o parecer do que o ser. dir-se-ia que a humanidade ensandeceu, quer tudo já de qualquer modo, perdeu a paciência de amealhar e esperar. utilizam-se as palavras como se fossem bombas de carnaval e os comportamentos como se a vida durasse só hoje. já não há passado e o respeito e a solidariedade são inconsistências perdidas no esquecimento; não há saudade nem memória, apenas o imediato, o rapidamente consumível, o razoável em vez do excelente, o fútil em vez do complexo mas muito mais rico.
o povinho vai consumindo tudo o que lhe dão, sobretudo se for de graça.
e o que é de graça e é acessível a toda a gente?
pois é, a televisão! vejam-se as audiências e os programas mais vistos para se chegar a uma conclusão rápida. o povinho não quer pensar, quer é chegar a casa, por volta das 20h00, jantar e vegetar em frente ao televisor, desligando o cérebro, cansado das filas de trânsito, das contas para pagar, do emprego precário e mal pago, etc.. às tantas lá se adormece e está feito o dia... novelas, novelas, mais novelas, reality shows e mais novelas. é isto.
para se chegar a esta situação muito contribuiram as chamadas estações privadas de televisão. concordo que trouxeram muito de positivo ao panorama televisivo e constituiram finalmente alternativa ao cinzentismo do canal estatal, em determinada altura. mas eu cresci com "outra televisão", com regras, com civismo, com horários respeitados. o telejornal nunca demorava mais de 30 minutos, a novela (apenas uma, sim, era verdade!) ocupava apenas 30 ou 40 minutos, davam filmes a horas decentes (e de tanto ver filmes fui aperfeiçoando o meu inglês), concursos a horas decentes, desenhos animados a horas decentes. enfim, havia respeito, ao menos, pelo espectador.
agora é como mais convenha, tendo em conta a programação do "vizinho". se a SIC transmite futebol, tomem lá "Morangos" até ao final do jogo. se não transmite futebol, então coloca-se no ar a nova novela, para ver se pega. a SIC mete a Floribella a qualquer hora, dependendo do que está a passar na RTP e na TVI... é um verdadeiro mercado da degenerescência! a mim, sinceramente, mete-me nojo. mas o que me dá ainda mais asco é o povinho engolir tudo isto, porque vamos ver a tabela dos programas mais vistos e estão lá estes todos de que falei.
confesso que não vejo nenhum dos programas em questão, abomino a TVI, desprezo a SIC por querer imitar a TVI. a RTP e a 2: ainda são os que mais vejo, por causa de séries como as que já citei noutro post. mas ao menos estes dois últimos respeitam o espectador. o "Gato Fedorento" manteve o mesmo horário e o mesmo dia em toda a série, as séries no segundo canal também são sempre fiáveis em termos de horário; portanto, não andam constantemente a alterar os programas de acordo com a concorrência. e isso, em si, já é um sinal de respeito pelo espectador.
de resto, há sempre os canais por cabo e o dvd.

Sem comentários: