terça-feira, dezembro 30, 2008

2009. bring it on!


meus amigos, que o novo ano vos traga muita felicidade, alegria e saúde (da boa, claro)!

sexta-feira, dezembro 26, 2008

jerry lewis


jerry lewis vai ser distinguido em fevereiro na cerimónia de entrega dos óscares, em cerimónia apresentada pelo actor hugh jackman, com o prémio humanitário hersholt, anunciou a academia de artes e ciências cinematográficas dos estados unidos. o actor, de 82 anos, será distinguido pelo seu trabalho humanitário, no apoio a quem sofre de distrofia muscular, tendo angariado cerca de 1,5 mil milhões de euros. o prémio será entregue a 22 de Fevereiro em los angeles, por ocasião da entrega dos óscares, os mais importantes prémios de cinema da indústria cinematográfica norte-americana. jerry lewis, que ajudou a criar a associação de distrofia muscular em 1952 e angaria fundos para a mesma desde 1966, sobretudo através das maratonas televisivas telethon, nasceu em newark em 1926 e desde cedo que está ligado à comédia, destacando-se a parceria com o actor dean martin. "the bellboy" (1960), "cinderfella" (1960), "the ladies man" (1961), "the nutty professor" (1963), "the patsy" (1964), "wich way to the front?" (1970), "the king of comedy" (1982) e "arizona dream" (1993) são só alguns dos filmes em que entrou.
agora, com a notícia desta mais do que justa homenagem, até sabe bem recordar isto.

terça-feira, dezembro 23, 2008

feliz natal e tal


meus amigos, que a harmonia familiar, a paz de espírito e a "saúde da boa" (como diz o dono do restaurante onde almoço todos os dias) estejam convosco neste natal!
o resto é apenas papel de embrulho...
feliz natal e boas festas!

segunda-feira, dezembro 22, 2008

o que se ouve por cá


"fleet foxes", o disco de estreia dos fleet foxes, banda de seattle composta por robin pecknold (voz e guitarra), skyler skjelset (cujo nome parece o de uma impressora) (guitarra), bryn lumsden (baixo), casey wescott (teclados) e nicholas peterson (bateria).
fases por que passei a ouvir este disco:
1º - estranhei, torci um pouco o nariz e tive vontade de o colocar de lado, sem direito a uma segunda oportunidade;
2º - engracei com duas ou três músicas, nomeadamente o single "white winter hymnal" e dei-lhe o chamado benefício da dúvida, começando a tolerar a sua singular sonoridade;
3º - depois de assimilados os ambientes sonoros (o all music guide descreve-os assim: "mixing baroque pop with elements of classic rock and british folk"), começa-se a adorar e a venerar o disco. digamos que, estabelecendo um paralelismo com outro disco em termos de "fases", os fleet foxes são os arcade fire de 2008.

sábado, dezembro 20, 2008

o estigma dos guarda-redes

por que raio hão-de os guarda-redes fazer as exibições das suas vidas contra o sporting? foi assim contra o paços de ferreira, foi assim com o leixões, é assim há muitos anos em alvalade. dois pontos perdidos contra a académica, antes da paragem do campeonato. mais uma vez, uma primeira parte inteirinha desperdiçada, em futebol de pantufas, quase sem oportunidades de golo. também era de prever quando se viu que jogadores da qualidade de caneira e romagnoli iam jogar de início. creio que se a equipa do sporting que acabou o jogo, com veloso, djaló e vukcevic (os suplentes), tivesse jogado de início, a história do jogo seria diferente. começa a ser angustiante ver que o sporting continua sem um "onze" sólido, cristalizado, permanente. caramba, esta semana não houve jogo a meio da semana, a desculpa da rotatividade não pode "pegar" desta vez. ora joga caneira, outra vezes grimi, noutras miguel veloso, noutras ainda ronny. quem é o defesa esquerdo do sporting? e o meio campo? para quando a definição dos lugares dos jogadores? é que já lá vão cinco meses desde que a época teve início e não se vislumbram decisões finais. joão moutinho umas vezes joga na posição "10", noutras joga a "trinco", noutas ainda joga na ala direita, depois na esquerda; rochemback é "trinco", depois descai para a esquerda, depois para a direita, joga a "10"; romagnoli.... bem, é romagnoli, o jogador que já teve cinco mil oportunidades a mais de provar alguma coisa e continua sem provar rigorosamente nada, é o tal que joga de "pantufas", com medo de meter o pé, não defende, não ataca, não remata, não... faz nada. contudo, creio que daria um razoável jogador de futsal.
com tudo isto, o sporting perdeu mais dois pontos. se fc porto, benfica e leixões ganharem afastam-se novamente. o meu clube desperdiça assim uma oportunidade que, a nível psicológico, seria importante: chegar ao primeiro lugar, nem que fosse por 24 horas. desta forma, vamos ficar a cinco pontos do primeiro lugar, bem longe do "campeão de inverno", que será certamente o benfica.
quanto ao árbitro, cosme machado, o "howard webb" português, foi muito fraquinho, parecia decidido a irritar a plateia de alvalade e, sobretudo, paulo bento. incrível como transformou três pontapés de canto em pontapés de baliza. mas, reconheço, não foi por causa dele que o sporting não ganhou. nem acho que o sporting tenha razão de queixa no tal lance que paulo bento reclamou na conferência de imprensa, o do livre marcado sem que o árbitro desse autorização (que deu, por exemplo, um golo ao barcelona em alvalade, nos 2-5). para mim, não é golo anulado, porque o jogo nem sequer estava a decorrer. censuro tanto este lance como o do golo do barcelona, de messi, na liga dos campeões. seria bom, no entanto, que os árbitros tivessem critérios semelhantes para lances deste género.
última palavra para peskovic. nunca tinha ouvido falar no homem, pensava que o guarda-redes da académica ainda era o pedro roma. mais uma vez, e como manda a tradição, fica mais um nome para recordar, o de mais um guarda-redes responsável pela perda de pontos do sporting... enfim... quem me manda ser do sporting?

