quinta-feira, novembro 18, 2021

fontelo


o caminho está delineado há muito. os dias e as horas também. chuva, frio, sol, neve, tudo é irrelevante, o que mais importa é estar. não é pelo compromisso, é pela vontade. não é pela obrigatoriedade, é pela emoção. os dias multiplicam-se e as horas avolumam-se, mas os temas de conversa nunca cessam e esta nunca entedia. simbólica representação de uma vida a dois, numa montanha russa cheia de curvas, contracurvas, altos e baixos, mas que, para nós, se assemelha a uma interminável planície alentejana. sempre que a vida se permite a colocar-nos lado a lado, obrigamo-la a pensar que o deveria fazer mais vezes, mais horas, dias, semanas, meses e anos. teremos sempre conversa para qualquer distância temporal, seja ela curta, longa, intercidades ou interplanetária. porque estarmos juntos é o melhor sítio onde alguma vez poderemos estar!


há pessoas que não dão o devido valor à mancha florestal que a cidade de viseu possui, à sua intrínseca beleza, aos milhões de tonalidades com que o outono a veste e ao deslumbre que as suas centenas de recantos nos oferece. o fontelo faz parte das minhas manhãs de domingo desde abril. são largos meses a assistir às suas mutações naturais, numa prática desportiva que faz muito bem ao corpo, ao espírito e ao olhar. só não digo que também faz bem ao coração, porque nesse departamento a "culpa" não é do fontelo. é de quem me acompanha...


domingos de manhã no fontelo, para revigorar o corpo e a mente, restaurar o equilíbrio interior e encher os pulmões de oxigénio em duas horas de trail, conversas estimulantes e contemplação dos tons outonais. por vezes, não resistimos à beleza que nos é dada a observar e temos mesmo de parar para a fotografar. e sim, claro, as árvores e as folhas também estavam muito giras...


numa conjuntura polvilhada por tantas dúvidas, há certezas que nos fazem imensamente bem! uma delas materializa-se aos domingos de manhã, num circuito de mais de duas horas no fontelo (caminhada, trail e corrida). o esforço é bem doseado, em virtude do traçado delineado (subidas e descidas) e até do piso, mas eu nem necessitaria de nada disso para colocar o meu coração a bater aceleradamente. ele já o faz quando olho para a pessoa que me acompanha. essa é outra daquelas certezas de que falava no início deste post.


harmonia perfeita! com muita consistência, nutrição, pavões, lugares sagrados profanados, quatro percursos de 25 minutos cada a contornar o fontelo, a caminhar e a correr, memórias, previsões e um minuto para tirar fotos. é sempre gratificante documentar os grandes momentos e nós já temos muitos, mas queremos sempre mais!



e sistelo...

passadiços de sistelo.
ponte medieval de vilela - aldeia de sistelo
22 kms - ida e volta.
uma caminhada tão dura quanto inesquecível!

foi há um ano!... um momento de puro companheirismo, amizade, entreajuda, cumplicidade e determinação entre duas pessoas! tudo embrulhado por aquela indómita vontade de querer estar com alguém a toda a hora, caminhar e vencer obstáculos ao seu lado, respirar o mesmo ar puro, ver a mesma deslumbrante natureza e o verde mais verdejante que o minho oferece, em comunhão total e numa simbiose emocional transparente e inquebrável. foi há um ano!... voltaremos ao sistelo, novamente, de mão dada, para revisitar o paraíso e voltarmos a emoldurar mais umas dezenas de momentos inesquecíveis! we will always have sistelo!

Sem comentários: