quarta-feira, abril 30, 2008

"moody"

há gente muito inteligente a trabalhar na televisão, sobretudo aqueles que se ocupam das legendas dos filmes e das séries. eis um exemplo: no episódio da passada segunda-feira de "californication", logo no início, um homem irrompe por uma livraria dentro, algo nervoso e agitado, onde hank moody, a personagem interpretada por david duchovny, falava sobre o seu livro. o homem, o realizador responsável pelo filme baseado no livro do escritor, a meio da livraria, grita "moody!" (claramente o nome da personagem de duchovny, a quem o realizador vinha pedir explicações por este andar sistematicamente a maltratar o seu filme na praça pública). o brilhante tradutor, ou tradutora, decidiu colocar isto: "humores!". sim, é verdade que "mood" significa disposição e que "moody" pode significar, textualmente, humores. mas caramba, se a personagem se chama "moody" qual é a dificuldade? será que é credível uma cena em que um tipo entra desalmadamente por uma livraria dentro, bastante agitado e nervoso, para simplesmente chegar lá e gritar "humores"? não me parece...

compilação musical de abril

o alinhamento musical do cd correspondente ao mês de abril, que se despede hoje, reflecte fielmente o que tenho ouvido em termos musicais ultimamente. depois das desilusões que constituíram o novo disco dos gnarls barkley e os vampire weekend, o mês acabou por se revelar bastante interessante com o aparecimento dos discos de caribou, bonnie prince billy, the magic numbers e beach house. "third", dos portishead, é o próximo disco a ouvir. as expectativas são muito altas, tendo em conta o que já se escreveu sobre o disco. para maio estão previstos os lançamentos dos novos discos de duas excelentes bandas: death cab for cutie e wedding present. portanto, maio promete vir a ser tão bom ou melhor do que abril. mas, para já, vou-me debruçar sobre o mês que dá nome a um dos melhores discos deste ano (até agora): "april", dos sun kil moon. eis o alinhamento de abril:

1. sandy - caribou (2007)
2. astronaut - beach house (2008)
3. undecided - the magic numbers (2007)
4. my life - bonnie prince billy (2007)
5. moorestown - sun kil moon (2008)
6. apple orchard - beach house (2006)
7. she's the one - caribou (2007)
8. i came here to hear the music - bonnie prince billy (2007)
9. all my love - american music club (2008)
10. turtle island - beach house (2008)
11. lost verses - sun kil moon (2008)
12. marching bands of manhattan - death cab for cutie (2005)
13. no one's gonna love you - band of horses (2007)
14. cycles - bonnie prince billy (2007)
15. northern sky - nick drake (1970)

"chuck"



esta série da nbc vai começar hoje a passar na rtp 2, substituindo "dexter". para já, tendo em conta o vídeo promocional, promete... "chuck", que já vai na segunda temporada nos estados unidos, foi criada por chris fedak e josh schwartz, contando no elenco com zachary levi, yvonne strahovski, sarah lancaster, joshua gomez e adam baldwin.

quinta-feira, abril 24, 2008

a geração hi5

hoje em dia, quando conhecemos alguém, um amigo de um amigo ou um familiar afastado, que resida na finlândia, por exemplo, temos à nossa disposição imensas "ferramentas" para ficarmos a saber um bocado mais sobre essa pessoa (hi5, myspace, facebook, etc.). antigamente, demorávamos três meses a descobrir que um dos nossos colegas de turma era viciado em banda desenhada, filmes de ficção científica ou em anfetaminas. a informação corria de "boca em boca" até chegar até nós, por vezes tarde demais, como naquela situação embaraçosa em que um amigo meu se atirou a uma tipa do 10º ano sem saber que ela era lésbica e filha do comandante da gnr lá da vila. enfim, foi uma desgraça, mas ele agora já está bem, habituou-se a viver só com uma perna e um braço. por estes dias, quando conhecemos uma pessoa nova, já não podemos dizer que "tem cara de poucos amigos", porque se formos visualizar a sua página no hi5 verificamos que tem 789 amigos. até pode ser uma pessoa sem o mínimo de interesse, intelectualmente ao nível do fernando chalana, e dizer dez vezes a palavra "tipo" numa frase com quinze palavras. nada disso lhe interessa. porquê? porque tem uma vida virtual muito mais interessante através do computador.
actualmente, a prioridade vai para os relacionamentos via computador, o frente a frente tornou-se obsoleto. a geração hi5 sente-se confortável assim, com a vantagem de toda a gente poder seguir passo a passo o desenvolvimento das suas vidas, os novos amigos, aquela frequência tramada de psicologia, as noitadas, etc.. é gente que, colocada frente a frente com outro ser humano, é incapaz de trocar mais do que um simples "olá" ou "está um dia lindo para estender a roupa", mas que, no hi5, trocam mensagem calorosas como se fossem os melhores amigos, combinando jantares, saídas em grupo e excursões a fátima. porque a finalidade do hi5 é reunir o maior número de "amigos", de conhecidos, para toda a gente que visitar a página reconheça que está ali uma pessoa cheia de virtudes, com centenas de amigos, uma pessoa que quando estiver deprimida nunca vai ter dificuldades em arranjar um ombro amigo para desabafar.
actualmente, para esta geração, o hi5 substituiu o poeirento curriculum vitae. é lá que está a vida toda deles, as fotos da infância, o animal de estimação, as férias no algarve, as fotos que tiraram nos concertos do tony carreira e dos tokyo hotel, o baptizado do sobrinho, o casamento da prima. não há limites de qualquer espécie, quanto mais se ficar a saber sobre a vida deles melhor. só parece haver uma condição indispensável: dar montes de erros ortográficos. um perfil do hi5 sem erros ortográficos é como uma conferência de imprensa do chalana sem "gaffes". no nome dos filmes, cantores, grupos musicais, escritores e livros preferidos é um fartote. desde "evanessence" a "nothing hill" (em vez de "notting"), de "sakira" a "green dey", a um que diz que os livros preferidos são de "fiqueção científica", outro que o filme preferido é o "fast fourios", os "likim park" aparecem muitas vezes, tal como o escritor paulo coelho, que pelos vistos é o escritor preferido de toda esta gente. há uma rapariga que "gosta de curtir a vida até ou limite" (deve estar indecisa) e o seu livro preferido é a "barca do imferno"; outra que se define desta forma intelectualmente superior: "Bem...k poxo eu dizer de mim...entao, Sou muito amiga dos meus amigos, muito brincalh e divertida e sou sobretudo anti-portista e anti-sportingista!!!Defeitos...N tenho...lol...Até tenho...tenho um feitio, ui ui cuidado!Mas a verdade é k Adoro os meus amigos e a minha familia,sem eles n seria nada!!! Sou mt mas mt teimosa... sou sincera e n gosto de julgar ninguem...detesto pexoas k julgem ou k condenam as pexoas sem provas... e detesto ainda mais a hipocrisia e a falsidades... mas axo k estamos no mundo deles... infelizmente... Bem axo k ja n ha grande coisa a dizer sobre mim, pk kem m conhecer de verdade, sabe cm sou...alem dixo, eu aki sou suspeita lol... :)". com tal descrição, esta fabulosa rapariga de 18 anos conseguiu arrecadar já 471 amigos (isto é totalmente verdade!). outro que certamente vai longe no hi5 é o rapaz que colocou a seguinte frase no item livros preferidos: "não tenho tempo para isso". brilhante! quantos amigos tem? 273. o tempo que não perde a ler livros permite-lhe cultivar todas estas fortes amizades. uma rapariga de 15 anos, na mesma secção de livros preferidos, escreveu "não gosto de ler". os pais dela devem estar babados e orgulhosos. há sempre namoradas que amam "perfundamente" os seus namorados; umas tantas que se definem como "ximpatika" (curiosamente a palavra "simpática" tem exactamente o mesmo número de letras), outras dizem que "sou teimosa kundo é presizo ser..."; um outro diz que tem "203 filmes diferentes"; e de vez em quando surgem palavras comoventes, que tocam verdadeiramente quem as lê, como estas: "nao me posso esquecer duma pessoa mt importante mesmo nao falando para ela por umas coisas parvas estamos xatiads mas ela é mt importante para mim pk quando presisei dela ela ajudoum mt brigada kaneca adort asima de tudo..."; outras, mais recatadas e singelas, dizem essencialmente isto: " sobre mim nao sei k dizer mas ponto"; outras, com o ego muito mais inchado, dizem " sou bonita, simpatica, amigua, gordita, a mlhor mae do mundo". no fundo, e essencialmente, os membros do hi5 são quase todos "amigus dos seus amigus". e ainda bem, porque a amizade, especialmente aquela que se desenrola no hi5, é linda. diria mais: é "maguenifika" e, ao mesmo tempo, "espetecular".
a comunidade hi5 criou o seu próprio acordo ortográfico, sem precisar de intermediários. escrevem no computador como se estivessem a mandar mensagens de telemóvel, tentando abreviar ao máximo as palavras com o nobre intuito de pouparem o teclado, electricidade e os pobres dedos, que tão necessários são para... enviar mensagens de telemóvel.