sexta-feira, dezembro 19, 2008

rostos dos anos 80



duran duran

rostos dos anos 80



level 42

rostos dos anos 80



wet wet wet

anos 80 - tv




family ties ("quem sai aos seus...")

quem é esta actriz?

quem é esta actriz?

quem é este?


muito mal aproveitadinho por estes dias...

liga dos campeões

jogos dos oitavos-de-final da liga dos campeões:

Chelsea-Juventus
Villarreal-Panathinaikos
Sporting-Bayern
At. Madrid-FC Porto
Lyon-Barcelona
Real Madrid-Liverpool
Arsenal-Roma
Inter de Milão-Manchester United

jogos a 24/25 de fevereiro e 10/11 de março de 2009.

bem, que dizer!? os mais fortes calharam uns com os outros: inter de mião defronta o manchester united; ao real madrid calhou em sorte o liverpool; e temos ainda um chelsea - juventus. são três os jogos que colocam em confronto equipas italianas contra ingleses: arsenal, manchester united e chelsea medem forças com roma, inter de milão e juventus. só ao liverpool não saiu um adversário italiano, mas sim o real madrid. os quatro clubes espanhóis presentes nos oitavos-de-final tiveram mais sorte que os quatro ingleses, destacando-se nesse aspecto o villarreal, que vai discutir o acesso aos quartos-de-final com os gregos do panathinaikos.
sporting e fc porto até tiveram alguma sorte no sorteio de hoje. os leões evitaram clubes como manchester united, liverpool, roma e juventus; os portistas não vão, para já, enfrentar colossos como inter de milão, chelsea e real madrid. as hipóteses do sporting passar aos quartos-de-final são, claramente, reduzidas, mas são mais altas do que num possível encontro com italianos ou ingleses, com quem o sporting se dá muito mal. quanto ao fc porto, creio que o atlético de madrid está perfeitamente ao alcance do tri-campeão nacional. será um reencontro com maniche e paulo assunção. mas não há dúvida que os grandes jogos desta eliminatória, que são verdadeiras finais antecipadas, são inter de milão - manchester united (mourinho, quaresma, ibrahimovic e figo contra ferguson, ronaldo, nani e rooney) e o real madrid - liverpool. imperdíveis!

quinta-feira, dezembro 18, 2008

antony and the johnsons


os antony and the johnsons vão regressar a portugal no próximo ano, para uma série de três concertos, iniciando a passagem pelo nosso país no dia 14 de maio, no coliseu de lisboa, seguindo-se o theatro circo, em braga, a 16, e o coliseu do porto, no dia 18. a nova digressão servirá para apresentar o novo álbum de estúdio de antony hegarty e companhia, «the crying light», que tem edição prevista para o próximo mês de janeiro.
creio que desta vez não vou deixar passar esta oportunidade de ouvir ao vivo uma das melhores vozes do actual panorama musical.

quarta-feira, dezembro 17, 2008

os melhores discos de 2008

1. april - sun kil moon
2. rook - shearwater
3. the golden age - american music club
4. devotion - beach house
5. fleet foxes - fleet foxes
6. finally - mark kozelek
7. float - peter broderick
8. narrow stairs - death cab for cutie
9. evil urges - my morning jacket
10. third - portishead

pior disco de 2008: "day & age" - the killers

banda que mais ouvi em 2008: idaho

"top secreto"


