domingo, janeiro 30, 2011

a última gota


uma pessoa vai assistindo, impotente, ao arrastar penoso da sua equipa de futebol preferida, polvilhado aqui e ali com uma exibição mais condizente com os pergaminhos do clube; vê o presidente pedir a demissão, deixando a equipa entregue aos "três estarolas" (costinha, couceiro e paulo sérgio); continua a observar jogadores que nem na liga orangina tinham lugar a vestirem de verde e branco na principal equipa... e tudo isto se aguenta, estoicamente, sempre a pensar que ainda poderá haver um futuro risonho para o clube, desde que se apresentem as pessoas certas a eleições no próximo dia 26 de março. mas, depois, há notícias que nos deixam completamente de rastos, como esta. como é possível deixar sair do clube o melhor jogador da última década, aquele que mais alegrias nos deu, o homem que resolvia? e não me venham com o factor idade, porque liedson prova, em todos os jogos, que ela não pesa no seu rendimento, sendo quase sempre o jogador que mais corre, que mais luta, que mais se entrega ao jogo. liedson andou com a equipa às costas durante anos, fez o seu trabalho e o do avançado que devia estar ao seu lado, porque nunca lhe conseguiram encontrar um jogador de qualidade para jogar ao seu lado. passaram por esse lugar silva, niculae, pinilla, sá pinto, deivid, koke, bueno, djaló, purovic, alecsandro, hélder postiga, rodrigo tiuí, derlei, saleiro, caicedo e sinama pongolle. destes todos, o melhor entendimento talvez tenha sido com derlei, se bem que gostei muito de ver liedson na frente do ataque com vukcevic ao seu lado.
se liedson sair mesmo, o meu sportinguismo sofre uma machadada irreversível. queria que o "levezinho" ficasse no clube até aos 40 anos, para ser uma espécie de filippo inzaghi do sporting. tenho a certeza de que o brasileiro não defraudaria. pelo que fez pelo sporting, merecia mais consideração (por que raio nunca foi capitão, por exemplo, sendo um dos jogadores com mais anos de sporting do plantel?) e não esta saída, se for confirmada, pela porta dos fundos, num dos piores momentos da equipa. custa-me muito a "engolir" que jogadores como maniche e hélder postiga já tenham renovado pelo clube, "assassinando" praticamente a próxima época, e um JOGADOR (sim, com letra grande) como liedson não caiba no plantel. vai ser penoso ver uma dupla postiga - saleiro ou postiga - djaló na frente do ataque leonino. se liedson sair, vou ser do corinthians. se liedson sair... também saio.

terça-feira, janeiro 25, 2011

óscares 2011 - nomeações


Melhor Filme
Cisne Negro
A Rede Social
A Origem
O Discurso do Rei
The Fighter - O Último Round
Os Miúdos Estão Bem
172 horas
Toy Story 3
Imperdoável - True Grit
Despojos de Inverno - The Winter's Bone

Melhor Realizador
Darren Aronofsky - "Cisne Negro"
David O' Russel - "Último Round"
Tom Hooper - "O Discurso do rei"
David Fincher - "A Rede Social"
Joel e Ethan Coen - "Imperdoável - True Grit"

Melhor Actor
Javier Bardem - "Biutiful"
Jeff Bridges - "Imperdoável - True Grit"
Jesse Eisenberg - "A Rede Social"
Colin Firth - "O Discurso do Rei"
James Franco - "127 Horas"

Melhor Actor Secundário
Christian Bale - "The Fighter - O Último Round"
Jeremy Renner - "A Cidade"
Mark Rufalo - "Os Miúdos Estão Bem"
Geofrey Rush - "O Discurso do rei"
John Hawkes, "Winter`s Bone"

Melhor Actriz
Annete Bening - "Os Miúdos Estão bem"
Nicole kidman - "Rabit Hole"
Jennifer Lawrence - "Despojos de Inverno"
Natalie Portman - "Cisne Negro"
Michelle Williams - "Só Tu e Eu - Blue Valentine"

Melhor Actriz Secundária
Amy Adams - "The Fighter - O Último Round"
Helena Bonham Carter - "O Discurso do Rei"
Melissa Leo - "The Fighter - O Último Round"
Haille Steinfeld - "True Grit - Imperdoável"
Jacki Weaver - "Animal Kingdom"

Melhor Filme de Animação
Como Treinares o Teu Dragão
Toy Story 3
O Mágico

Melhor Filme Estrangeiro
Biutiful, México
Canino - Dogtooth, Grécia
In a Better World, Dinamarca
Incendies, Canadá
Outside the Law - Fora da Lei, Argélia

Melhor Direcção Artística
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e os talismãs da Morte
A Origem
O Discurso do Rei
True Grit - Imperdoável

Melhor Fotografia
O Cisne Negro
A origem
O Discurso do Rei
A rede Social
True Grit - Imperdoável

Melhor Guarda-Roupa
Alice no país das maravilhas
Eu sou o amor
O Discurso do Rei
The Tempest
True Grit - Imperdoável

Melhor Documentário
Exit through the Gift Shop
Gasland
Inside Job - A Verdade da Crise
Restrepo
Waste Land