quarta-feira, abril 23, 2008

infidelidades permitidas

pensamentos impuros. quem nunca os teve que atire a primeira pedra (quem já os teve pode continuar a ler). no fundo, até são saudáveis, porque um tipo imagina tudo sem ter o trabalho de os colocar em prática. as infidelidades mentais são as melhores: não há peso na consciência de qualquer espécie ou feitio, não se coloca em risco o casamento ou o namoro, não se gasta dinheiro em preservativos, nem há necessidade de se tomar banho no final, poupando-se sabonete, gel de banho e shampô. enfim, são só vantagens, morais e financeiras. para além de que, ao apenas imaginar, podemos fazê-lo com quem quisermos, sem qualquer entrave. ainda há dias, por exemplo, saí com a catherine zeta jones, jantar e cinema, e acabamos numa suite do hotel ritz (no rés-do-chão, claro, porque a imaginação é minha e eu quero que existam suites no rés-do-chão, precisamente a pensar em pessoas como eu, que até em sonhos tenho vertigens. olhando para trás, acho que este foi, provavelmente, o mais longo "entre parêntesis" deste blogue). sem que nada o fizesse prever, bateram à porta da suite. pensei que fosse o empregado com os nossos pedidos (champanhe, pizza e gelado haagen dazs), mas quando fui abrir surgiram-me à frente a monica bellucci e a charlize theron. convidei-as a entrar, naturalmente. elas já conheciam a zeta jones e rapidamente se instalou um clima de boa disposição e descontracção. bem, vocês adivinham facilmente o resto...
num outro exemplo, fui a um concerto dos beach house com a kate beckinsale. lá chegados, descobri que a plateia era inteiramente constituída por modelos da victoria's secret. a adriana lima, a alessandra ambrosio e a ana beatriz barros vieram ter comigo, elogiando sistematicamente a minha virtuosa capacidade para a escrita e para a paginação. a adriana chegou a confessar que os meus títulos a arial, corpo 44, bold, lhe faziam vir as lágrimas aos olhos de tão emocionada que ficava quando os via. senti-me naturalmente "babado" e, como forma de retribuir os elogios, convidei as três para mais uma noitada na tal suite do hotel ritz. sem esquecer a kate beckinsale, claro. quem é que, no seu perfeito juízo, se esquece da kate beckinsale? estávamos no tal ambiente descontraído quando começo a ouvir as notícias da antena um. o raio do despertador tinha tocado. logo na altura em que eu tinha quase a certeza que a sophie marceau e a camilla belle iam bater à porta...

bonnie prince billy


este homem é responsável por três das músicas mais belas que ouvi ultimamente: "i came here to hear the music", "my life" e "cycles", todas do disco "ask forgiveness", de 2007. as duas primeiras já as coloquei no blogue. a terceira, em dueto com meg baird, é uma versão de uma música de frank sinatra, escrita por gayle caldwell em 1968, vai ser o próximo post. já conhecia a obra de bonnie prince billy, apaixonei-me perdidamente pela sua música "i see a darkness", do disco com o mesmo nome, de 1999; este seu último disco veio cimentar a sua já elevada posição na minha tabela de preferências. se ainda não ouviram, aconselho-vos a procurar neste blogue, um bocadinho mais abaixo, as músicas "my life" e "i came here to hear the music". percam um bocadinho do vosso tempo a ouvi-las, se puderem.

"curb your enthusiasm"



definitivamente uma péssima opção para esconder uma garrafa de água...

"curb your enthusiasm"



"the best waiting room experience that i've ever had"

"curb your enthusiasm"



também me acontece sempre isto... escolho sempre as piores filas, sempre!

larry david e woody allen juntos


larry david vai protagonizar o próximo filme de woody allen, ainda sem nome, que marca o regresso do realizador a nova iorque, depois das incursões por inglaterra e espanha. em inglaterra filmou "match point" e "scoop", ambos com scarlett johansson como protagonista, e ainda "cassandra's dream", com colin farrell e ewan mcgregor, e em espanha rodou "vicky cristina barcelona", com os actores espanhóis javier bardem e penelope cruz e, mais uma vez, scarlett johansson. larry david já tinha entrado em dois filmes do realizador, ainda antes de ter criado, com jerry seinfeld, a série que o catapultou para a fama, "seinfeld", fazendo pequenas participações em "radio days" e "new york stories". agora, no auge da sua popularidade, em virtude do sucesso da série que escreve e protagoniza, "curb your enthusiasm", que completou seis temporadas recentemente no canal hbo, correndo rumores que haverá uma sétima no próximo ano, larry david consegue o seu primeiro papel de protagonista no cinema, pelas mãos do realizador cuja obra mais se aproxima do seu mundo iconoclasta e niilista. woody allen, para além de escrever e realizar, também vai interpretar uma personagem no filme, que conta ainda com evan rachel wood e henry cavill. a foto publicada neste post regista uma das primeiras cenas gravadas no lower east side de manhattan esta semana, vendo-se evan rachel wood e larry david, de 20 e 60 anos respectivamente (pai e filha? avô e neta? amantes? com woody allen nunca se sabe. a dinâmica "homem mais velho, mulher mais nova" está muitas vezes presente no trabalho do realizador), a "vestir" as personagens nesta comédia romântica de woody allen, que vai estrear apenas em 2009.

p.s. - obrigado, caro anónimo, pela informação que me escapou.

terça-feira, abril 22, 2008

padrões e valores morais

serei alguma vez capaz de atingir os meus próprios padrões em termos de personalidade? é complicado estabelecer comparações e juízos de valor sobre uma pessoa quando verificamos que padecemos dos mesmos defeitos. a rita (nome fictício de marta) é intriguista, básica, fútil, hipócrita, tem mau hálito e um hábito terrível de citar fernando pessoa sempre que lhe perguntam o que quer de sobremesa. tudo bem, a rita pode ser isto tudo, mas é fabulosamente agradável em termos visuais. o rafael (igualmente nome fictício de marta, curiosamente) deve sentir-se mal por ser amigo dela? por preferir as virtudes físicas às virtudes morais? por deixar arrastar uma "amizade" que nada de psicologicamente estimulante lhe oferece? se analisarmos estas últimas três pertinentes questões pelo lado masculino, chegamos à conclusão de que o rafael quer, efectivamente, apenas "saltar para a cueca" da rita. ou então nem tanto, tendo em conta o tal problema do mau hálito da rapariga, quer apenas ser visto com ela, ser invejado pelo resto da sua espécie. o rafael criou durante largos anos, baseando-se em revistas, programas nocturnos com bolinha vermelha no canto superior direito e na sua professora de inglês do 8º ano, um consistente ideal de beleza. na sua transição da adolescência para a vida adulta, conheceu centenas de mulheres, umas mais inteligentes, outras mais atraentes, sempre com os mesmos padrões físicos embutidos no cérebro. depois de uma interminável travessia pelo deserto (em sentido figurado, claro, porque ele não conseguiu os mínimos para participar no rally lisboa dakar), rafael conheceu rita. dois segundos depois, a sua libido deu cambalhotas de contentamento. dois minutos depois, a libido foi-se deitar novamente, por manifesto cansaço. meia hora depois, a libido acordou porque alguém estava a bater à porta, mas era engano. ou seja, o estímulo visual criado pela rita foi-se desvanecendo com o tempo e o pobre do rafael começou a ficar dividido. ouvir horas e horas de conversas fúteis e insípidas só porque ela é efectivamente uma "brasa" ou continuar a procurar alguém que reúna as vertentes psicológica e física num só corpo? pepsi ou coca-cola? fifa 2008 ou pro evolution soccer 2008? conan 0'brien ou jon stewart? miguel sousa tavares ou vasco pulido valente? pois, o rafael não sabe o que fazer. chega a sentir-se mal ao lado da rita porque sente que está a atraiçoar os seus próprios valores e padrões. sente que não é aquilo que ele representa. sente que poderia perfeitamente estar a ter conversas muito mais interessantes e estimulantes com outras pessoas, que poderia estar a cultivar-se e a aprender. a rita, por sua vez, gosta muito de estar com o rafael, acha que ele é boa pessoa, com um sentido de humor um bocado esquisito (que ela muitas vezes não entende mas sorri na mesma para mostrar que percebeu a piada) e umas referências musicais e cinematográficas estranhas (cinema europeu? isso existe?). no entanto, ao mesmo tempo também acha que o rafael é intriguista, básico, fútil, hipócrita, tem mau hálito e um hábito terrível de assobiar o refrão da música "the final countdown", dos europe, antes de tomar café.

sábado, abril 19, 2008

dream brother - jeff buckley



There is a child sleeping near his twin
The pictures go wild in a rush of wind
That dark angel he is shuffling in
Watching over them with his black feather wings unfurled

The love you lost with her skin so fair
Is free with the wind in her butterscotch hair
Her green eyes blew goodbyes
With her head in her hands
and your kiss on the lips of another
Dream Brother, with your tears scattered round the world.

Don't be like the one who made me so old
Don't be like the one who left behind his name
'Cause they're waiting for you like I waited for mine
And nobody ever came...

I feel afraid and I call your name
I love your voice and your dance insane
I hear your words and I know your pain
Your head in your hands and her kiss on the lips of another
Your eyes to the ground
and the world spinning round forever
Asleep in the sand with the ocean washing over...

northern sky - nick drake



I never felt magic crazy as this
I never saw moons knew the meaning of the sea
I never held emotion in the palm of my hand
Or felt sweet breezes in the top of a tree
But now you're here
Brighten my northern sky.

It's been a long time that I'm waiting
Been a long time that I'm blown
been a long time that I've wandered
Through the people I have known
Oh, if you would and you could
Straighten my new mind's eye.

Would you love me for my money
Would you love me for my head
Would you love me through the winter
Would you love me 'til I'm dead
Oh, if you would and you could
Come blow your horn on high.