um dos meus hábitos no final da década de 80 era fazer um top (lá está, sempre gostei de listas). esse top, que apelidei de "top secreto" (vejam bem a parvoíce que era...), era actualizado semanalmente e dele constavam as minhas preferências musicais na altura. quis o destino, ou o facto de me ter decidido finalmente a arrumar o meu armário, que eu encontrasse um dos cadernos desse tal top, referente ao ano de 1988. se bem me lembro, devo ter começado a fazer estes cadernos em 85 ou 86, portanto este deve ter sido um dos últimos cadernos com o tal "top secreto". tenho-me fartado de rir com algumas das minhas escolhas e com nomes como bros (ainda alguém se lembra dos bros? "when will i be famous?"), scritti polliti, fairground attraction, wet wet wet, matt bianco, erasure, inxs, johnny hates jazz, all about eve, tanita tikaram, transvision vamp, proclaimers, level 42, t'pau, black, enya, kim wilde, deacon blue, tracy chapman, new order, sigue sigue sputnik, then jerico, bananarama, fine young cannibals, etc.. como poderão ver pela foto anexa a este post, eram 25 músicas todas as semanas e havia entradas directas, reentradas, subidas e descidas na tabela, como um top normal. enfim, podia ter-me dado para bem pior, mas como na altura, há 20 anos, já era um fanático pela música até chega a ser compreensível a existência deste "fabuloso" top. incompreensível é o facto de nunca ter encontrado outra pessoa que tenha feito o mesmo que eu...
na foto anexa, poderão ver que a tabela era liderada pelos new order, com "round and round", que a mais alta subida da semana foi das bangles, com "eternal flame", do 14º para o 7º lugar da tabela. as duas entradas directas pertenceram aos then jerico, com "sugar bites", e aos gnr, com "morte ao sol". há por lá algumas músicas que já nem me lembro, como a da dusty springfield, do matt bianco e do julian lennon. obviamente, no top teria que estar a tanita tikaram, umas das minhas "paixões" da altura.
foi há 20 anos... é um pedaço da minha história que hoje partilho convosco.

rostos dos anos 80



alison moyet

rostos dos anos 80



a flock of seagulls

rostos dos anos 80



limahl

rostos dos anos 80



a-ha

rostos dos anos 80



the proclaimers

segunda-feira, dezembro 15, 2008

quem espera...




ansiosamente à espera da quinta série de "lost". alguém me censura por isso?

imagens: evangeline lilly em fotos promocionais da quinta série de "lost".

um país mais alegre hoje


este é o supremo e definitivo atestado de incompetência à oposição em portugal, quando a alternativa mais credível ao governo vem precisamente do próprio partido do governo, ultrapassando em credibilidade psd, cds, pp e be. os órgãos de comunicação social dão hoje amplo destaque às afirmações de ontem de manuel alegre, "empurrando-o" claramente para uma candidatura a primeiro-ministro no próximo ano (onde poderia finalmente tirar partido do milhão de votos granjeados nas últimas eleições para a presidência da república). parece-me óbvio que ninguém neste país vê uma alternativa sólida à direita: nem manuela ferreira leite, nem paulo portas, nem marques mendes, nem luís filipe menezes, nem santana lopes, nem pedro passos coelho. talvez visse essa capacidade em marcelo rebelo de sousa, mas esse não está muito para aí virado, ou em... durão barroso, caso não seja reeleito para a presidência da comissão europeia. digamos que durão barroso é uma espécie de "d. sebastião" dos tempos modernos.
o país suspira, portanto, de alívio, por ver surgir finalmente alguém que pode fazer frente ao ps de josé sócrates nas próximas eleições legislativas. com o psd em "frangalhos", a luta vai ser entre ps e... ps.

pena não lhe ter acertado



isto era o que o mundo inteiro desejava fazer há muito tempo...

grandaddy



de vez em quando sabe bem recordar essa grande banda norte-americana chamada "grandaddy". esta é uma actuação ao vivo deles, com o tema "so you'll aim toward the sky", música que encerra o fabuloso disco "the sophtware slump", de 2000.

domingo, dezembro 14, 2008

o tempo voa...


quem é este cantor?

quem é ela?


e desta cantora, alguém se lembra?

sábado, dezembro 13, 2008

por onde tens andado?


alguém sabe quem é este senhor?

sexta-feira, dezembro 12, 2008

finalmente!



há anos que procurava esta música... "eyes of ice", dos scarlet party, uma grande balada dos anos 80! não liguem ao video, ouçam apenas a música.

se eu fosse um líder...



bem, por esta eu não estava à espera...

se eu fosse um filme...



fiz o teste e deu isto.

quinta-feira, dezembro 11, 2008

nomeações para os globos de ouro

já saíram as nomeações para a 66ª edição dos globos de ouro, que decorrerá no hotel beverly hilton, em beverly hills, no dia 11 de janeiro:

melhor filme - drama:
‘Curious Case of Benjamin Button’; ‘Frost/Nixon’; ‘The Reader’; ‘Revolutionary Road’, ‘Slumdog Millionaire’

melhor realizador:
Danny Boyle, ‘Slumdog Millionaire’; Stephen Daldry, ‘The Reader’; David Fincher, ‘The Curious Case of Benjamin Button’; Ron Howard, ‘Frost/Nixon’; Sam Mendes, ‘Revolutionary Road’

