sábado, janeiro 31, 2009

20 pontapés de canto!

20 pontapés de canto a favor.
20 remates.
65% de posse de bola.
46 ataques.
o sporting não tem uma pontinha de sorte, é oficial. nos jogos do sporting os golos em fora do jogo são anulados (ao contrário dos outros grandes), não há abébias dos árbitros nos jogos do sporting, não há remates, entre os 20 que foram feitos, que batam num defesa e enganem o guarda-redes, não há um lance fortuito, de sorte, de estrelinha... com o sporting nada resulta, pronto.
e a história dos pontapés de canto chega a ser ridícula. 20! VINTE, meu deus! e em nenhuma deles criou perigo. aliás, até existiu um lance bem revelador da "sorte" do sporting: num canto, liedson conseguiu cabecear para a baliza, ia ser golo, mas izmailov (logo um dos melhores em campo, tal como vukcevic), em fora de jogo, ainda tocou na bola e o golo foi anulado. enfim... foi um lance "à sporting"! que se há-de dizer mais? quando não há sorte... não há sorte!

jogo? que jogo?

poder-se-á apelidar isto que acabei de ver, a primeira parte do trofense - sporting, como "jogo de futebol"? ao mesmo tempo, na sporttv2, está a ser exibido o manchester united - everton, e cada vez que mudo para lá vê, de facto, futebol, passes certeiros, fintas, defesas dos guarda-redes, lances estudados, pontapés de canto e livres com perigo, etc., num relvado impecavelmente bem tratado, com o estádio cheio e um público incansável no apoio às suas equipas. e o que se viu nos primeiros 45 minutos do jogo do sporting? nada... absolutamente nada de relevante em termos de... futebol, propriamente dito. vi várias vezes o polga e o carriço a fazem passes longos sem nexo, o sporting a conquistar quase uma dezena de pontapés de canto e a não conseguir criar perigo em nenhum deles (aliás, eu há muito tempo que acho que o sporting poderia ter, num jogo, direito a 14.213 pontapés de canto que em nenhum deles iria criar perigo. a equipa de paulo bento deve ser a equipa mais inconsequente neste tipo de lances). e do lado do trofense, viu-se alguma coisa? claro que não, também. estes 45 minutos poderiam figurar num dvd de campanha contra o futebol, para servir de argumento a toda aquela gente que diz que em portugal se leva demasiadamente a sério esta modalidade. mau relvado, maus intérpretes, frio, chuva, vento, um árbitro que está constantemente a apitar, por tudo e por nada (no manchester united - everton existiram apenas, até agora, aos 75 minutos, 16 faltas) e um pobre espectáculo de se ver, tanto no estádio (se é que se pode chamar estádio) como na televisão. como únicos aspectos positivos, e é preciso perscrutar bastante para se chegar a uma conclusão, destaco apenas izmailov, sempre brilhante, e a força de vontade de izmailov e liedson. mais nada...

mamma mia!


a dois meses de completar quatro anos de idade, a minha filha, como já escrevi noutro post, tem passado por várias fases em termos de gostos televisivos e cinematográficos. depois de noddy, little people, ruca, os três porquinhos, docinho de morango, stuart little, monstros e companhia, toy story, shrek, tweenies, fimbles, artur e os minimeus, alvin e os esquilos, madagascar, robinsons, dora exploradora, popota e das winx, uma das fases mais duradouras, chegou, um pouco surpreendentemente, a fase "mamma mia". habituada a decorar toda e qualquer música na escolinha e a cantá-las até à exaustão, durante as refeições, enquanto toma banho, brinca e até mesmo antes de dormir, basta dizer que decorou o cd inteirinho da popota, sabe as músicas todas e, quando tem "público" em casa, faz questão de montar um autêntico espectáculo, com coreografia e tudo, sempre com o comando da televisão a servir de microfone, ela viu uma primeira vez o filme, sem saber muito bem o que era aquilo. desde logo se notou, nas partes musicais, que são bastantes, como sabem, que as músicas "mexiam" com ela. nesse dia, pouco tempo depois, já trauteava o "mamma mia, here we go again" e o "dancing queen" (obviamente, no inglês dela, muito específico). no dia seguinte, pediu para ver o filme novamente e, naturalmente, as músicas começaram a entrar no seu sistema: "honey, honey" (que agora é a preferida dela), "voulez vous", "gimme, gimme, gimme", "super trouper", "take a chance on me", "lay all your love on me", "waterloo", "mamma mia" e "dancing queen" já fazem parte do seu leque de músicas recorrentes. quando vê o filme, agora, tem sempre o comando na mão, para puxar para trás e ouvir novamente as músicas preferidas. o filme em si, a meryl streep, o pierce brosnan, ainda não lhe "dizem" rigorosamente nada. para ela, o "mamma mia" é como o cd da popota, é para se ouvir. só que dá mais trabalho a colocar as músicas porque tem aquelas cenas "chatas" pelo meio em que os adultos conversam e tal em vez de estarem a cantar e a dançar.
com tudo isto, o nosso próximo investimento vai ser uma colectânea dos abba. a rapariga está viciada naquilo e há que respeitar as suas "fases"...

quarta-feira, janeiro 28, 2009

cold desert - kings of leon



I'm on the corner waiting for a light to come on
that's when i know that you're alone
it's cold in the desert water never sees the ground
special ones walk on without sound

told me you love me, that i'd never die alone
hand over your heart let's go on
everyone knowed it everyone has seen the signs
i've always been known to cross lines

i never ever cried when i was feeling down
ive always been scared of the sound
jesus don't love me no-one ever carried my load
im too young to feel this old

nobody knows
nobody sees
nobody but me

segunda-feira, janeiro 26, 2009

novas palavras para 2009

2009 tem sido um ano "fantástico" em termos de... novos termos, nomeadamente médicos. hoje, depois de muitos nomes de medicamentos e aparelhos (holter), temos este grande "palavrão": extrassístoles ventriculares. caso não saibam o que isto é (eu também não sabia, reconheço), podem ver aqui o assunto em pormenor. os resultados do exame de holter já chegaram e, aparentemente, os meus primeiros dias deste novo ano são, desta forma, marcados pelas tais extrassístoles ventriculares, cujo principal sintoma, como define, e muito bem, o site acima "linkado", "é a percepção de um batimento forte ou de um batimento irregular , mencionado como uma "falha" (palpitações)". por isso, não há dúvida que o ano começa mal, não sei se a validade do meu coração acabava em 2008, se vou ter que renovar alguma coisa na loja do cidadão, comprar outro ou mandar este ao mecânico. o que eu sei, e sinto, é que esta é uma situação muito incómoda e quanto mais pesquiso na internet sobre o assunto mais assustado fico.
como a maior parte dos "seguidores" deste blogue sabe, sou muito pessimista (com laivos de alguma hipocondria e uma dezena de neuroses) e, por esta altura, tal como sempre, penso quase sempre no "worst case scenario". num tom um pouco mais animado e optimista, chego à conclusão de que já plantei uma árvore, já fiz dois filhos e só me falta, ainda, acabar o raio do "livro" que comecei em julho. se me sinto realizado? claro que sim. tive sempre tudo o que quis e isso define bem o meu percurso até agora. só mudaria uma coisa, se pudesse voltar atrás e encontrar-me comigo, aí por volta dos meus 6/7 anos: teria escolhido ser do fc porto. certamente que, por esta altura, o meu coração estaria em muito melhor condição...