I never felt magic crazy as this
I never saw moons knew the meaning of the sea
I never held emotion in the palm of my hand
Or felt sweet breezes in the top of a tree
But now you're here
Brighten my northern sky.

quarta-feira, abril 16, 2008

onde estava "este" sporting?

que jogo inesquecível, caramba! passei por variadíssimos estados de alma durante os 95 minutos de jogo. ao intervalo estava completamente destroçado, recordando outros jogos importantes em que o sporting tinha falhado em casa, como foram os casos do cska moscovo, roma, glasgow rangers, etc.. ainda por cima a equipa raramente tinha conseguido virar um resultado esta época. mas a segunda parte foi de louvar, especialmente a partir da saída de romagnoli, que esteve francamente mal. paulo bento "sacrificou" mais uma vez miguel veloso, colocando-o a central, apostando mal em adrien silva (voltou-se a verificar que o jogador ainda está "verde" demais). izmailov ainda entrou na primeira parte e, para mim, foi o homem do jogo, canalizando o caudal ofensivo do sporting pelo lado direito, colocando léo sempre em sobressalto e impedindo as suas investidas atacantes. o benfica esteve quase toda a segunda parte no seu meio campo, impotente perante a avalanche ofensiva do sporting. petit pareceu muito desgastado, tem feito uma época de fraco rendimento, especialmente a nível físico, e foi dos primeiros a "quebrar" no meio campo encarnado, seguindo-se rui costa (excelente primeira parte, no entanto) e maxi pereira. quando saiu romagnoli, entrando derlei, paulo bento conseguiu colocar sistematicamente a equipa no meio campo encarnado. miguel veloso subiu no terreno, para a posição de trinco; grimi subiu bastante, tal como abel, pelos flancos; joão moutinho ao meio, vukcevic à esquerda, izmailov à direita e yannick no meio; na frente, derlei e liedson. com esta disposição no terreno, o sporting "sufocou" o benfica, confundindo os encarnados com constante rotatividade dos jogadores. os primeiros três golos surgiram pelo lado direito, com léo desamparado perante abel, izmailov e joão moutinho. mas até foi vukcevic (na tal rotatividade) que centrou para o primeiro golo, com o seu pior pé, o direito, para yannick marcar. no segundo golo, a assistência foi de joão moutinho, para liedson marcar. no terceiro golo, foi izmailov a assistir derlei. até o quinto golo do sporting surgiu do lado direito, com miguel veloso, também com o seu pior pé, o direito, a centrar para vukcevic marcar o golo da noite. apenas o quarto golo do sporting surgiu no miolo do terreno, com yannick a marcar. para quem se queixava, como eu, das fracas opções ofensivas do sporting há uns poucos meses atrás, hoje os golos foram todos apontados por avançados.
foi notória a grande raça dos jogadores e a férrea vontade de chegar à final da taça. isso foi bem evidente quando o sporting partiu novamente para cima do benfica quando sofreu o "injusto" 3-3, apontado por rodriguez. lançou-se sem receios à procura de novo golo e foi feliz, teve a tal estrelinha que lhe tem faltado sistematicamente em jogos importantes (neste caso, foi o precioso ressalto da bola em luisão no remate fora da área de yannick, que fez a bola passar por cima de quim). o benfica estava completamente perdido no terreno, sendo por demais evidente que não tem no banco um treinador minimamente capacitado para "ler" o jogo e orientar devidamente os seus jogadores. entrou sepsi e saiu di maria, rodriguez não sabia que posição ocupar, rui costa foi falar com chalana para lhe perguntar qual era a posição de sepsi no terreno, cardozo estava para entrar quando surgiu o 3-3 e só entrou quando o sporting fez o 4-3. petit estava "a pedir" a saída de terreno desde o meio da segunda parte (binya estava fresco no banco), claramente esgotado, e, acima de tudo, chalana nunca entendeu que léo precisava de apoio para fechar o lado esquerdo da defesa, sendo sempre ultrapassado pelos dianteiros leoninos, que facilmente chegaram à conclusão de que seria por ali que poderiam chegar mais rapidamente à baliza encarnada. chalana, na conferência de imprensa, voltou a refugiar-se no estafado argumento da arbitragem, que parece ser o único tema que consegue explanar com facilidade. esqueceu-se de referir, também, e para ser verdadeiramente honesto, que di maria devia ter sido expulso ainda na primeira parte. esqueceu-se ainda de explicar como é que o benfica, com mais dois dias de descanso e de preparação do jogo (jogou na sexta e o sporting no domingo para a liga), parecia infinitamente pior em termos físicos na segunda parte do que os leões. enfim, nunca o benfica teve um treinador que fosse, efectivamente, a "cara" do presidente do clube. este pensa como ele e fala como ele, o que é espantoso.
efeitos desta vitória? galvanização e confiança para encarar os últimos quatro jogos do campeonato, que até são relativamente fáceis (leiria, fora; marítimo, casa; paços de ferreira, fora; e boavista, casa), para tentar chegar ao segundo lugar. creio que se o benfica perder no dragão no domingo e o sporting ganhar em leiria, a luta pelo segundo lugar vai ser apenas entre vitória de guimarães e sporting (e o sporting tem vantagem no confronto directo sobre os vimarenenses). o fc porto tem uma palavra importante nesta luta pela vice-liderança: recebe o benfica e vai a guimarães na jornada seguinte. espero sinceramente que mantenham, nestes dois jogos, os níveis exibicionais patenteados ao longo da época. lembrem-se que foi paulo bento o primeiro treinador a reconhecer o mérito da vitória do fc porto na liga. eu sei que é pouco, mas tem que valer alguma coisa...

no one´s gonna love you (more than i do) - band of horses



do disco "cease to begin", de 2007, aqui fica uma das músicas que mais tempo andaram a flutuar na minha cabeça (e ainda anda por estes dias): "no one´s gonna love you (more than i do)", dos americanos band of horses.

marching bands of manhattan - death cab for cutie



sabe sempre bem recordar esta magnífica música do disco "plans", dos death cab for cutie, um mês antes do lançamento do novo album da banda, "narrow stairs", com lançamento previsto para 13 de maio.

terça-feira, abril 15, 2008

vertiginosamente rápido


esta foi a única foto de jeito que consegui tirar na inauguração do palácio do gelo, que contou com a presença de catarina furtado. sempre imensamente rodeada de fotógrafos, câmaras de filmar e de várias entidades (presidente da câmara e da visabeira, governador civil, bispo de viseu, etc.), tornava-se complicado vislumbrar fosse o que fosse da apresentadora. de vestido preto, pelos joelhos, e mais alta do que eu esperava, catarina exibiu toda a sua classe e simpatia, respondendo sempre de forma afável a qualquer solicitação. na sua primeira intervenção, às 17h00, como "host" das cerimónias de inauguração, tentou espicaçar os presentes, pedindo palmas e entusiasmo (neste aspecto, foi uma cópia do que costuma ser aquando da apresentação do "dança comigo"). não foi arrogante, não foi "estrela", não quis ser a vedeta do evento. ali a vedeta era indiscutivelmente o palácio do gelo, uma autêntica monstruosidade comercial, desportiva e cultural.
enquanto a visita às instalações decorreu pelos pisos -1, 0 e 1 as coisas correram bem. mas eu estava a guardar-me para a cerimónia da bênção das instalações, dos discursos da praxe, etc., porque seria a melhor altura para tirar fotos ou simplesmente ficar embasbacado a contemplar demoradamente a bela apresentadora. entre o piso -1 e o piso 0 tirei a foto que encima este post. foi a única oportunidade que tive para a fotografar sem que o batalhão de fotógrafos se colocasse à minha frente. isto porque a catarina e o presidente da visabeira (o sortudo que está ao lado dela na foto) estavam nas escadas rolantes. pensei que seria uma boa foto de arranque para o que eu esperava ser uma tarde em cheio. mas... não. a partir do momento em que a comitiva começou a subir para os pisos cimeiros nunca mais a vi. isto porque, vá-se lá saber porquê, a organização resolveu fazer a tal cerimónia oficial (discursos e tal) no último piso. no sacana do último piso. eu, como tenho vertigens na exacta medida em que o tony ramos tem pelos no corpo, não fui sequer capaz de passar do piso da fnac, o piso 1, e mesmo assim já me estava a fazer alguma confusão. digamos que foi uma espécie de "remake" do filme "vertigo", de alfred hitchcock, em que eu fui o james stewart e a catarina a kim novak. ainda esperei pela abertura da fnac, às 20h30, para ver se voltava a ter uma "abébia". mas... também não. presidente da câmara, sim. governador civil, sim. catarina furtado, nem vê-la. dessa forma, e como também não gosto muito de estar no meio de multidões, que começava a ficar impaciente para entrar na fnac, empurrando constantemente, porque cada centímetro é significante e aproxima-nos da desejada meta (para quê estar a dez metros quando podemos estar a nove metros e meio? é burrice...), resolvi desistir. com a minha sorte, às tantas a catarina ainda apareceu por lá, já não tão maquilhada e produzida, como eu gostaria de a ver (preferia mil vezes vê-la de calças de ganga e t'shirt). assim fiquei com a sensação de que a vi "in character", vestindo a mesma personagem como se estivesse a apresentar mais uma edição do "dança comigo". isso vejo eu na televisão, todos os sábados. mas enfim, já foi muito bom assim, depois de tantos anos de desencontros. só foi pena aquela estapafúrdia decisão de mandar toda a gente para o último piso, sem pensarem em todos aqueles que sofrem de vertigens (por acaso, acho que fui só eu que não subi...). se nem a catarina furtado me faz vencer o meu medo das alturas, então sou mesmo um caso perdido.

a nossa "besta negra" foi eliminada

ufa, ainda bem que ganhou o fc porto... assim, caso ganhemos ao benfica amanhã, já não apanhamos o vitória de setúbal na final da taça de portugal. ao fc porto ainda ganhamos uma vez esta temporada; ao vitória de setúbal, em quatro jogos, não vencemos um. se o vitória vencesse este jogo hoje e amanhã o sporting eliminasse o benfica, os vitorianos poderiam festejar a conquista da taça de portugal quase um mês antes da respectiva final. apanhar o sporting na final eram "favas contadas" para os sadinos. ao menos com o fc porto ainda temos algumas hipóteses...