Melhor curta documentário
Killing in the Name
Poster Girl
Strangers no More
Sun Come Up
The Warriors of Qiugang

Melhor Montagem de imagem
O Cisne Negro
The Fighter - O Último Round
O Discurso do Rei
172 Horas
A Rede Social

Melhor Banda Sonora original
John Powell - "Como Treinares o teu Dragão"
Hans Zimmer - "A Origem"
Alexandre Desplat - "O Discurso do Rei"
A.R. Rahman - "172 Horas"
Trent Reznor e Atticus Ross - "A Rede Social"

Melhor Canção original
Coming Home - "Country Strong"
I See the Light - "Entrelaçados"
If I Rise - "127 Horas"
We Belong Together - "Toy Story 3"

Melhor Argumento Adaptado
127 horas ( Danny Boyle e Simon Beaufoy)
A Rede Social ( Aaron Sorkin)
Toy Story 3 ( John Lasseter, Andrew Stanton e Lee Unkrich)
True Grit (Joel Coen, Ethan Coen)
Winter's Bone - Despojos de Inverno - Debra Granik e Anne Rosellini

Melhor Argumento Original
Um ano Mais (Mike Leigh)
The Fighter - O Ultimo Round (Keith Dorrington, Paul Tamasy, Eric Johnson)
A Origem (Christopher Nolan)
Os miúdos estão bem (Lisa Cholodenko, Stuart Blumber)
O Discurso do Rei (David Seidler)

Melhor Curta-metragem de animação
Day & Night
The Gruffalo
Let's Pollute
The Lost Thing
Madagascar, Carnet de Voyage

Melhor curta metragem
The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143

Melhor Montagem Sonora
A Origem
Toy Story 3
Tron: O Legado
Imperdoável: True Grit
Imparável

Melhor Mistura Sonora
A Origem
O Discurso do Rei
Salt
A Rede Social
Imperdoável - True Grit

Melhores efeitos visuais
- Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e os Talismãs da Morte, Parte 1
Outra Vida
A Origem
Homem de Ferro 2

segunda-feira, janeiro 24, 2011

treinar ao sabor do vento

paulo sérgio é mesmo muito mau e, pior do que isso, apostou quase sempre nos jogadores errados. agora se prova que torsiglieri, zapater, valdés e mesmo vukcevic mereciam jogar muito mais tempo. o erro foi manter sempre maniche, postiga e polga na equipa, enquanto apostava em "flops" como djaló, saleiro, abel e nuno andré coelho. a desejada limpeza terá que começar, forçosamente, pelo treinador. um líder de uma equipa técnica que treina todas as semanas com o plantel e não consegue descortinar quem é que está em melhor forma, quem merece mais oportunidades, quem pode constituir alternativa credível aos titulares, não está a desempenhar o seu papel nas melhores condições.
paulo sérgio, antes de apostar em polga, testou nuno andré coelho e torsiglieri ao lado de carriço. deu duas ou três oportunidades a cada um e... atribuiu o lugar a polga, o jogador que reuniu maior unanimidade na época passada junto dos adeptos leoninos, mas pelos piores motivos. o brasileiro está cada vez mais nervoso, apesar da idade, mais lento e mais inseguro. carriço merecia, até para continuar a evoluir, um colega de eixo defensivo diferente, menos titubeante, mais assertivo.
na direita, joão pereira é intocável. no entanto, por várias vezes paulo sérgio colocou abel na sua posição, mandando avançar joão pereira para médio direito (relegando, lá está, jogadores como vukcevic, valdés, zapater, diogo salomão e matias fernandez para o banco). na esquerda, evaldo é indiscutível, mas todos os jogadores oscilam de forma, uns de uma forma mais evidente que outros, e o luso-brasileiro teve jogos muito fraquinhos. torsiglieri, como se provou hoje, podia ser alternativa credível e raramente o foi.
no meio campo, a intenção inicial seria apostar em pedro mendes a trinco, com dois alas e um médio criativo mais adiantado. com a lesão de pedro mendes, jogador nuclear neste sporting, paulo sérgio começou a inventar. primeiro colocou andré santos a trinco, com maniche à frente. depois tentou "encaixar" matias fernandez no "onze", mas fazendo descair o chileno para a direita, com valdés na esquerda. mais tarde, começou a apostar em vukcevic, tirando fernandez; depois tirou valdés, testando djaló e, mais tarde, salomão. o espanhol zapater, como se sabe, raramente era considerado para o "onze", mesmo quando toda a gente via que maniche se andava a arrastar pelo campo.
com o regresso de pedro mendes, paulo sérgio chegou ao cúmulo de fazer alinhar, no meio campo, andré santos, maniche e pedro mendes, três jogadores de características muito idênticas. como correu bem a aposta num jogo, paulo sérgio decidiu manter este trio... até à nova lesão de pedro mendes. sem izmailov e com matias fernandez lesionado, o técnico passou a apostar, finalmente, em valdés e vukcevic, mantendo andré santos e maniche. na frente, liedson e postiga. pelo meio, uns rasgos, intermitentes, de djaló e de salomão.
mais recentemente, com os castigos de maniche e as lesões de postiga e pedro mendes, paulo sérgio olhou para o plantel e viu, finalmente, zapater. o problema é que só o viu depois do jogo frente ao paços de ferreira, em que preferiu colocar maniche ao lado de andré santos, mesmo com pedro mendes já recuperado. com andré santos firme no "onze" e valdés cada vez mais influente e indispensável no apoio a liedson, paulo sérgio, sempre ao sabor do vento, mudou a equipa pela 29ª vez, colocando pedro mendes, andré santos e zapater no meio campo, com vukcevic e valdés no apoio a liedson. zapater tem outra disponibilidade física que, claramente, maniche já não tem, e andré santos e pedro mendes complementam-se na perfeição. soube muito bem ver maniche hoje no banco. não gosto de "vacas sagradas", muito menos quando essas "vacas" não rendem (sobretudo quando, por ter atingido um determinado número de jogos, renovou automaticamente com o clube, independentemente do que fizer até ao final da época...).na frente, liedson... é liedson, simplesmente o melhor jogador do sporting. luta arduamente, corre, defende, ataca, desmarca, remata... liedson é indiscutível, um dos poucos deste plantel. o grande problema é que, desde que está no sporting, nunca lhe arranjaram um parceiro ideal na frente de ataque. e ainda não foi este ano, muito longe disso. com parceiros como djaló, saleiro e postiga (porque pongolle foi cedido no início da época, inexplicavelmente), qual deles o mais inepto, estava visto que liedson não iria ter vida fácil. valeu-lhe o "aparecimento" de valdés, a jogar mais perto de si, um pouco à imagem de vukcevic na sua primeira época em alvalade, para os golos começarem a aparecer. veremos se paulo sérgio não vai inventar mais, sobretudo quando postiga regressar...