one dove - antony and the johnsons

everglade - antony and the johnsons

sábado, janeiro 24, 2009

de resignação em resignação...

primeira parte sofrível até ao penalty defendido por rui patrício, com o meio campo a não conseguir carrilar jogo ofensivo, hélder postiga inconsequente (como no resto do tempo em que jogou) e pouco liedson. com a defesa de rui patrício, os jogadores começaram a acreditar que, afinal, ainda poderiam discutir o jogo e começaram a rondar a baliza madeirense com algum perigo. rochemback, por duas vezes, fez a bola passar rente ao poste, liedson rematou por cima da barra e, de forma justa, lá surgiu o empate, por vukcevic (quarto jogo consecutivo a marcar). na segunda parte, com a saída, por lesão, do montenegrino, que estava a ser um dos jogadores mais inconformados, ocupando por várias vezes o espaço "reservado" a hélder postiga (como no lance do golo), o futebol ofensivo do sporting "tremeu" um pouco, mas pereirinha até entrou bem e iniciou múltiplos ataques pelo lado direito. o problema foi a concretização. liedson esteve nitidamente em dia não (marcou um golo mas estava em fora de jogo), hélder postiga não fez um único remate à baliza (nem derlei). sobrou izmailov, pereirinha, rochemback e moutinho (mais uma cabeçada com muito perigo de daniel carriço, muito bem defendida pelo guarda-redes do nacional). foram ainda algumas as oportunidades do sporting vencer o jogo, sendo a de moutinho, a um minuto do fim, na pequena área, a mais flagrante. izmailov teve mais um lance genial, rematando de fora da área, com a bola, em arco, a passar muito rente ao poste da baliza do nacional.
em suma, o sporting teve "o pássaro na mão", depois de ter conseguido mudar o rumo do jogo, após mais uma entrada em falso num jogo (o que costuma ser habitual nos jogos fora de casa). não foi feliz, não aproveitou, perdendo uma boa oportunidade de se isolar no primeiro lugar. assim, tal como escrevi no final do post anterior, vai ser o fc porto a aproveitar e a regressar ao primeiro lugar. ao intervalo, vence por 2-0. pronto, está feito. é a tal estaleca e o estofo de campeão, que nem benfica nem sporting têm.

teremos líder na choupana?

se o sporting vencer hoje na choupana, o estádio mais irritante da primeira liga, não só pela má qualidade das imagens (com a câmara muito baixa), mas também pelos adeptos da casa, que teimam em fazer tocar uma buzina igual às das ambulâncias antigas durante o jogo inteiro, chega ao primeiro lugar da tabela classificativa. isto no final da primeira volta. e vamos lá ser sinceros: o verdadeiro "campeão de inverno" deveria ser o clube que acabasse a primeira volta em primeiro lugar e não a equipa que ocupa essa posição antes da paragem natalícia. porque, lá está, a primeira volta do campeonato também costuma terminar... no inverno. mas pronto, a febre jornalística para "arranjar" títulos para o benfica a qualquer preço é tão forte que lá ficaram com essa distinção. e mais: dizem que, em 80% dos casos, o tal "campeão de inverno" costuma ser o campeão nacional. portanto, meus amigos, a liga está entregue, já temos campeão. se fosse o jornal "a bola" a mandar no futebol, o benfica era campeão todos os anos, o aimar, o reyes e o suazo tinham sempre nota "10", mesmo que entrassem a cinco minutos do final das partidas, e o luís filipe vieira era "levado ao colo" até à presidência da república.
mas, meus amigos, a realidade é muito diferente. o benfica continua a demonstrar uma confrangedora inépcia nos jogos "a doer", continua a evidenciar uma gritante falta de fio de jogo, ainda não tem um "onze" definido, as "vedetas" não decidem os jogos (sendo aimar a grande decepção do ano): suazo tem vindo a perder gás (há dois meses era um dos melhores jogador do mundo para "a bola", isto apesar de ter sido dispensado por uma das equipas mais fortes do mundo, o inter de milão); reyes só joga nos chamados "jogos grandes" (para ver se alguém repara nele e o leva de novo para campeonatos mediáticos); carlos martins continua a revelar a mesma irregularidade que exibia no sporting; e yebda, binya, ruben amorim e, especialmente, balboa, são jogadores para terem a titularidade garantida... no desportivo de chaves. no meio disto tudo, ainda há a questão dos guarda-redes. quique flores, ele próprio limitado como treinador, anda a distribuir convites para a baliza do benfica, para ver quem comete menos erros. já todos eles cometeram, o que indicia que nenhum deles tem maturidade suficiente para enfrentar uma "roleta russa" deste calibre. e moretto até teve muita sorte no jogo da taça da liga contra o belenenses: cometeu um penalty do tamanho do cristo rei, que o árbitro transformou em falta contra o belenenses, e nos últimos minutos cometeu um lapso incrível, que daria o empate aos azuis do restelo (e o consequente apuramento para as meias finais da taça da liga), que o árbitro transformou, novamente, em falta contra o belenenses. ou seja, por muito que a imprensa desportiva queira, este benfica nunca há-de ser campeão pelas vias normais, não tem estaleca nem estofo para isso. naquele plantel salvam-se katsouranis e, talvez, sidnei, com quem o treinador espanhol se incompatibilizou agora, pelos vistos.
mas voltando ao sporting... o jogo de hoje, daqui a minutos, não vai ser, de forma alguma, fácil, por vários motivos: pelo historial entre as duas equipas, pelo estádio, pelo previsto nevoeiro e más condições climatéricas, pela reduzida dimensão do relvado, pelo barulho infernal que vem do público, etc.. mas caramba, se a perspectiva de ser líder a meio do campeonato não motivar os leões, não sei que raio os há-de motivar! ainda por cima, o fc porto vai a braga hoje, num jogo que não se adivinha nada fácil para os "dragões". o sporting pode, nesta jornada, em caso de vitória, ganhar pontos a benfica e fc porto. a questão é se o sporting terá, também, a tal estaleca e o tal estofo para conseguir chegar à liderança isolada na liga, que só depende da equipa de paulo bento... ou se, no final desta jornada, não será novamente o fc porto a ocupar o primeiro lugar, em virtude de uma vitória em braga e das "escorregadelas" dos clubes de lisboa. logo veremos...

já não há mais ninguém...

angélico é o próximo convidado do programa "só visto", da rtp 1. a partir de agora, só falta mesmo convidar o tino de rans para o programa, para manter o nível.

pensamento

acabei de ver o novo teledisco do bruce springsteen no "top mais", da rtp 1. a música leva-me a acreditar que springsteen caminha a passos largos para ser o "novo" roy orbison. que grande "xaropada"...