segunda-feira, abril 14, 2008

"martian child"


vi este filme ontem. sou bastante suspeito, desde já, por gostar quase sempre dos filmes em que entra john cusack (tirando o inenarrável "con air"). a lista desses filmes está perto da dezena e meia e contém títulos como "class", "say anything", "shadows and fog", "the grifters", "bob roberts", "bullets over broadway", "city hall", "grosse pointe blank", "pushing tin", "being john malkovich", "high fidelity", "america's sweethearts", "serendipity" e "identity". e john cusack ainda só tem 41 anos... a sua única nomeação sonante em termos de prémios de interpretação foi com o filme "high fidelity", em 2001, nos globos de ouro, que perdeu para george clooney, com o filme "o brother, where art thou?". para além de um magnífico actor, cusack também já demonstrou excelentes capacidades para a escrita, como ficou bem patente nos argumentos de "grosse pointe blank" e "high fidelity" (embora este última seja um argumento adaptado do livro de nick hornby"). john cusack é um daqueles actores a quem fica mal um papel de vilão (nesse aspecto faz lembrar michael j. fox), construiu uma sólida carreira a conquistar esse estatuto de "nice guy", de "jovem inadaptado fechado num corpo de adulto". por isso o seu papel mais marcante seja o de rob gordon, em "high fidelity", o dono de uma loja de discos de vinil. é exactamente assim que "vejo" john cusack e em todos os seus filmes ele exibe resquícios de rob gordon. "martian child" é um desses filmes. aqui é ele david, um bem sucedido escritor de livros de ficção científica, viúvo há dois anos, que decide adoptar dennis, um órfão de oito anos de idade que afirma ser do planeta marte. os comportamentos de dennis, que se fecha durante o dia numa caixa, tem medo do sol e usa um cinto com pilhas para fazer peso porque tem medo de flutuar, transportam david para a sua própria infância, igualmente inadaptada e com os mesmos problemas de entrosamento social. a relação que se estabelece entre os dois é o fulcro deste filme, em que ambos se tentam converter em pai e filho, percorrendo david uma ténue linha entre a responsabilidade de educar uma criança e a vontade de se tornar o seu melhor amigo. apesar das ajudas da irmã (joan cusack, igualmente irmã na vida real) e da amiga (amanda peet, sempre linda), ele cedo percebe que aquela relação só poderá funcionar com muito empenho da sua parte, na medida em que dennis vive absorvido no seu mundo, na sua missão (dizendo repetidamente que foi colocado no planeta terra para executar uma missão). lentamente e com muita paciência, david consegue entrar no seu mundo e ganhar a sua confiança. sinceramente, acho que o filme não funcionaria se o papel de dennis não fosse interpretado de forma credível e ao mesmo tempo enternecedora. mas bobby coleman, de 10 anos, cumpre rigorosamente e com distinção todos os requisitos. será interessante assistir ao seu desenvolvimento como actor nos próximos anos.
"martian child" é baseado num conto, com o mesmo nome, do premiado escritor david gerrold. a realização pertence a menno meyjes. do elenco fazem ainda parte oliver platt, sophie okonedo e anjelica huston.

sexta-feira, abril 11, 2008

manic monday


realmente, não há fome que não dê em fartura. depois de um longo vazio em termos de séries de qualidade na nossa televisão, que começou aquando do último episódio de "sopranos" na rtp2 e terminou quando começou a quarta temporada de "house" no fox, temos agora a tão aguardada retoma. por estes dias há "house", "lost", "dexter", "entourage" (a horas indecentes), "extras", "the office" (em versão americana, que a tvi insiste em passar às quatro da madrugada), mais meia dúzia de séries com que não engraço muito, como "heroes", "prison break", "bionic woman", "ossos", etc.. depois temos ainda, embora já passem regularmente no pequeno ecrã há muito tempo, pequenas maravilhas do puro nonsense, como são os casos de "family guy" e "american dad".
às segundas-feiras, tanto na tvi como no fox, já tinha na minha agenda o visionamento indispensável de "house". no fox, os 12 episódios gravados até à greve dos argumentistas já foram todos transmitidos, e o canal recomeçou a série 4 do início, enquanto espera pelos novos episódios. a tvi, por sua vez, ainda não esgotou o seu lote de 12 episódios, já que começou a transmitir mais tarde a quarta temporada. mas, precisamente para as noites de segunda-feira, a rtp2 reservou uma grande surpresa. no antigo horário de "sopranos", o canal vai começar a transmitir, já a partir da próxima segunda-feira (dia 14), a terceira temporada de "weeds", com mary louise parker. recorde-se que a rtp2 tem repetido, todos os dias da semana, pelas 00h03, a segunda temporada desta série, para fazer a "ponte" para os novos episódios. logo a seguir a "weeds" vem "californication", outra série de sucesso do canal americano showtime, em que david duchovny interpreta a personagem principal, hank moody. esta série criou alguma polémica devido ao conteúdo explícito, de natureza predominantemente sexual, causando inclusivamente vários apelos de boicote à serie, não só dos telespectadores como também dos anunciantes, para que se recusassem a anunciar os seus produtos durante a transmissão do programa. a banda red hot chili peppers processou os produtores de "californication", alegando que estes se apropriaram indevidamente do título do single e album da banda, editado em 1999, com o mesmo nome. no processo, a banda alega que o termo "californication" é indiscutivelmente famoso e reconhecido como estando associado aos red hot chili peppers. apesar de toda a contestação e do conteúdo "sem preconceitos" da série, "californication" foi nomeado na última edição dos globos de ouro para melhor série de comédia/musical (perdeu para "extras") e para melhor actor em série de comédia/musical (nesta categoria david duchovny venceu). do elenco desta série fazem ainda parte natascha mc elhone, evan handler, madeleine martin, rachel miner e madeline zima (que interpreta a personagem mia lewis. a actriz, de 22 anos, tornou-se conhecida na televisão por representar durante 6 anos o papel de grace sheffield, a filha mais nova do viúvo maxwell sheffield na série "the nanny").
é com grande entusiasmo que antevejo desde já as noites televisivas de segunda-feira. só fica mesmo a faltar uma série centrada no mundo da música, para se constituir um autêntico serão de sex, drugs and rock and roll...

quarta série de "lost"

a história continua bastante enredada, aumentando de episódio para episódio o número de perguntas e de dúvidas, para as quais só haverá resposta conclusiva na última série, prevista para 2010. ao todo serão seis as séries de "lost". em portugal, a série passa actualmente no canal fox, que iniciou há duas semanas a quarta temporada, estreada nos estados unidos em janeiro deste ano. devido à greve dos argumentistas, esta quarta série viu reduzido o número de episódios previstos (16), falando-se agora de apenas 13. em compensação, a quinta série, que também tinha 16 episódios previstos (tal como a sexta série), vai ter 20. em maio de 2010, quanto "lost" atingir o seu 117º episódio, todas as perguntas serão respondidas.
para confundir ainda mais o pobre telespectador, esta quarta série conta também agora com flashforwards, transportando a acção para depois da saída de algumas personagens da ilha, como kate, hurley e jack (um papel que estava inicialmente previsto para michael keaton...). os dois primeiros episódios ficam marcados por uma clara divergência entre duas das personagens principais, jack e locke, ambos intransigentes e inflexíveis nas suas tomadas de posição. enquanto locke desconfia das intenções do grupo de salvamento enviado para resgatar os sobreviventes, em virtude da derradeira mensagem de charlie, no final da terceira série, jack acredita que pode ser a única hipótese de salvamento e está disposto a tudo para abandonar a ilha. mas, no final do segundo episódio, transmitido na passada terça-feira, o grupo de locke fica a saber que a equipa de salvamento não está na ilha para os resgatar, mas sim para capturar ben, o líder dos "outros". neste ponto, a única personagem que parece ter todas as respostas é ben (excelente interpretação de michael emerson!), agora prisioneiro do grupo de locke. mesmo amarrado e manietado, ben consegue manipular facilmente todas as outras personagens, colocando-as frequentemente umas contra as outras e guardando os segredos que conhece para as situações que lhe são mais convenientes. será interessante continuar a assistir a esta autêntica luta pelo poder e liderança, entre jack, locke e... ben. para já, e mais uma vez, estou completamente "agarrado" e viciado. certamente que não deixarei de estar à frente do televisor todas as terças-feiras, pelas 21h30.

quinta-feira, abril 10, 2008

regressar à terra

bem, terminado o jogo é tempo de regressar à terra e chegar à conclusão de que, efectivamente, a taça uefa não era para nós. quem não marca um golo a este frágil glasgow rangers em 120 minutos não merece mais. é certo que a equipa escocesa defende muito bem, tem dois bons centrais, mas é inofensiva e deixou jogar o sporting, sem pressionar demasiado e defendendo apenas junto à sua área. quem foi ineficaz foi o sporting, que podia ter tido mais sorte, nomeadamente no lance de liedson na primeira parte em que a bola foi ao poste. se o sporting marcasse primeiro, acredito que passaria a eliminatória. ao invés, sofreu um golo, a 30 minutos do final da partida, e quem está habituado a seguir "este" sporting sabia perfeitamente que o jogo tinha acabado aí. a equipa não sabe responder a adversidades, não consegue virar um resultado (a excepção foi a naval) e deita a toalha ao chão à mínima contrariedade. paulo bento, hoje, até esteve bem nas substituições, apostando tudo, mas a equipa desperdiçou toda a primeira parte, em mais uma fase de estudo, no seguimento do que se tinha passado na escócia, preferindo ver o que é que o adversário ia fazer em vez de assumir o jogo com vontade efectiva de o ganhar e resolver a eliminatória. foi pena, o sporting tinha argumentos suficientes para eliminar este glasgow rangers. para o ano há mais certamente...

meia-final à vista

vá lá, apelem a toda a vossa raça, entrega, querer e determinação, joguem no limite das vossas capacidades, coloquem em campo as vossas virtudes técnicas e suplantem os escoceses do glasgow rangers, de modo a escancararem as portas da meia-final. depois, o céu é o limite.

entretanto, vinte anos antes...