a propósito das presidenciais - VI

"fórmula matemática concebida por investigador da universidade de cardiff
cientista estima que 24 de janeiro é o dia mais deprimente do ano


creio que não adianta escrever mais nada...

a propósito das presidenciais - V

"não é mau perder, não é falta de espírito democrático, é ser coerente. não felicito quem ganhou porque sou coerente e acho que o meio utilizado [por cavaco] para vender uma imagem que não existe foi, de alguma maneira, enganar os portugueses" - defensor moura

haja alguém coerente e que diga realmente o que pensa. o pior é que essas qualidades, na política, de pouco servem. o homem nem em viana do castelo conseguiu mais do que 10,65%...

a propósito das presidenciais - IV

"os resultados eleitorais obtidos pela minha candidatura, claramente acima de 7%, traduzem a afirmação e confirmação de uma força e de um projecto indispensável para abrir caminho ao futuro de Portugal" - francisco lopes

uma "força" e um "projecto indispensável" com 7% dos votos. o que diria francisco lopes se tivesse tido 37%?! isto é o que as eleições têm de bom: no final, todos se consideram vencedores.

a propósito das presidenciais - III

"a derrota é minha, não é daqueles que me apoiaram" - manuel alegre
"a responsabilidade é de toda a candidatura. todos podiam ter feito mais. fica-lhe bem [a alegre] dizer aquilo. é como o treinador que diz que a culpa é dele quando a sua equipa perde. mas sabemos que às vezes são os jogadores que se portam mal" - helena roseta

portanto, não foi a patética campanha eleitoral de alegre, com constantes insinuações e acusações gratuitas aos seus adversários e contradições de bradar aos céus que fizeram com que o candidato nem sequer chegasse aos 20%. foram "os jogadores que se portaram mal"... manuel alegre é, para helena roseta, o calimero destas eleições.

a propósito das presidenciais - II

abstenção: 53,37%
"a comissão nacional de eleições admite que “não é possível aferir a verdadeira dimensão” das falhas técnicas que aconteceram durante o dia de eleições e que impediram muitos cidadãos de exercer o seu direito de voto"
"também ontem, paulo machado, director-geral da administração interna, reconheceu, em conferência de imprensa, responsabilidades nesta questão e explicou que os problemas verificados se deveram a um número elevado de acessos aos serviços de informação sobre o local de voto e número de eleitor, em parte motivado pelos “jovens eleitores que procuraram onde votar”- "público", 24-01-2011

raios partam os jovens, são sempre os mesmos a arranjar confusão...

a propósito das presidenciais - I

"os portugueses optaram pela estabilidade política" - josé sócrates

está visto que venceu o candidato que o partido socialista queria...

sábado, janeiro 22, 2011

camilla belle


porque há momentos na vida em que queremos mesmo acreditar que a perfeição existe...

quarta-feira, janeiro 19, 2011

the warming sun - grandaddy



In a dream
You were sitting there waiting by the door for me
And I got the opportunity
To experience the experience once again
How it could have maybe been

But in real life
You're in another world
You're with another guy
Who doesn't have to cheat
And never has to lie
And all that stuff I didn't get
Comes so easy to him
He doesn't even have to try

But do you ever ask yourself
How it could have maybe been

I haven't been that bad
But I haven't been that good
Overmisunderstood
Oh I wish I really could
Enjoy the warming sun
Enjoy a warm someone
And end the need to hide
Away alone inside

No I haven't been that bad
But I haven't been that good
Overmisunderstood
Oh I wish I really could
Enjoy the warming sun
Enjoy a warm someone
And end the need to hide
Away alone inside

In a dream
You were sitting there waiting by the door for me

decididamente, uma das mais belas músicas de sempre. pertence ao disco "sumday", de 2003. letra e voz desse grande trovador chamado jason lytle. é uma autêntica ode ao "what if", ao que poderia ter sido e não foi, às oportunidades que se perdem sem nos apercebermos delas. o refrão encerra dentro de si uma resignação atroz, de alguém amargurado que se alimenta da sua própria agonia e de um sonho que não chegou a viver. é uma música esmagadora, a todos os níveis.

ricky gervais nos globos de ouro 2011



monólogo de abertura de ricky gervais na edição de 2011 dos globos de ouro, que tanta polémica tem levantado pelo carácter demasiado ofensivo, segundo os americanos, das piadas do humorista britânico. eu gostei, principalmente das piadas dirigidas ao filme "the tourist". duvido é que gervais volte a ser convidado para apresentar os globos de ouro no próximo ano. com o seu desempenho na noite de domingo deve ter arranjado mais uma dezena de inimigos...

segunda-feira, janeiro 17, 2011

globos de ouro 2011 - os vencedores

MELHOR DRAMA
Black Swan
The Fighter
Inception
The King’s Speech
The Social Network

MELHOR ACTOR (DRAMA)
Jesse Eisenberg - The Social Network
Colin Firth - The King’s Speech
James Franco - 127 Hours
Ryan Gosling - Blue Valentine
Mark Wahlberg - The Fighter

MELHOR ACTRIZ (DRAMA)
Halle Berry - Frankie and Alice
Nicole Kidman - Rabbit Hole
Jennifer Lawrence - Winter’s Bone
Natalie Portman - Black Swan
Michelle Williams - Blue Valentine

MELHOR MUSICAL OU COMÉDIA
Alice in Wonderland
Burlesque
The Kids Are All Right
RED
The Tourist

MELHOR ACTOR (MUSICAL OU COMÉDIA)
Johnny Depp - Alice in Wonderland
Johnny Depp - The Tourist
Paul Giamatti - Barney’s Version
Jake Gyllenhaal - Love and Other Drugs
Kevin Spacey - Casino Jack

MELHOR ACTRIZ (MUSICAL OU COMÉDIA)
Annette Bening - The Kids Are All Right
Anne Hathaway - Love and Other Drugs
Angelina Jolie - The Tourist
Julianne Moore - The Kids Are All Right
Emma Stone - Easy A

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Biutiful (Espanha) – Alejandro González Iñárritu
The Concert (França) – Radu Mihaileanu
The Edge (Rússia) – Aleksei Uchitel
I Am Love (Itália) – Luca Guadagnino
In a Better World (Dinamarca) – Susanne Bier

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
Despicable Me
How to Train Your Dragon
The Illusionist
Tangled
Toy Story 3

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Christian Bale - The Fighter
Michael Douglas - Wall Street: Money Never Sleeps
Andrew Garfield - The Social Network
Jeremy Renner - The Town
Geoffrey Rush - The King’s Speech

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Amy Adams - The Fighter
Helena Bonham Carter - The King’s Speech
Mila Kunis - Black Swan
Melissa Leo - The Fighter
Jackie Weaver - Animal Kingdom

MELHOR REALIZADOR
Darren Aronofsky - Black Swan
David Fincher - The Social Network
Tom Hooper - The King’s Speech
Christopher Nolan - Inception
David O. Russell - The Fighter

MELHOR ARGUMENTO
Danny Boyle & Simon Beaufoy - 127 Hours
Lisa Cholodenko & Stuart Blumberg - The Kids Are All Right
Christopher Nolan - Inception
David Seidler - The King’s Speech
Aaron Sorkin - The Social Network

MELHOR BANDA SONORA
Alexandre Desplat - The King’s Speech
Danny Elfman - Alice in Wonderland
A.R. Rahman - 127 Hours
Trent Reznor & Atticus Rose - The Social Network
Hans Zimmer - Inception

MELHOR MÚSICA ORIGINAL
“Bound to You” - Burlesque
“Coming Home” - Country Strong
“I See the Light” - Tangled
“There’s a Place for Us” - Voyage of the Dawn Treader
“You Haven’t Seen the Last of Me” - Burlesque


MELHOR ACTOR (SÉRIE DE COMÉDIA)

Alec Baldwin - 30 Rock
Steve Carell - The Office
Thomas Jane - Hung
Matthew Morrison - Glee
Jim Parsons - The Big Bang Theory

MELHOR ACTRIZ (SÉRIE DE COMÉDIA)
Toni Collette - United States of Tara
Edie Falco - Nurse Jackie
Tina Fey - 30 Rock
Laura Linney - The Bic C
Lea Michele - Glee

MELHOR SÉRIE (COMÉDIA)
30 Rock
The Big Bang Theory
The Big C
Glee
Modern Family
Nurse Jackie

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO (SÉRIE, MINI-SÉRIE OU TELEFILME)
Scott Caan – Hawaii Five-0
Chris Colfer - Glee
Chris Noth – The Good Wife
Eric Stonestreet - Modern Family
David Strathern - Temple Grandin

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA (SÉRIE, MINI-SÉRIE OU TELEFILME)
Hope Davis - The Special Relationship
Jane Lynch - Glee
Kelly MacDonald - Boardwalk Empire
Julia Stiles - Dexter
Sofia Vergara - Modern Family

MELHOR ACTOR (TELEFILME OU MINI-SÉRIE)
Idris Elba - Luther
Ian McShane - Pillars of the Earth
Al Pacino - You Don’t Know Jack
Dennis Quaid - The Special Relationship
Edgar Ramirez - Carlos

MELHOR ACTRIZ (TELEFILME OU MINI-SÉRIE)
Hayley Atwell - Pillars of the Earth
Claire Danes - Temple Grandin
Judi Dench - Return to Cranford
Romola Garai - Emma
Jennifer Love Hewitt - The Client List

MELHOR TELEFILME OU MINI-SÉRIE
Carlos
The Pacific
Pillars of the Earth
Temple Grandin
You Don’t Know Jack

MELHOR ACTOR (SÉRIE DE DRAMA)
Steve Buscemi - Boardwalk Empire
Bryan Cranston - Breaking Bad
Michael C. Hall - Dexter
Jon Hamm - Mad Men
Hugh Laurie - House

MELHOR ACTRIZ (SÉRIE DE DRAMA)
Julianna Margulies - The Good Wife
Elisabeth Moss - Mad Men
Piper Perabo - Covert Affairs
Katey Sagal - Sons of Anarchy
Kyra Sedgwick - The Closer

MELHOR SÉRIE (DRAMA)
Broadwalk Empire
Dexter
The Good Wife
Mad Men
The Walking Dead

domingo, janeiro 16, 2011

25 de abril em alvalade

escrevi isto, em resposta a um comentário de outro sportinguista, no dia 14 de janeiro de 2011:

"pela forma como as coisas estão pelos lados de alvalade, com "costinhas", "couceiros", "bettencourts" e um treinador de "meio da tabela", que não tem sobrancelhas mas parece que usa eyeliner, creio que daqui a cinco anos vou escrever exactamente a mesma coisa. é preciso desmantelar tudo e começar a construir de raiz. preferia que os dirigentes reconhecessem que o clube não tem, para já, condições para lutar pelo título, ficar 2/3 anos em jejum, mas a lançar bases sólidas para o futuro e, daqui a uns 4 anos, ter equipa para disputar o título com benfica e fc porto. o problema é continuarem a insistir que todos os anos vão lutar pelo título, quando o plantel não "estica" e os jogadores que fazem a diferença se contam pelos dedos de uma mão, ao contrário dos rivais mais directos".

espero que a demissão de josé eduardo bettencourt seja o primeiro passo para a tal "construção de raiz" de um novo sporting. espero igualmente que, atrás de bettencourt, sigam costinha, couceiro e paulo sérgio. quanto ao novo presidente, tem que ser alguém que se faça rodear de pessoas competentes, alguém que não se deixe levar em "cantigas" de agentes como jorge mendes e faça negócios como os de torsiglieri (a contratação mais cara deste ano... para ficar no banco), maniche, tales, hildebrand, pongolle, caicedo, etc.. é necessário um critério muito mais sério e ponderado na contratação de jogadores, para posições específicas e não, como aconteceu este ano, comprar jogadores por comprar, porque o negócio até pareceu interessante; depois, temos esta disparidade no plantel, com vários "trincos", nenhuns extremos e quatro centrais dos quais só se aproveita um (e carriço, para evoluir, precisa urgentemente de um central de categoria ao seu lado - como o foram no passado andré cruz, stan valckx ou phil babb).
repito: não me importo que o sporting fique mais 3/4 anos sem ganhar nada, desde que se note que, de facto, se está a construir algo para o futuro e se estão a lançar jovens valores para jogarem no clube e não para serem vendidos à primeira oferta do estrangeiro. os processos de renovação dos contratos de hélder postiga e maniche vão em sentido contrário à "limpeza" que se tem de fazer no plantel. tal como estes dois jogadores, não interessa continuar a insistir em jogadores como grimi, polga, nuno andré coelho, djaló, saleiro e abel. depois, num segundo patamar, ver o que realmente valem jogadores como torsiglieri, matias fernandez (que já teve inúmeras oportunidades de "explodir", mas continua a ser uma fotocópia de romagnoli em termos de rendimento - ou falta dele), zapater (que nesta altura é a terceira opção para o lugar de "trinco"), tales (que nunca vi jogar. nem eu, nem nenhum sportinguista...), vukcevic (que há anos parece desmotivado) e izmailov (se fica, se vai embora, se o joelho está bom...).
enfim, muitos dossiers para estudar com atenção pelo novo presidente leonino. o 25 de abril chegou a alvalade; é bom que esta "revolução" seja abraçada por todos os sportinguistas. só assim contribuiremos para a construção do sporting que todos nós ambicionamos ver.

quinta-feira, janeiro 13, 2011

infinite arms



I had a dream
I had a dream
That I was your neighbor
About to give birth
And then everything
Was really hurt
And I was so lonely
I didn't see It's like
Living in a movie
Twisting the plot
My friends and family
The little things I've got, I've got

When my thoughts drift to you

I love the morning
I like to listen
To 4am birdies
Begging to feed
Now there's something here before me
A figure, I think
Isn't there a warning
Or something to drink
My god, my god

When my thoughts drift to you

These mended bones
The storms approach
Ever so slowly
Out on the sea
There's an animal below me
Lack of control
Others came before me
Others to come, to come

When my thoughts drift to you

segunda-feira, janeiro 10, 2011

cinco anos de "nuvens da alma"


"nuvens da alma" completa hoje cinco anos de existência. ao todo, são 1700 posts, o que, a dividir por cinco anos, dá uma bonita média de 340 posts por ano. portanto, quase um post por dia (faltam 25 posts por ano, que vamos considerar, com o vosso beneplácito - que palavra tão bonita e, no entanto, tão desconsiderada -, como o período de férias anual). nestes cinco anos fica, essencialmente, uma grande mágoa: o sporting nunca foi campeão nacional. caso o tivesse sido, certamente não teria os tais 125 posts em falta. outra grande mágoa: a tvi nunca me contactou no sentido de comprar o nome deste blogue para intitular uma novela. mágoa ainda maior que estas duas: cavaco silva foi sempre o presidente da república. pelo meio, houve espaço também para algumas alegrias: festejei a saída de paulo bento do sporting, festejei a saída de carlos carvalhal do sporting e espero festejar, brevemente, a saída de paulo sérgio do sporting; ganhei uma máquina de café e nunca fui multado. um balanço muito equilibrado, portanto.
depois das entrevistas à revista "visão" e ao "diário de notícias", e da nega que levei da "dica da semana", este ano decidi premiar os leitores deste blogue com a possibilidade (eu diria mais, o privilégio) de fazerem eles mesmos a entrevista que se impõe na passagem desta efeméride, escolhendo, para tal, as melhores perguntas colocadas, entre as mais de quinze que recebi no mail facultado para o efeito. aqui fica o resultado, num trabalho que judite sousa não desdenharia:

andré saraiva (arganil):
- gosto muito do seu blogue e não há um único dia em que não passe por aqui para ler o seus textos. haverá realmente vida para além da morte?
isso não sei, tenho evitado ao máximo experimentar a resposta a essa pergunta. o que lhe posso dizer, caro andré, é que todas as épocas da vida têm as suas compensações próprias, ao passo que quando se está morto é tremendamente difícil encontrar o interruptor da luz. a meu ver, se não morrermos de gripe a, será de cancro ou num hotel em nova iorque. por isso, para quê fazer a barba?...

raquel ferreira (sines):
- o meu amigo joca envia-me vinte sms por dia e insiste em convidar-me para ver o filme "noites de china blue" em sua casa. estará apaixonado por mim?
ser-se amado é, evidentemente, diferente de se ser admirado, pois pode-se ser admirado à distância, mas para amar alguém verdadeiramente é preciso estar no mesmo quarto que a outra pessoa, agachado atrás das cortinas. aceite o filme, para constatar que a kathleen turner já foi, realmente, em tempos, uma sex symbol, portanto, o seu pai não estava a gozar consigo quando a viram na terceira série de "californication".

artur mendonça (leça da palmeira):
- nestes cinco anos de existência do blogue, nunca sentiu vontade de começar a escrever a sério?
senti, uma vez, mas afinal eram apenas gases. a vida não pode ser reduzida a esses rótulos, ao "bom" e ao "mau", ao "perfeito" e ao "imperfeito", ao "boazona" e ao "hediondo camafeu". é importante saber escrever? é. mas é mais importante ter uma choruda conta num banco suiço. sim, é certo que o dinheiro não é tudo, mas é melhor do que ter saúde. quer dizer, não se pode ir ao talho e dizer ao talhante "olhe-me só para este bronzeado fantástico e, além disso, nunca me constipo" e esperar que ele nos passe um quilo de costeletas para a mão (a não ser, claro, que o talhante seja um idiota). escrever, nesta auto-estrada que é a vida, não passa de uma placa a dizer "próxima área de serviço 41km".

paulo gonçalves (braga):
- como é que surgiu o nome "nuvens da alma"?
finalmente, uma boa pergunta. sinceramente, já não me lembro.

andreia santos (sines):
- tenho um amigo, chamado joca, que está constantemente a meter conversa comigo no messenger. para além disso, há meses que tenta convencer-me a ver com ele o filme "noites de china blue". que devo fazer?
onde é que eu já li isto... a melhor forma de ficar a saber as reais intenções desse seu amigo é simular, durante três ou quatro meses, uma infecção urinária. se for possível, junte a isso um ligeiro coxear da perna direita. se, mesmo assim, ele continuar a insistir com o raio do filme, tente ingerir, no dia estipulado para a sua visualização, o maior número de cebolas, alho e azeitonas que conseguir.

gustavo silva (viseu):
- quais são os seus projectos para o futuro em relação ao blogue?
outra boa pergunta. essencialmente, quero deixar uma marca. não tão grande como a fuga de crude no golfo do méxico, mas um bocadinho maior que o impacto que del neri teve como treinador do fc porto. não persigo a fama, até porque esta poderia mandar-me prender, já ficaria contente com uma estátua em viseu. se não fosse minha, poderia ser de outro tipo qualquer, desde que fosse uma estátua. o "nuvens da alma" é o meu terceiro filho (ou o meu segundo animal de estimação, a seguir à minha gata). alimento-o, mudo-lhe o visual, passo muito tempo com ele, ponho-o a dormir. é cansativo, eu sei, era mais fácil ter um tamagotchi.

eduardo matos (coimbra):
- se pudesse escolher uma pessoa para entrevistar no seu blogue, quem escolheria?
gostava muito de entrevistar o miguel esteves cardoso, uma das minhas grandes referências nacionais em termos de escrita. caso não fosse possível, e porque seria igualmente cómico, de certeza, optaria pelo candidato presidencial josé manuel coelho. sempre gostaria de lhe perguntar como raio é que ele conseguiu as assinaturas necessárias para concorrer à presidência. comprou-as no ebay? tirou fotocópias? visitou todas as morgues do país?

joana loureiro (santarém):
- qual é a sua orientação política e religiosa?
sou agnóstico e ateu, respectivamente. portanto, alego a impossibilidade de provar a existência ou não de bons políticos; por outro lado, faltam-me importantes provas empíricas para provar a existência de deus. e o pior é que não sei onde é que as deixei.

alice madureira (faro):
- trocava o seu blogue por um outro qualquer?
trocava por um que desse efectivamente dinheiro. eu olho para a blogosfera e penso "bolas, como sou insignificante". se me pagassem 50 euros por post continuava a dizer a mesma coisa, mas sempre metia alguma coisa ao bolso. o dinheiro é melhor que a penúria, quanto mais não seja por razões financeiras. é sempre muito mais fácil gastar 20 euros do que poupar 2, até pelo tempo que demora...

joão antunes (sines):
- um dos meus melhores amigos, chamado joca, para além de fazer questão de me ajudar a secar as costas com a toalha depois do banho, no final da aula de educação física, tem-me sugerido repetidamente que vá a casa dele ver o filme "noites de china blue". estou muito confuso. o que devo fazer?
leve batatas fritas...

domingo, janeiro 09, 2011

amigo do seu amigo

na televisão, sempre que se fala sobre alguém, nunca falha o tradicional "amigo do seu amigo". renato seabra, claro está, também era "amigo do seu amigo", para além de, obviamente, também ser calmo, sereno e muito boa pessoa. foi a irmã dele que assim o descreveu ao país. uma pessoa assim, "amigo do seu amigo", nunca poderia ser capaz de cometer um crime daqueles. é claro que há aquele "pequenino" pormenor de o dito "amigo do seu amigo" se ter tentado suicidar, cortando os pulsos, pouco tempo depois do crime... mas isso é tão pouco importante que nem o jornalista que "entrevistou" a irmã do renato se lembrou de perguntar. qual peso na consciência, qual carapuça?!
o problema, quanto a mim, foi a infelicidade dos apelidos das duas pessoas envolvidas (renato, se abra; carlos, castro?).
o que eu acho é que com tudo isto (carlos castro e alberto joão jardim, este último quase, quase...), 2011 começa, desde já, a tentar compensar-nos das grandes perdas, em termos de personalidades (leslie nielsen, antónio feio, carlos pinto coelho...), que tivemos no ano passado.