"12 monkeys"


este é um daqueles filmes obrigatórios, bem revelador do mundo criativo de terry gilliam. no elenco, bruce willis (creio que no seu melhor papel de sempre), madeleine stowe (que saudades de madeleine stowe em filmes de qualidade) e brad pitt (numa interpretação que já deixava antever um futuro brilhante ao actor). nota máxima, tanto para este filme como para um outro do mesmo realizador, que também é um dos meus filmes preferidos: "the fisher king". dois bons exemplos da mestria de terry gilliam, o único elemento não britânico dos monty python.

doce gosto

para um tipo que nunca ganhou nada na vida, sobretudo em termos de jogos de "sorte" (euromilhões, totoloto, totobola, raspadinhas) e concursos de toda a índole, é absolutamente gratificante... ter uma mulher com sorte! no dia 5 de dezembro, enquanto eu fui para a minha ceia de natal, a digníssima esposa veio à internet, participou num concurso da nestlé (publicidade) e... ganhou uma máquina "dolce gusto" da krups (publicidade). incrédulo, ainda andei umas semanas desconfiado, porque este género de coisas nunca me acontece (ou a alguém à minha volta. o meu pai venceu, num curto espaço de tempo, duas bicicletas, em outros tantos concursos, mas depois disso... nem um porta-chaves ganhou. deve-se ter esgotado a sorte nessa altura. ah, e eu uma vez, no casino de vilamoura (publicidade), fiz um bingo, que me rendeu a espantosa quantia de... 175 escudos. estava pouca gente a jogar... e é este o historial da "sorte" na minha família em termos de jogo. as bicicletas do meu pai e o meu bingo de 175 escudos. ena, mas que grande parêntesis...). mas voltando à nestlé (publicidade). o tal concurso acabou a 25 de dezembro e no site surgiu a informação de que os vencedores iriam ser anunciados a 13 de janeiro de 2009. curiosamente, eu e a minha mulher já tínhamos decidido, no início de dezembro (publicidade), que a "nossa" prenda de natal iria ser uma máquina "dolce gusto" da krups (publicidade). passou o natal e, à espera do anúncio dos vencedores do concurso, não compramos a máquina, como era normal, embora eu ainda não estivesse totalmente convencido da "vitória" da minha mulher (publicidade). mas, a 14 de janeiro, apareceu-nos na caixa do correio uma carta da nestlé (já sabem perfeitamente. por esta altura já não deve ser necessário escrever a palavra "publicidade", pois não?). "ex.ma sra. não sei quê, temos muito gosto em anunciar que venceu a máquina x, no concurso w, com o valor comercial de y, e só tem que preencher este formulário para lhe enviarmos a máquina para casa" (sinceramente, eu acho que eles foram um bocado vagos na carta, mas adiante). pronto, então sim, acreditei finalmente que tínhamos, efectivamente, vencido a máquina que queríamos comprar há um mês e meio, sob o simples pretexto de constituir uma prenda de natal perfeita para nós, como grandes apreciadores e consumidores de café (publicidade). a minha mulher preencheu o formulário, eles receberam, telefonaram na mesma semana, combinou-se a entrega e... puff, como que por magia, a máquina apareceu-nos cá em casa, hoje, às 9 da manhã, precisamente à hora do pequeno almoço (publicidade). até no timing acertaram. grande nestlé (hum... por esta altura isto já não é publicidade, é um post patrocinado pela marca). escusado será dizer que, aqui em casa, foi um alvoroço do tamanho do ego do joe berardo (publicidade). hoje experimentamos o latte macchiato e os miúdos o chococino. agora é apenas uma questão de "despacharmos" rapidamente o almoço para podermos experimentar as outras variedades. hum... variedades! (publicidade).
é claro que já me compenetrei de que só voltaremos a ganhar alguma coisa lá para 2034. talvez um rebobinador de dvd's...

sexta-feira, janeiro 23, 2009

"24" de regresso


a sétima série de "24" vai começar a ser transmitida pela rtp2 a partir da próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, pelas 22h45. não percam, até pode ser nesta série que vamos ver jack bauer, finalmente, a comer alguma coisa... ou a ir à casa de banho... ou a carregar a bateria do pda.

quem é esta cantora?


uma cantora da actualidade que, nos anos 80, era assim...

quinta-feira, janeiro 22, 2009

nomeações para os óscares


foram hoje anunciadas as nomeações para a 81ª edição dos óscares. treze nomeações para "the curious case of benjamin button", dez para "slumdog millionaire", oito para "the dark knight" e "milk" e cinco surpreendentes nomeações para "wall-e". meryl streep foi nomeada para os óscares pela 15ª vez. a cerimónia da entrega dos óscares, apresentada por hugh jackman, decorrerá no próximo dia 22 de fevereiro.

melhor filme:
"the curious case of benjamin button"
"frost/nixon"
"milk"
"the reader"
"slumdog millionaire"

melhor realizador:
"the curious case of benjamin button" - david fincher
"frost/nixon" - ron howard
"milk" - gus van sant
"the reader" - stephen daldry
"slumdog millionaire" - danny boyle

melhor actor em papel principal:
richard jenkins - "the visitor"
frank langella - "frost/nixon"
sean penn - "milk"
brad pitt - "the curious case of benjamin button"
mickey rourke - "the wrestler"

melhor actor em papel secundário:
josh brolin - "milk"
robert downey jr. - "tropic thunder"
philip seymour hoffman - "doubt"
heath ledger - "the dark knight"
michael shannon - "revolutionary road"

melhor actriz em papel principal:
anne hathaway - "rachel getting married"
angelina jolie - "changeling"
melissa leo - "frozen river"
meryl streep - "doubt"
kate winslet - "the reader"

melhor actriz em papel secundário:
amy adams - "doubt"
penelope cruz - "vicky cristina barcelona"
viola davis - "doubt"
taraji p. henson - "the curious case of benjamin button"
marisa tomei - "the wrestler"

melhor filme de animação:
"bolt"
"kung fu panda"
"wall-e"

art direction:
"changeling"
"the curious case of benjamin button"
"the dark knight"
"the duchess"
"revolutionary road"

cinematography:
"changeling"
"the curious case of benjamin button"
"the dark knight"
"the reader"
"slumdog millionaire"

costume design:
"australia"
"the curious case of benjamin button"
"the duchess"
"milk"
"revolutionary road"