vinte anos! passaram já vinte anos... nos anos 80, quando ouvia duran duran de manhã à noite, era um tipo despreocupado, sem responsabilidades para além de passar de ano e não chumbar por faltas. quando ouço o "save a prayer" vem-me tudo à cabeça: o zx spectrum, as muitas horas a jogar o chuckie egg e o match day, o meu walkman preto com equalizador, onde ouvia música a toda a hora (lembro-me bem que rod stewart e os europe foram as primeiras cassetes que lá ouvi), os discos de vinil que mandava vir pelo círculo de leitores, os cadernos escolares todos rabiscados com nomes de grupos, as revistas bravo que me confiscavam no liceu, com o consequente aviso aos meus pais de que andava a ver revistas pornográficas (isto é mesmo verdade!), as horas que faltava às aulas para ir jogar snooker (e mais tarde o tetris), as minhas primeiras desilusões amorosas, a gritante falta de jeito para iniciar qualquer conversa minimamente coerente ou eloquente com uma rapariga, a minha "fabulosa" colecção de posters (que saíam na bravo e na pop rocky, as tais "revistas pornográficas" segundo os botas de elástico dos meus professores), onde imperava a minha "deusa" naquela altura, onde alicercei muitos dos meus ideais de beleza feminina: a nena (a dos "99 red balloons"), os primeiros bailes, onde pude efectivamente constatar, no terreno, a minha total incapacidade para "meter" conversa com uma pessoa do sexo oposto... enfim, muitas memórias, sempre com a componente musical a acompanhar cada uma delas. lembro-me perfeitamente da minha primeira namorada, tinha eu 14 anos (e ela tinha 19...), a ana, do seu estranho hábito de escrever mensagens de amor em todos os espelhos de minha casa (que depois tinha de limpar para os meus pais não verem), de ter faltado uma tarde inteira às aulas para ir fazer um piquenique com ela, em que levei o meu gravador (lá está a componente musical) com cassetes do (e agora, por favor, não vomitem) bon jovi (conseguiram aguentar?), a-ha e duran duran. ainda hoje a música "never say goodbye", dos bon jovi, me transporta imediatamente para esse dia, naquele que foi um dos meus primeiros grandes actos de insubordinação e rebeldia. o que é que vocês queriam? tinha uma namorada cinco anos mais velha do que eu e não ia fazer tudo o que ela me pedisse? sobretudo tendo em conta aquela minha já referida falta de iniciativa (ou jeito) para lidar com o sexo oposto. escusado será dizer, nesta altura, que foi ela que deu o primeiro passo, isso é fácil de concluir. começamos a namorar no dia 1 de abril de 1987. parece mentira, mas é verdade. foram 4 meses fantásticos, apesar de ter chumbado nesse ano. e disse 4 meses fantásticos porque ela, no final de julho, foi ter com a mãe à suiça (não, a minha primeira namorada não foi a martina hingis. a mãe dela não é suiça, é portuguesa, mas emigrante). nesse dia, em que ela foi embora, fechei-me no meu quarto a ouvir o disco dos cutting crew. a música "i've been in love before" é como uma cicatriz desse dia. nesse disco, "broadcast", também há duas músicas que ainda hoje recordo com nostalgia, "sahara" e "the broadcast", que ficarão para sempre ligadas a esta fase da minha vida. o primeiro amor nunca se esquece, é bem verdade, mas quando nos aparece aos 14 anos, sem aviso prévio e com tantos jogos interessantes para jogar no zx spectrum, um tipo fica com as prioridades irremediavelmente alteradas.
este passeio nostálgico vai ter que ficar por aqui porque me "bateu" uma enorme vontade de jogar snooker, de beber uma green sands e de comer um zainy crispy, o melhor chocolate que alguma vez existiu. ah, belos anos 80!

anos 80 revisitados



save a prayer - duran duran
o meu clássico dos anos 80.

conan o'brien


já era tempo de eu fazer uma homenagem pública a uma das pessoas mais inteligentes e bem humoradas da televisão, que faz com que eu me deite sempre com um sorriso nos lábios aos dias de semana. não, não estou a falar de josé carlos malato, nem de david caruso, do csi, que eu tenho impressão que dá todas as santas noites, seja na sic ou no axn. ele chama-se conan o'brien e antes de ser o guru televisivo que é hoje deu nas vistas como argumentista de programas como "saturday night live" e dos "simpsons". em 1993 saltou definitivamente para a ribalta, com o início do programa "late night with conan o'brien", na nbc, substituindo david letterman, que se havia transferido para o canal cbs. em 2009, depois de 16 anos de "late night", conan o'brien substituirá jay leno no histórico programa "tonight show", o terceiro produto televisivo americano com maior duração (começou em 1954), depois da soap opera "guiding light" e do "hallmark hall of fame". steve allen apresentou o programa de 1954 a 1957, seguindo-se jack paar, entre 1957 e 1962, ano em que surgiu johnny carson como apresentador, onde ficou durante 30 anos, até 1992. jay leno foi o escolhido para substituir carson, apresentando o programa até ao próximo ano, altura em que dará lugar a conan o'brien. a escolha não poderia ser melhor, diga-se. o seu sentido de humor é absolutamente impagável, imprevisível e tudo menos subserviente ou conservador. ele conseguiu criar um estilo muito próprio na condução do seu talk show, sem prestar vassalagem aos convidados, fazendo-lhes as perguntas mais inconvenientes, sem preconceitos de qualquer espécie. é por isso que é tão gratificante assistir diariamente ao seu programa (que já acompanho há muitos anos) na sic radical, sempre antes de dormir. é o melhor medicamento possível.

quarta-feira, abril 09, 2008

comodismo

segundo o "extreme tracking" e o "site meter", o post intitulado "o comodismo", publicado no dia 16 de maio de 2007, é "responsável" por cerca de 150 visitas a este blogue, sendo que a maior parte dessa visitas vêm do brasil. o mais curioso é que à frente de "comodismo" estão apenas keywords típicas como "luciana abreu" (meu deus, por que raio fui escrever o nome dela nos meus posts?), "sónia araújo" (bem, aqui o caso muda de figura, a sónia até merecia um post por dia), "filmes", "nuvens", "alma", "nude" (como é óbvio, acho que todos os blogues têm esta pequenina palavra no top das keywords), "frases" e "parvas" (estas duas últimas palavras têm a ver com um post de 2006 chamado "frases parvas", em que a frase parva era "partir o côco a rir". dessa altura para cá, estas duas palavrinhas lideram destacadas a minha lista de keywords). portanto, há ainda mais mérito para o "comodismo", uma palavra que nem sequer é muito usada, nem tem qualquer conotação sexual, como "naked", "nude", "sex" ou "mature" (bem, com isto vou aumentar certamente o número de visitas com estas keywords). para cúmulo, "comodismo" está à frente destas keywords: "catarina" e "furtado", que vêm logo atrás. meus caríssimos leitores portugueses: como é isto possível? vamos lá rectificar isto rapidamente e ultrapassar o "comodismo". com um bocadinho de sorte ainda apanhamos a luciana abreu (meu deus, mas eu insisto em escrever o nome dela porquê?...). isto porque a sónia araújo está já muito longe e inacessível. ah, já agora, em termos de mulheres portuguesas, a partir da catarina temos a marisa cruz, raquel matos cruz (esta eu juro que não entendo, a tipa é simplesmente pavorosa), diana chaves, marta leite castro, rita pereira e soraia chaves. em termos de homens temos murilo benício, heath ledger, miguel veloso, cristiano ronaldo e... josé carlos malato (o meu maior ódio de estimação actualmente). bem, já que me aturaram até aqui, resta-me dar uma de rtp memória e publicar novamente o referido post, o tal que me há-de tornar famoso, um dia, no país irmão, até já me estou a ver a receber as chaves da cidade do rio de janeiro das mãos da juliana paes... hum, juliana paes!... bem, adiante. aqui está o post, tirem as vossas próprias conclusões, ou então mandem à lavandaria, se não saírem com água quente e um simples tira nódoas.

16 de maio de 2007:
o comodismo
a questão do comodismo, ao longo dos tempos, foi sempre uma preocupação para o ser humano. descansar e relaxar nunca deixou de ser uma prioridade na vida das pessoas, daí que sejam consideradas normais as evoluções registadas nessa matéria. para se passar de uma superfície rugosa de pedra até a um sofá foram precisos muitos anos, tal como para o aparecimento do colchão, das almofadas, dos edredons... o comodismo não é um luxo superficial ou fútil, é antes uma exigência natural do ser humano. o problema é o alastrar desse "comodismo" para outras facetas da vida. antigamente, aos domingos de manhã, eram várias as pessoas que saíam de casa para ir comprar o jornal e beber um café; agora, não precisam de sair de casa, têm a informação toda on line, nos sites dos jornais. sair para comer fora? já não é preciso, eles trazem a comida a casa. alugar um filme no clube de vídeo? eles trazem cá o filme. compras? também já temos compras on line. ir às finanças e ficar duas horas na fila para entregar o irs? já sabem a resposta.
o mais grave ainda é em termos de questões sentimentais. antigamente, no tempo dos meus pais, por exemplo, o esforço era muito maior para se evidenciar o apreço por alguma mulher. os meus pais encontravam-se na fonte lá da aldeia, numa hora previamente definida. a minha mãe fazia todos os possíveis para convencer a minha avó que era preciso ir à fonte buscar água. depois eram cartas, poemas, galanteios, enfim, o chamado "romance".
hoje, com toda a evolução tecnológica, nem é preciso muito trabalho. o comodismo é tão gritante neste aspecto que hoje já se namora por sms, conhecem-se os futuros namorados no hi5, visita-se a rua da apaixonada no google earth, trocam-se mensagens de amor eterno no messenger, fala-se à borla com a namorada no skype... qualquer dia, até casar será possível, sem se sair de casa...
com tudo isto, nem dá para as pessoas sentirem saudades umas das outras. e como é saudável sentir saudades de alguém, ansiar avidamente pelo próximo encontro, contar os dias que faltam para voltar a ver a pessoa amada, receber uma carta dela. sentir saudades de alguém é assumir que essa pessoa nos faz falta. muitas das relações mais sólidas que conheço, incluindo a minha, foram alicerçadas e cimentadas desta forma. o romance não pode morrer; caso contrário, um dia destes em vez de palavras sentidas e fortes como "o amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer", de luís de camões, vamos ver poemas deste género: "kurto-te bué garina, sei q tb me kurtes mto, tá-se bem assim chavala, bute nessa"...