melhor actor - drama
Leonardo DiCaprio, ‘Revolutionary Road’; Frank Langella, ‘Frost/Nixon’; Sean Penn, ‘Milk’; Brad Pitt, ‘The Curious Case of Benjamin Button’; Mickey Rourke, ‘The Wrestler’

melhor actriz - drama
Anne Hathaway, ‘Rachel Getting Married’; Angelina Jolie, ‘The Changeling’; Meryl Streep, ‘Doubt’; Kristin Scott Thomas, ‘I’ve Loved You So Long’; Kate Winslet, ‘Revolutionary Road’

melhor filme - comédia/musical:
‘Burn After Reading’; ‘Happy Go Lucky’; ‘In Bruges’; ‘Mamma Mia’; ‘Vicky Cristina Barcelona’

melhor actor - comédia/musical:
Javier Bardem, ‘Vicky Cristina Barcelona’; Colin Farrell, ‘In Bruges’; James Franco, ‘Pineapple Express’; Brendan Gleeson, ‘In Bruges’; Dustin Hoffman, ‘Last Chance Harvey’

melhor actriz - comédia/musical
Rebecca Hall, ‘Vicky Cristina Barcelona’; Sally Hawkins, ‘Happy Go Lucky’; Frances, McDormand, ‘Burn After Reading’; Meryl Streep, ‘Mamma Mia’; Emma Thompson, ‘Last Chance Harvey’

melhor actor secundário:
Tom Cruise, ‘Tropic Thunder’; Robert Downey Jr., ‘Tropic Thunder’; Ralph Fiennes, ‘The Duchess’; Philip Seymour Hoffman, ‘Doubt’; heath ledger, ‘The Dark Knight’

melhor actriz secundária:
Amy Adams, ‘Doubt’, Penelope Cruz, ‘Vicky Cristina Barcelona’; Viola Davis, ‘Doubt’; Marisa Tomei, ‘The Wrestler’; Kate Winslet, ‘The Reader’

melhor filme de animação:
‘Bolt’; ‘Kung Fu Panda’; ‘Wall-E’

melhor filme estrangeiro:
‘The Baader Meinhof Complex’ (Germany); ‘Everlasting Moments’ (Sweden); ‘Gomorrah’ (Italy); ‘I’ve Loved You So Long’ (France); ‘Waltz with Bashir’ (Israel)

melhor argumento:
Simon Beafoy, ‘Slumdog Millionaire’; David Hare, ‘The Reader’; Peter Morgan, ‘Frost/Nixon’; Eric Roth, ‘The Curious Case of Benjamin Button’; John Patrick Shanley, ‘Doubt’

melhor série televisiva dramática:
‘Dexter’; ‘House’; ‘In Treatment’; ‘Mad Men’; ‘True Blood’

melhor actor - série dramática:
Gabriel Byrne, ‘In Treatment’; Michael C. Hall, ‘Dexter’; Jon Hamm, ‘Mad Men’; Hugh Laurie, ‘House’; Jonathan Rhys Meyers, ‘The Tudors’

melhor actriz - série dramática:
Sally Field, ‘Brothers & Sisters’; Mariska Hargitay, ‘Law and Order: Special Victims Unit’; January Jones, ‘Mad Men’; Anna Paquin, ‘True Blood’; Kyra Sedgwick, ‘The Closer’

melhor série - comédia/musical:
‘30 Rock’; ‘Californication’; ‘Entourage’; ‘The Office’; ‘Weeds’

melhor actor - comédia/musical
Alec Baldwin, ‘30 Rock’; Steve Carell, ‘The Office’, Kevin Connolly, ‘Entourage’; David Duchovny, ‘Californication’; Tony Shalhoub, ‘Monk’

melhor actriz - comédia/musical
Christina Applegate, ‘Samantha Who?’; America Ferrera, ‘Ugly Betty’; Tina Fey, ‘30 Rock’; Debra Messing, ‘The Starter Wife’; Mary-Louise Parker, ‘Weeds’

melhor actor em mini-série televisiva:
Ralph Fiennes, ‘Bernard and Doris’; Paul Giamatti, ‘John Adams’; Kevin Spacey, ‘Recount’; Kiefer Sutherland, ‘24: Redemption’; Tom Wilkinson, ‘Recount’

melhor actriz em mini-série televisiva:
Judi Dench, ‘Cranford’; Catherine Keener, ‘An American Crime’; Laura Linney, ‘John Adams’; Shirley MacLaine, ‘Coco Chanel’; Susan Sarandon, ‘Bernard and Doris’

melhor actor secundário - televisão:
Neil Patrick Harris, ‘How I Met Your Mother’; Denis Leary, ‘Recount’; Jeremy Piven, ‘Entourage’; Blair Underwood, ‘In Treatment’; Tom Wilkinson, ‘John Adams’

melhor actriz secundária - televisão:
Eileen Atkins, ‘Cranford’; Laura Dern, ‘Recount’; Melissa George, ‘In Treatment’; Rachel Griffiths, ‘Brothers and Sisters’; Dianne Wiest, ‘In Treatment’

como o tempo passa...


