sexta-feira, setembro 28, 2007

500 posts


pronto, tudo resolvido! a partir da próxima semana, volta tudo à normalidade. ou seja, quantidades industriais de posts sem sentido algum, intercalados com algumas músicas e imagens. com alguma pena minha, vou deixar de ir ao espaço internet da c.m. viseu (quem já lá foi vai entender estas minhas palavras) para "alimentar" este cantinho, isto apesar de estar sempre apinhado de gente a querer "navegar". quis o destino que voltasse a ter acesso à internet apenas hoje de tarde, sexta-feira, duas horas antes de sair para fim de semana. mesmo assim, ainda há tempo para assinalar o facto de este ser o post número 500 deste blog, facto que me deixa muito orgulhoso, por dois motivos: o primeiro; e o segundo.
nas próximas actualizações prometo dismistificar a ideia instalada de que estas duas últimas semanas foram, em termos de qualidade de escrita, originalidade, pontuação e ortografia, as melhores de sempre na história deste blog.

quinta-feira, setembro 27, 2007

irritações

- pessoas que mascam pastilha com a boca aberta. começa a ser tão frequente ver isto que parece que as pastilhas não se conseguem mascar com a boca fechada. por isso, neste preciso momento, estou a fazer o teste. lá está, eu consigo mascar pastilha com a boca fechada. tal como consigo comer com a boca fechada. fantástico, é exactamente o mesmo processo.
- pessoas que dizem, a toda a hora, "é assim". é mesmo irritante, parece que estou ainda a ver os cromos do big brother em directo no confessionário com a teresa guilherme a dizer isto de dez em dez segundos. chiça, já chega.
- pessoas que, nas filas, seja para o que for, cinema, pão, restaurante, se colam a nós. tanto que, ao falarem, quase nos conseguem despentear.
- "eu pessoalmente". são tantas as vezes que se ouve isto que já chateia.
- pessoas que insistem em fumar na mesma sala onde estão a comer outras pessoas. não sou fundamentalista neste aspecto, mas irrita-me estar a comer e levar com o fumo e o cheiro a tabaco, que acaba sempre por condicionar o meu apetite.
- pessoas que não sabem falar. "vistes", "ouvistes", "há-des", "há-dem", "quaisqueres" e, sobretudo, a eterna questão do "tenhamos" e "tenha-mos". então com futebolistas e treinadores é uma festa. já para não falar em presidentes de clubes. o lfv é um fartote: "comigo ou sem migo", "ambos os dois", "eles há-dem ver", etc..
- o barulho das motas. sim, isto enerva-me solenemente. das famel zundapp às moto 4, todas irritam da mesma forma. sobretudo quando a minha filha está a dormir, depois de ter estado uma hora a adormece-la e passa uma destas coisas barulhentas lá fora, acordando-a. vivam as bicicletas.
- vestir roupa nova. nunca gostei. parece que não consigo habituar-me. fico meia hora a tentar "adaptar" o meu corpo à roupa. e então experimentar calças ou qualquer outra peça de vestuário nas lojas é um autêntico drama.
- o cheiro a suor das outras pessoas. é repugnante. com o meu posso eu muito bem, até podia ser comercializado em frascos.

nota: rendi-me às evidências e comecei a cortar um pouco na hora de almoço para vir aqui escrever um pouco. hoje consegui arranjar 30 minutos. ena!... por hoje é tudo. amanhã volto.

quarta-feira, setembro 26, 2007

ainda exilado

pois é, meus amigos, está tudo na mesma. internet nem vê-la. o problema, vai-se a ver, é bastante mais complexo do que inicialmente se previa, envolvendo novas ligações e configuração de rede. não há data prevista ainda para tudo voltar ao normal e eu conseguir sair deste meu forçado exílio.
entretanto, vou passando por aqui, pelo espaço internet da cm viseu, para ir vendo os blogues amigos e outros que não dispenso, de tão enraizados que já estão no meu dia-a-dia.
quanto à colocação de posts é que é mais difícil. não tenho músicas, não tenho fotos, não tenho matéria para desenvolver nos curtos 15 minutos de que disponho. e eu que estava tão entusiasmado por estar a chegar aos 500 posts (este é o 498º)...
por último, agradeço as visitas e os comentários efectuados. bem-hajam!