convite oficial

um tipo trabalha meia dúzia de anos num órgão de comunicação social regional, acompanhando o que de mais relevante se vai passando neste cantinho de portugal, dando maior relevo e destaque em termos de paginação a notícias verdadeiramente importantes para o progresso e desenvolvimento da região, aos sucessos desportivos dos clubes da zona, às entrevistas com as forças vivas e elementos activos do meio local, às reportagens junto das principais entidades e associações, etc.. para além do facto de estar sempre muito bem informado sobre o que de mais importante acontece na minha região, até agora ainda não tinha tirado verdadeiros dividendos do facto de trabalhar num órgão de comunicação social. é certo que uma vez levei duas t'shirts que sobraram de um passatempo da rádio viriato (que pertence ao mesmo grupo editorial do jornal) e me arranjaram também três bilhetes para o concerto da floribella em viseu (que direccionei, como é óbvio, para os meus filhos) e dois bilhetes para os 4 taste (naquele que foi o primeiro concerto do meu filho). desta vez, porém, vou ser eu a usufruir das "vantagens" de estar ligado à comunicação social local, na medida em que me foi entregue um convite para estar presente na inauguração oficial do palácio do gelo, em viseu, que ocorrerá no dia 15 de abril, pelas 17h00, "com a participação de catarina furtado enquanto imagem deste novo empreendimento do grupo visabeira". agora a questão que se coloca é qual das medalhas que tenho em casa, a de atletismo ou a de futebol, é que vou levar para impressionar a apresentadora... bem, talvez leve o meu diploma da escola de dactilografia (18 valores). ou então faço a minha imitação do sotaque do sean connery... sapateado? break dance? caramba, ainda estou tão indeciso... e o que é que hei-de vestir???

terça-feira, abril 08, 2008

luzes, câmaras, acção...

irrita-me esta cadência diária, esta rotina, a falta de novidades, de emoção. sinto que me faltam aventuras, bombas para desactivar no último segundo, conduzir um autocarro que não pode baixar dos 80 km/h no meio do trânsito, ajudar uma velhinha a atravessar a estrada... para quem vive num mundo de fantasia, de cinema e séries de televisão, como a minha mulher me acusa, é muito ingrato passar pelos dias sem acontecer nada de verdadeiramente excitante. casa, trabalho, almoço, trabalho e casa. onde estão as mulheres para conquistar, as meg ryan's, as michelle pfeiffer's, as kate beckinsale's? e o road movie com o meu melhor amigo, ao estilo de "sideways"? e a minha conversa interessante, espirituosa, estimulante e insinuante com uma mulher no alpendre, enquanto se saboreia um requintado vinho tinto, como acontece igualmente em "sideways", entre paul giamatti (que grande actor!!) e virginia madsen? onde estão os judeus para eu salvar do holocausto? por onde anda a alma errante e perdida para eu salvar, como em "the fisher king"? e a minha dança com a uma thurman no jack rabbit slims? e a minha cena no restaurante com a meg ryan a simular um orgasmo? e também será que nunca vou ter uma michelle pfeiffer, de vestido vermelho, a cantar o "feelings", enquanto eu toco ao piano, mantendo o ar mais cool do mundo, como em "the fabulous baker boys"? ou menos dêem-me uma andie mac dowell no próximo casamento a que seja obrigado a ir, para eu poder reviver de alguma forma as peripécias de hugh grant em "quatro casamentos e um funeral". uma adolescente de 17 anos? como em "manhattan"? porque não? nunca se sabe quando o "click" vai aparecer. quando ele acontece, a idade é irrelevante. nunca podemos é enganar a nossa vontade, como daniel day lewis e michelle pfeiffer fizeram em "the age of innocence". se pelo menos eu tivesse metade da eloquência e destreza de "cyrano de bergerac", tudo seria mais fácil. ou se fosse tão meticuloso e persistente como tim robbins em "the shawshank redemption". um quarto da inteligência e ponderação de morgan freeman em "seven", com uma pitada da irreverência de jack nicholson em "as good as it gets" e uma grande dose de altruísmo, como roberto benigni em "a vida é bela", tudo misturado com o forte carisma de sean connery em "the untouchables", a verve e sentido de humor de billy crystal em "when harry met sally...", a imaginação prodigiosa de woody allen em "annie hall", a "pinta" de jeff bridges em "the fabulous baker boys" e o sex-appeal de george clooney em "out of sight". será que com tudo isto a minha vida seria mais emocionante? podia salvar o mundo de manhã, pela fresquinha; à tarde impedia um ataque de uma rede terrorista, pode ser a eta, não sou esquisito; e à noite ainda tinha tempo para colocar em prática todos os atributos há pouco referidos, "despachando" algumas monica bellucci's, charlize theron's e kate beckinsale's. ah, e podia sempre brilhar quando pedisse o meu martini "shaken, not stirred"...

- sim querida, vou já para a cama... estou só a desligar o computador.

sandy - caribou



uma das músicas mais enérgicas e psicadélicas do disco "andorra", de caribou: "sandy". o som do baixo é completamente viciante...

as 6 simples regras para a fama

How to make it big in Whoreywood:

1. Befriend Paris Hilton
2. Attend parties with her.
3. Hook up with some famous dude at one of the parties
4. Hook up with some famous dude again, but make a sex tape this time around
5. Leak the sex tape on the Internet
6. Collect lots of money from TV networks, ad campaigns, magazines, Larry King Live, etc, etc.

In conclusion, the root of all success is none other than Paris Hilton!

(publicado no site "the bastardly", 07.04.2008)

turtle island - beach house



uma das minhas músicas preferidas do disco "devotion", dos beach house: "turtle island". o video não é oficial. aproveitem para se deliciarem com a música, que é paradigmática em relação à criatividade e virtuosismo dos beach house.

you came to me - beach house



o primeiro video neste blogue dos beach house, com o tema "you came to me", do disco "devotion", lançado em fevereiro passado. as músicas desta banda, tanto do primeiro ("beach house") como do segundo disco, teimam em não me sair da cabeça. parece que quanto mais ouço mais gosto. neste aspecto, consigo criar facilmente um paralelismo com outra grande banda: blonde redhead.

domingo, abril 06, 2008

aspectos


quão meticuloso, paciente, atencioso, galante e virtuoso tem de ser um homem para merecer a mulher que ama? ou será que tudo isto se tornaria irrelevante, ou menos importante, se um tipo tivesse a mesma fisionomia que o george clooney?

sexta-feira, abril 04, 2008

até correu bem...

vá lá, correu bem ontem à noite. o glasgow rangers não jogou da forma como eu esperava, ou seja, em ataque contínuo e desenfreado à baliza do sporting. nem sequer jogou como o bolton, em casa, quando se fartou de lançar bolas para a área leonina, tipo chuveirinho, à procura de um ressalto ou de uma má saída do guarda-redes. por incrível que pareça, o glasgow respeitou o sporting (não devem ter enviado espiões à final da taça da liga) e mostrou-se por vezes até receoso, não assumindo as responsabilidade da eliminatória. claro está que, dessa forma, o sporting foi ganhando confiança, trocando bem a bola, com os jogadores ontem bem espalhados pelo terreno e, mais importante ainda, respeitando os seus lugares. izmailov e romagnoli estiveram muito bem na primeira parte, tanto a segurar a bola como a defender (o que constituiu uma grande surpresa no caso do argentino, pouco dado a tarefas defensivas); miguel veloso e moutinho voltaram a demonstrar que são, efectivamente, valores seguros, exibindo-se a alto nível. a defesa esteve... impecável. parece mentira mas é verdade. acho que pela primeira vez esta época o sporting defendeu bem, sem falhas, ganhando quase todas as bolas pelo ar, sendo tremendamente eficaz a sacudir os pontapés de canto e os cruzamentos para a área, algo que não tinha acontecido com o bolton, em inglaterra. tonel e polga foram imperiais nos lances pelo ar, anulando facilmente darcheville e nacho novo. o jogador mais criativo do glasgow, ferguson, também foi muito bem vigiado e controlado por miguel veloso, o que limitou bastante a manobra ofensiva dos escoceses. liedson e vukcevic, e mais tarde yannick, estiveram bem, embora tivessem criado pouco perigo. só na parte final do jogo, quando liedson recuperou uma bola e tabelou com yannick, ficando frente a frente com o guarda redes adversário, o sporting esteve mesmo perto de marcar.
em suma, bom resultado do sporting na escócia, provando que os leões se dão muito bem com o futebol britânico (manchester united à parte), abrindo boas perspectivas para a segunda mão. os escoceses costumam ser inofensivos fora de casa. só espero que a eliminatória não seja decidida... nas grandes penalidades...