film editing:
"the curious case of benjamin button"
"the dark knight"
"frost/nixon"
"milk"
"slumdog millionaire"

melhor filme estrangeiro:
"the baader meinhof complex" - alemanha
"the class" - frança
"departures" - japão
"revanche" - áustria
"waltz with bashir" - israel

make up:
"the curious case of benjamin button"
"the dark knight"
"hellboy II: the golden army"

music (score):
"the curious case of benjamin button"
"defiance"
"milk"
"slumdog millionaire"
"wall-e"

music (song):
"down to earth" - "wall-e"
"jai ho" - "slumdog millionaire"
"o saya" - "slumdog millionaire"

sound editing:
"the dark knight"
"iron man"
"slumdog millionaire"
"wall-e"
"wanted"

sound mixing:
"the curious case of benjamin button"
"the dark knight"
"slumdog millionaire"
"wall-e"
"wanted"

melhores efeitos visuais:
"the curious case of benjamin button"
"the dark knight"
"iron man"

melhor argumento adaptado:
"the curious case of benjamin button"
"doubt"
"frost/nixon"
"the reader"
"slumdog millionaire"

melhor argumento original:
"frozen river"
"happy-go-lucky"
"in bruges"
"milk"
"wall-e"

compilação musical de janeiro

1. trouble's what you're in - fink
2. her eyes are underneath the ground - antony and the johnsons
3. little blue mailbox - fink
4. that summer, at home i had become the invisible boy - the twilight sad
5. daylight and the sun - antony and the johnsons
6. herring bone - department of eagles
7. walking for two hours - the twilight sad
8. and she would darken the memory - the twilight sad
9. send in the clowns - mark kozelek
10. everglade - antony and the johnsons
11. mapped by what surrounded them - the twilight sad
12. herring bone - department of eagles
13. one dove - antony and the johnsons
14. under the same stars - fink
15. no one does it like you - department of eagles
16. tiger mountain peasant song - fleet foxes

foi há um ano...


precisamente um ano depois da sua morte, o actor faleceu no dia 22 de janeiro de 2008, heath ledger é nomeado para o óscar de melhor actor em papel secundário pelo seu "joker" em "the dark knight". recordo que ledger já venceu, a título póstumo, o globo de ouro para a mesma categoria há duas semanas. nos óscares, os outros candidatos ao galardão são josh brolin, robert downey jr., philip seymour hoffman e michael shannon. não tenho qualquer dúvida que heath ledger vai vencer o óscar. a questão é: será que o actor seria aclamado da mesma forma se ainda fosse vivo? sinceramente, vi "the dark knight", até gostei do filme, mas acho que a interpretação de ledger, embora digna de realce, está a anos luz do "joker" de jack nicholson no primeiro filme do "franchise". vou ver hoje "tropic thunder" para avaliar a prestação de robert downey jr., também muito aclamada pelos críticos (tal como a de tom cruise no mesmo filme).
em jeito de rodapé, o primeiro actor a "receber" um óscar de interpretação a título póstumo foi peter finch, em 1977, pelo filme "network". o actor faleceu dois meses e meio antes da cerimónia dos óscares, de ataque cardíaco, aos 60 anos de idade, tendo sido a sua viúva, eletha finch, a receber a estatueta. mais três actores foram nomeados a título póstumo, mas nenhum deles venceu: james dean, spencer tracy e o italiano massimo troisi.

quarta-feira, janeiro 21, 2009

sons das nuvens II



the twilight sad - "walking for two hours"
(mais uma vez, não liguem ao video, a música é que realmente interessa)

sons das nuvens



department of eagles - "no one does it like you"

o que, também, se ouve por cá


fink - "distance and time" (de 2007)
mais uma recomendação de amigo.

terça-feira, janeiro 20, 2009

hugh laurie

a melhor descrição do dr. gregory house, pelo... dr. gregory house:

“He takes pleasure in language, pleasure in a good joke. He is a believer, as I am, in the power of humor. In a world of death and misery where people are dropping all around him, where fate is often cruel rather than kind, humor is his only meaningful response to existence.”

hugh laurie, à revista "playboy", de fevereiro de 2009.

o melhor bond


comprei o filme há dias. eu sei que vou ser polémico, porque já houve bons filmes desta série com sean connery, roger moore e pierce brosnan, mas "casino royale" é o meu "bond" preferido. as cenas de acção foram "beber", muito e bem, à trilogia "bourne" e o filme, em relação aos anteriores, ganha alguma verosimilhança. aqui, james bond, ainda no início da sua carreira como "00", ainda comete erros de avaliação e de falta de experiência, é mais vulnerável e emocional. se juntarmos os três agentes "JB", digamos que daniel craig consegue reunir numa só personagem a destreza de james bond, a agilidade de jason bourne e a precisão de jack bauer.
outro dos pontos fortes do filme é a relação de bond com vesper lynd. os diálogos de "avaliação de personalidade" são autênticos duelos verbais, especialmente na cena do comboio, quando se conhecem ("there isn't enough room for me and your ego"). e eva green... bem, eva green é encantadora, sublime e radiante. não foram muitas as vezes que vi "casino royale", menos de cinco pelo menos, mas sei que nunca me vou esquecer da expressão facial de eva green na sua última cena, quando "impede" bond de a salvar. a actriz entra em cena disposta a enfrentar bond, não cedendo facilmente ao seu charme, e sai de cena a contrariá-lo. digamos que não é, definitivamente, a típica "bond girl".
e depois há aquela hilariante cena em que bond pede um martini e o bartender pergunta se ele prefere "shaken or stirred?", ao que bond responde: "do I look like I give a damn?". nessa altura, ele ainda não se preocupava com isso.

holter

mais uma magnífica palavra para 2009: holter.
para quem, como eu, não percebe uma batata destes termos médicos, "um holter é o registo contínuo de 24 horas do seu electrocardiograma, durante a sua actividade diária normal. destina-se a detectar anomalias intermitentes e a correlacionar os seus sintomas com eventuais alterações do electrocardiograma". e mais: "os eléctrodos são aplicados e ligados através de fios ao registador que será transportado à cintura numa bolsa apropriada. é fornecido um diário para preenchimento. durante as 24 horas deve fazer a sua vida normal excepto tomar banho e deve seguir as instruções dadas pelo técnico. após as 24 horas deve voltar à clínica para lhe ser retirado o equipamento. será analisado pelo técnico com o auxilio de um programa de computador e revisto pelo médico cardiologista. (in www.cardioteste.pt).
se juntarmos a isto uma outra "máquina" que me mede a tensão arterial de 20 em 20 minutos, também ela "pendurada" à minha cintura, também numa "bolsa apropriada", digamos que, com tantos fios, eléctrodos e dispositivos tecnológicos por baixo da roupa, hoje não conseguiria entrar em washington. desculpa lá, ó barack, mas a saúde está sempre em primeiro lugar.

o que se ouve por cá

duas recomendações:
department of eagles - "in ear park"
the twilight sad - "fourteen autumns & fifteen winters"

estes dois discos, mais o tão aguardado "the crying light", dos antony and the johnsons, que ainda estou a "absorver", deixam antever um excelente 2009 em termos musicais.

tem o mundo na mão...