esta já é mais difícil, têm que admitir...

fade into you - mazzy star

quarta-feira, dezembro 10, 2008

quem é este?


como a anterior é muito fácil, resolvi testar devidamente os meus leitores com esta foto, de dificuldade mais elevada. tentem lá adivinhar quem é esta personalidade, que pelos vistos na altura não devia cheirar lá muito bem, tendo em conta a imagem do seu colega de carteira na escola.

quem é este?


está em jogo, desta vez, um bollycao e uma lata de sprite.

mulheres tuning

o mundo divide-se entre pessoas de bom gosto e pessoas de mau gosto. como é natural, todas as pessoas pensam que têm bom gosto e, por norma, colocam quase todas as outras pessoas na categoria do "mau gosto". é preciso ter bom gosto quando se compra um carro, na escolha da cor e do equipamento, quando se compra uma peça de roupa, um relógio, umas botas, etc.. quando alguém compra isto tudo, e se for tudo no mesmo dia é muito bom sinal, chega quase sempre à conclusão de que escolheu efectivamente os melhores produtos, entre aqueles que lhe foram dados a escolher. mas, se não ficar satisfeito, há sempre forma de "rectificar" o erro cometido. vamos debruçar-nos, por exemplo, sobre a compra do carro. vá, eu espero enquanto vocês se debruçam. já está? adiante então. passados uns meses, o homem começa a achar que o carro é banal e que dá pouco nas vistas, mesmo que ele passe nas principais ruas da cidade com a música bem alta, normalmente tony carreira ou bob sinclar. a solução é, quase sempre, "kitar" o carro, ou seja, dar-lhe uma nova roupagem, acrescentando-lhe tudo e mais alguma coisa que as lojas tuning oferecem. o "bom gosto" dessa pessoa consegue transformar um opel corsa de 1995 em qualquer coisa parecida com um carro de corridas da nascar. do carro original resta, então, pouca coisa, talvez só o número de chassis, mas isso não importa, desde que ele faça um figurão junto dos amigos. e se ele juntar à música alta, ao cd pendurado no retrovisor interior, aos autocolantes na traseira do carro e ao cigarro no canto da boca um arranque demolidor, em que gasta metade dos pneus, tanto melhor.
este género de "homem comum" tem igualmente tendência, como qualquer homem comum, diga-se, para gostar de mulheres. mas atenção, não são umas mulheres quaisquer, têm que se "encaixar" no quadro onde ele vive, onde se potencia o consumo de minis e cigarros, se pratica snooker como se não houvesse amanhã e se dão calinadas verbais de dez em dez segundos. este é o mesmo mundo em que vivem todas as pessoas que não sabem escrever (nem falar, neste caso), mas camuflam esse facto com a chamada "escrita sms", seja nos telemóveis, seja nos computadores (messenger, hi5, skype, etc.). o pior é quando têm mesmo de escrever a sério... há cerca de um mês, numa reportagem televisiva sobre um festival tuning no norte, onde a polícia montou um cerco e passou dezenas e dezenas de multas, falaram meia dúzia de entusiastas tuning e foi um fartote de tanto rir.
as mulheres deste género de "homem comum" têm de possuir uma característica indispensável: não ter medo de mudar de aparência. isto porque vão passar pelo mesmo processo que passou o pobre opel corsa de 1995. mudança de cor do cabelo, piercings, pestanas e unhas postiças, wonderbra, calças para arrebitar o rabo, silicone para os seios e lábios, botox, base, toda uma série de "acessórios" para "kitar" a namorada, porque uma rapariga normal e simples contrasta demasiado com o carro. o nosso "homem comum" sente-se agora feliz, com um carro e uma namorada que, de autênticos, não têm nada, mas que dão para impressionar outros "homens comuns" do mesmo calibre.
numa perspectiva muito particular e pessimista, acredito que ainda há-de chegar o tempo em que as mulheres já não terão, também elas, nada de autêntico e original, tantas são as formas de embelezamento artificial existentes no mercado, nas chamadas "lojas tuning" para mulheres. pena é que não possam, também elas, como toda a gente, comprar um bocado de bom gosto nessas mesmas lojas.
por mim, prefiro mil vezes o meu "velhinho" ford fiesta a uma qualquer novidade "armadilhada".

terça-feira, dezembro 09, 2008

domingo, dezembro 07, 2008

quem é este?


aceitam-se palpites. quem adivinhar quem é esta personalidade recebe um queque dan cake de laranja e um pacote de sumo capri-sonne.