quinta-feira, abril 03, 2008

heather graham


há actores e actrizes a quem perdemos o rasto, por variadíssimas razões, sendo que a principal terá muito a ver com a qualidade dos filmes que fazem. se os mesmos não têm qualidade, não chegam sequer às salas de cinema; muitos nem sequer chegam ao mercado de aluguer. outros factores do "desaparecimento" de alguns actores é a sua transição, forçada, para o mercado televisivo. alguns ainda conseguem relançar daí as suas carreiras (charlie sheen, david caruso, glenn close), mas a maior parte "obscurece" definitivamente, em telefilmes e séries de qualidade duvidosa, como são os casos de madeleine stowe ou matthew modine, só para citar alguns. há ainda outros casos de ruptura total com a indústria cinematográfica, como é o caso de joe pesci, afastado há muito tempo do cinema (fez apenas uma breve participação em "the good sheperd", do amigo robert de niro, em 2006, mas estava desde 1998 sem trabalhar), ou de michelle pfeiffer, que se retirou estrategicamente entre 2002 e 2007.
o caso de hoje, como já devem ter reparado pelo título do post, é o de heather graham. nascida em 1970, em milwaukee - wisconsin, graham começou cedo a sua carreira de actriz (14 anos). primeiro em séries televisivas ("growing pains" e "twin peaks"), depois em filmes (em 1990 entrou no hilariante "i love you to death", ao lado de actores como kevin kline, william hurt, keanu reeves e river phoenix). os seus papéis foram entretanto crescendo em termos de relevância e, em 1997, surgiu a sua personagem mais marcante, a de rollergirl em "boogie nights". a partir daqui, o estatuto de heather graham subiu em flecha, entrando em filmes como "scream 2", "lost in space", "bowfinger" e "austin powers: the spy who shagged me", quatro sucessos comerciais em apenas 2 anos. mas quando se sobe muito alto, a queda é sempre maior e, nos últimos anos, a actriz tem vindo a somar desaires. depois de alguns bons filmes, como "from hell", de 2001, ao lado de johnny depp; o hiper-sensual "killing me softly", de 2002; e de uma pequena participação em "anger management", ao lado de jack nicholson e adam sandler, heather graham tem feito consecutivas más escolhas em termos de carreira. ultimamente, tirando os nove episódios em que entrou na série televisiva "scrubs" (lá está a televisão a aparecer no horizonte sempre que a carreira cinematográfica começa a dar para o torto), a actriz protagonizou filmes inconsequentes e de qualidade duvidosa como "alien love triangle", "hope springs", "cake", "the guru", "mary", "the oh in ohio", "broken", "adrift in manhattan" (este com o canastrão do william baldwin) e "have dreams, will travel" (com val kilmer). em 2006, fez um filme que é um caso paradigmático daquilo que tenho estado a dizer desde o início deste post, quando disse que uma das razões porque perdemos o rasto aos actores é a fraca qualidade dos filmes que fazem. e este é um desse filmes, que está há pouco tempo no mercado de aluguer: "gray matters". é mau demais. muito mau mesmo. completamente desprovido de conteúdo, com diálogos inconsequentes, um argumento risível e interpretações cabotinas. são filmes como este que estragam a carreira de um actor, ainda por cima quando interpretam, repetidamente, o mesmo papel esteriotipado de sempre. infelizmente, os admiradores da actriz têm que se resignar à mais do que previsível ausência de heather graham dos grandes ecrãs. talvez encontre um projecto televisivo onde possa relançar a carreira...

she's the one - caribou



uma das melhores músicas do disco "andorra", de caribou.

o que se ouve por cá

"andorra" é o segundo disco de caribou, o novo projecto musical do canadiano dan snaith, depois dos manitoba. em ambos os casos, snaith é um "one man show", produzindo sozinho os discos. este "andorra", que comecei a ouvir hoje, parecia um bocado deslocado, inicialmente, dos meus gostos musicais, mas ouvindo o disco algumas vezes as músicas entranham-se, estabelecendo-se inevitáveis comparações com bandas como os spiritualized, the flaming lips e air. aqui ficam algumas frases que definem, muito melhor do que eu alguma vez poderia fazer, este disco:
"The only problem with this symphonic daydream is that at just nine songs and 43 minutes, it's over far too soon" - entertainment weekly;
"Andorra is a psychedelic and polyrhythmic trip to a place even less known than the actual country and a momentous addition to Caribou’s enviable discography" - tiny mix tapes;
"The Dr. of Mathematics has one-upped it with Andorra, keeping all of the earlier album's core sonic qualities while adding layers of heartfelt atmospherics to craft what is not only one of the most mesmerizing and unique albums of the year, but also one of the best" - lost at sea;
"Andorra may be a bedroom record, but it certainly doesn't sound like a bedroom record; it has the energy and intensity of group participation, and that makes it Snaith's best yet" - all music guide;
"Andorra will undoubtedly win Caribou a lot of new fans and rightfully so; it's a big, bold, tuneful collection that impresses with its ambition and meticulous arrangement" - pitchfork;
"At its best, Caribou impresses primarily on the strength of Snaith’s pop instincts and arsenal of appropriate musical references, as should be clear from any representative track" - popmatters.

definitivamente, este ano começa muito bem em termos musicais: band of horses, patrick watson, my morning jacket, american music club, the national (embora "the boxer" seja de 2007), sun kil moon, beach house e caribou. e ainda só estamos em abril...

this guy's in love with you - faith no more



ora cá está uma música que fica para sempre, sobretudo para quem for admirador incondicional das capacidades vocais do senhor mike patton, vocalista dos infelizmente extintos faith no more. esta faixa pertence ao disco duplo de despedida da banda, "who cares a lot". escrita originalmente por burt bacharach e hal david, foi lançada em 1968 pelo cantor herb alpert, chegando ao primeiro lugar do billboard hot 100 nos estados unidos. vários músicos e bandas fizeram versões desta música, como barry manilow, harry connick jr., noel gallagher (oasis) e os bad plus.
quanto aos faith no more, estiveram juntos durante 16 anos, de 1982 a 1998, e atingiram a sua expressão máxima com o clássico "angel dust", disco de 1992. para os admiradores da banda fica a clara sensação de que ainda haveria espaço para os faith no more no actual panorama discográfico. infelizmente, as crescentes divergências entre os membros da banda levaram à sua extinção. curiosamente, o último concerto dos faith no more, a 7 de abril de 1998, teve lugar em lisboa. mike patton continua a deslumbrar com a sua notável voz em projectos como mr. bungle, tomahawk, fantomas e peeping tom.

quarta-feira, abril 02, 2008

catarina furtado em viseu. será desta?


será desta? há cerca de 15 anos que falho sistematicamente, muitas vezes não por minha culpa, o "encontro" com catarina furtado. quem lê habitualmente este blogue, conhece sobejamente a minha "pancada" por ela, tal como os benfiquistas têm por rui costa, os gays por liza minelli ou barbra streisand, ou os habitantes de felgueiras por fátima felgueiras. até a minha mulher já entendeu perfeitamente essa minha faceta e não se importa que eu passe a noite de sábado a salivar em frente do televisor, quando começa o "dança comigo". ela transpira classe, tem um postura sóbria muito particular, não faz tudo, como as outras, para aparecer, para ser vista. ela é uma mulher madura, consciente, que definiu perfeitamente quais eram os passos a dar e quando os devia dar. quando achou que estava a tornar-se excessivamente popular, "fugiu" para londres, para regressar a um anonimato desejável. voltou com mais experiência, mais saber. as pessoas do signo virgem são assim, metódicas, apaixonadas, organizadas, dão tudo o que têm quando iniciam um novo projecto, entregam-se de corpo e alma. na sua infinita classe e beleza, catarina furtado entrega-se de corpo e alma às suas causas, acredita que pode efectivamente fazer a diferença e aproveitar o facto de ser conhecida para algo útil e proveitoso, como o demonstra a sua acção como embaixadora da boa vontade das nações unidas. conhecem alguém assim, em portugal, com apenas 35 anos?
catarina furtado "caiu-me no goto" logo nos seus primeiros passos na televisão, no "top mais", na rtp. seguiu-se, já na sic, o programa "mtv portugal", "chuva de estrelas", "caça ao tesouro", "uma noite de sonho" e "pequenos e terríveis". segui a sua carreira no cinema, em filmes como "pesadelo cor de rosa", "longe da vista" e "maria e as outras"; e nos telefilmes "fátima", "o lampião da estrela" e "a noiva". já na rtp, em 2003, era "obrigado" a ver a "operação triunfo" semanalmente, apenas por ser ela a apresentadora, porque embirro solenemente com este tipo de programas, seguindo-se-lhe o "dança comigo". segui sempre os seus programas com muita atenção (como um verdadeiro admirador faz), assistindo ao seu desenvolvimento profissional e um cada vez maior à vontade em frente das câmaras de televisão, tanto na condução de programas, como em directos ou entrevistas. actualmente, no "dança comigo", catarina atingiu a sua plenitude profissional, num género de programa que lhe assenta como uma luva. a prova disso é o facto de sílvia alberto, a sua "substituta" neste programa e na "operação triunfo", nunca ter conseguido criar uma empatia tão evidente com o público, com os convidados e com o próprio júri. o programa é o "rosto" de catarina, ela brinca com os convidados, manda piadas, dança, mete-se com o júri (especialmente com rita blanco), puxa pelo público, que parece estar sempre "embeiçado" por ela, seguindo todas as suas indicações (algo que com sílvia alberto nunca acontecia. lá está, carisma não tem quem quer...).
por várias vezes, como referi no início deste post, estive perto de ver catarina furtado ao vivo. a primeira aconteceu em 1994, quando apresentava o "caça ao tesouro". viseu foi um dos distritos visitados pelo programa. na altura, trabalhava num jornal regional de s. pedro do sul, a "gazeta da beira", como paginador e jornalista. naturalmente, seria eu a "cobrir" jornalisticamente o evento. mas, no dia exacto, não pude deslocar-me a viseu, porque tive que ficar em s. pedro do sul para dar boleia à minha mulher, então namorada, que estava a trabalhar no hotel das termas por essa altura (e só lá ficou uma semana e meia, porque depois surgiu, finalmente, a hipótese de ir trabalhar para faro, na sua área profissional). mais tarde, quando o programa "chuva de estrelas" fez uma digressão pelo país, eu já estava mais do que preparado para ir ver. no dia marcado deparei-me, no local do concerto, com uma placa a dizer "adiado". e para quando foi agendado o concerto? precisamente para um dia em que eu estava de férias, fora de viseu. é galo! anos mais tarde, já eu estava a trabalhar em viseu, a catarina furtado, na qualidade de embaixadora da boa vontade das nações unidas, esteve em... s. pedro do sul, a dar uma palestra numa das escolas da vila. por isto tudo, começo a duvidar que no próximo dia 15, como aqui se refere, seja finalmente capaz de a ver. é que as nossas vidas andam sempre desencontradas, caramba. mas ainda há mais: ela nasceu a 25 de agosto de 1972; eu nasci a 30 de agosto de 1972! um desencontro de cinco dias apenas!
com tudo isto, no dia 15 de abril, quando a vir, vou provavelmente ter uma apoplexia, com a minha sorte...