20 de janeiro de 2009: tomada de posse de barack obama como 44º presidente dos estados unidos da américa. a euforia e a esperança em seu redor são de tal ordem que até parece que obama foi eleito pelo mundo inteiro.

sexta-feira, janeiro 16, 2009

palavras para 2009

faltou esta:
inderal - que é, basicamente, cloridrato de propranolol.
hum... cloridrato de propranolol...

the crying light - antony and the johnsons


01. Her Eyes Are Underneath the Ground
02. Epilepsy Is Dancing
03. One Dove
04. Kiss My Name
05. The Crying Light
06. Another World
07. Daylight and the Sun
08. Aeon
09. Dust and Water
10. Everglade

cerca de quarenta minutos divididos por dez músicas, que vou "devorar" neste fim de semana. o disco mais aguardado de 2009... já chegou!

quarta-feira, janeiro 14, 2009

namorar ainda vá que não vá...

2009 começou apenas há 14 dias mas já há um sério candidato a vencer o troféu de "declarações mais estapafúrdias do ano":

"José Policarpo fala em "montes de sarilhos"
- Cardeal-Patriarca alerta portuguesas para riscos de casamentos com muçulmanos

O cardeal-patriarca de Lisboa surpreendeu ontem à noite o auditório do Casino da Figueira da Foz ao advertir as portuguesas para o “monte de sarilhos” em que se podem meter se se casarem com muçulmanos. Falando na tertúlia “125 minutos com Fátima Campos Ferreira”, que decorreu no Casino da Figueira da Foz, José Policarpo deixou um conselho às portuguesas quanto a eventuais relações amorosas com muçulmanos, afirmando: “Cautela com os amores. Pensem duas vezes em casar com um muçulmano, pensem muito seriamente, é meter-se num monte de sarilhos que nem Alá sabe onde é que acabam.” Questionado por Fátima Campos Ferreira se não estava a ser intolerante perante a questão do casamento das portuguesas com muçulmanos, José Policarpo disse que não. “Se eu sei que uma jovem europeia de formação cristã, a primeira vez que vai para o país deles é sujeita ao regime das mulheres muçulmanas, imagine-se lá”, ripostou José Policarpo à jornalista e anfitriã da tertúlia, manifestando conhecer “casos dramáticos”, que no entanto não especificou. "Os muçulmanos têm uma visão na sua religião de que o sítio onde se reúnem para rezar fica na posse deles, é o sítio onde Alá se encontrou com eles, portanto mais ninguém pode rezar naquele sítio", disse José Policarpo.

in "público", de 14/01/2009

portanto, minhas amigas, vejam lá se não se metem num "monte de sarilhos" e passam a ter em melhor conta o produto nacional. nós, ao menos, não nos importamos muito com o sítio onde rezamos, damos mais valor ao sítio onde guardamos os chocolates (para comer depois às escondidas), a garrafita de vodka e as cigarrilhas. aí é que ninguém pode mexer, caso contrário temos um "monte de sarilhos"...

televisão: os dez piores

os dez piores em termos de programas a horas decentes, sem contar com novelas (caso contrário teria que as colocar cá todas), nem com aqueles programas pela madrugada fora, em que meninas semi-vestidas atendem chamadas telefónicas.

1- vip manicure (causa-me urticária e uma forte propensão para tentar o suicídio)
2- não há crise (ainda não estragaram a cassete que tem os risos gravados?)
3- tá a gravar (que tem os piores textos de sempre, proferidos pelos insípidos pedro miguel ramos e carolina patrocínio, não esquecendo o cabotino do voz-off)
4- jogo duplo (não posso com o malato e, sinceramente, não consigo diferenciar este concurso de um simples concurso de perguntas e respostas. não entendo qual é a questão do "bluff" em toda aquela pasmaceira e por que raio têm de esticar aquela treta durante uma hora e tal)
5- olha quem dança (sinceramente, não chega já? ainda se fosse com a catarina furtado... agora, com a sílvia alberto!... bah. e depois, pais a dançarem com filhos? para quando adolescentes a dançarem com os seus animais de estimação?)
6- os segredos da magia (já deu na televisão há uns anos e, convenhamos, tira a "pica" toda de um espectáculo de magia. o que achará o luís de matos deste programa? ou o david copperfield?)
7- atreve-te a cantar (não há imaginação para mais em portugal? vamos lá ver: operação triunfo, ídolos, cantigas da rua, chuva de estrelas, chamar a música, uma canção para ti... não serão já "cantorias" a mais? por favor...)
8- fama show (a sério, alguém entende uma palavra que seja saída da boca da orsi féher?)
9- só visto ("eu gosto muito de si"; "eu também gosto muito de si"; "eu sempre admirei o seu trabalho"; "eu também admiro a forma como conduz este programa"; "você hoje está linda"; "você então está esplendorosa"; "vamos dar um abraço?"; "sim, claro, venha de lá esse abraço"; "já lhe disse que a admiro muito?"; "sim, já disse, mas eu também gosto muito do seu trabalho"; "vamos oferecer-lhe este ramo de flores, em sinal de todo o nosso apreço por si"; "pena é o programa já estar a acabar, com isto tudo, porque até queria falar do meu novo projecto"; "pois, é pena, ficará para uma próxima oportunidade")
10- euro milhões (este aparece nesta lista apenas porque eu nunca acerto nem num miserável número)

cinco palavras para 2009

- lexotan
- cetirizina
- anadin
- trifene 200
- antigripine (que, a propósito, tem um dos piores anúncios que alguma vez vi. "eu sei o que isso é". "não sabe não". "sei, sei". enfim...)

terça-feira, janeiro 13, 2009

chandler bing II



sim, eu sei, por esta altura já devia ter ultrapassado esta minha paixão pelo "friends", mas revendo a série inteira pela quinta vez chego à conclusão de que nunca me vou fartar daquilo, especialmente da personagem interpretada por matthew perry. chandler bing é, como dizer, viciante. em todos os episódios descubro um trejeito, um esgar, um olhar, um movimento desengonçado, para além, obviamente, dos seus comentários sarcásticos e sempre certeiros, que me fazem soltar facilmente uma gargalhada. uma personagem assim, deste calibre, não devia morrer nunca. seja no cinema, seja numa nova temporada da série (daqui a uns anos), seja num spin-off do género de "joey", mas por favor façam regressar ao nosso convívio o grande chandler bing.

