quinta-feira, maio 10, 2007

percurso leonino

2001/2002 - o sporting venceu o campeonato nacional, com jardel e joão vieira pinto em grande estilo. paulo bento era o esteio do meio campo, ao lado de rui bento. a defesa era de luxo, na altura: beto, andré cruz, phil babb e rui jorge. lazlo boloni foi o treinador.

2002/2003 - a segunda época de boloni à frente dos leões foi um desastre, só se aproveitando mesmo as apostas do técnico em valores emergentes como quaresma e cristiano ronaldo.

2003/2004 - estádio novo. chegou fernando santos a alvalade. cristiano ronaldo foi para o manchester united. a época foi um desastre completo, com o cúmulo de sermos eliminados da taça uefa, em casa, por 0-3, por uns turcos com um nome muito esquisito (gençlerbirligi).

2004/2005 - chegou josé peseiro ao sporting. época interessante em que a equipa "morreu na praia", perdendo a final da taça uefa, em casa, frente ao cska de moscovo (1-3), e o campeonato para o benfica a uma jornada do fim, com o tal golo de luisão, em falta clara sobre ricardo, a 10 minutos do final da partida.

2005/2006 - época a meias entre peseiro e paulo bento. este último chegou a colocar novamente a equipa na rota do título, vencendo dez jogos consecutivos, mas ao perder em casa com o fc porto (0-1), golo de jorginho, hipotecou a oportunidade de chegar à liderança da prova a poucas jornadas do final do campeonato.

2006/2007 - novamente com paulo bento, o sporting fez um campeonato alicerçado numa forte consistência defensiva, sofrendo poucos golos e poucas derrotas (apenas duas e em casa, não perdendo fora de casa), seguindo na peugada do fc porto até ao final da prova. na penúltima jornada, no entanto, perdeu o campeonato, por causa do... george michael.

2 comentários:

9-9 disse...

É só um detalhe, mas a final da UEFA foi com o CSKA de Moscovo.

Eu não me importava de ver o George Michael a marcar um golinho pela Académica... mas acho que ele ainda não joga lá!

josé alberto lopes disse...

caro hugo, obrigado pela rectificação. tem toda a razão, foi mesmo o CSKA, do vagner love.