segunda-feira, setembro 17, 2007

outernet

devido a problemas com o servidor aqui no jornal, que nos bloqueia o acesso a essa poderosa ferramenta de trabalho, e não só, chamada internet, cujo "desbloqueamento" só será possível dentro de 2 ou 3 dias, a avalanche de posts que ultimamente tem ocorrido neste blogue abrandará significativamente. espero que, lá mais para o fim da semana, tudo esteja já resolvido e dentro das conformidades exigidas pelo administrador. caso não estejam ainda, sou menino para meter o director e a sub-directora do jornal em tribunal. e a chefe de redacção. e a recepcionista. e o tipo da tipografia (sempre quis dizer isto). e a tipa que dobra os jornais. vem uma pessoa cheia de ideias do fim de semana, com bastante material para desenvolver, mais a transmissão dos emmys, os discos, os filmes... e nada! zero! nicles! hélder postiga! sou obrigado a enviar esta curta missiva para o meu blogue do espaço internet da câmara municipal de viseu. que diabo! os meus três leitores merecem esta minha consideração.
já volto!

sexta-feira, setembro 14, 2007

comovente

jon stewart a apresentar o primeiro "the daily show" depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 (via arrastão). no mínimo, comovente.

quinta-feira, setembro 13, 2007

o escolhido


o comediante jon stewart foi o escolhido para apresentar a 80ª edição dos óscares da academia de artes e ciências cinematográficas, agendada para 24 de fevereiro de 2008, repetindo a experiência de 2006. depois de billy crystal, david letterman, whoopi goldberg, steve martin, chris rock e ellen de generes, a academia decidiu apostar novamente no apresentador do hilariante, e cada vez mais influente politicamente, programa "the daily show with jon stewart" (que pode ver-se na sic radical), onde habita o humor mais inteligente, subtil e corrosivo da televisão norte-americana.

pretextos

- sr. scolari, o que o levou a tentar agredir o jogador da sérvia?
- entendi que era preciso fazer alguma coisa no sentido de evitar que os telejornais abrissem todos os dias com o caso maddie.
- acha que conseguiu o seu objectivo?
- sim, em parte, mas só ficarei descansado quando tiver a sandra felgueiras e o luís costa ribas à porta da minha residência 24 horas por dia.
- e o que achou do jogo?
- não vi. passei os 90 minutos a decidir que jogador da sérvia é que iria socar.

quarta-feira, setembro 12, 2007

o último beijo




"the last kiss"