sexta-feira, dezembro 05, 2008

studio 60


gostar do elenco é sempre meio caminho andado para se gostar de uma série. em "studio 60 on the sunset strip" cruzam-se duas histórias de amor, no meio de toda a tensão, azáfama e pressão que implica montar um programa televisivo directo de sketches humorísticos, com todos os imponderáveis que isso acarreta. curiosamente, essas duas histórias seguem caminhos opostos: apanhamos uma delas a seguir ao rompimento, no final da relação, e vamos seguindo o seu lento processo de reconstrução sentimental, depois de muito confronto e acusações mútuas; a outra começa do zero, com duas pessoas que começam por se respeitar profissionalmente e que acabam por ceder, também lentamente, à tentação de uma ligação amorosa. no primeiro caso, temos as personagens de sarah paulson e matthew perry (harriet hayes e matt albie); no segundo caso, temos o casal que aparece do lado direito da foto, danny tripp e jordan mc deere (bradley whitford e amanda peet). assistir a textos tão ricos, da competência do guru televisivo aaron sorkin, interpretados por actores tão virtuosos é um puro deleite. pena é que "studio 60 on the sunset strip" se tenha ficado apenas pela primeira série.

lost

foto oficial do elenco da quinta série de "lost". a imagem combina criativamente as duas histórias principais da próxima série: o destino dos "oceanic 6", que foram finalmente encontrados no final da quarta série, agora que regressaram à civilização, e de todos os outros que ficaram na ilha, que entretanto... desapareceu, colocando as personagens no interior de um prédio, com um fundo de uma típica cidade americana, mas com vários elementos típicos da vivência na ilha do projecto dharma, bem como a vegetação. na foto, regista-se a ausência de jin kwon, supostamente morto na explosão do petroleiro, tal como michael. mas será que morreram mesmo? e claire e john locke, também morreram? e que importância terá na quinta série a namorada de desmond? muitas perguntas por responder. no dia 21 de janeiro estreia a nova série nos estados unidos. por cá deve estrear em março ou abril.

quinta-feira, dezembro 04, 2008

"24"


excelente serão ontem à noite com a prequela da sétima série de "24". "redemption" é um episódio de duas horas que antecede a sétima temporada da série e foi produzida para servir de "ponte" entre a sexta e a sétima série, que devia estrear nos estados unidos em janeiro de 2008 mas, por via da greve dos argumentistas, foi adiada para o dia 11 de janeiro de 2009.
a acção desta prequela decorre aproximadamente 3 anos e meio depois dos acontecimentos vividos no "dia 6" (sexta série). como vimos ontem, jack bauer está em áfrica, refugiado e, basicamente, a tentar esconder-se do governo americano, que tem uma intimação para o obrigar a comparecer perante o senado, quando é apanhado no meio de um golpe de estado. tudo isto acontece enquanto nos estados unidos ocorre a tomada de posse da nova presidente allison taylor. a premissa promete e a sétima série certamente não vai desapontar.

um adeus encarnado



o adeus encarnado à taça uefa, em "análise" oriental ao momento benfiquista. vê-se claramente que são mesmo adeptos do benfica, o palito no canto da boca não engana ninguém... ainda em relação à mais do que previsível saída do benfica da taça uefa, a edição online de ontem do jornal "a bola", na actualização da sua página no final dos jogos do grupo dos encarnados na taça uefa, sublinhava que "o benfica ainda sonha com a taça uefa". sim, é um facto que, matematicamente, a equipa de quique flores ainda tem hipóteses de se apurar, "bastando" para tal que olympiakos e hertha de berlim empatem na última jornada e que o benfica ganhe por oito (8!) golos de diferença aos ucranianos do fc metalist na luz. portanto, uma tarefa perfeitamente ao alcance dos encarnados. ah, e só mais uma informação: o fc metalist ainda não sofreu nenhum golo até ao momento nesta fase de grupos. quem já sofreu oito (8!) golos até agora foi... o benfica.

agua de annique


as saudades que eu já tinha de uma boa voz feminina. é quase um regresso às origens, a uma época em que ouvia predominantemente vozes femininas, em bandas como cocteau twins, clannad, the sundays, cowboy junkies ou all about eve. depois de ter ficado completamente inebriado pela música "day after yesterday", resolvi "investigar" este projecto a solo da holandesa anneke van giersbergen, ex-vocalista da banda holandesa the gathering. agua de annique nasceu em agosto de 2007, sendo a banda composta por anneke van giersbergen (piano e voz), joris dirks (guitarra), jacques de haard (baixo) e rob snijders (bateria). no final de 2007 chegou aos escaparates o disco "air", o primeiro e único da banda até ao momento.
"
On this, her debut album, she has allowed her voice to flow in a way it hasn’t in a long time, and it sounds more beautiful and inspired then ever before. Her voice conveys emotion with ease, expertly complemented by her new band that has created some of the best music Anneke has ever sung over. This is music that is beautiful and delicate containing prominent guitar melodies, solid riffs and subtle keyboards, and it never feels like the album is stagnating due to a great use of dynamics that allow the songs to all flow effortlessly" - daqui.

quarta-feira, dezembro 03, 2008

relaxar...



day after yesterday - agua de annique

terça-feira, dezembro 02, 2008

milagre natalício

meu deus, é mesmo natal! este deve ser um daqueles milagres que só acontecem na época natalícia.