chandler bing



alguns dos melhores momentos de chandler bing na série "friends". e são só mesmo alguns, em cerca de dez minutos, porque em dez temporadas da série existem centenas e centenas de comentários sarcásticos e irónicos e de momentos hilariantes com a personagem interpretada por matthew perry.

o messi não estampa ferraris


terei sido ontem o único português a torcer pela eleição de lionel messi como melhor jogador do mundo para a fifa? é que ganhou um jogador que não fez nada de relevante a partir de maio de 2008, incluindo uma pobre e desinspirada participação no euro 2008.

o pior filme de sempre?


estive a procurar no dicionário a palavra que melhor definisse este filme. optei por "execrável", se bem que "bosta" fosse igualmente aplicável nesta situação. que dizer de um "filme" que, logo aos trinta minutos de exibição, me despoletava uma enorme vontade de desligar o dvd e de ir imediatamente tomar banho para tentar esquecer que aquilo alguma vez aconteceu? não há aqui nenhuma piada que "cole" ou resulte, estando o filme povoado de personagens ridículas, pouco ou nada convincentes ou mesmo agradáveis. mesmo que o filme seja visionado numa perspectiva de "non sense", o que não é de todo o caso, não tem igualmente piada. mike myers, que desde o segundo austin powers não acerta uma, correndo sérios riscos de se transformar no novo eddie murphy ou chevy chase, limita-se a ser irritante e cabotino durante o filme, numa personagem que em termos de piada está muitos furos abaixo de fat bastard (de "austin powers: the spy who shagged me", de 1999). e acreditem que fat bastard não tinha piada nenhuma...
as presenças de justin timberlake (para o público feminino) e de jessica alba (para o masculino) ainda ajudaram a vender, certamente, alguns bilhetes, mas não passam de meros bibelots num deserto de criatividade gritante, onde não se salva ninguém, nem mesmo actores consagrados como ben kingsley (certamente no seu pior papel de sempre) ou talentos televisivos emergentes como stephen colbert. por último, quem viu os três "austin powers" e os dois "wayne's world" (como eu) conhece perfeitamente o "mundo mike myers" (bastante limitado por sinal), as piadas são quase sempre as mesmas, os trocadilhos também, os trejeitos faciais, etc.. ver e ouvir as mesmas piadas pela quarta vez acaba por ser cansativo.
"the love guru" custou 62 milhões de dólares e rendeu, apenas, 32 milhões. custa a crer como é que o filme ainda fez assim tanto dinheiro...

globos de ouro

filmes

melhor filme, drama:
slumdog millionaire

melhor filme, musical ou comédia:
vicky cristina barcelona

melhor realizador:
danny boyle, slumdog millionaire

melhor actriz, filme dramático:
kate winslet, revolutionary road

melhor actor, filme dramático:
mickey rourke, the wrestler

melhor actriz, filme musical ou comédia:
sally hawkins, happy-go-lucky

melhor actor, filme musical ou comédia:
colin farrell, in bruges

melhor actor secundário:
heath ledger, the dark knight

melhor actriz secundária:
kate winslet, the reader

melhor argumento:
simon beaufoy, slumdog millionaire

melhor filme estrangeiro:
waltz with bashir, israel

melhor filme de animação:
wall-e

melhor guião:
a.r. rahman, slumdog millionaire

melhor canção original:
"the wrestler," the wrestler; music and lyrics by bruce springsteen

televisão

melhor série dramática:
mad men

melhor série cómica:
30 rock

melhor actriz em série cómica:
tina fey, 30 rock

melhor actor em série cómica:
alec baldwin, 30 rock

melhor actriz em mini-série ou filme televisivo:
laura linney, john adams

melhor actor em mini-série ou filme televisivo:
paul giamatti, john adams

melhor mini-série ou filme televisivo:
john adams

melhor actriz em série dramática:
anna paquin, true blood

melhor actor em série dramática:
gabriel byrne, in treatment

melhor actriz secundária em série, mini-série ou filme televisivo:
laura dern, recount

melhor actor secundário em série, mini-série ou filme televisivo:
tom wilkinson, john adams

sábado, janeiro 10, 2009

3 anos do "nuvens da alma"


"eram 16:19 do dia 10 de janeiro de 2006 quando ele nasceu. pesava bastante, dada a grande responsabilidade que constituía para o autor, isaac davis. a designação "nuvens da alma" já estava escolhida uma hora antes do seu nascimento, depois de várias opções terem sido preteridas, como "a tasca do zé", "isto está lindo, sim senhora", "era uma bica se faz favor" ou "como se escreve blogue?". três anos depois, a consolidação deste espaço no universo da blogosfera é bem evidente, chegando a obter, diariamente, cerca de quarenta visitas, ultrapassando em muito concorrentes directos como "há vida na filatelia", "e deus criou os mediadores de seguros" e "a origem dos coleccionadores de porta-chaves do concelho de arganil".
a nossa reportagem foi ouvir isaac davis, criador de "nuvens da alma", para tentar conhecer melhor o homem por detrás das palavras, a mente criativa e corajosa que vem referenciada no site historynet.com como "‘There can never be but one man who headed the first column of attack on the King’s troops in the Revolutionary War. And Isaac Davis was that man’, ou ainda "What kind of man was this Isaac Davis, and how did he come to lead the group of men who would march down the Concord path and into the history books?".