michael, 29 anos, tem tudo o que sempre quis na vida: excelentes amigos, uma namorada espectacular, um bom emprego, carro e casa própria. a sua vida, pré-delineada, como ele admite, correu sempre como ele quis. renitente quanto ao casamento ("para que é que eu preciso de vestir um smoking, convidar uma centena de pessoas e tirar grandes quantidades de fotos para provar a uma pessoa que a amo?"), partilha a casa com a namorada, sem ser pressionado pela companheira para assumir um compromisso mais sério. a sua vida perfeita é abalada, no entanto, pela inesperada gravidez da namorada, o que vai despoletar uma crise existencial numa pessoa pouco preparada para ser responsável por uma família. à beira dos 30 anos, michael sente que está à beira da idade adulta, sem que tenha aproveitado verdadeiramente a sua juventude, tão preocupado que estava em seguir o seu rumo pré-delineado, e por isso sente-se enclausurado no meio das suas dúvidas, porque sente que se casar com jenna (a namorada) a sua vida vai deixar de ter surpresas: "tenho pensado na minha vida ultimamente e tudo parece estar já planeado. é como se eu soubesse já o que me vai acontecer. já não há surpresas". mas, no casamento de um amigo, michael é precisamente confrontado com uma dessas "surpresas", ao conhecer kim (rachel bilson, na foto), estudante universitária de mente aberta, muito mais nova do que ele e extremamente insinuante, com quem ele desabafa as suas crises emocionais. sentindo que michael está prestes a deixar a namorada, pelo teor da sua conversa (ele não lhe conta que jenna está grávida), kim enceta um descarado flirt com ele, a que michael não sucumbe imediatamente. inevitavelmente, desejoso de um escape para todos os seus problemas existenciais, ele acaba por ceder e começa a encontrar-se com ela. para alguém que está com um enorme receio de entrar na casa dos "30" e de assumir a paternidade e o casamento, o aparecimento de kim e o efeito que ela provoca ("fazes com que eu me sinta 10 anos mais novo") acaba por ser um bálsamo rejuvenescedor. todavia, quando a tentação e o prazer acabam, começa geralmente o sentimento de culpa e michael vê-se no dilema de ter que optar entre os seus dois futuros possíveis: estabilidade com jenna ou aventura com kim.
até ao final do filme, michael consegue colocar as suas prioridades em ordem. o problema é que a pessoa que ele escolhe pode já não estar lá à espera dele...
com argumento de paul haggis ("million dollar baby" e "crash"), "the last kiss" é uma adaptação do filme italiano, de 2001, "l'ultimo bacio", de gabriele muccino. esta versão, dirigida por tony goldwin, é um drama ligeiro que fala sobre compromissos, infidelidade, o fim da juventude e entrada na vida adulta. para além dos dilemas de michael, o filme interliga ainda várias histórias de relações periclitantes, de casamentos falhados e de novos começos, mas com um toque de humor subtil sempre presente.
o elenco é soberbo: zach braff, da série "scrubs" (sic radical), jacinda barret (magnífica interpretação), rachel bilson, da série "o.c." (fox), casey affleck, michael weston, eric christian olsen, tom wilkinson e blythe danner.
recomendo vivamente!

terça-feira, setembro 11, 2007

the last kiss

depois de cinco infrutíferas tentativas de o alugar, no clube de vídeo, vou ver hoje, finalmente, este filme. as expectativas são altíssimas, depois de ler as opiniões dos críticos sobre o filme. espero não ficar desiludido...

segunda-feira, setembro 10, 2007

nip/tuck


lá em casa continuamos a alimentar o vício das séries televisivas. a terceira série de nip/tuck já está a ser devorada com a mesma intensidade com que "despachamos" essa fabulosa série chamada "entourage". só descansamos quando, no final deste terceira temporada, for revelada a identidade de "the carver".

mtv video music awards







rihanna foi a grande vencedora da edição de 2007 dos vma (video music awards) da mtv. venceu nas categorias de melhor vídeo do ano ("umbrella") e "monster single of the year", uma nova categoria, pela mesma música. perdeu, no entanto, para fergie (black eyed peas) o prémio de "female artist of the year". a noite de ontem marcou igualmente o regresso de britney spears. foi ela que abriu o espectáculo, com o seu mais recente single "gimme more". desta vez, porém, a sua actuação nada teve de polémico ou de arriscado, ao contrário de 2001, em que cantou com uma cobra de três metros à volta do pescoço, ou de 2003, em que beijou na boca madonna. de ousado apenas o guarda roupa da cantora, mas isso já seria de esperar... outro grande vencedor da noite foi justin timberlake, que venceu nas categorias "male artist of the year" e "quadruple threat of the year", mais uma nova categoria, que visa premiar aqueles que têm mais do que uma ocupação no ramo artístico e social (timberlake é cantor, dançarino, actor e lançou recentemente uma linha de roupa. bono e beyonce eram outros dos candidatos). beyonce e shakira venceram o prémio "most earthshattering collaboration", com o dueto "beautiful liar". outros prémios na noite da mtv: "best group", fallout boy; "best editing", ken mowe, por "smiley faces", dos gnarls barkley; "best choreography", marty kudelka, por "let me talk to you/my love", de justin timberlake; "best new artist", gym class heroes; "best director", samuel bayer, por "what goes around... comes around", de justin timberlake.

emmys 07

a cerimónia de entrega dos emmys está agendada para o próximo dia 16 de setembro. entre os nomeados estão várias séries que passam actualmente na televisão portuguesa. confiram isso mesmo na lista dos nomeados:

melhor série de comédia:
entourage; the office; 30 rock; two and a half men; ugly betty.

melhor série dramática:
boston legal; grey's anatomy; heroes; house; sopranos.