segunda-feira, dezembro 01, 2008

post número mil

os intocáveis


haverá jogador de futebol com melhor imprensa do que quim, guarda-redes do benfica? sofreu onze golos em dois jogos, contra o brasil pela selecção e contra o olympiakos pelo benfica, e não houve uma única frase pejorativa, uma crítica ou um apontamento negativo em relação à sua exibição. por muito menos já tinha sido crucificado ricardo, ex-sporting, a quem não era desculpado o mínimo erro. mas quim é do benfica e esse clube, como se sabe, é uma verdadeira instituição nacional, é o clube do povo, é o terceiro vértice desse triunvirato tuga que é composto por fado, fátima e futebol (sendo que este último é representado precisamente pelo benfica). se hoje o benfica vencer o vitória de setúbal na luz e chegar ao primeiro lugar do campeonato, o que não acontece desde a última jornada do campeonato que valeu aos encarnados o seu último título nacional (2004/2005), com trappatoni, o país rapidamente esquece a crise e a recessão económica, esquece as manifestações e a avaliação dos professores, porque a hora é de festejar e de celebrar a liderança no campeonato do clube de luís filipe vieira e rui costa. que interessa se há poucos dias atrás a equipa comprometeu seriamente a sua continuidade nas competições europeias, "encaixando" cinco golos de uma equipa grega, manifestando uma confrangedora falta de aptidão para praticar futebol? que interessa que tenham sido gastos rios de dinheiro nas contratações de aimar, balboa, reyes, suazo, yebda, carlos martins e sidnei para agora, em dezembro, a seis meses do final da época, apenas restarem as competições internas para essas "estrelas" brilharem?
quem não pensa dessa forma são os nossos jornais desportivos diários, especialmente "a bola". no último jogo dos encarnados para o campeonato, em coimbra, fartou-se de elogiar quique flores pelas mudanças operadas na equipa, que levaram a equipa a ganhar 2-0 à académica. uau! 2-0 à académica! quase inédito! a mesma equipa jogou cinco dias depois com o olympiakos e levou 5-1. em que ficamos? josé mota está em primeiro lugar do campeonato, foi ganhar ao dragão e à alvalade, empatou com o benfica, apenas perdeu na primeira jornada do campeonato e não tem no seu plantel nenhuma contratação sonante ou um jogador que ganhe o dobro dos seus companheiros de equipa. que destaque tem tido na imprensa desportiva? ou melhor, que destaque tem tido na imprensa desportiva em comparação com o que tem tido quique flores?
mas voltando a quim. será possível que o guarda-redes encarnado não tenha tido culpa em, pelo menos, um deles? nem mal batido em um ou dois? ou um "podia ter feito melhor" ou ainda um "ficou mal na fotografia do lance"? nada. para a nossa imprensa, quim não teve culpa nenhuma nos onze golos sofridos. nem no segundo golo de luís fabiano, em que se lançou para o lado errado da bola; nem no golo de maicon, em que a bola entra precisamente entre o guarda-redes e o seu poste esquerdo; ou no golo de elano, em que a bola entra precisamente entre o guarda-redes e o seu poste direito; ou no terceiro golo de luís fabiano, em que defende a bola para a sua frente, onde estava o brasileiro para empurrar a bola para a baliza; ou no primeiro golo do olympiakos, em que perde a bola na pequena área na disputa do lance com o avançado; ou no segundo golo dos gregos, em que está adiantado; ou no quinto golo, onde volta a cobrir mal o seu ângulo na saída da baliza.
se quim fosse guarda-redes do fc porto ou do sporting há muito que tinha seguido o mesmo rumo que costinha, lemajic, erikson, krajl, de wilde ou hilário, mas o povo gosta daquelas defesas "vistosas", em que a bola vai à figura mas quim, como é baixinho, faz o triplo salto mortal para as defender, transformando um lance inofensivo num pontapé de canto contra a sua equipa. tudo pela "fotografia" e porque os "especialistas da bola" apreciam.
sinceramente, onze golos em dois jogos!... nem o rui patrício conseguiria tal façanha...

a neve, os ovos mexidos, os chimpanzés, o homem da conspiração e as melhores pernas da televisão portuguesa



está frio, muito frio mesmo, já caiu neve inclusivamente para estes lados (foi a primeira vez que a minha filha viu nevar). e o que se faz quando estão condições climatéricas como estas? fica-se em casa, obviamente. uma das coisas que se fica a fazer em casa é ver na televisão várias situações de pessoas que se aventuraram na estrada e que depois acabaram a dormir em quartéis dos bombeiros. ou aquelas três dezenas de pessoas que foram de autocarro em passeio até à serra de s. macário e acabaram por ficar isolados pela neve, sendo obrigados a passar a noite numa escola primária. vamos lá ver, o frio constante durante dias e as temperaturas baixas, quase negativas, não indiciam alguma coisa? sim, isso mesmo, uma forte probabilidade de nevar. e os constantes boletins meteorológicos? e os alertas amarelos, vermelhos, verdes e azuis às pintinhas? quando não há condições para se conduzir ou viajar em segurança, não se faz a viagem, simplesmente. perca-se o que se perder, adiando-se compromissos, encontros familiares, baptizados, comunhões, tudo. colocar a vida em risco desta maneira, com as estradas cobertas de gelo, que tornam quase impossível o controlo do carro, é sempre de condenar. se não der para ir hoje, vão amanhã. o sítio para onde vão vai lá estar na mesma, de certeza. vejam lá isso...
ora bem, passar dois dias enfiado em casa com dois miúdos hiperactivos e irrequietos não é fácil. servir de árbitro na luta de interesses constante também não. se um quer ver o panda, o outro quer jogar playstation na mesma televisão; quando um quer vir para o computador jogar, o outro também quer; nos filmes raramente chegam a um consenso e, na maior parte das vezes, cada um escolhe o seu, acabando por ver em quartos diferentes; quando decidimos jogar buzz, há sempre "luta" na escolha do jogo: o pedro prefere o "corridas loucas", a mariana quer o dos dinossauros. alguém acaba sempre por ceder e normalmente é o pedro, o mais velho. apelamos sempre à sua compreensão e tolerância, perante uma irmã mais nova seis anos, mas muito mais reivindicativa e exigente. mas, mesmo com tudo isto, é gratificante verificar que eles nunca se enchem de estar em casa connosco e que ficariam mais uma semana inteira assim, "fechados" em casa. por eles, nem era preciso ir à rua, não fazem questão. depois, há as pequenas "tradições". todos os sábados de manhã, é a mariana que nos "arranca" da cama para tomar o pequeno almoço, porque é "especial", por ser tomado na sala e não na cozinha, onde tomamos durante a semana. e o que é que tem que haver sempre aos sábados de manhã? ovos mexidos. é obrigatório! o pequeno almoço na sala, com os tais ovos mexidos, representa uma espécie de descompressão dos meus filhos, porque sabem que não vai haver escola, que não vamos tomar o pequeno almoço a "correr" e que depois da refeição nós vamos ficar todos em casa, com tempo para brincar, ver filmes, jogar playstation, etc.. é muito fácil verificar-lhes nos rostos um enorme sentimento de felicidade. para mim, este é o verdadeiro conceito de família, quando todos os membros da mesma sentem genuína alegria por estarem juntos.
dos filmes que vimos este fim de semana, destaco "space chimps", uma deliciosa comédia, por vezes non sense, sobre uma missão espacial comandada por chimpanzés.
em termos televisivos, ontem ainda esbocei alguns sorrisos com o programa "caia quem caia", programa com que eu normalmente embirraria mas que até começo a gostar, especialmente porque não se faz nada do género neste país desde a "noite da má língua". gostei especialmente da "reportagem" de josé pedro vasconcelos sobre o segundo aniversário do site de carla matadinho, esse grande evento! a forma como o repórter gozou com tudo aquilo e com a própria modelo, reduzindo-a à sua magnânime insignificância, foi deliciosa. no domingo, para além de ter assistido, na diagonal, às vitórias do manchester united, do arsenal (segunda derrota do chelsea em casa, contra rivais directos, da era scolari) e do inter de milão, assisti ainda, como é óbvio, à vitória do sporting sobre o vitória de guimarães. um triunfo justo em ritmo de treino, com os pupilos de manuel cajuda a não darem muito trabalho. até soube bem, finalmente, uma vitória assim, sem sobressaltos, sem nervos, sem expulsões, sem casos, tirando o golo não validado a hélder postiga, que julgo ser um lance muito difícil de ajuizar. mas lá está, se estivesse na altura 0-0 o lance ainda iria fazer correr muita tinta. mesmo assim, o "chato" do paulo bento fez questão de salientar na conferência de imprensa que o sporting marcou três golos e que ainda viu ser-lhe negado um penalty logo no início do jogo. enfim, o homem já não muda. temos um novo homem da conspiração: paulo bento é o novo octávio machado.
no final do jogo, foi tempo de relaxamento visual, a meias com o gato fedorento. e que melhor estímulo visual que catarina furtado? ou as pernas de catarina furtado, para ser mais exacto... a apresentadora tem usado e abusado, aos domingos à noite, das saias curtinhas, deixando expostas as suas magníficas pernas, já por aqui elogiadas há cerca de um mês e meio, no post "killer legs". que seja uma tentativa desesperada de captar mais audiência, ou uma forma de a apresentadora promover a clínica dermo estética de cascais, por mim tudo bem, comigo resulta sempre, fico sempre "pregado" ao televisor a babar-me todo.
amanhã é feriado, portanto será um novo domingo. por isso, e por não ter que me levantar cedo amanhã, vou acabar este domingo com uma "maratona" de "studio 60 on the sunset strip". como era de prever, já estou completamente "agarrado".