terça-feira, abril 01, 2008

dia das mentiras

dia das mentiras? para quê? para que seja permitido mentir hoje? e amanhã, já não dá? vamos ter que condensar as mentiras todas em 24 horas? pela lógica do "dia", hoje só podemos mentir. "querido, achas que estou a ficar mais gorda?" - "não, assim de repente até pareces a kate moss". existirá, porventura, um dia das verdades? ou um dia das incertezas? ou um dia das dúvidas? caramba, vamos lá ser justos e correctos a proclamar este género de "dias". se há "dia da mãe", há um "dia do pai". correcto. e também há um "dia da criança". então devia existir igualmente um "dia dos primos", um "dia dos sobrinhos", ou um "dia dos tios". há o famoso, e profundamente parvo e inconsequente, "dia dos namorados", mas não foi proclamado um "dia dos casados", um "dia dos amantes", um "dia das amizades coloridas", ou um "dia dos adúlteros". ao menos no "dia de todos os santos" conseguiram meter tudo no mesmo saco, os santos todos. tal como no "dia do trabalhador", que engloba toda e qualquer profissão, mesmo as ridículas, como paginador e mediador de seguros. mas esqueceram-se do "dia do desempregado", do "dia do preguiçoso" e do "dia dos tipos que passam a vida no café a jogar cartas e que apenas fazem uns biscates por fora, embora recebam o subsídio de desemprego". há, efectivamente, "dias" para tudo: doenças, arte, cultura, desporto, ambiente, vegetação, recursos naturais, religião. há o "dia da imaculada conceição", seja lá o que isso for, o "dia do corpo de deus"... cá está, se existe este "dia", também deveria ser proclamado o "dia do corpo da deusa", em que se fariam demoradas contemplações a fotografias da catarina furtado (ou da soraia chaves, porque eu sei que há por aí muita gente que detesta a apresentadora do "dança comigo", não sei bem porquê...). agora, dia das mentiras!?! é uma grande parvoíce, isso sim. somos capazes de mentir menos no dia 1 de abril do que no resto do ano...

que timing tão conveniente...

o fc porto pode vir a perder seis pontos no campeonato nacional, em virtude do processo apito dourado. se o processo não se arrastar, de recurso em recurso, até junho, os portistas perdem seis pontos no actual campeonato. se se arrastar até ao verão, o fc porto começa o próximo campeonato com menos seis pontos. portanto, é melhor nem recorrerem e aceitarem a perda dos seis pontos agora. é que, mesmo assim, ainda ficam com mais 10 que benfica e vitória de guimarães e mais 14 que o sporting e o vitória de setúbal, vantagem mais do que suficiente para vencer calmamente a liga. não poderão é festejar a obtenção do tri no próximo fim de semana, em casa contra o estrela da amadora. mas enfim, tudo é preferível a começar o próximo campeonato com menos 6 pontos...

hillary is fucking obama



mais uma transformação do já célebre video "i'm fucking matt damon", de sarah silverman. neste caso, os visados são os candidatos democratas à casa branca: hillary clinton e barack obama.

beach house


os beach house são uma banda composta por alex scally (guitarra e teclados) e victoria legrand (teclados e voz), formada em 2005 em baltimore, estados unidos. o primeiro disco, "beach house" (2006), foi muito bem recebido junto da crítica especializada, que o definiu como "one of the most mystical indie pop surprises of 2006". e de facto o disco é fabuloso, de tão hipnotizante e inebriante que é, fazendo lembrar uma mistura entre mercury rev e blonde redhead. estão lá composições delicadas e harmoniosas como "apple orchard", "lovelier girl", "heart and lungs" e "childhood".
lançado em fevereiro de 2008, "devotion" é um excelente segundo disco, o "tal" segundo disco que "enterra" muitas bandas. as músicas desfilam suavemente, envolvidas numa sonoridade pungente, quase dramática, à base de órgãos e sintetizadores. os arranjos são meticulosos, transformando uma panóplia de sons e distorções em melodias profundas e elaboradas, sobressaindo sempre delas a voz de victoria legrand. ocasionalmente, a guitarra de alex scally marca o ritmo e "enfurece" um pouco a sonoridade calma e apaziguante, como na primeira música, "wedding bell", mas, no geral, as músicas são suaves e harmoniosas, como "gila", "turtle island", "astronaut", "all the years", "holy dances", "heart of chambers" e "you came to me".
os beach house ultrapassam, com distinção, o sempre difícil "teste do segundo disco", provando que o primeiro não foi obra do acaso nem esgotou a capacidade criativa do duo de baltimore.

telemóveis

ontem, na emissão em directo do programa "prós e contras", seria bestial que tocasse um telemóvel na plateia. mas desconfio que toda a gente teve o cuidado de desligar os telemóveis, porque a fátima campos ferreira tem cá um feitiozinho...

compilação musical de março

1. lost verses - sun kil moon (2008)
2. all my love - american music club (2008)
3. you came to me - beach house (2008)
4. green gloves - the national (2007)
5. tonight in bilbao - sun kil moon (2008)
6. moorestown - sun kil moon (2008)
7. apple orchard - beach house (2006)
8. guest room - the national (2007)
9. the sleeping beauty - american music club (2008)
10. blue orchids - sun kil moon (2008)
11. gospel - the national (2007)
12. tonight the sky - sun kil moon (2008)
13. gila - beach house (2008)

março

março acabou por ser um mês fantástico. começou bem e acabou melhor. houve festas para todos aqui em casa: a paula fez anos a 9; o dia do pai foi a 19; e os filhos fizeram anos a 27 (aniversários esses que começaram a ser festejados na quinta e só acabaram no domingo). foi também um mês muito bom em termos profissionais, há novas perspectivas no ar e oportunidades que foram devidamente agarradas; há ainda outras que poderão dar frutos a curto prazo. houve ainda a presença de amigos de longa data, daqueles que têm um espaço continuamente reservado no meu coração. tudo somado, olho para trás e verifico que tive, efectivamente, um mês espectacular, junto das pessoas que mais adoro e estimo. os deuses decidiram dar-me uma abébia. a prova definitiva do que acabei de escrever foi o telefonema que recebi ontem (segunda-feira) de manhã, com um convite anexado para almoçar. era o marco! o "desaparecido" marco, a quem perdi o rasto durante tantos anos. encontrei-o no ano passado (fiz um post sobre esse "acontecimento"), depois de 15 anos sem nos vermos (fomos colegas de turma e grandes amigos nos nossos tempos de liceu). um ano depois, ele reapareceu. e da melhor forma, diga-se, ao fazer algo que eu nunca imaginaria que ele fizesse (porque é uma pessoa algo desprendida, sem amarras emocionais a dificultar-lhe os movimentos, é um espírito livre e indomável, que não gosta de prestar qualquer subserviência a horários e requisitos pré-estabelecidos), ao convidar-me para almoçar. e foi óptimo conversar com ele, ficar a saber o que se tem passado na sua vida, pelos fascinantes relatos das suas constantes viagens ao estrangeiro, os seus actuais gostos e companhias. ele actualmente é aquilo que eu sempre pensei que ele viesse a ser. mantém-se fiel aos seus princípios, não alterou em nada a sua personalidade. continua o mesmo marco do liceu alves martins: sincero, humilde e sonhador. uma pessoa verdadeiramente genuína, sem artifícios supérfluos ou tiques materialistas, que não tem como ambição procurar agradar a alguém, não encenando gestos ou atitudes nesse sentido. quando ele conversa com alguém, conversa MESMO com alguém, os seus olhos não vagueiam por outros possíveis interlocutores na mesa ao lado.
ficou combinado um regresso a viseu, com mais tempo. se fosse possível, e isto é um "long-shot", gostaria de reunir o quarteto masculino dos tempos de liceu, numa grande jantarada. eu e o filipe já cá estamos, até trabalhamos juntos. falta o marco, que prometeu regressar, e o miguel, que trabalha em lisboa. lanço daqui o repto ao miguel, e à sua complicada agenda, para que torne esse encontro possível, quando se proporcionar. isto de ser um nostálgico inveterado tem muito que se lhe diga...
por falar em amigos, março marcou também o reencontro com o ricardo, meu amigo há 25 anos, padrinho do meu filho, nunca falhando um aniversário dele, e uma das pessoas com mais qualidades por metro quadrado. é a minha grande referência em termos culturais, foi a pessoa que mais me influenciou, e continua a influenciar, que moldou o meu desenvolvimento como pessoa, nunca se coibindo de criticar quando tinha de criticar, de elogiar quando tinha que elogiar, de estar presente quando precisei e quando ele julgou que era importante, nos bons e nos maus momentos. partilho com ele longos anos de referências, de verões e férias, de jogos de futebol no ciclo velho, à descoberta do zx spectrum, de tardes inteiras a jogar "futebol de mesa" ou "grand prix", das idas ao rio, das boleias para viseu para comprar discos, dos acampamentos em oeiras, as primeiras bebedeiras, os primeiros amores, o murro inadvertido que me deu quando festejou um golo de fernando gomes pelo sporting (ele que é portista ferrenho... mas grande admirador do bi-bota de ouro), os concertos musicais, o primeiro super rock super bock, com aquele fantástico alinhamento (therapy, morphine, faith no more e the cure), a viagem de carro a paredes de coura para ver apenas 25 minutos dos red house painters, a sua presença ao meu lado quando nasceu o pedro, foi com ele que partilhei a minha alegria por ter sido pai pela primeira vez. às vezes sinto que não fiz ainda metade do que ele já fez por mim. devo-lhe muito. mas esqueço-me de lho dizer. quando cá vem acima é sempre tudo a correr, nunca há tempo para nada, é um verdadeiro contra-relógio. mas é sempre importante e gratificante estar com ele, nem que seja por cinco minutos. e também por isso março foi, efectivamente, especial e inesquecível.