melhor actor (comédia):
ricky gervais (extras); tony shalhoub (monk); steve carell (the office); alec baldwin (30 rock); charlie sheen (two and a half men).

melhor actor (drama):
james spader (boston legal); hugh laurie (house); denis leary (rescue me); james gandolfini (sopranos); kiefer sutherland (24);

melhor actor (mini-série ou telefilme):
robert duvall (broken trail); tom selleck (jesse stone); jim broadbent (longford); william h. macy (nightmares & dreamscapes: from the stories of stephen king); matthew perry (the ron clark story).

melhor actriz (comédia):
felicity huffman (desperate housewifes); julia louis dreyfus (the new adventures of old christine); tina fey (30 rock); america ferrera (ugly betty); mary louise parker (weeds).

melhor actriz (drama):
sally field (brothers & sisters); kyra sedgwick (the closer); mariska hargitay (law & order); patricia arquette (medium); minnie driver (the riches); edie falco (sopranos).

melhor actriz (mini-série ou telefilme):
queen latifah (life support); helen mirren (prime suspect: the final act); mary louise parker (the robber bride); debra messing (the starter wife); gena rowlands (what if god were the sun).

melhor programa de variedades, musical ou comédia:
the colbert report; the daily show with jon stewart; late night with conan o'brien; late show with david letterman; real time with bill maher.

melhor reality show:
antiques roadshow; dog whisperer with cesar millan; extreme makeover: home edition; kathy griffin: my life on the d-list; penn & teller: bullshit!.

melhor série de animação:
the simpsons; avatar: the last airbender; robot chicken; south park; sponge bob.

melhor telefime:
bury my heart at wounded knee; inside the twin towers; longford; the ron clark story; why i wore lipstick to my mastectomy.

melhor mini-série televisiva:
broken trail; prime suspect: the final act; the starter wife.

sexta-feira, setembro 07, 2007

apareço, logo existo

este povo, meu deus, este povo é inacreditável. alguém me explica o que raio é que estão a fazer dezenas de pessoas à porta da PJ de portimão à espera que saia a mãe da maddie? querem o quê? falar com ela? aparecer na televisão? dar algum contributo válido para a investigação?
aquela gente não tem mais que fazer? não têm emprego? filhos? compras? que género de pessoa é que se dispõem a ficar parado, inerte, a apanhar sol na mioleira, a cheirar o suor das pessoas à volta, para apenas ver de relance uma pessoa que foi prestar declarações? não há dúvida que o peso da televisão ainda é enorme (especialmente das antigas, que eram muitos mais pesadas. agora é só plasmas...). onde há uma carrinha de exteriores de algum canal de televisão, há, invariavelmente, uma multidão. mas qual será o fascínio desta gente por aparecer na televisão? quando os vejo, lá atrás na imagem, de telemóvel em riste, imagino logo a conversa que estarão a ter:
- ó manel, tens a televisão na tvi?
- não, tava a ver o futebol na sporttv.
- então põe na tvi e põe a gravar no vídeo, que eles estão a filmar.
- ó mulher, deixa-te lá disso.
- PÕE A GRAVAR. fiquei eu aqui três horas e nem sequer apareço na televisão?! anda lá, que é para eu mostrar depois aos primos no domingo. vão-se roer de inveja...
- está bem. ouve lá, não vens para casa? e o jantar?
- come qualquer coisa que eu já vou. depois ligo-te quando a sic e a rtp começarem a filmar, para pores a gravar também.

tenho quase a certeza de que não estaria ninguém à porta da PJ se não houvessem câmaras de televisão. o povo quer é aparecer, ser entrevistado, dar opinião. há três meses, eram só palavras de conforto e preocupação para os pais da maddie. todos queriam ajudar a encontrar a menina. agora, ficam horas à espera de verem as câmaras ligadas para chamarem nomes à mãe da criança, agora que correm rumores de que ela vai ser constituída arguida. já os estou a ouvir:
"eu sempre desconfiei dela, sempre"; "ela a mim nunca me enganou, sempre com aquela cara de caso"; "agora era fazer-lhe o mesmo que ela fez à pobre criança"; "assassina" (que é um termo muito popular em concentrações à porta de tribunais ou esquadras da polícia).
depois de terem aparecido na televisão... vão para casa, para as suas vazias vidinhas, com o sentimento de dever cumprido. caramba, não há "portuga" que se respeite se não chamar, pelo menos uma vez na vida, de "assassina" ou "assassino" a alguém em directo na televisão...

uma imagem por dia

mandy moore (a actriz por quem vincent chase, da série "entourage", se enamorou ao ponto de querer largar a sua carreira de actor, quando ela o abandonou. shame on you mandy... coitado do rapaz!)

quinta-feira, setembro 06, 2007

filmes preferidos

ontem, ao escrever sobre o filme "the fisher king", dei conta de que já possuía em dvd muitos dos meus filmes preferidos. com esse pensamento em mente e como sou grande adepto de listas de preferências, sejam elas quais forem, decidi criar uma para os classificar. mas na lista só constam filmes que tenho em dvd. por isso não entram filmes que tenho em vhs, que poderiam perfeitamente constar desta tabela, dada a sua qualidade (estão certamente na minha lista de compras, tenho é dificuldade em encontrá-los). são os casos de "o fabuloso destino de amélie", de jean-pierre jeunet, "a vida é bela", de roberto benigni, "cinema paraíso", de giuseppe tornatore, "out of sight", de steven soderbergh, "play it again sam", de woody allen, "clube dos poetas mortos", de peter weir, "os condenados de shawshank", de frank darabont, "rushmore", de wes anderson, "princess bride", de rob reiner, ou os "suspeitos do costume", de bryan singer.
o problema foi escolher um número de filmes preferidos. dez? cinquenta? cento e quarenta e três? decidi-me pelo 35 (quem lê este blog percebe perfeitamente porquê?). e saiu isto:

1. cyrano de bergerac, de jean-paul rappeneau
2. when harry met sally, de rob reiner
3. anniel hall, de woody allen
4. manhattan, de woody allen
5. a vida de brian, de terry jones
6. sideways, de alexander payne
7. the fisher king, de terry gilliam
8. os fabulosos irmãos baker, de steve kloves
9. quatro casamentos e um funeral, de mike newell
10. monty python e o cálice sagrado, de terry gilliam e terry jones
11. pulp fiction, de quentin tarantino
12. seven, de david fincher
13. the commitments, de alan parker
14. a residência espanhola, de cédric klapisch
15. quase famosos, de cameron crowe
16. alta fidelidade, de stephen frears
17. top secret, de jim abrahams e david zucker
18. naked gun, de david zucker
19. the bourne identity, de doug liman
20. the bourne supremacy, de paul greengrass
21. os intocáveis, de brian de palma
22. die hard, de john mc tiernan
23. sin city, de frank miller e robert rodriguez
24. match point, de woody allen
25. about a boy, de chris e paul weitz
26. lost in translation, de sofia coppola
27. ocean's eleven, de steven soderbergh
28. venus, de roger michell
29. a idade do gelo, de chris wedge e carlos saldanha
30. salteadores da arca perdida, de steven spielberg
31. notting hill, de roger michell
32. monstros e companhia, de pete docter
33. a mulher falcão, de richard donner
34. indiana jones e a grande cruzada, de steven spielberg
35. lucky number slevin, de paul mc guigan

o que se ouve por cá


"an end has a start", o segundo disco dos editors, depois do excelente "the back room", de 2005. não é fácil dar seguimento a um primeiro disco com tão boas críticas. as expectativas são bastante altas e o termo de comparação é de grande qualidade. os ecos que tenho vêm do site allmusic, que o considera mais fraco que o primeiro disco, mais melódico e menos "rockeiro". eu depois tirarei as minhas próprias conclusões. é este o alinhamento do disco:
1. smokers outside the hospital doors; 2. an end has a start; 3. the weight of the world; 4. bones; 5. when anger shows; 6. the racing rats; 7. push your head towards the air; 8. escape the nest; 9. spiders; 10. well worn hand.

quarta-feira, setembro 05, 2007

robin williams


nascido a 21 de julho de 1951, robin williams é um dos poucos actores que me consegue fazer rir desalmadamente e fazer chorar com enorme facilidade. entrou em alguns dos meus filmes preferidos, tanto cómicos como dramáticos, e é um comediante nato, como provam os seus espectáculos de stand up ou as suas improvisadas aparições em programas como "tonight show with jay leno" ou "late night with conan o'brien", chegando a ser avassaladora a velocidade com que debita o seu material humorístico, sempre com inúmeras referências culturais, políticas, desportivas e televisivas.
fez o seu primeiro papel cinematográfico em "popeye", em 1980. com o fracasso do filme, voltou para a televisão, onde protagonizou, com sucesso, a série "mork & mindy". em 1982, no excelente filme "estranho mundo de garp", robin williams teve o seu primeiro papel dramático. mas foi apenas em 1987 que atingiu o reconhecimento mundial, com o filme "good morning vietnam", pelo qual foi nomeado para o óscar de melhor actor principal (perdeu para michael douglas, com "wall street"). dois anos depois, novo sucesso: "dead poets society", com uma notável interpretação que lhe valeu outra nomeação para os óscares (desta vez perdeu a estatueta para daniel day lewis, com "my left foot"). a década de 90 seria a da confirmação. o actor protagonizou grandes êxitos de bilheteira, ao ritmo de um por ano: "awakenings" (1990), ao lado de robert de niro; "hook" (1991), de steven spielberg; "aladdin" (1992), dando voz ao génio da lâmpada; "mrs. doubtfire" (1993), interpretando o papel de uma ama; "nine months" (1994), com hugh grant e julianne moore; "jumanji" (1995); "the birdcage" (1996), com nathan lane; "good will hunting" (1997), filme pelo qual recebeu a sua quarta nomeação para os óscares (depois de "good morning vietnam", "dead poets society" e "the fisher king"), vencendo naquela ocasião o óscar de melhor actor secundário; e "patch adams" (1998). 1999 foi um ano aziago para robin williams, com dois flops: "bicentennial man" e "jakob the liar". na década de 90, o actor trabalhou ainda com realizadores com woody allen ("deconstructing harry"), kenneth brannagh ("hamlet" e "dead again"), francis ford coppola ("jack"), barry levinson ("toys") e ivan reitman ("father's day").
na presente década, a carreira de robin williams tem sido muito menos profícua, embora mais diversificada em termos de registo de interpretação. desde logo, pelos papéis de "mau da fita" em filmes como "one hour photo" (2002) e "insomnia" (2002); depois pelos thrillers "the final cut" (2004), "the big white" (2005) e "the night listener" (2006). só em 2006 robin williams voltou à comédia, e logo com três filmes: "rv", "night at the museum" e "man of the year" (num papel verdadeiramente à sua medida, tanto em termos cómicos como dramáticos). já este ano, estreou em portugal o filme "license to wed", mais uma comédia, com mandy moore.
em termos de projectos futuros, robin williams faz parte do elenco de "august rush", que vai estrear em novembro nos estados unidos, ao lado de jonathan rhys meyers e keri russell. para 2008 estão previstas as estreias de "old dogs" e "the krazees". o primeiro filme é uma comédia, com um elenco de luxo: john travolta, robin williams, kelly preston, matt dillon, bernie mac e seth green. o segundo filme, uma comédia familiar, está ainda em pré-produção.

tanto faz!