sexta-feira, janeiro 07, 2011

the tourist


normalmente, este não seria o género de filmes que me levaria ao cinema, mas como foi inserido numa saída nocturna com amigos decidi aproveitar. não morro de amores por nenhum dos protagonistas do filme, para além de continuar sem entender por que raio os homens se babam todos com a angelina jolie, mas a premissa do filme até nem parecia má de todo.
a unidade de crimes financeiros da scotland yard segue todos os passos de elise ward (jolie), primeiro em paris, depois em veneza, na esperança de ela os levar até alexander pierce, um banqueiro, de quem eles não conhecem o aspecto, que roubou biliões ao seu mafioso patrão, reginald shaw (steven berkoff). o início até prometia, com alguns "gags" bem conseguidos e, posteriormente, o encontro entre jolie e depp no comboio que os levaria até veneza. elise segue as indicações de pierce e, no comboio, escolhe uma pessoa, ao acaso, como "isco" para enganar os perseguidores, convencendo-os de que essa pessoa é, na realidade, alexander pierce. a escolha recai em frank tupelo (depp), um professor de matemática americano (o suposto "turista" do nome do filme). quando chegam a veneza, têm ambos não só a scotland yard à perna, mas também reginald shaw, e a sua inepta equipa de "gorilas", que acredita que frank é, efectivamente, o homem que o roubou. a premissa começa a perder muito do seu já pouco interesse quando o realizador começa a mostrar-se muito mais interessado em fazer um postal cinematográfico de veneza do que em desenvolver as personagens ou desenhar cenas de acção com alguma... excitação. jolie e depp, sejamos francos, dão o seu melhor. depp compõe um personagem charmoso, por vezes despistado, que arranca sólidas gargalhadas à audiência quando fala espanhol como se fosse italiano (ou quando responde "bon jovi" a um "buon giorno"). jolie é a mulher com a auto-estima mais alta do universo, muito bem vestida e produzida, que consegue concentrar todos os olhares em si quando entra numa sala qualquer, mas com uma espécie de letreiro a dizer "inacessível" ao comum dos mortais. sensivelmente a meio do filme, percebemos que ela, afinal, é uma agente da unidade de crimes financeiros da scotland yard, embora suspensa, cuja missão seria envolver-se directamente com pierce para descobrir as suas fraudes financeiras e entregá-lo à polícia. o problema é que ela acaba por se apaixonar por ele, boicotando dessa forma a sua missão, forçando o inspector john acheson (paul bettany) a segui-la por todo o lado na esperança de encontrar alexander pierce, a tal personagem que ninguém parece conhecer neste filme. depois de muitas cenas ridículas, em que a inépcia dos "gorilas" de reginald shaw atingem proporções bíblicas, com praticamente todos os clichés deste género de filmes, chegamos ao "twist" final. para quem não viu o filme, não vou revelar aqui como ele acaba, como é óbvio, mas não posso deixar passar em claro que esse mesmo "twist" não faz rigorosamente sentido nenhum. parece uma coisa arranjada à pressa por parte dos argumentistas, que ignora completamente toda a história contada até esse momento. é certo que este género de "reviravolta" final não é para todos. quando bem executada, coerentemente e com lógica, ficamos com o filme na cabeça durante anos. mas isso é muito raro; o mais certo é deixar a audiência confusa e frustrada. o final de "the tourist" é quase uma afronta a quem esteve a seguir, com algum interesse, desde o início. não tem lógica nenhuma, ficamos a encolher os ombros e a comentar para o lado "mas que raio?! isto não faz sentido nenhum". é a mais pura negação do que foi o filme até então. se o objectivo era deixar os espectadores de boca aberta, faltou consistência, um argumento mais credível e melhor elaborado, que sustentasse devidamente o final do filme. desta forma, deu a impressão que foram filmados vários finais possíveis e que, provavelmente, foi este que venceu nas projecções realizadas antes do lançamento do filme. muito filmes que tentam, no final, um "twist" surpreendente, gostam de ir deixando pistas pelo caminho, mostrando ao espectador que ele devia ter reparado nelas desde o início (ver filmes como "the usual suspects" ou "the sixth sense", por exemplo), ou revelam, no final, através de flashbacks, vários aspectos que sustentam esse mesmo "twist". em "the tourist", os argumentistas nem se dão a esse trabalho, e, dessa forma, o filme acaba de uma forma ridícula, em que as peças se encaixam todas de uma forma perfeita, num registo de novela da tvi, para a audiência sair satisfeita das salas de cinema. garanto-vos que, pelo menos, uma pessoa não saiu...

quinta-feira, janeiro 06, 2011

grandes legados dos anos 90



o trio nova-iorquino codeine surgiu em 1990, com o disco "frigid stars". a banda tinha sido criada em 1989, pelo baterista chris brokaw, o guitarrista john engle e o baixista e cantor stephen immerwahr. foi frequentemente apontada como uma das bandas fundadoras da corrente musical slowcore, ao lado de bandas como os low, red house painters, idaho ou bedhead. influenciada pelos velvet underground, galaxie 500 e joy division, os codeine arrancaram excelentes críticas com o seu disco de estreia. em 1992 lançaram um ep, com seis temas, intitulado "barely real", seguindo-se, em 1994, o disco "the white birch". depois de uma longa digressão pelos estados unidos, o trio separou-se para trabalhar noutros projectos. o vocalista fundou outra banda ("raymond"), o baterista chris brokaw, que acumulava funções nos codeine e nos come, passou a centrar as suas energias nesta última banda, tendo sido substituído, em 1992 por douglas scharin, baterista dos rex, grupo a que regressou após a dissolução dos codeine.

aposta para 2011



os canadianos memoryhouse, aqui com o tema "heirloom". a banda é composta por denise nouvion e evan abeele, tendo lançado o seu primeiro trabalho em 2009, com "to the lighthouse". em 2010 o duo lançou "the years", um ep com quatro temas, e um single, "lately". as influências musicais do duo canadiano são bandas como galaxie 500, cocteau twins, slowdive, my bloody valentine e beach house.



"bonfire" faz parte do disco "to the lighthouse".



"caregiver" pertence ao ep "the years".

domingo, janeiro 02, 2011

viciado nisto


por influência do meu filho, que pediu esta prenda ao pai natal, confesso que deixo sair o rocker que há em mim quando jogo guitar hero 5. não foi fácil, de início, acompanhar o ritmo do pedro, que me dava autênticas "tareias". mas, agora, depois de algum treino, já começo a dar-lhe alguma luta. quer dizer, o rapaz já atingiu 96% no "in my place" dos coldplay, e sempre que ia comigo à fnac ficava o tempo todo, enquanto eu procurava filmes e séries, na zona dos jogos, a praticar guitar hero; o mais alto que consegui foi na música "i'm only happy when it rains", dos garbage, onde fiz uns heróicos 94%. agora, o objectivo é chegar aos 100%. veremos quem lá chega primeiro...