diário de notícias - pegando nas palavras do site historynet.com, que género de homem é, de facto, isaac davis?
isaac davis - o isaac davis tenta dar sempre o seu melhor, domingo a domingo, respeitando as indicações do mister. não, estava a brincar. sempre que falo na terceira pessoa do singular lembro-me dos jogadores de futebol. quem sou eu? sou um tipo simples, que gosta de respirar e de sentir o coração a bater, o que é sempre bom sinal. sou igualmente muito supersticioso e tenho pavor da morte e por isso, todos os dias, logo de manhã, obrigo a minha mulher a dizer a palavra "astronauta" ao mesmo tempo que eu, para não morrermos nesse dia. desconfio que no dia em que nos esquecermos de fazer isso, morremos mesmo.
d.n. - quais eram as suas expectativas para o blogue em janeiro de 2006?
i.d. - ter mais leitores do que o meu agregado familiar no mês seguinte. ultrapassado esse objectivo, em fevereiro de 2006 estabeleci uma nova expectativa: chegar a março. e por aí adiante. foi uma luta mensal travada contra o meu alter-ego, que insistia comigo para encerrar o blogue, tal a pobreza dos textos, mas fiquei bem melhor quando comecei a ver os blogues pessoais de "personalidades" como bruno nogueira ou pedro ribeiro e os erros ortográficos que eles dão. ou outros que chamam "nothing hill" ao bairro londrino (quando até há um filme com o nome correcto, "notting hill", com hugh grant e julia roberts), escrevem "costa da caparica", "saiem" em vez de saem, "escreves-te" em vez de escreveste, "raínha" em vez de rainha...
d.n. - mas esse último caso aconteceu no "nuvens"...
i.d. - ai foi? já não me lembro...
d.n. - sim, até causou uma longa troca de comentários com um anónimo...
i.d. - ouça, já lhe disse que não me lembro, não decorei todos os 1.065 posts que já fiz, nem os cerca de cinco mil comentários.
d.n. - mas a partir dessa altura nunca mais escreveu rainha com acento no "i"...
i.d. - esta entrevista está oficialmente encerrada.
d.n. - pronto, está bem, vamos mudar de assunto.
i.d. - eu vou mas é andando, lembrei-me agora que deixei o bacalhau com natas no forno.
d.n. - mas espere, só mais uma pergunta, pode ser? eu estou por um fio lá no jornal. na semana passada fui entrevistar o jorge palma e não consegui arrancar-lhe mais palavras para além de "pernas bonitas". e a entrevista era sobre os seus 40 anos de carreira...
i.d. - ele ficou assim depois de ter estado ao lado da catarina furtado. como eu o entendo...
d.n. - podemos continuar então?
i.d. - hum... pernas bonitas...
d.n. - isaac davis? você está bem? (não me digam que isto aconteceu outra vez?!)
i.d. - sim, sim, claro. pode continuar.
d.n. - por que preferiu manter o nome isaac davis em vez do seu verdadeiro nome?
i.d. - isso já me perguntaram no ano passado, começa a ser repetitivo. até já coloquei uma foto minha no perfil. a maior parte das pessoas que visitam o "nuvens" sabe perfeitamente quem eu sou. sabe que me chamo francisco saraiva, moro em alfragide, tenho três filhos, sou divorciado e trabalho como auxiliar de acção educativa na escola secundária stuart carvalhais em massamá.
d.n. - continua satisfeito com os números do seu blogue?
i.d. - estou no lugar 608 na lista dos blogues com mais visitas de portugal, segundo o blogómetro do weblog, num total de 1643 blogues inscritos. estou à frente de blogues como o "sexo na banheira", "sempre em frente amor", "bravos do mindelo" e "o encanto da gaitadura", o que constitui uma enorme surpresa para mim. nunca julguei ser possível estar à frente de "o encanto da gaitadura". nunca!
d.n. - vai continuar a dissertar sobre música, cinema, televisão e futebol ou vai alargar o seu raio de acção a outras áreas?
i.d. - estou a pensar seriamente em criar uma rubrica de apicultura, debruçando-me igualmente sobre os tipos gerais da polinização: entomofilia, anemofilia, cantarofilia, falenofilia, ornitofilia, hidrofilia e quiropterofilia. vou dedicar cada dia da semana a um destes tipos de polinização. portanto, vou tornar este blogue muito mais interessante e, ao mesmo tempo, mais didáctico (ou didático, se preferirem o novo acordo ortográfico).
d.n. - no próximo mês de março vai receber, na azambuja, o prémio de "melhor blogue português assinado por uma personagem de um filme do woody allen e com nuvens no título". a quem tem de agradecer por todas estas distinções?
i.d. - foi uma luta renhida com o blogue "nuvens negras", do alvy singer, mas consegui vencer. vou aproveitar para agradecer a algumas pessoas, cujos blogues direccionam visitas para o "nuvens". são os casos do "um nome qualquer", da indefectível e simpática tulipa negra, do "detective cantor", do compadre ricardo, do "na outra banda", do amigo tadeu, do "astro que flameja", do "leonorlândia", da comadre carla e afilhada leonor, do "pensiero ambulante", da amiga alessandra, do "devaneios cor do céu", do "ana's place", do "jerri dias" e do "silêncio de biblioteca", ambos do brasil, do "9-9", do conterrâneo "viseu senhora da beira", do "alma do eter", do "enfim "sos"" e do confrade "eva nice dream", igualmente um produto cá da casa.
d.n. - muitas felicidades para o blogue e para o ano conto vir cá novamente falar consigo, por ocasião dos quatro anos. afinal, esta entrevista acabou por correr melhor do que a do jorge palma...
i.d. - hum... pernas bonitas...

sexta-feira, janeiro 09, 2009

chegou a neve. bolas!



e lá chegou a neve a viseu. era inevitável, com o frio que se faz sentir por estas bandas desde terça-feira. se eu estou contente? que raio de pergunta. é óbvio que não. a neve era engraçada e bem vinda quando era puto e não conduzia, nem me preocupava com carros, isso era para os adultos. agora a neve tem outro significado para mim. felizmente, chegou apenas hoje, no final da semana, o que quer dizer que hoje vou entrar em casa e só volto a sair de lá na segunda-feira de manhã. andei a semana toda assustado com a perspectiva da geada, do gelo e da neve, porque tenho que levar os meus filhos à escola de manhã e é sempre complicado conduzir naquelas situações. em dezembro, quando se fartou de gear e as estradas pareciam uma pista de patinagem artística, lá fui eu a 20 km/h, muito cuidadosamente (até as formigas me ultrapassavam). esta semana, embora com muito mais frio, até tivemos sorte, não tem havido muita geada de manhã. agora, com a neve, as coisas já se tornam mais complicadas, mas eu vou estar quentinho em casa, com os meus filhos e a minha mulher, com a lareira acessa e mais 345 aquecedores a óleo. depois de andar a semana inteira a ouvir as informações da meteorologia, que indicavam primeiro que as temperaturas negativas seriam até sexta-feira (hoje), depois já se prolongavam até sábado, até domingo, e hoje já ouvi dizer inclusivamente que seriam até terça-feira da semana que vem, vou agora "desligar" um pouco a minha central de preocupação, que está constantemente ligada, e aproveitar bem estes dois dias caseirinhos. já fui alugar uns filmes, já nos abastecemos para o fim de semana e estamos preparados para passar o fim de semana todo em pijama. só me vou começar a preocupar verdadeiramente com o tempo no domingo à noite, indo à janela da sala, de meia em meia hora, como tenho feito esta semana, olhar a rua para ver se há geada. tomara que na segunda-feira de manhã a temperatura já esteja um pouco mais elevada, para afastar de vez este espectro do "frio glaciar", com as reportagens dos sem-abrigo, dos planos de contingência das câmaras municipais e dos bombeiros a baterem de porta em porta a informar os munícipes dos cuidados a ter.

sempre na vanguarda


a nova aposta tecnológica do governo, depois do "magalhães".

salvem os ricos



"seguradora dá ferrari novo a ronaldo
tinha sido comprado há menos de um mês
cristiano ronaldo tinha comprado o ferrari 599 gtb que ontem estampou a 19 de dezembro último, em portugal, e porque o carro ainda não tinha completado um mês a seguradora irá agora dar-lhe um modelo igual" - jornal record, de hoje.

quarta-feira, janeiro 07, 2009

bird gehrl - antony and the johnsons



o video mostra cenas do filme "v for vendetta", que tem esta extraordinária e comovente música de antony and the johnsons na banda sonora.