a nossa fabulosa imprensa escrita diária brinda-nos, de vez em quando, com pérolas deste género. vamos aos factos: a actriz jessica biel, numa entrevista à revista "female first", afirmou que ficou bastante nervosa quando viu no guião do filme "i now pronounce you chuck and larry" que o actor ben stiller ia tocar nos seus seios. decidiu então trabalhar o corpo no sentido de se apresentar o mais perfeita possível, em termos físicos, para essa mesma cena do filme, tendo inclusivamente feito uma dieta rigorosa (na minha opinião, e olhando para a imagem acoplada a este post, acho que ela conseguiu perfeitamente esse desiderato!). a actriz interpreta o papel de uma advogada, afirmou igualmente que adorou trabalhar com ben stiller: "she added: "i like ben a lot. he is like a big brother to me. it was such fun doing the movie together."
por esta altura, quem sabe alguma coisa de cinema ou até já viu o filme, que em português tem o título de "declaro-vos marido e marido", já reparou que ben stiller não entra no filme. o actor que teve a incrível sorte de apalpar os seios de jessica biel é adam sandler. ben stiller nem sequer entra no filme. o erro deve ser atribuído à revista, ou à actriz, que pode ter confundido o nome dos actores. mas inclino-me mais para erro da revista.
pois bem, mas agora perguntam vocês: mas então onde é que a nossa fabulosa imprensa escrita diária falhou? eu respondo. na edição de hoje do correio da manhã, na sempre interessante secção sobre a vida dos famosos, vem transcrito o que a actriz disse à revista "female first" sobre a tal cena com adam sandler. mas continua a vir lá o nome de ben stiller, em vez de adam sandler. o filme até já estreou em portugal! custava muito rectificarem o erro. ou darem conta dele? assim, limitaram-se a copiar algo que estava errado.

the fisher king


este é um daqueles filmes obrigatórios! uma verdadeira odisseia pela redenção pessoal, materializada na busca do santo graal, protagonizada por dois magníficos actores: jeff bridges e robin williams. curiosamente, quem venceu um óscar, em 1991, pela sua participação neste filme (aliás o único, entre quatro nomeações) foi a actriz secundária mercedes ruehl. robin williams foi nomeado para o óscar de melhor actor, mas viria a perder para anthony hopkins, no filme "o silêncios dos inocentes", que nesse ano arrecadou as principais estatuetas. jeff bridges, mais uma vez, foi esquecido pela academia, apesar da sua brilhante interpretação em "the fisher king". realizado por terry gilliam, um dos elementos dos célebres monty python, esta tragico-comédia narra a improvável história de amizade entre jack lucas (jeff bridges), um famoso dj de nova iorque, e um professor de história sem abrigo (parry), interpretado por robin williams, que vive num mundo de fantasia, povoado de castelos, cavaleiros e damas em apuros. um trágico acontecimento, em parte provocado pela arrogância do dj, que no seu programa de rádio instiga um ouvinte, com problemas de adaptação, a insugir-se contra as pessoas que o ostracizam, muda drasticamente as vidas de ambos: o dj perde o emprego e, sem dinheiro e com a carreira arruinada, inicia uma vertiginosa descida ao submundo citadino, onde conhece parry, um simpático e prestável sem abrigo, que tinha uma vida perfeitamente normal, com carreira profissional (professor de história), até ao tal trágico acontecimento, que tirou a vida à sua mulher, mesmo diante dos seus olhos. sentindo-se responsável pela descida de parry ao inferno, jack tenta ajudar parry a voltar a ser o homem que era e a libertar-se dos seus demónios. ao mesmo tempo, recebe a ajuda de anne napolitano (mercedes ruehl), dona de um clube de vídeo, que lhe dá emprego e o recebe em sua casa. a "viagem" que encetam em busca da redenção está repleta de episódios inesquecíveis. escrito por richard lagravenese, responsável pelo argumento de filmes como "the bridges of madison county", "the horse whisperer", "the mirror has two faces" e desse fabuloso filme que é "unstrung heroes", realizado por diane keaton e com andie macdowell, john turturro e michael richards no elenco, "the fisher king" é um filme marcante, com sentido de humor, grande sensibilidade, histórias de amor pouco ou nada convencionais, personagens inesquecíveis e excelente fotografia. mas o que dá mais prazer neste filme, acima de tudo e no meio de tantas virtudes, é assistir às duas magistrais interpretações de robin williams e jeff bridges. para ver, rever e guardar religiosamente.

terça-feira, setembro 04, 2007

the pain, the pain

nada no mundo nos prepara para a terrível experiência que é arrancar um dente. até poderíamos estar em "estágio" um mês inteiro nas bahamas, com sol, praia, piscina, hotel, tudo pago, no sentido de nos prepararmos psicologicamente para o efeito... mas, no momento em que nos deitamos naquela cadeira da dentista, voltamos a ter cinco anos e começamos imediatamente a pedir a uma qualquer entidade superior que adie aquela tortura, promovendo uma falha da luz eléctrica, um súbito desmaio da dentista, um tsunami, uma invasão napoleónica, qualquer coisa. a minha tolerância para a dor é quase nula, até duvido que ela exista. foi precisamente isso que a minha dentista ficou a saber ontem. ainda por cima sou obrigado a ouvir os seus constantes paternalismos, em parte devido à minha constituição física (eu não tenho culpa de ter 1,85 de altura e de pesar 90 kgs), de dez em dez minutos: "ai um homem tão grande e com tanto medo!...". eu acho que o meu comportamento iria ser exactamente igual se estivessem no consultório, como assistentes (vamos lá sonhar um bocadinho), a monica bellucci, a charlize theron, a beyoncé e a jennifer lopez. mas, por outro lado, até compreendo a dentista. não deve ser nada bom para o negócio ter pessoas na sala de espera a ouvir os meus constantes gritos de dor...
o meu sonho era ir ao dentista e este, através da persuasão e alguma diplomacia, convencer o dente a sair, pelos seus próprios meios.

danças comigo?

não sou um grande admirador da dança. confesso que só assistia ao "dança comigo" por causa da catarina furtado, o mesmo acontecendo com programas como "operação triunfo" ou "chuva de estrelas". eu sei que não deveria estar a dizer isto, sob pena de vir a perder os dois leitores que este blog tem, dado que a catarina furtado não é das pessoas mais apreciadas neste país, curiosamente tanto por homens como por mulheres, mas é a mais pura verdade. por isso nunca liguei patavina a programas como o "ídolos", "cantigas da rua", etc., essas estopadas todas. por norma, não gosto deste tipo de programas, de procura de novos talentos, seja a cantar, seja a dançar, seja a fazer o triplo salto mortal enquanto preenche a declaração do irs. o caso do "dança comigo" é diferente, porque são figuras públicas que vão evidenciar o seu talento, ou a falta dele, para dançar. o programa está no ar em vários países (itália, inglaterra, estados unidos, etc.) e tem contagiado os espectadores. em portugal, acabou recentemente a terceira edição, com a vitória da irritante luciana abreu, depois das primeiras duas edições terem sido ganhas por daniela ruah e sónia araújo. debrucemo-nos então sobre este último nome. a sónia araújo é um caso quase inédito na nossa televisão de popularidade crescente. ou seja, em vez de enjoar e de se tornar uma presença gasta e enfadonha, como quase todos os outros apresentadores com tantos anos de carreira, a sónia reinventou-se e aproveitou, e de que maneira, o "balanço" do "dança comigo" para se elevar a outros desígnios e evidenciar a sua multiplicidade de virtudes. virtudes essas que a poderão catapultar, inclusivamente, a uma carreira de actriz (fala-se na sua participação no remake da novela "vila faia"). como apresentadora da "praça da alegria" a sónia araújo já percorreu todas as etapas. exige-se, naturalmente, um novo desafio e ela já provou que estará à altura dele, seja ele qual for. fiquei ainda mais convencido disto quando a vi dançar, no último sábado, em representação de portugal, no "european dance contest". tanta graciosidade, entrega, emoção, empenho e intensidade. os dois números de dança foram sublimes, sem falhas, denotando uma cumplicidade total com o seu par, que ficou bem evidenciada no tango, interpretado de uma forma intensa e apaixonada. por mim, ficava a vê-la dançar horas e horas (e volto a dizer que não sou grande apreciador de dança), porque é enorme a sua entrega e dedicação, é contagiante a sua paixão pela dança. senti-me orgulhoso, de certa forma, por estar a ser representado pela sónia araújo. em termos de beleza, capacidade e virtuosismo, não ficou atrás de nenhuma outra dançarina (a representante da polónia também era deslumbrante, mas curiosamente era muito parecida com... a sónia araújo!). por isso, durante a pontuação, não pude evitar um ou outro pulo no sofá quando o par nacional recebia pontos. parece que, por momentos, regressei à minha adolescência, quando torcia por portugal nos festivais da eurovisão. ficamos em quinto lugar, entre 16 concorrentes. foi bom, mas merecíamos mais...

segunda-feira, setembro 03, 2007