segunda-feira, outubro 09, 2006

bonnie "prince" billy


se este blog fosse uma espécie de magazine cultural, ao estilo do "acontece", e eu uma versão do carlos pinto coelho, por hoje já teríamos enchido o programa. televisão, cinema e agora música. o disco recomendado esta semana (caramba, parece mesmo um programa de televisão!) é este:

"the letting go", de bonnie "prince" billy.

(agora vem a parte em que se debitam algumas palavras sobre o artista)

bonnie "prince" billy é, basicamente, will oldham, músico que também já editou trabalhos com o nome de "palace", "palace songs" e "palace brothers". confusos? é mesmo para estarem. nascido em louisville (e.u.a.), will oldham trabalhou na década de 80 e inícios da de 90 como actor. em 1992 decide tentar a música, estreando-se como "palace songs", com o single "ohio river boat song"; no ano seguinte editou o seu primeiro album, "there is no-one what will take care of you", já como "palace brothers". em 1995, novo album, "viva last blues", já sob o nome de "palace music". em 1997 lançou "joya", um disco privilegiado porque foi o primeiro e único a levar o verdadeiro nome do artista na capa. todavia, a partir de 1998, todo o trabalho e as várias colaborações do cantor começaram a ser creditadas ao nome bonnie "prince" billy. albuns como "black dissimulation", "I see a darkness", "ease down the road" e "master and everyone" foram cimentando a carreira do artista, sempre com excelentes avaliações por parte da crítica especializada, rendida já ao seu potencial. em 2004 surgiu uma espécie de colectânea, "bonnie "prince" billy sings greatest palace music", em que regravou músicas antigas do seu repertório, para, em janeiro de 2005, lançar "superwolf", um dos seus discos mais aclamados pela crítica, que se referiu ao mesmo como "reflective, bittersweet, and achingly melodic, it was praised as one of the year's first truly strong albums". finalmente, em setembro deste ano, apareceu este "the letting go", disco que me levou a escrever tudo isto.

bonnie "prince" billy vai crescendo dentro de nós, não é daqueles sons imediatos, que se consomem imediatamente mas que também enchem rapidamente. vai-se gostando mais de cada vez que se ouve. recomendo!

1 comentário:

tulipa_negra disse...

não conheço! vou já procurar no you tube para ouvir :-)