terça-feira, março 27, 2007

little miss sunshine


para já, é o meu filme preferido do ano! retrata a disfuncionalidade de uma família, repleta de idiossincrasias, ambições e ressentimentos. a viagem que encetam, rumo a um concurso de beleza infantil, vai desencadear emoções fortes e uma partilha de sentimentos que desfaz as barreiras iniciais de preconceito e falta de comunicação. é um road movie por vezes hilariante, por vezes melodramático, por vezes ternurento, por vezes... nonsense. mas, no final, aquela família acaba mais unida do que nunca, capaz de respeitar as diferenças e as crenças uns dos outros.
o elenco é soberbo: greg kinnear, é o pai de família, que quer a todo o custo vender uma ideia para um livro; toni collette é a mãe, que parece andar sempre com um tubo de cola a tentar "colar" os pedaços da sua família fracturada; alan arkin, vencedor do óscar de melhor actor secundário, é o avô, responsável pela surpreendente coreografia da dança que a neta, abigail breslin, também candidata ao óscar de melhor actriz secundária, apresenta no concurso de beleza infantil; paul dano é o adolescente que fez um voto de silêncio e que quer ser piloto de aviões; e steve carell interpreta o irmão de toni collette, que vai morar com eles depois de uma tentativa de suicídio. o brilhante argumento pertence a michael arndt. a realização pertence ao casal jonathan dayton e valerie faris, responsáveis por vários videoclips de bandas como smashing pumpkins, red hot chilli peppers, rem e offspring.
recomendo vivamente!

3 comentários:

Anónimo disse...

qual ano?
o teu?

; )

josé alberto lopes disse...

sim, efectivamente, o filme é de 2006. daí ter entrado na corrida aos óscares 2006 e ter sido nomeado para melhor filme. mas, partindo do princípio que eu vi o filme já em 2007, em dvd, porque apenas saiu para aluguer e venda directa há cerca de duas semanas, considerei que este tinha sido, até agora, como fiz questão de salientar, o melhor filme que vi este ano, 2007, porque de facto o vi este ano. tenho pena de não ter muitas oportunidades de ir ao cinema... mas são as vicissitudes da vida. da minha vida.

tulipa_negra disse...

sim, essa vai ser a minha próxima escolha...