"nada"

o primeiro grande sinal que 2009 me está a dar é uma estranha apatia e relativa preguiça para escrever seja o que for. pelo que tenho visto em outros blogues, o problema não é só meu. quando digo "relativa preguiça" tem a ver com o facto de eu ter vontade de escrever alguma coisa mas, quando finalmente decido enfrentar o teclado... não sai nada. portanto, este é um post sobre nada. se jerry seinfeld foi capaz de criar uma série televisiva, com 9 temporadas, sobre "nada", eu também consigo fazer um post sobre "nada". deixa cá ver por onde hei-de começar...
depois de tantos milhões investidos na equipa de futebol e na equipa técnica, da subida do menino querido da nação encarnada ao lugar de director desportivo, o benfica é eliminado da taça uefa, da taça de portugal e perdeu o primeiro lugar para o fc porto. em janeiro de 2009, luís filipe vieira chega finalmente à conclusão que a equipa, afinal, não vale "nada".
por falar em benfica, será que faz sentido que a sagres, a patrocinadora do campeonato nacional e que dá nome ao mesmo, seja, simultaneamente, o principal parceiro comercial de um dos clubes que disputa essa competição? será que tínhamos vencedor antecipado já em agosto? terá a sagres comprado o campeonato ao benfica? hum... se calhar não tem "nada" a ver...
maradona cancelou a sua viagem a portugal, onde iria observar alguns jogadores argentinos a actuar no nosso país, como lisandro, lucho e di maria. a meu ver, fez muito bem. o astro argentino não vinha cá fazer "nada".
apesar da forte contestação, josé sócrates pediu maioria absoluta aos portugueses nas próximas eleições legislativas. poder-se-ia acusar o primeiro-ministro de presunção e alguma arrogância, mas ele sabe perfeitamente que, em termos de alternativa política, não existe "nada".
a ministra da educação e a fenprof continuam a esmiuçar argumentos em relação ao dossier da avaliação dos professores, ao ponto de já toda a gente neste país saber quem é mário nogueira. como a ministra não quer dar o braço a torcer e mário nogueira não quer perder a cobertura mediática que tem tido nos últimos tempos, não se resolve "nada".
muito se tem falado também do "magalhães", a ferramenta escolar indispensável para o futuro dos nossos filhos, segundo o governo. estamos em janeiro e, apesar de ter sido requisitado o dito "magalhães" em outubro, até agora "nada".
em termos televisivos, apesar de não conhecer uma única pessoa que goste da programação daquela estação, a tvi continua a liderar nas audiências. pelos vistos ninguém consegue fazer frente à imaginativa e variada grelha do canal, que apresenta o seguinte modelo vencedor a partir das 18h00: novela; novela; notícias; novela; novela; novela. imbatível, sem dúvida! portanto, a nível televisivo, não mudou "nada".
há um mês, manuel alegre mereceu honras de abertura de telejornais, teve um grandioso tempo de antena, fez praticamente campanha eleitoral em todos os canais e foi reconhecido pela generalidade dos comentadores políticos como a única alternativa ao governo. o que se passou desde então? isso mesmo, "nada".
casa pia? apito dourado? sacos azuis? está alguém preso já? "nada" disso.
o fc porto já está no primeiro lugar da liga sagres. não mudou "nada".
portanto, meus amigos, 2009 começa sob o signo do "nada". nada mudou nem se prevê que mude alguma coisa tão cedo. a conjuntura actual, incluindo o frio que se faz sentir por estes dias, não augura nada de significativamente bom para este ano, nem para este inverno (caramba, como eu detesto o frio, o gelo, a geada, essas porras todas...), por isso limitemo-nos a esperar por melhores dias, pela primavera, pelo calor, pelo subsídio de férias... hum... subsídio de férias... caipirinhas, gelados na esplanada, piscina, praia... é precisamente nestas alturas que dava jeito ter o controlo remoto que adam sandler tem no filme "click", para poder puxar para a frente os próximos meses, que incluem a época mais imbecil do ano, o carnaval. só a título de exemplo, a organização do carnaval de estarreja contratou sónia araújo para ser a rainha do carnaval local. sim, essa mesma, a sónia araújo, que em fevereiro há-de ter uma barriga jeitosa, limitando-se a sentar-se numa poltrona a acenar para a população (e claro, a ganhar o dela, que estas coisas de ser rainha de um carnaval quando se está grávida de gémeos, não é coisa para ser barata). caramba, isto sim é carnaval. mas voltando ao inverno, eu sei que depois, no verão, vai acontecer exactamente o contrário. quando já estiver farto do calor, da roupa constantemente suada, vou andar a ansiar pelo frio, pelos cachecóis, lareiras e camisolas de gola alta, é o meu "estigma antónio variações" a funcionar.
ah, lembrei-me agora que ainda tinha uma coisa para vos dizer. bolas, o que era?... pronto, deixem lá, esqueçam. também não devia ser "nada"...

domingo, janeiro 04, 2009

"palmadas"

os anos passam e o nosso jorge palma continua... na mesma. quem, como eu, se lembra de o ver, nos anos 80, num teledisco de uma música de solidariedade para moçambique, com um ar completamente alucinado, de chapéu de palha na cabeça, a fingir que cantava, não pode ficar surpreendido com a sua actuação no programa de fim de ano da rtp1. se calhar seria melhor voltar um pouco atrás e colocar umas aspas na palavra actuação. dez minutos ao piano, em directo, sem que se percebessem outras palavras "cantadas" por si para além de "deixa-me rir". no final desta "actuação" (cá estão as aspas), a apresentadora foi ao seu encontro para registar algumas palavras do cantor. coitada da catarina furtado, já devia saber no que se iria meter. jorge palma agarrou-se a ela (pudera! chega a ser compreensível) enquanto balbuciava qualquer coisa parecida com "brghh urghh blahsh" e fixava o olhar no decote da apresentadora. quando ela lhe perguntou o que é que ele desejava para 2009, palma fez um sorriso maroto, demorou uns bons 5 segundos para responder e disse, finalmente: "pernas bonitas". ficou provado que jorge palma é um espectador assíduo de "a minha geração", onde catarina furtado desfilou (felizmente) uma larga variedade de mini-saias nos últimos meses, visto que no programa de fim de ano a bela apresentadora vestiu dois vestidos compridos. de forma educada, catarina "despachou-o", sabendo perfeitamente que não conseguia arrancar nada de coerente daquela "conversa" com o cantor. também pudera, era a noite de fim de ano e o "pobre" do jorge palma esteve toda a noite nos bastidores à espera de actuar, onde não deve ter faltado champanhe. quem é que o pode censurar?